29.2 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 518

Direita se consolida em RO: União faz 16 prefeitos, PL 12 e PSD 7

Em sucessivas eleições, a direita em Rondônia se fortalece. Não foi diferente agora, em cenário favorecido pela liderança do governador Marcos Rocha e prefeito Hildon Chaves, ambos do União Brasil. Chaves preside a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) até 2026.

Somente os principais partidos da direita, União Brasil, PL e PSD elegeram 35 dos 52 prefeitos de Rondônia. O controle dos principais colégios eleitorais está com essa corrente ideológica. Nenhum partido considerado de esquerda elegeu gestor municipal.

Os prefeitos eleitos pelo União Brasil irão administrar, a partir do ano que vem, os seguintes municípios: Alto Alegre dos Parecis; Alvorada do Oeste; Ariquemes, um dos maiores colégios eleitorais do Estado; Alta Floresta; Campo Novo de Rondônia; Cerejeiras; Corumbiara; Costa Marques; Novo Horizonte do Oeste; Ouro Preto do Oeste; Parecis; Pimenteiras do Oeste; Rolim de Moura; Seringueiras; Santa Luzia do Oeste e Cujubim.

Com dois senadores em Rondônia, Jaime Bagattoli, e Marcos Rogério, presidente do diretório estadual, o PL cresce desde a eleição presidencial de 2022, ganhando mais espaço neste momento.

O partido fez 12 prefeitos, inclusive o de Ji-Paraná, o segundo maior colégio eleitoral de Rondônia. Além dele, os municípios que irá governar são: Buritis; Cacaulândia; Colorado do Oeste; Espigão do Oeste; Machadinho do Oeste; Nova Mamoré; Primavera de Rondônia; Presidente Médice; Rio Crespo; São Francisco do Guaporé e Urupá.

Os municípios cujos prefeitos foram eleitos pelo PSD, partido do prefeito reeleito de Cacoal Adailton Fúria, outro importante colégio eleitoral, são ao todo 7. Ministro Andreazza; Monte Negro; Nova União; São Felipe do Oeste; Theobroma e Vale do Paraíso.

Também identificados à direita ou centro-direita, o PP fez 4 prefeitos e o Republicanos 3. Somados todos os prefeitos do espectro político direita e centro-direita ao todo são 45 de 52 municípios existentes no Estado de Rondônia.

Fonte: Mara Paraguassu

Eyder Brasil perde eleição para vereador, mas retorna como deputado no ano que vem

O ex-deputado estadual Eyder Brasil (PL) não conseguiu eleger-se vereador em Porto Velho, mas retorna à Assembleia Legislativa no próximo ano, a partir de 1º de janeiro.O retorno de Eyder Brasil vai acontecer com a posse do deputado estadual Affonso Cândido (PL), que foi eleito domingo como novo prefeito de Ji-Paraná. Eyder Brasil é o primeiro suplente e deve ser convocado para reassumir o parlamento estadual.

Família agride médica e vigilante em policlínica de Rondônia

Na noite do último domingo (6), uma confusão envolvendo uma família terminou em agressões a uma médica de 39 anos e a um vigilante de 41 anos na policlínica Ana Adelaide, localizada no bairro Pedrinhas, em Porto Velho (RO). O tumulto ocorreu após exigências de atendimento imediato para uma idosa que chegou passando mal.

Os agressores, um homem de 54 anos e uma jovem de 24, iniciaram a confusão ao procurar pela médica, que estava em atendimento na “Sala Vermelha”, setor destinado a pacientes em estado crítico. As imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que o vigilante foi agredido ao tentar impedir a invasão à sala onde a médica estava.

Além das agressões físicas, houve danos materiais no local durante o tumulto. Policiais militares foram acionados e detiveram os envolvidos por lesão corporal, desacato, dano, depredação e perturbação do trabalho. O caso foi registrado para investigação.

Portal SGC

Professora é eleita prefeita de Pimenta Bueno

Mídia Rondônia – Pimenta Bueno elegeu, neste domingo, a professora Marcilene Rodrigues como sua nova prefeita. Com expressiva vitória, Marcilene obteve 12.163 votos, equivalente a 61,58% do total, garantindo seu lugar à frente da prefeitura do município. A professora recebeu apoio significativo do eleitorado, consolidando-se como a favorita na disputa.

Em segundo lugar, ficou Valteir Cruz, candidato do União Brasil (UB), que alcançou 7.333 votos, correspondendo a 37,13% dos votos válidos. Já o candidato Mario Serra, de um partido desconhecido, teve apenas 254 votos, o que representa 1,29% do total.

Marcilene, conhecida na cidade por sua atuação no setor educacional, promete um governo voltado ao desenvolvimento de Pimenta Bueno, com ênfase em educação, saúde e infraestrutura.

Ex de Ana Hickmann não se elege vereador e Edu Guedes debocha: “perdeu, mané”

Após fracassar nas eleições para vereador em São Paulo, Alexandre Correa, ex-marido de Ana Hickmann, virou alvo de uma provocação do atual noivo da apresentadora, o chef de cozinha Edu Guedes.

Em uma publicação que muitos internautas interpretaram como indireta, de acordo com a coluna f5 da Folha de S. Paulo, Edu compartilhou a imagem de um leão ao lado de um gato sem pelos com a legenda: “perdeu, mané”.

Motorista é preso com mais de 100 kg de drogas em RO

Na noite da última sexta-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em patrulhamento ostensivo no km 765 da BR-364, quando observou um veículo Saveiro de cor branca. Ao consultar a situação do veículo, os policiais constataram que ele estava com o licenciamento atrasado e apresentava defeitos no sistema de iluminação, comprometendo a segurança.

Diante das irregularidades, a equipe decidiu acompanhar o veículo até a Unidade Operacional da PRF. Ao dar ordem de parada ao condutor, ele não atendeu imediatamente. Após várias tentativas de sinalização com sirenes e luzes, o motorista finalmente se dirigiu à Unidade Operacional, tentando desembarcar rapidamente e fugir para um local de difícil acesso, mas foi detido.

Questionado sobre possíveis irregularidades, o motorista admitiu não possuir habilitação e revelou que na carroceria do veículo havia diversas sacolas e bolsas entregues por uma pessoa não identificada, que ele deveria levar para Porto Velho. Ao ser questionado sobre o conteúdo, o condutor confessou que eram drogas, mas insistiu que não eram de sua propriedade.

Os policiais inspecionaram a carga e encontraram vários invólucros contendo substâncias análogas à pasta base de cocaína e à maconha. Durante a pesagem do material, foram contabilizados aproximadamente 75 kg de pasta base de cocaína e 42 kg de maconha.

O condutor foi preso em flagrante por tráfico de drogas e está à disposição da Autoridade Policial. As drogas foram encaminhadas à Polícia Judiciária para destruição.

‘Esse monstro precisa pagar’, diz ex-candidata que denunciou estupro

 

A ex-candidata a vice-prefeita de Porto Velho, Lili Rodrigues (PSOL), que denunciou ter sofrido um estupro, prestou depoimento nesta segunda-feira (7) na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da capital. Abalada, ela relatou ao g1 que espera por justiça.

“Esse monstro precisa pagar, ele precisa entender que não se pode fazer o que ele fez. Eu estava dormindo na casa da minha companheira onde ele não foi convidado a entrar. Eu só espero que a justiça seja feita”, disse Lili.

Lili Rodrigues é presidente do PSOL em Rondônia e formou chapa com Samuel Costa (Rede) como candidata a vice-prefeita. Em vídeo, Samuel falou sobre o caso “com profundo pesar e indignação” pedindo justiça e prestando apoio.

De acordo com a denúncia, o crime aconteceu no dia 4 de outubro, após uma reunião política, que acontecia na residência da namorada da ex-candidata. Lili Rodrigues se deitou devido ao cansaço e acordou sendo abusada, segundo seu relato à polícia.

Nesta segunda-feira (7), a polícia iniciou os primeiros passos da investigação. Além de Lili, outras pessoas envolvidas no caso foram ouvidas na Deam.

No sábado (5), Lili usou as rede sociais para denunciar o estupro. Após deixar a delegacia, Lili conversou com g1. Emocionada, ele relatou como vem se sentindo nos últimos dias:”Sinto que isso destruiu a minha vida. Eu não consigo dormir, ainda não procurei tratamento psicológico por questões burocráticas e por causa das eleições, eu sou presidente do partido e era candidata”, relatou Lili.

Lili solicitou à Justiça medida protetiva contra o suspeito. Até a última atualização desta reportagem, a polícia não divulgou se o homem foi preso.

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável

O Ministério da Saúde anunciou a substituição das doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada de forma injetável. A mudança deve ocorrer em todo o Brasil até o dia 4 de novembro e torna o esquema vacinal exclusivo com VIP.

A decisão segue critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou o recolhimento, nas unidades de saúde, das doses remanescentes de VOPb para serem devolvidas ao Ministério da Saúde.

Elizeth Gomes, coordenadora de Imunização da Semusa, confirmou que a VIP já faz parte da rotina vacinal das unidades de saúde da capital. “A VIP é uma vacina eficaz e segura”.

ESQUEMA VACINAL

O esquema atual inclui três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses, além de dois reforços com a VOPb aos 15 meses e aos 4 anos. Com a mudança, a partir de 4 de novembro, será necessário apenas um reforço com a VIP aos 15 meses.

O esquema vacinal da VIP será:

– 2 meses: 1ª dose
– 4 meses: 2ª dose
– 6 meses: 3ª dose
– 15 meses: dose de reforço

“Entre 28 de setembro e 4 de novembro, não haverá aplicação da dose de reforço da VIP em Porto Velho. Apenas as doses de rotina, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses, continuarão disponíveis. O reforço será retomado a partir de 5 de novembro”, explica Elizeth.

Os responsáveis devem levar o documento de identificação da criança e a carteira de vacinação. A maioria das salas de vacinas das unidades de saúde de Porto Velho funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os locais e horários de funcionamento das unidades de saúde na capital podem ser conferidos neste link

COBERTURA VACINAL

Atualmente, a cobertura vacinal contra a poliomielite em Porto Velho está em 90,5%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A nova estratégia de uso exclusivo da VIP é vista como mais um passo para a erradicação da doença no Brasil, que não registra casos há 34 anos.

Apesar de um declínio nas taxas de vacinação desde 2016, o país mostrou avanços significativos em 2023, alcançando 86,55% de cobertura contra a poliomielite, comparado a 77,20% em 2022.

E o Zé gotinha?

O Zé Gotinha, mascote da vacinação, continua em atividade, incentivando a imunização e combatendo a desinformação sobre vacinas. Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha se tornou um símbolo da luta contra a poliomielite e outras doenças preveníveis.

Proprietária de laboratório em Cacoal é presa por furto de energia

Uma operação realizada pelas Polícias Militar, Técnico-Científica (Politec) e equipe de fiscalização da Energisa resultou na prisão da proprietária de um laboratório de análises clínicas em Cacoal. A perícia criminal constatou o desvio de energia de três fases diretamente na caixa de medição, com os ramais conectados sem o devido registro. A energia furtada seria suficiente para abastecer aproximadamente 30 residências populares.

O furto de energia apresenta sérios riscos à vida, uma vez que ligações clandestinas podem resultar em acidentes graves, como choques elétricos. Apenas equipes especializadas da distribuidora de energia possuem autorização para realizar intervenções na rede elétrica.

Além dos riscos à segurança, o furto de energia prejudica a sociedade como um todo, resultando em uma perda significativa de arrecadação de ICMS para o estado, que poderia ser revertida em investimentos em saúde e educação. Estima-se que o estado deixe de arrecadar cerca de R$ 130 milhões anualmente devido a esses crimes.

Outro impacto direto recai sobre os consumidores regulares, que enfrentam problemas de qualidade no fornecimento de energia, já que a rede é dimensionada para atender apenas os clientes legalizados. Além disso, os custos da energia furtada acabam sendo repassados aos consumidores por meio de tarifas, que incluem uma margem destinada a cobrir as perdas elétricas, conforme normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). (Rondoniagora)

Rondônia: mulher é assassinada ao abrir a porta de casa

Uma mulher de 60 anos foi assassinada a tiros na madrugada desta segunda-feira (7), na casa onde morava, localizada na rua Costa e Silva, bairro Palheiral, em Candeias do Jamari.

Ângela Maria Sales Teixeira foi atender um chamado na porta do imóvel, quando foi atacada com vários disparos. A vítima caiu e morreu ainda no local.

Após o crime o assassino fugiu e não foi localizado, segundo informa o Rondoniagora.