29.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 515

Vagas de emprego: Energisa abre vagas em cidades rondonienses

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está com vagas abertas em Rondônia, oferecendo oportunidades para diferentes níveis de formação e experiência. As vagas são direcionadas para estagiários de nível superior em Porto Velho e eletricistas de distribuição I nas cidades de Seringueiras, Alvorada do Oeste, Cacoal e São Francisco.

Para as vagas de estágio, os candidatos devem estar cursando Engenharia Elétrica a partir do 5º período. É desejável que tenham conhecimento em ferramentas como Excel, Power BI e PowerPoint, essenciais para o desempenho das atividades no setor de energia elétrica. Além disso, há vagas para estagiários em Recursos Humanos, onde é necessário estar cursando Administração, Ciências Contábeis, Direito ou áreas correlatas, também a partir do 5º período. O conhecimento em Excel, Power BI e PowerPoint será considerado um diferencial importante para essas posições.

Segundo Sabrina Amorim, consultora de Recursos Humanos da Energisa em Rondônia, “essas são excelentes oportunidades para estudantes que desejam aprimorar suas habilidades práticas e aplicar seus conhecimentos acadêmicos em uma empresa de grande porte e com reconhecimento nacional”.

Para as vagas de eletricista de distribuição I, é necessário possuir ensino médio completo e qualificações técnicas específicas, como o Curso de Eletricista de Redes de Distribuição (mínimo de 160 horas), além das certificações NR 35 (trabalho em altura), NR 10 e NR 10 – Módulo Complementar. Outro requisito é a Carteira de Habilitação categoria “B”, que permitirá a execução das atividades de campo.

As vagas para eletricistas estão disponíveis em quatro municípios do interior de Rondônia: Seringueiras, Alvorada do Oeste, Cacoal e São Francisco. Esses profissionais desempenharão um papel crucial na manutenção das redes de distribuição de energia, assegurando a qualidade e a segurança no fornecimento de eletricidade para a população local.

Os interessados podem se inscrever através dos links disponibilizados pela Energisa a seguir:

Estágio de Nível Superior – Engenharia Elétrica

 Porto Velho

https://estagioenergisa.gupy.io/jobs/7917342

Estágio de Nível Superior – Recursos Humanos

https://estagioenergisa.gupy.io/jobs/7939512

Eletricista de Distribuição I

Seringueiras

https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/7812194

Alvorada do Oeste

https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/7848445

Cacoal

https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/7884840

São Francisco

https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/7796654

Rondoniagora.com

Desinfluência: o movimento que pode transformar as redes sociais

Você já ouviu falar na desinfluência? A ascensão dos influenciadores digitais nos últimos anos revolucionou a maneira como consumimos produtos e serviços. Com seus milhões de seguidores, essas celebridades das redes sociais têm o poder de transformar um produto desconhecido em um must-have da noite para o dia. Mas uma nova tendência está surgindo no mundo digital: os desinfluencers.

O movimento da desinfluência surgiu como uma resposta ao excesso de publicidade enganosa e à falta de transparência por parte de influenciadores, especialmente após o incidente que ficou conhecido como “Mascaragate”.

Em janeiro de 2023, a famosa tiktoker Mikayla Nogueira promoveu um rímel da L’Oréal, em um vídeo patrocinado, onde usou cílios postiços para exagerar os efeitos do produto. Esse comportamento desonesto foi percebido e a revelação de que ela havia manipulado os resultados gerou uma enorme reação negativa.

O incidente não apenas abalou a credibilidade de Nogueira, mas também alimentou um sentimento crescente de desconfiança em relação a influenciadores que promovem produtos sem honestidade, muitas vezes em troca de compensações financeiras.

O episódio acabou por catalisar um movimento maior, chamado de desinfluência, que já vinha ganhando força, com criadores de conteúdo como Michelle Skidelsky incentivando seus seguidores a não comprarem produtos desonestos ou superfaturados promovidos por influenciadores.

Essa tendência não parece ser só mais um modismo passageiro do TikTok. Passados 16 meses do seu surgimento, o movimento de desinfluência continua influente, conseguindo manter produtos recomendados fora dos carrinhos de compras dos usuários. Segundo um estudo recente encomendado pelo Intuit Credit Karma, ferramenta de monitoramento de crédito, e feito pela empresa de pesquisa Harris Poll, 69% dos usuários nos EUA afirmaram que pararam de comprar itens vistos no TikTok, Instagram ou outras plataformas.

O movimento da desinfluência também ganhou força no Brasil, com influenciadores posicionando-se contra o consumismo desenfreado e a publicidade enganosa. A atriz, influenciadora e ativista ambiental Laila Zaid é um exemplo de quem vem promovendo um consumo mais consciente em suas redes sociais.

Laila usa sua plataforma para questionar a obsessão com produtos de beleza e moda, desencorajando a compra de itens caros ou desnecessários, e promovendo um estilo de vida mais sustentável e financeiramente responsável. Ela fala abertamente sobre a importância de consumir com consciência, priorizando o meio ambiente e a saúde financeira, em vez de ceder às pressões das tendências ditadas pelo influenciador da vez.

Assim como Laila, outros criadores de conteúdo brasileiros também estão adotando essa postura. Outro exemplo é o influenciador Victor Oliveira, que critica publicamente marcas e produtos que considera não corresponderem ao valor ou à expectativa criados pela publicidade.

Ele também destaca como muitos influenciadores fazem parcerias com marcas sem, de fato, acreditar na qualidade dos produtos, criando uma cadeia de consumismo que prejudica os seguidores.

Esses desinfluencers argumentam que o consumismo exacerbado promovido nas redes sociais não apenas afeta o bem-estar financeiro das pessoas, como também impacta negativamente o meio ambiente.

Comprar produtos supérfluos, que são muitas vezes promovidos apenas por serem tendências, contribui para o aumento de resíduos e para a cultura do descarte rápido. Além disso, a prática de desinfluência incentiva a reflexão sobre o valor real de um produto, destacando que nem sempre o mais caro ou popular é o melhor.

A popularidade desse movimento reflete o cansaço das pessoas com o excesso de publicidade disfarçada como opinião genuína e a busca por maior autenticidade, transparência e ética nas redes sociais. Ele também revela a responsabilidade dos influenciadores em manter a confiança de seus seguidores, uma vez que suas recomendações têm um impacto significativo no comportamento de consumo.

Exército pagou pensão por 33 anos a falsa filha solteira de militar

Uma avó fraudou a certidão de nascimento da neta para que ela se passasse por filha de um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na Segunda Guerra Mundial, e, assim, recebesse pensão especial. O Exército pagou os valores mensalmente por mais de 33 anos, até suspender o benefício em maio de 2022.

Ana Lucia Umbelina Galache de Souza, a neta, foi condenada na última quarta-feira (2/10) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver mais de R$ 3 milhões recebidos em pensão por se apresentar falsamente como filha solteira de militar. Além disso, deverá pagar multa de R$ 1 milhão e não poderá exercer cargo em comissão ou função de confiança por 8 anos.

Galache confessou os fatos em depoimento e admitiu ter usado a certidão de nascimento falsa para ganhar a pensão de filha solteira do Exército. Ela e a avó dividiam os valores recebidos. O Exército só descobriu a irregularidade após a própria avó delatar a neta, em 2021, devido a um desentimento familiar.
Ana Lucia Galache foi condenada em fevereiro de 2023 a três anos e três meses de prisão pela justiça militar. A avó morreu pouco tempo depois de denunciar a neta e não chegou a responder criminalmente pela fraude.
No documento falso, Ana Lucia Galache estava registrada como Ana Lucia Zarate, filha do ex-combatente Vicente Zarate. O militar, na verdade, era seu tio-avô, e não pai. Vicente Zarate não tinha filhos e, por isso, a pensão cessaria com a morte dele.

Furacão Milton devasta cidades e deixa mortos na Flórida

furacão Milton passou pela Flórida, Estados Unidos, nessa quarta-feira (9/10), destruindo cidades, com ventos fortes e chuvas intensas, e gerando vários tornados. Segundo o Gabinete do Xerife do Condado de St. Lucie, pelo menos quatro pessoas morreram na região.

Após devastar Tampa, na Flórida, a tempestade seguiu em direção ao o sul e chegou à costa como uma tempestade de categoria 3 em Siesta Key, no mesmo estado, cerca de 112 quilômetros ao sul de Tampa.

Na cidade de São Petersburgo, foram registrados mais de 41 centímetros de chuva, levando o National Weather Service (Serviço Nacional de Tempo) a alertar sobre inundações repentinas na região, assim como foi feito em outras cidades do estado da Flórida.

Durante a manhã desta quinta-feira (10/10), autoridades alertaram que os perigos não passaram, pois a tempestade continua a atingir muitas partes do estado.

As autoridades dos condados mais atingidos, de Hillsborough, Pinellas, Sarasota e Lee, orientaram que a população deve ficar em casa, alertando sobre linhas de energia caídas, árvores em estradas, pontes bloqueadas e inundações.

Metrópoles

Servidora da educação se envolve acidente em Vilhena nesta quinta-feira

Mídia Rondônia – A colisão aconteceu na avenida Major Amarante com a rua Juscelino Kubitschek, centro de Vilhena, na manhã desta quinta-feira, 10. Um carro, dirigido por uma servidora da educação, lotada na escola Wilson Camargo, colidiu com uma motocicleta Honda Biz. Tanto a motociclista como a servidora necessitaram de atendimento do resgate. Não há informações sobre a condutora da motocicleta, mas a servidora teve um pico de pressão. O Mídia Rondônia segue acompanhando o caso.

Veja como fica o tempo em Rondônia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, o fluxo de umidade proveniente do norte da Amazônia continuará favorecendo a formação de nebulosidade e aumentando a possibilidade de chuvas intensas e de curta duração.

No centro-norte do estado, o tempo será de claro a parcialmente nublado, com grandes chances de pancadas de chuva em áreas isoladas durante a tarde.

No centro-sul, as condições de nebulosidade serão semelhantes, com céu variando de claro a parcialmente nublado, porém, os eventos de chuva e trovoadas deverão ser um pouco mais intensos e abranger grandes áreas.

A umidade relativa do ar ficará próxima de 95% no início da manhã e em torno de 40% à tarde. Em Ji-Paraná, a temperatura mínima será em torno de 25°C, com máxima podendo chegar a 35°C.

 

Foragido do Amazonas por homicídio é preso em Rondônia

Taric W. F. de O., de 32 anos, foragido da justiça do estado do Amazonas foi preso em Rondônia. A prisão ocorreu às margens do Rio Madeira, na Vila Dnit. Os agentes, atuando na Operação Águas Seguras, localizaram o criminoso e realizaram a prisão em flagrante. Em seguida, ele foi encaminhado ao Presídio Urso Branco.

Influencer que defende submissão das mulheres pediu divórcio após sofrer agressão

A influenciadora Cíntia Chagas, conhecida por sua atuação nas redes sociais em defesa da submissão das mulheres e do conservadorismo, chocou seus seguidores ao anunciar, em agosto, o fim de seu casamento com o deputado estadual Lucas Bove (PL-SP), apenas três meses após o matrimônio. Segundo informações reveladas pelo Portal Leo Dias, o término ocorreu em meio a graves denúncias de violência doméstica. Cíntia, que também registrou um boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva em setembro, descreveu o relacionamento como abusivo, acusando o deputado de ser “possessivo, ciumento e controlador”.

De acordo com o depoimento prestado pela influenciadora, a relação com Bove não era apenas emocionalmente desgastante, mas também marcada por agressões físicas e psicológicas. Em um dos episódios mais graves relatados por Cíntia, o deputado teria jogado uma faca contra ela durante uma discussão. O objeto caiu no chão e atingiu sua perna, causando uma lesão. “A violência não foi um caso isolado”, afirmou a influenciadora, que descreveu outros momentos de tensão, incluindo uma situação em que Bove lançou uma garrafa de água contra ela e ameaçou queimar seus pertences.

Cíntia  detalhou que esses episódios refletem um comportamento recorrente por parte do deputado, cujas atitudes abusivas foram se intensificando com o tempo. Além das agressões físicas, o controle excessivo e os constantes ataques de ciúme minaram o relacionamento, levando ao seu desfecho traumático. “Eu vivia um relacionamento tóxico”, desabafou.

No depoimento à polícia, de acordo com Metrópoles, Cíntia ainda contou que a primeira grande briga ocorreu em novembro de 2022, após ela postar um vídeo publicitário em suas redes sociais. Bove, descontrolado, foi até a residência da influenciadora, chamando-a de “puta, piranha e vagabunda” e exigiu que ela apagasse o conteúdo. A partir de então, os momentos de controle e possessividade tornaram-se cada vez mais frequentes.

Professor de futebol é procurado suspeito de abuso sexual contra menores

Rand Wendy Cordeiro da Silva, 31, está sendo procurado pela Polícia Civil de Comodoro (644 km ao oeste de Cuiabá), investigado por abuso sexual contra crianças. Ele é professor de futebol de um projeto social da cidade e já está com a prisão preventiva decretada. Duas vítimas já foram identificadas.

 

Conforme as informações do delegado Ricardo Sarto, a investigação começou após a Polícia Civil receber duas denúncias, de duas famílias, sobre os crimes cometidos contra crianças de 11 e 12 anos.

 

As vítimas participavam do projeto social de futebol onde o professor atuava. Eles foram ouvidos e relataram que o professor havia praticado atos libidinosos.

 

Polícia representou pela prisão dele, que conseguiu fugir da cidade assim que soube da investigação. A polícia apura ainda se há outras vítimas dos crimes do professor.

 

“Ele utilizaria a promessa de que o aluno atleta seria colocado em grandes clubes do País, como pretexto para iniciar os abusos. O investigado também ameaçava as vítimas, com penalidades nos treinos, caso contassem aos pais sobre os abusos”, explicou a polícia.

 

Denúncias

A Delegacia de Comodoro solicita que qualquer informação que leve ao paradeiro do foragido pode ser feita pelo telefone (66) 98128-4754. Em caso de outras possíveis vítimas de abusos do professor, a delegacia orienta que os pais procurem a Polícia Civil imediatamente a delegacia para as devidas providências. (Com informações da assessoria)

Galeria de fotos

image
image

Inédito: TCE avalia qualidade do asfalto em rodovia rondonienses

É a primeira vez que o TCE faz uma análise técnica mais aprofundada dos materiais que integram o asfalto aplicado em rodovias de Rondônia

A qualidade do asfalto utilizado na Rodovia 460, que dá acesso ao município de Buritis, no Vale do Jamari, foi fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

A inspeção técnica teve como objetivo verificar se os quantitativos do material asfáltico aplicado na estrada estão em conformidade com o que foi contratado, bem como se a qualidade do material está de acordo com as normas técnicas.

É uma ação considerada inovadora e de referência, pois busca fazer com que a população possa contar com uma pavimentação de qualidade e com preço justo.

É a primeira vez que o TCE-RO faz uma profunda análise técnica qualitativa dos materiais que integram o asfalto aplicado em uma rodovia.

COMO FOI A FISCALIZAÇÃO

Durante a auditoria, foram extraídos “corpos de prova” (amostras da rodovia) e enviados para análise em laboratório para avaliação da espessura, resistência e demais parâmetros técnicos.

Essas verificações são essenciais para garantir que a obra atenda os padrões exigidos e que os recursos públicos sejam investidos corretamente.

Os resultados do ensaio técnico possibilitarão a emissão de um relatório de auditoria mais completo, bem como a melhora das qualidades das estradas rondonienses.

USO DE DRONE

Outra inovação aplicada nesta auditoria foi o uso de drones para realizar o levantamento topográfico da rodovia, mapeando com precisão o traçado da estrada.

As imagens e os dados gerados possibilitam uma análise detalhada da conformidade do pavimento e da topografia comparado ao projeto original.

Através dessas inovações, o TCE-RO reforça seu compromisso em evoluir no controle externo da administração pública do Estado de Rondônia e realizar a indução para efetividade das políticas públicas. Com informações TCE-RO.