29.2 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 519

Cantor Leonardo é incluído na “lista suja” do trabalho escravo pelo MTE

O cantor Leonardo, cujo nome real é Emival Eterno da Costa, foi incluído nesta segunda-feira (7) na “lista suja” do trabalho escravo, conforme divulgou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho. A lista, atualizada semestralmente, reúne empregadores responsabilizados por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. Na mais recente atualização, foram adicionados 176 nomes, totalizando 727 empresários.

Segundo o jornal O Globo, a inclusão de Leonardo ocorreu após fiscalização do MTE, realizada em novembro de 2023, na Fazenda Talismã, localizada em Jussara, no interior de Goiás. A propriedade, avaliada em cerca de R$ 60 milhões e mantida pelo cantor, foi alvo de inspeção, onde foram encontradas seis pessoas em condições degradantes, entre elas um adolescente de 17 anos. Segundo o ministério, essas circunstâncias configuram a escravidão contemporânea, evidenciando violações graves aos direitos dos trabalhadores.

De acordo com o relatório do MTE, os trabalhadores estavam sem acesso a alojamentos adequados, alimentação de qualidade e condições mínimas de higiene. Além disso, o órgão apontou a falta de formalização do vínculo empregatício, o que agrava a situação de vulnerabilidade das pessoas encontradas.

A inclusão na “lista suja” implica diversas sanções ao cantor, como a restrição de acesso a crédito e a financiamento de bancos públicos, além de ser um elemento negativo para sua imagem pública.

Ressaca eleitotal: crise econômica se agrava com o pós-campanha em Rondônia

Mídia Rondônia – Após as eleições municipais de 2024, muitas cidades rondonienses enfrentam uma crise econômica acentuada, que tem impactado fortemente o comércio local. As campanhas eleitorais deste ano mobilizaram 29 partidos políticos, que, até o dia 1º de outubro, já haviam gasto R$ 3,81 bilhões, conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse montante representa um uso significativo de recursos públicos e privados, provenientes principalmente do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, ambos abastecidos por dotações orçamentárias da União, multas e doações.

Embora o período eleitoral tenha injetado dinheiro em algumas atividades, como serviços de marketing, impressão gráfica e eventos, o cenário pós-eleição se mostra preocupante. Com o fim do ciclo de investimentos nas campanhas, muitos comércios locais vão enfrentar uma queda nas vendas, refletindo uma diminuição no fluxo de caixa que havia sido temporariamente incrementado durante o período de propaganda política.

Os empresários têm observado que, além da redução nas vendas, haverá uma incerteza sobre a retomada do consumo nas próximas semanas. Com a economia fragilizada, parte da população está priorizando gastos essenciais e limitando o consumo em lojas e estabelecimentos de serviços. Para contornar esse cenário, alguns comerciantes estão promovendo ofertas e renegociando com fornecedores na tentativa de manter o movimento de clientes e equilibrar as finanças.

A crise econômica pós-eleitoral reforça a dependência dos pequenos comércios de cidades menores dos períodos de alta circulação de dinheiro, como é o caso das eleições e das festividades de fim de ano. Especialistas consultados por este Mídia Rondônia destacam que a recessão pode perdurar se o setor público e privado não encontrarem formas de fomentar a economia local.

Em contraste com as incertezas no comércio, o gasto com campanhas eleitorais continua a suscitar debates. Muitos questionam o uso de recursos públicos e o montante investido em campanhas, especialmente em um momento em que a recuperação econômica ainda é incerta para várias regiões do país.

Semana começa nublada e com chuva em Rondônia

Mídia Rondônia – Nesta segunda-feira, 7, Rondônia amanheceu sob um céu predominantemente nublado e com previsões de pancadas de chuva ao longo do dia. Esse cenário climático se estende por diversas cidades do estado, com áreas de instabilidade que podem trazer chuvas em vários momentos.

De acordo com meteorologistas, o aumento da umidade e as altas temperaturas típicas da região amazônica contribuem para a formação de nuvens carregadas, que provocam chuvas localizadas e, em alguns casos, acompanhadas de raios.

Programa de empréstimo do governo socorre empresárias de Vilhena

Dinheiro

O Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe-RO), criado pelo governo de Rondônia em 2021, está proporcionando um novo fôlego à economia do estado. Com a destinação de R$ 154 milhões em microcrédito, a iniciativa já beneficiou 4.170 empreendedores em todo o estado, fortalecendo o comércio local e gerando oportunidades de crescimento para pequenos negócios.

Resultado de uma parceria entre o governo do estado, municípios, instituições financeiras credenciadas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), o Proampe-RO tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para aqueles que enfrentam dificuldades em procurar financiamento no mercado tradicional. Além de proporcionar capital, o programa promove capacitação e orientação aos empreendedores, contribuindo para que possam gerir melhor os negócios e ampliar as atividades.

BENEFICIÁRIOS

A empresa de Fernanda, em Vilhena, é modelo do investimento.

Empresa de utensílios domésticos em Vilhena é modelo do investimento

A empresária de Vilhena, Taiz Aparecida Stasczak, foi uma das beneficiadas pela linha de crédito do programa e destacou a oportunidade de crescimento ao negócio. Com o financiamento de R$ 30 mil, a empreendedora conseguiu reorganizar a estrutura da empresa, que atua na fabricação de doces, ampliando e melhorando o espaço de trabalho. Atuando há nove anos no ramo da confeitaria, Taiz revelou que pretende investir, também, na compra de novos equipamentos, já que o fluxo de vendas aumentou após o benefício inicial. “O Proampe me ajudou muito, com juros que cabem no bolso. Sem ele, eu não teria conquistado tanto”, disse.

De acordo com a proprietária de uma empresa de utensílios domésticos em Vilhena, Fernanda de Oliveira Borges, que utilizou os R$ 30 mil do financiamento do Proampe-RO para reestruturar e melhorar os negócios, o valor foi investido no capital de giro, fortalecendo o caixa da empresa. A empresária atua no mercado há quatro anos, e compartilha o desafio enfrentado durante a pandemia.

“A empresa começou em outubro de 2020 e, em 2021, enfrentamos grandes dificuldades devido à pandemia. Estávamos praticamente no pico da crise e tivemos que fechar as portas diversas vezes. Foi um momento muito complicado, mas contamos com a ajuda do programa para nos reerguer. Desde então, só evoluímos e estamos até hoje no mercado, sempre buscando melhorar”, salientou Fernanda de Oliveira.

A empreendedora do ramo de utilidades domésticas elogiou o projeto pela competência e agilidade. “A taxa de juros foi muito acessível e o atendimento excelente. A equipe sempre está à disposição para esclarecer dúvidas, além da rapidez na liberação do crédito”, destacou.

FINANCIAMENTO

O Proampe-RO integra o Planejamento Estratégico do governo de Rondônia, que destina R$ 154 milhões em financiamentos com linhas de crédito de baixo custo, focadas no apoio ao setor produtivo.

Para atingir o objetivo e formalizar os contratos com as pequenas empresas, é aplicada uma taxa de juros anual máxima equivalente à taxa Selic, acrescida de 0,5% sobre o valor financiado. O programa disponibiliza valores de R$ 300 até R$ 100 mil em crédito, por beneficiário.

Secom

Confira os veradores eleitos neste domingo

 

Os eleitores e eleitoras foram às urnas neste domingo (6) para eleger prefeitos/as e vereadores/as das 5.569 cidades brasileiras. Mais de 155 milhões pessoas estavam aptas a votar em cerca de 15 mil candidaturas à prefeitura.

Mais de 431 mil candidatos e candidatas disputaram os 58,4 mil assentos em câmaras municipais. Cinquenta cidades terão segundo turno para prefeitura, mas a lista de novos vereadores e vereadoras já está disponível.

Clique aqui e veja os resultados das eleições 2024.

Adailton Fúria é reeleito em Cacoal

Mídia Rondônia – Adailton Fúria garantiu sua reeleição para o cargo de prefeito de Cacoal com uma expressiva vitória, conquistando 80% dos votos válidos. O resultado confirma o forte apoio da população à sua administração e representa a continuidade de seu trabalho à frente do município.

Durante a campanha, Fúria destacou suas realizações nos últimos anos, como investimentos em infraestrutura, melhorias na saúde pública e avanços na educação. Com um plano de governo voltado para a continuidade e ampliação desses projetos, ele prometeu acelerar o desenvolvimento de Cacoal, com foco em sustentabilidade e inovação.

A equipe do Jornal Mídia Rondônia seguirá acompanhando o novo mandato de Adailton Fúria e trará atualizações sobre suas prioridades para os próximos anos e as novas ações que pretende implementar em Cacoal.

Urgente: homem é atacado a tiros na noite deste domingo em Vilhena

Mídia Rondônia – Na noite deste domingo,6, um homem identificado apenas como “Tony” foi vítima de uma tentativa de homicídio na avenida 1705, esquina com a avenida Brenno Luiz Graebin, no bairro Jardim Primavera, em Vilhena. De acordo com testemunhas, dois homens em uma motocicleta se aproximaram de Tony, momento em que o garupa sacou uma arma e disparou, atingindo a vítima de raspão na cabeça.

Após o ataque, Tony foi rapidamente socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional de Vilhena. Seu estado de saúde ainda não foi divulgado pelas autoridades. A Polícia Militar foi acionada e está realizando buscas para localizar os suspeitos, que fugiram do local logo após o disparo.

 

Em Porto Velho, Mariana Carvalho e Léo Moraes disputam o 2° turno

A ex-deputada Mariana Carvalho (União Brasil) e o ex-deputado Léo Moraes (Podemos) vão disputar a prefeitura de Porto Velho, capital do Rondônia, no segundo turno das eleições municipais, em 27 de outubro. Os candidatos do União e do Podemos derrotaram nas urnas Célio Lopes (PDT)Dr Benedito Alves (Solidariedade)Euma Tourinho (MDB)Ricardo Frota (Novo)Samuel Costa (Rede).Porto Velho tem 460,4 mil habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2022 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Jeverson Lima é eleito prefeito de Jaru

Jeverson Lima foi eleito prefeito de Jaru, superando seu adversário Patrick Faelbi em uma disputa acirrada. Com 100% das urnas apuradas, Jeverson conquistou 55,75% dos votos, totalizando 16.342 votos, enquanto Patrick Faelbi obteve 44,25%, com 12.970 votos. A vitória de Jeverson com seu vice Grecio Benedito, marca o início de uma nova gestão, na qual ele promete atender às principais demandas da cidade e dar continuidade ao trabalho prestado pelo atual Prefeito João Gonçalves Junior.

Boulos vira sobre Marçal e vai para o 2º turno com Nunes

Após uma virada emocionante nas urnas, Guilherme Boulos (PSOL) enfrentará Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo.

O segundo turno, como diz o velho, clichê, é uma nova eleição, em que Boulos terá a tarefa de consolidar um movimento capaz de derrotar o bolsonarista Ricardo Nunes, o pior prefeito que São Paulo já teve, e que vive amparado em uma máquina poderosa de corrupção que inclui o PCC e o lixo da elite paulistana.

Com 95,4% das urnas apuradas, Nunes tinha 29,55%, Boulos, 28,98%, e Pablo Marçal (PRTB), 28,16%. O segundo turno das eleições 2024 está marcado para o dia 27 de outubro

A apuração foi marcada por uma ascensão impressionante de Boulos, que conseguiu ultrapassar o picareta fascista Pablo Marçal (PRTB), garantindo sua posição no segundo turno. A estratégia adotada por Boulos na campanha, visando controlar a rejeição, mostrou-se eficaz. A de Boulos ficou na altura dos 40%, enquanto a do pilantra Marçal explodiu.

Agora, com a nova fase da campanha em vista, Guilherme Boulos enfrenta o desafio de expandir sua base de apoio para além dos limites do eleitorado progressista.

Uma das chaves para essa expansão será buscar o apoio de Tabata Amaral. A adesão de Tabata pode ser decisiva para Boulos, proporcionando a ele uma base mais ampla para competir contra Nunes. Se ela decidir por lavar as mãos, corre o risco de ter o mesmo destino de Ciro Gomes, hoje um morto-vivo obeso que não elege ninguém nem em seu feudo, Sobral (CE).

O delinquente Pablo Marçal

Ricardo Nunes, por sua parte, representa a continuidade de uma gestão alinhada com as práticas mais reacionárias e com o governador Tarcísio de Freitas, presidenciável para 2026.

O segundo turno é uma disputa com características próprias e decisivas. Boulos se apresenta como a figura que pode virar o jogo e oferecer a São Paulo uma liderança inovadora e inclusiva, contrastando fortemente com o perfil e as políticas de Nunes.

Publicitários das principais campanhas na disputa pela Prefeitura de São Paulo começaram a debater, já na noite deste domingo (15), um pacto formal pela civilidade para o restante da corrida eleitoral. Esse movimento veio após Pablo Marçal rebaixar o nível da campanha a patamares de lama inéditos na história brasileira.