30.8 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 501

Rondônia: taxista é preso transportando 12 kg de cocaína

Um taxista, de 29 anos, foi preso pela Polícia Militar, na noite desta segunda-feira (28), após ser flagrado com droga, durante abordagem, na BR-364, em um táxi que seguia de Guajará-Mirim para Porto Velho.

Durante abordagem, os policiais encontraram a droga escondida no interior do táxi. No total, 12 kg de cloridrato de cocaína foram apreendidos. O proprietário do táxi confessou que o entorpecente veio da Bolívia e seria entregue em Porto Velho, onde receberia R$ 200, pelo transporte. Preso, o traficante foi levado para a sede da Polícia Civil, segundo informa Rondoniagora.

Criminoso é preso após assaltar e estuprar mulher na frente do marido em RO

 

Na madrugada desta segunda-feira (28), a Polícia Militar prendeu um jovem de 20 anos por assaltar e estuprar uma mulher de 35 anos, na frente do marido, no bairro Três Marias, zona Leste de Porto Velho (RO). O suspeito foi localizado no condomínio popular Morar Melhor, onde tentou resistir à prisão.

Conforme informações, três criminosos armados invadiram a casa do casal, amarrando o homem enquanto roubavam diversos objetos. Dois dos assaltantes deixaram o local levando as motocicletas das vítimas. O terceiro criminoso, porém, permaneceu na residência, onde cometeu o estupro contra a mulher diante do marido.

Um policial civil, amigo do casal, foi informado do crime e acionou a Polícia Militar, que rapidamente se dirigiu ao local. O suspeito fugiu, deixando para trás o próprio celular, o que auxiliou as autoridades na sua identificação e localização. Em uma ação rápida, os policiais encontraram o jovem no condomínio Morar Melhor, onde ele tentou resistir, mas foi algemado e conduzido ao Departamento de Flagrantes.

A vítima recebeu atendimento médico e foi encaminhada à maternidade para receber medicação antiviral. Os demais criminosos, bem como os veículos e os celulares roubados, permanecem sendo procurados pela polícia.

Portal SGC

Prefeito eleito fala sobre vídeo entregando maço de dinheiro: “compromisso pessoal”

O prefeito eleito de Canoas (RS), Airton Souza (PL), afirmou nesta segunda-feira (28) que o vídeo no qual ele retira dinheiro de dentro da calça e entregando a uma pessoa dentro de um carro foi um pagamento de compromissos pessoais. No segundo turno da eleição em Canoas, o candidato do PL teve 35% (51 mil). Jairo Jorge (PSD) ficou na segunda posição, com 29% (43 mil).

De acordo com ele, o dinheiro é proveniente de reservas econômicas e tinha como destino o pagamento de dívida pessoal. “Não era da cueca (que retirava o dinheiro), era da cintura”, disse. Os relatos dele foram publicados no Zero Hora.

“Está na minha declaração de imposto de renda há mais de 10 anos. Faço sempre uma reserva econômica. Cada ano, eu reservo 10%, 15%. Estava honrando um compromisso pessoal. Foi dentro de um carro. Por que estava na cintura? Porque botar no bolso chamaria atenção. Fui de boa fé, estava honrando um compromisso e o pessoal querendo fazer sensacionalismo. É muito tranquilo esse tema, não vejo nada de anormal”.

No primeiro turno, Souza conseguiu 35% dos votos válidos. Jairo Jorge (PSD) ficou em segundo lugar, com 29%. Na sequência apareceram Campiol (Novo), com 12%; Beth Colombo (Republicanos), com 10%; Marcio Freitas (PRD), com 6,9%; e Rodrigo Cebola (PSOL), com 4,6% dos votos válidos.

Recurso de Ezequiel Neiva melhora a qualidade de vida dos produtores rurais de Cacoal

 

O trabalho do deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais. A atuação parlamentar garantiu a instalação de tubos armcos na Linha 7 (RO-418) nos rios Pirarara e do Ouro, além da entrega de um secador de café e um elevador de sacas à Associação Rural Rio Formoso Juntos Chegaremos Lá, em Cacoal.

 

Durante a 1ª Feira Tecnológica dos Cafés Robustas Amazônicos, o suplente de deputado federal e diretor de Políticas Agrícolas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Wiveslando Neiva, além do representante do deputado estadual Ezequiel Neiva na região, Paulo Aquino, aproveitaram a oportunidade para ouvir as demandas da população e verificar as melhorias implementadas em propriedades rurais na região.

 

Produtor rural João da Luz aproveitou para apresentar sua propriedade (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

 

“Esse trabalho é resultado da colaboração entre o deputado Ezequiel Neiva, o governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), e o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil). Juntos, têm atendido diversas associações rurais em todo o estado, proporcionando equipamentos e implementos agrícolas, além de garantir a infraestrutura necessária para o escoamento da produção”, afirmou.

 

Wiveslando Neiva também visitou a Linha 12, onde conheceu a propriedade da família produtora de café, “Café da Luz”, localizada no Sítio Coração de Mãe, sob a responsabilidade do senhor João da Luz. Este sítio tem se destacado, conquistando prêmios nacionais e internacionais nos últimos anos. “Foi uma oportunidade valiosa para entender o trabalho da família da Luz, que tem alcançado grandes conquistas, e para identificar as dificuldades enfrentadas na região, de modo que possamos apoiar ainda mais a atividade local”, destacou.

 

Wiveslando Neiva e Paulo Aquino observaram a necessidade da troca de ponte por um tubo armco (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

 

Na visita, Wiveslando Neiva colheu demandas que serão atendidas pelo deputado estadual Ezequiel Neiva. “Identificamos a necessidade de um tubo armco para a propriedade, além de outros dois que serão distribuídos na região. Os materiais já estão garantidos por meio de emenda parlamentar, e agora falta apenas o alinhamento com o prefeito Adailton Fúria para que a obra seja iniciada e incluída no projeto Porteira Adentro, o qual é aplicado pela própria prefeitura local”, acrescentou.

 

Sobre a Feira Tecnológica dos Cafés Robustas Amazônicos, Wiveslando Neiva elogiou a união entre os produtores rurais e as instituições parceiras. “O evento foi um grande sucesso, resultado do trabalho conjunto entre agricultores e instituições, sob a liderança do governador, coronel Marcos Rocha, e do secretário da Seagri, Luiz Paulo, assegurando um ambiente propício de valorização da nossa cafeicultura”, concluiu.

 

Secom

Ministério do Trabalho indefere pedido de registro do SINTAE-RO por falta de documentação

Mídia Rondônia –  O pedido de registro sindical feito pelo Sindicato dos Técnicos Administrativos Educacionais (SINTAE-RO) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego foi indeferido após parecer do auditor fiscal do trabalho Ronaldo José dos Santos. A decisão foi baseada na falta de cumprimento dos requisitos documentais exigidos pela Portaria MTE nº 3.472, de 2023. Segundo o auditor, o SINTAE não apresentou documentos essenciais, como a ata de eleição e apuração, a ata de posse, além da declaração de pertencimento à categoria, que são requisitos fundamentais de acordo com os incisos III, IV e VI do Artigo 3º da portaria.

A Portaria nº 3.472 estabelece um conjunto de normas para a regularização e reconhecimento de sindicatos e exige que a entidade apresente documentos comprobatórios para o registro. No caso do SINTAE, a ausência desses registros gerou o indeferimento imediato do pedido, uma vez que a documentação apresentada foi considerada incompleta.

A decisão reforça a importância do cumprimento rigoroso das exigências legais para o processo de registro sindical, visto que o reconhecimento oficial do sindicato é fundamental para a defesa dos direitos e interesses da categoria.

 

Bolsonaro é o grande derrotado do segundo turno das eleições nas capitais

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto destaca as derrotas que Jair Bolsonaro sofreu no segundo turno das eleições municipais realizado neste domingo (27).

O ex-presidente perdeu as eleições em sete das 15 capitais que elegeram prefeitos no segundo turno deste domingo (27). Os candidatos do PL em Palmas (TO), Manaus (AM), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA) foram derrotados.

Justiça julga improcedente denúncia contra Edinho da Rádio em Colorado

A juíza eleitoral Miria do Nascimento de Souza, da 8ª Zona Eleitoral de Colorado do Oeste, julgou improcedente a denúncia de abuso de poder religioso e propaganda eleitoral irregular movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o candidato Edmilson Rodrigues de Almeida, conhecido como “Edinho da Rádio”, e os pastores Oséias Alves, Nosberto Pedrosa e Marcos Roberto Lessa Ritela.

A representação, que surgiu após um evento realizado na Igreja Assembleia de Deus, apontava que líderes religiosos teriam utilizado a ocasião para promover a candidatura de Edinho. Durante a investigação, o Ministério Público alegou que pastores pressionaram os fiéis para apoiar o candidato, o que configuraria abuso de poder religioso. Além disso, foi mencionado um vídeo publicado nas redes sociais por Nosberto Pedrosa, no qual ele teria pedido votos para Edinho.

Entretanto, a análise das provas e depoimentos colhidos revelou que não houve promoção eleitoral ou coação. Testemunhas presentes no evento descreveram o culto como uma prática religiosa comum, destacando que a oração final foi dirigida a todos, sem menção ou apoio explícito ao candidato. A defesa também argumentou que o vídeo foi gravado em ambiente público e expressava a opinião pessoal de Pedrosa, sem ligação oficial com a igreja ou campanha.

A juíza destacou que o julgamento baseou-se na insuficiência de provas que comprovassem a prática de propaganda irregular ou abuso religioso por parte dos representados. Com isso, a decisão absolve Edinho e os pastores, encerrando o processo.

 

Sintero celebra Dia do Servidor Público com homenagem e compromisso pela valorização dos trabalhadores em educação

Mídia Rondônia – Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o Sintero presta uma homenagem aos profissionais da educação que se dedicam com afinco e determinação à construção de uma educação pública de qualidade em Rondônia. A data celebra a importância desses trabalhadores, que, com seu trabalho diário, são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para a formação de gerações de cidadãos.

Neste ano, a direção do Sintero reafirma seu compromisso com a valorização e defesa dos direitos dos servidores públicos, especialmente os profissionais da educação, que enfrentam desafios constantes em sua atuação. A luta pelo reajuste salarial, melhoria das condições de trabalho, garantia de direitos previdenciários e combate à precarização são algumas das pautas defendidas pela entidade em prol dos trabalhadores em educação.

Ao Mídia Rondônia, a presidente do Sintero, professora Dioneida Castold, destacou a importância da união e mobilização da categoria, lembrando que, em um cenário de crescentes desafios para o serviço público, é necessário fortalecer a luta por condições dignas de trabalho e por políticas que respeitem e valorizem os profissionais da educação. Ela também ressaltou que o sindicato seguirá incansável na defesa da educação pública e gratuita, na qual os trabalhadores são a espinha dorsal.

Neste Dia do Servidor Público, o Sintero reafirma que a valorização dos profissionais da educação é essencial para o progresso de Rondônia. Que esta data inspire respeito, reconhecimento e mais avanços para todos que se dedicam à nobre missão de servir e educar.

Semana começa com pancadas de chuva em Rondônia

 

A semana começa em todo o estado com um dia de sol entre nuvens, com tempo variando de parcialmente nublado a nublado e com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite. A frente fria se afasta do sul da Amazônia, mas ainda espalha nuvens carregadas pela região neste começo de semana.

Abatida, Mariana se diz vítima de fake news e vira ‘fiscal’ da nova gestão após derrota

Neste domingo (27), Mariana Carvalho (União Brasil) comentou sobre a derrota na disputa pela prefeitura de Porto Velho. Ao lado de apoiadores e do vice, Pastor Valcenir (PL), a ex-candidata destacou que pretende acompanhar de perto as ações da nova gestão e afirmou que seguirá trabalhando pelo município, inclusive junto aos vereadores eleitos.

“Vou continuar por esse combate por uma Porto Velho melhor ao lado de todos, para também fazer com que todas as promessas do candidato eleito possam ser cumpridas e estarei ao lado da Câmara de Vereadores, trabalhando para que a gente possa fazer uma Porto Velho cada vez melhor”, comentou.

Durante a entrevista, Mariana atribuiu parte da sua derrota à propagação de fake news que, segundo ela, afetaram sua imagem e dificultaram o combate às desinformações no período eleitoral.

“Estou com o meu coração em paz e muito tranquilo. Não foi uma campanha fácil desde o primeiro turno, por estar liderando as pesquisas. Fui vítima de muitas fake news, de muitas inverdades que, infelizmente, nem todas conseguiram ser combatidas a tempo. Mas o que eu posso deixar claro é que jamais faria uma campanha pautada em mentiras apenas para ganhar uma eleição”, apontou.

Mariana também falou sobre o índice de abstenção, que ultrapassou 30% no pleito deste domingo e apontou a ausência de eleitores como um dos fatores que influenciaram o resultado. Segundo a candidata, a baixa participação prejudica a representatividade e a legitimidade do processo.

“Hoje tivemos um dia atípico, com uma chuva inesperada em Porto Velho e nos distritos. A abstenção passou dos 30%, o que é algo muito ruim e atrapalha todo o processo eleitoral. Isso reflete diretamente na representatividade da escolha e dificulta o andamento do que planejamos para Porto Velho”, disse.

Mariana ressaltou que pretende manter sua atuação política, agora como fiscalizadora das ações da futura administração. Além disso, ela afirmou que seguirá à frente de suas empresas e que está grata pelos votos recebidos, vendo isso como um sinal de confiança do eleitorado.

G1