26.9 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 522

Candidatos impugnados seguem pedindo votos em Colorado do Oeste

Midia Rondônia – Em Colorado do Oeste, dois candidatos à Câmara Municipal têm continuado a campanha eleitoral e pedido votos, mesmo após terem suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Esses candidatos, que tiveram impugnações em suas candidaturas, não informaram a comunidade sobre suas situações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia. Isso pode levar os eleitores a votarem neles sem saber que, na prática, os votos não serão validados, o que também impacta negativamente os candidatos que estão com suas documentações regulares.

A situação levanta questões sobre a transparência e a ética no processo eleitoral. Em um cenário onde a confiança dos eleitores nos candidatos é fundamental, a omissão de informações relevantes pode ser prejudicial para todos. Eleitores que acreditam estar apoiando um candidato com chances reais de assumir um cargo na Câmara Municipal acabam, na verdade, desperdiçando seu voto.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia exige que todos os candidatos estejam em conformidade com a documentação e requisitos estabelecidos.

João Becker lidera com 55,56% enquanto Sobral alcança 38,54% na disputa eleitoral em Cujubim, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Phoenix de Pesquisa revela o cenário político da cidade de Cujubim. O candidato João Becker lidera a disputa pela prefeitura com 55,56% das intenções de voto, seguido pelo candidato Sobral, que alcança 38,54%. Indecisos somam 5,9%.

A pesquisa, realizada entre os dias 26 e 27 de setembro de 2024, ouviu 288 eleitores e apresenta uma margem de erro de 5,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela empresa ABC Publicidades e registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RO-04365/2024.

Instituto Phoenix de Pesquisa é responsável por diversas sondagens eleitorais na região, e a presente pesquisa foi conduzida sob a responsabilidade da estatística Liliane Gazola, registrada no Conselho Regional de Estatística sob o número 9063.

 

Fonte: ABC Publicidades

PF abre inquérito contra Marçal, o marginal da política

Globo – A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o laudo médico falso divulgado pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB) na sexta-feira (4), no qual sugeria que o candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) havia testado positivo para uso de cocaína, conforme informou O Globo.

Após a denúncia da equipe do psolista, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a remoção imediata do conteúdo criminoso das redes sociais de Marçal, incluindo Instagram, TikTok e YouTube. A decisão foi tomada após serem constatados indícios de falsificação no laudo, configurando propaganda eleitoral irregular.

A defesa de Boulos também apresentou uma notícia-crime pedindo a prisão de Marçal, assim como outras medidas, como a quebra de sigilo telefônico e telemático do acusado.

Além de o documento ser falso, o médico que supostamente assinou o laudo já morreu, e a fraude na assinatura foi confirmada pela secretária do falecido. O dono da clínica Mais Consulta, Luiz Teixeira da Silva Junior, responsável pelo laudo, também é amigo de Marçal e já foi condenado por falsificação de documentos públicos, incluindo um diploma de medicina.

PM recupera motocicleta furtada em loja no centro de Vilhena

A Polícia Militar de Vilhena recuperou, na madrugada desta sexta-feira, 4, uma motocicleta que havia sido furtada de uma loja localizada na Avenida Marechal Rondon, no centro da cidade. O crime ocorreu por volta das 3h, quando o suspeito, utilizando uma pedra, quebrou a porta de vidro do estabelecimento e fugiu com o veículo.

Com imagens capturadas pelas câmeras de segurança da loja e à rápida resposta da equipe de patrulhamento, a PM conseguiu localizar a motocicleta poucas horas após o crime. O veículo foi encontrado escondido em uma área de mata nas proximidades do bairro Jardim Acássia.

O suspeito foi identificado e detido pela polícia. A motocicleta recuperada foi levada à Unisp.

Lei Seca: Detran intensifica blitz em Rondônia

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) tem intensificado as ações da Operação Lei Seca (OLS) em todo o estado, com objetivo de reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

As ações contam com a participação dos agentes de fiscalização da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que realizam a ação. também de forma itinerante.

“Ficamos em diversos pontos estratégicos, visando expandir a eficiência da fiscalização e coibir a prática de dirigir sob a influência de álcool. A utilização de equipamentos modernos e a capacitação contínua dos agentes de trânsito, têm contribuído para eficácia das operações”, explicou o diretor da Dtfat, Brenno Dionizio.

O Plano Nacional de Trânsito (Pnatrans) tem sido um importante marco na política de segurança viária no Brasil. As ações do Detran-RO estão alinhadas com as diretrizes do Pnatrans, que visam reduzir o número de mortes e feridos no trânsito em todo o país.

Votação em Rondônia começa às 7 e segue até 16 horas neste domingo

Pela primeira vez, uma eleição municipal será realizada em horário único em todo o país: das 8 às 17 horas, segundo o horário de Brasília (DF). A unificação já foi adotada nas Eleições Gerais de 2022, sendo mantida para o pleito deste ano. O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 ocorre neste domingo (6) em 5.569 cidades do país.

Em Rondônia a votação começa às 7 horas, seguindo até 16 horas.

Pablo Marçal é desmascarado

 

Uma ex-funcionária de José Roberto de Souza, médico responsável pelo documento usado por Pablo Marçal (PRTB) para sustentar acusações falsas contra Guilherme Boulos (Psol), afirmou ao jornal O Globo que não reconhece a assinatura presente no documento. Segundo a ex-secretária, que trabalhou por 31 anos com o médico, a assinatura que aparece no laudo compartilhado por Marçal não corresponde ao padrão adotado por José Roberto, que faleceu em 2022. A funcionária forneceu à reportagem um certificado de um curso, emitido pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Campinas (IHHC), com a assinatura do médico. A comparação entre os documentos deixa clara a falsificação.

“Trabalhei 31 anos com o doutor José Roberto. Aquela assinatura não é dele. Ele sempre falava: ‘faço a assinatura desse jeito porque nunca ninguém vai conseguir falsificar’. Quando vi aquela assinatura (no laudo), isso veio na minha cabeça e decidi zelar pelo nome dele”, declarou a ex-funcionária, Iolanda Rodrigues. Segundo ela, o médico nunca teve vínculo com a clínica Mais Consultas, citada no laudo, e nunca emitiu qualquer documento envolvendo Boulos.

O documento divulgado por Marçal detalhava uma suposta internação psiquiátrica de Boulos em 2021, com falsos resultados positivos para o uso de cocaína. Desde o início da campanha, Marçal tem usado suas redes sociais para insinuar, sem provas, que o candidato do Psol seria usuário de drogas. No entanto, Boulos foi categórico ao afirmar que o documento é falso e anunciou que pedirá a prisão de Marçal.

A clínica Mais Consultas, envolvida na polêmica, pertence a Luiz Teixeira da Silva Júnior, biomédico que tem uma relação próxima com Marçal. Em seu perfil nas redes sociais, Teixeira havia publicado fotos e vídeos ao lado do ex-coach, registros que foram apagados logo após a repercussão negativa do caso. O biomédico já foi condenado em 2021 pela Justiça Federal de Porto Alegre por tentativa de usar documentos falsos para obter o registro profissional de médico.

Boulos pedirá a prisão de Pablo Marçal por divulgar laudo falso

Guilherme Boulos (Psol) anunciou na noite desta sexta-feira (4) que vai entrar na Justiça para pedir a prisão de Pablo Marçal (PRTB). O ex-coach e adversário do psolista na disputa pela prefeitura de São Paulo publicou em suas redes sociais um suposto laudo psiquiátrico que atestaria o uso de cocaína por Boulos. Marçal vem acusando Boulos de uso de drogas desde o início da campanha eleitoral.

Em nota, a campanha de Boulos diz que o documento é “falso e criminoso” e que vai recorrer às instâncias eleitoral, cível e criminal da Justiça contra o candidato do PRTB. “Marçal mostra mais uma vez ser um criminoso recorrente, que usa de mentiras absurdas para atacar a honra e a reputação e tentar promover uma manipulação sem precedentes no processo eleitoral”, diz o documento.

Em uma live realizada em seu canal do Instagram, Boulos acusou Marçal de conluio com Luiz Teixeira da Silva Junior, proprietário da clínica que forneceu o documento, que não funciona mais. “O dono da clínica do documento que ele publica tem um vídeo com o Pablo Marçal, é apoiador dele. Falsificou o documento”, disse.

“Agora chegou num limite. Estamos entrando agora à noite com um pedido de prisão do Pablo Marçal, dele e do dono da clínica, além de todas as medidas cabíveis na Justiça Eleitoral”, afirmou o candidato do Psol.

O laudo publicado por Marçal é assinado por José Roberto de Souza. De acordo com o site do Conselho Federal de Medicina, o médico já faleceu e não era especialista em psiquiatria.

“Eles jogam com a mentira, sabem que vão ser desmentidos, porque é uma mentira elementar, básica, até o número do meu documento está errado. Mas a ideia é justamente criar essa confusão, que as pessoas divulguem a mentira para tentar criar um impacto na eleição do próximo domingo”, afirmou Boulos. (Brasil de Fato)

Candidata a vice-prefeita e mais seis pessoas são presas suspeitas de compra de votos

G1  – Sete pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil em Jauru, a 463 km de Cuiabá, por suspeita de envolvimento em compra de votos nessa quinta-feira (3). Entre os presos, estão a secretária municipal de Educação e a candidata a vice-prefeita do município, Enércia Monteiro (PSB). Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início depois de denúncias de que a compra de votos acontecia na casa da candidata, com pessoas entrando e saindo do local.

Sábado de sol e calor em Rondônia

Mídia Rondônia –  Neste sábado (5), o tempo será de muito sol e calor em Rondônia. A previsão indica céu claro a parcialmente nublado. Nas regiões da capital, nos Vales do Guaporé, Mamoré e Jamari, assim como na Ponta do Abunã, no Baixo Madeira e no nordeste do estado, há expectativa de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas entre a tarde e a noite. Nas demais áreas de Rondônia, existe a possibilidade de chuvas rápidas e isoladas à tarde.