25.9 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 523

PF deflagra operação contra crime eleitoral em Rondônia

Mídia Rondônia – A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira, 4/10, uma ação com o objetivo de apurar crimes eleitorais relacionados à disseminação de notícias falsas em Guajará-Mirim.A ação visou identificar responsáveis por produzir e compartilhar conteúdos difamatórios contra candidato.Um mandado de busca e apreensão foi cumprido, e a investigação pode envolver outros indivíduos e possíveis financiadores das postagens.Caso condenado, a pena pode ser superior a um ano de detenção, e o processo está em segredo de justiça.

Fonte: DPF

Eleitor precisa baixar e-Título neste sábado

O eleitor que pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo e-Título até este sábado (5). 

Neste domingo (6), dia da votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso só será retomado na segunda-feira (7).

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a realização da justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e estar atualizado.

O eleitor também poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais

Neste domingo (6), 155,9 milhões de pessoas, em 5.569 municípios, devem comparecer às urnas para eleger prefeitos e vereadores. A Justiça Eleitoral orienta os cidadãos a confirmar com antecedência o local de votação para evitar deslocamentos desnecessários no dia do pleito.

Se você ainda não sabe onde vai votar, siga as dicas abaixo e veja como consultar sua seção eleitoral:

No site do TSE

A consulta do local de votação é simples: pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral. Na página de Atendimento Eleitoral, clicar em Onde Votar. Para fazer autenticação, basta fornecer o nome, número do título ou CPF do eleitor. Nos três casos, é preciso fornecer a data de nascimento e o nome da mãe.

Autoatendimento eleitoral

As páginas dos 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação.

E-Título

O aplicativo e-Título informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS até sábado, dia 5 de outubro, um dia antes do pleito.

O que levar

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.

O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.

Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre os quais, o e-Título, a carteira de identidade, o passaporte, a carteira profissional reconhecida por lei, o certificado de reservista, a carteira de trabalho ou a carteira nacional de habilitação (CNH).

A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.

Condenado em 2010, Pablo Marçal integrou quadrilha que desviou dinheiro de bancos

O “coach messiânico” Pablo Marçal (foto em destaque), de 34 anos, já foi condenado, em 2010, por participar de uma quadrilha que desviou dinheiro de bancos.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Marçal era ligado diretamente a dois homens acusados de chefiar o bando. Ele captava e-mails que seriam infectados com programas invasores e consertava os computadores usados pelos criminosos. O Metrópoles teve acesso a detalhes da investigação.

O hoje influencer, porém, teve a pena extinta, em 2018, por prescrição retroativa, uma vez que se passaram mais anos do que a sentença em trânsito em julgado.

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Pablo Marçal virou notícia na semana passada, após conduzir 32 pessoas ao topo do Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. O grupo precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

O tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, indignou-se com a atitude do coach que liderava as pessoas na aventura, considerada perigosa.

“Um ‘coach’ irresponsável, fanfarrão, coloca 60 pessoas para subir o Pico dos Marins debaixo de chuva. Sem conhecimento técnico, sem suporte adequado, sem estrutura, porque, segundo ele, ‘é tudo emocional’”, exclamou o tenente.

A atuação de Pablo Marçal na quadrilha teria ocorrido em meados de 2005. Na época, ele tinha apenas 18 anos e morava em Goiânia, sua cidade natal.

O processo que tramita na Justiça Federal tem como base investigações da Polícia Federal (PF) que resultaram na Operação Pegasus, deflagrada em 2005. Na ocasião, o grupo foi descrito como a “maior quadrilha de piratas da internet brasileira” pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com os investigadores, a quadrilha causou “prejuízos relevantes” à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil (BB) e a outras instituições financeiras.

A organização operava de diversas formas, com a criação de sites falsos de bancos; a emissão de mensagens ameaçadoras e que anunciavam suposta inadimplência da vítima com o Serasa; ou, ainda, com o chamado Cavalo de Troia, programa que captura informações nos computadores infectados.

“Existia uma estrutura amplamente organizada, contando com o envolvimento de diversas pessoas, que exerciam funções determinadas, pois uns eram responsáveis pela criação e pelo aperfeiçoamento do programa de computador utilizado nas fraudes, outros contatavam pessoas que pudessem ceder suas contas bancárias para as transferências, além daqueles que faziam os saques”, relatam os investigadores.

Pablo Marçal pode ser preso por divulgar laudo falso contra adversário

O candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) anunciou por meio de suas redes sociais que vai pedir a prisão do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) por conta da divulgação de um laudo falso que atestaria uso de cocaína por parte do deputado federal.

“O cidadão não tem limite. A um dia da eleição, depois de ser desmascarado no debate da Globo de ontem, ele inventa essa fake news. Agora, gente, chegou num limite pra ele. Estamos entrando, agora à noite, com um pedido de prisão de Pablo Marçal na Justiça Criminal. Dele e do dono da clínica. Além de todas as medidas cabíveis na Justiça Eleitoral”, disse Boulos em declaração nas redes sociais.

Em sua conta no Instagram, Marçal divulgou o documento falso assinado por José Roberto de Souza, que tem o registro no CRM com o número 17064-SP. Contudo, pela busca no sistema do Conselho Regional de Medicina pode se verificar que o médico é falecido.
Boulos postou vídeo em rede social mostrando que estava na favela do Vietnam, em São Paulo, distribuindo cestas básicas na data da internação que consta no laudo falso.

Obsessão de Marçal

“Marçal mostra mais uma vez ser um criminoso recorrente, que usa de mentiras absurdas para atacar a honra e a reputação e tentar promover uma manipulação sem precedentes no processo eleitoral. Não podemos normalizar esse tipo de método que já colocou em xeque a nossa democracia no passado recente e que, agora, ameaça a normalidade destas eleições. Marçal pagará pelos seus crimes”, diz nota da campanha de Boulos.

Marçal tem feito acusações de que o candidato do PSOL seria usuário de cocaína desde o início da campanha, sempre prometendo provas que nunca foram apresentadas. No decorrer da campanha, surgiu a informação de que a campanha de Marçal teria identificado um homônimo de Boulos que se tornou réu por porte de drogas em 2001.

Revista Fórum

Carreata do 44 encerra campanha vitoriosa a prefeito de Colorado neste sábado

A reta final da campanha eleitoral em Colorado do Oeste será marcada pela “Carreata da Vitória” do 44, evento que encerra oficialmente a corrida dos candidatos a prefeito e vice de Colorado do Oeste, João do Fórmula 1 e Wender Pitica.

A carreata, programada para este sábado, 5, terá concentração a partir das 8h30 na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade, com saída prevista às 9h.

O evento contará com a presença de lideranças políticas locais, candidatos a vereador, apoiadores e simpatizantes da chapa majoritária. Com grande adesão popular, a carreata tem como objetivo reforçar o compromisso dos candidatos com o desenvolvimento de Colorado do Oeste. Durante a campanha, João do Fórmula 1 e Wender Pitica ouviram as principais demandas da comunidade e elaboraram um plano de governo focado na continuidade dos avanços já obtidos na atual gestão.

“Temos transformado Colorado do Oeste em várias áreas, e queremos continuar com esse progresso. Junto com Pitica, vamos investir mais em infraestrutura, saúde, educação, lazer, esporte e nas estradas vicinais, além de melhorar o atendimento aos produtores da nossa região”, destacou João do Fórmula 1.

 

Candidato a reeleição, prefeito é preso com dinheiro não declarado em Rondônia

 

O prefeito de Nova Mamoré (RO), Marcélio Brasileiro (PL), foi preso em flagrante na quinta-feira (3) com R$ 30 mil em espécie não declarados à Justiça Eleitoral. De acordo com a Polícia Federal (PF), o atual gestor, que tenta a reeleição, iria usar o dinheiro na campanha eleitoral.

A prisão foi feita em conjunto pela PF e a Polícia Militar (PM) durante uma abordagem de rotina em Nova Mamoré. Como o dinheiro não havia sido declarado na Justiça Eleitoral, o caso foi configurado como Caixa 2: quando os recursos financeiros não são declarados aos órgãos de fiscalização.

Por se tratar de uma candidato e configurar em crime eleitoral o suspeito foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

Em nota a assessoria do prefeito afirmou a inocência e disse que ele tem “compromisso com a transparência e a ética”. A nota aponta também que o candidato está colaborando para esclarecer os fatos.

“Defensora dos animais”, vereadora é acusada de desviar recursos via ONG em Rondônia

A vereadora Márcia Socorrista de Porto Velho foi afastada no cargo público nesta sexta-feira (4) durante uma operação da Polícia Civil que investiga irregularidades na utilização de verba pública direcionada aos cuidados de animais abandonados.

De acordo com as investigações, os suspeitos gastaram R$ 450 mil de emendas parlamentares em uma ONG de animais. Segundo a Polícia Civil, a vereadora estaria diretamente ligada ao recebimento dos valores e à prestação de contas da ONG.

Os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão, além de seis afastamentos de cargos durante a segunda fase da Operação Lambuja.

A primeira fase foi realizada no dia 10 de setembro. Na ocasião foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências e em uma Organização Não Governamental (ONG) de amparo aos animais em Porto Velho.

A investigação começou após a denúncia apontando que a verba, repassada pela a Secretaria Municipal de Meio Ambiente à ONG, foi mal utilizada.

Documentos falsos teriam sido inseridos na prestação de contas e o abrigo de animais estaria em condições precárias, apesar do valor recebido. Além disso, um veículo adquirido com recursos estaria sendo usado para fins pessoais e políticos da vereadora que solicitou a verba.

Criminosos usavam associação de fachada para grilar terras em Rondônia

grilagem1

A Justiça de Rondônia determinou a suspensão das atividades de uma associação de produtores rurais suspeita de envolvimento em práticas ilegais no Parque Estadual de Guajará Mirim, como invasões. A ação contra a ré foi movida pelo Ministério Público de Rondônia.

Esta é a segunda vez que o MP-RO consegue o reconhecimento da ilegalidade de grupos envolvida em ações suspeitas no Parque. Em maio de 2023, uma associação de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, teve as atividades suspensas pelo mesmo motivo.

A investigação do MP-RO mostrou a participação de duas associações envolvidas com práticas ilegais, levando a dissolução de ambas.

As associações são suspeitas de utilizar sua estrutura para facilitar a grilagem de terras, promovendo a degradação ambiental. Relatórios da investigação, apontam que o presidente de uma das associações junto com outros participantes lideravam as invasões.

A Justiça contou que os grupos estavam ligados diretamente nas invasões e desmatamento, certificando a utilização de bens para fins ilegais. Segundo testemunhas, um dos grupos prometia regularizar terras dentro da área protegida.

O Ministério Público solicitou a suspensão de imediato das atividades das associações em todo o Estado de Rondônia. A determinação visa desarticular associação de seus bens a instituições similares.

Guerra nuclear: Líder do Irã diz que Israel “não durará muito”

 O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, fez sua primeira aparição pública desde o agravamento das tensões entre Israel e seu país. Durante um discurso nas tradicionais orações semanais em Teerã, Khamenei defendeu o recente ataque iraniano ao território israelense e expressou apoio à invasão do Hamas ao sul de Israel, ocorrida há um ano. Na ocasião, militantes do Hamas mataram mais de 1,2 mil pessoas, em um evento que desencadeou uma operação genocida de Israel na Faixa de Gaza. Khamenei descreveu os dois ataques – do Irã e do Hamas – como “atos legítimos”. De acordo com o g1, líder supremo do Irã disse ainda que Israel “não durará muito” e convocou “todos os muçulmanos” a lutar contra o país.

A fala de Khamenei, conforme noticiou a imprensa iraniana, reflete o endurecimento de posições após a morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, morto por Israel em um ataque no Líbano no último fim de semana. “A resistência da região não vai recuar inclusive com a morte de nossos líderes”, afirmou o líder iraniano. Em tom desafiador, Khamenei também se referiu a Nasrallah como um “irmão”, reforçando os laços entre Irã e Hezbollah

Reação no Líbano – Enquanto o discurso inflamado de Khamenei ecoava em Teerã, o Líbano enfrentava a resposta militar israelense a ataques do Hezbollah. Nesta quinta-feira (3), as Forças Armadas do Líbano reagiram pela primeira vez à incursão israelense, disparando contra tropas inimigas que haviam atacado um posto militar. O confronto resultou na morte de um soldado libanês. Segundo o Exército do Líbano, a resposta foi uma tentativa de defender sua soberania após Israel ter concentrado sua ofensiva em áreas dominadas pelo Hezbollah.

Até o momento, Israel tem se posicionado oficialmente afirmando que suas operações não têm como alvo o Estado libanês, mas sim estruturas do Hezbollah localizadas no sul do país. Apesar disso, os bombardeios recentes resultaram em devastação, especialmente em Beirute, a capital libanesa. Os ciclos de ataques deixaram mais de 1,9 mil mortos, incluindo 127 crianças, segundo dados do Ministério da Saúde do Líbano.