25.9 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 524

Mais de 400 kg de skunk são apreendidos pela PRF em Vilhena

 

Durante fiscalização na BR-364, em Vilhena, na noite de quinta-feira (3), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu 415 kg de droga skunk. O motorista de um caminhão foi preso.

Segundo a PRF, a equipe de plantão estava realizando fiscalização de rotina, quando abordou um caminhão com um semirreboque que transportava madeira com destino a Curitiba (PR). Ao fiscalizar a carga, os policiais identificaram 13 sacos azuis amarrados sobre a madeira. Ao questionar o condutor, um homem de 30 anos, ele confessou estar transportando 100 kg de maconha do tipo skunk, que deveria ser descarregada em Sorocaba (SP). O motorista revelou que receberia R$ 2.000 pelo serviço, com a possibilidade de um adicional de R$ 10.000, caso a entrega fosse realizada corretamente.

Após a retirada dos sacos e pesagem da droga, foi constatada a apreensão total de, aproximadamente, 415 kg de maconha do tipo skunk, distribuídos em 397 tabletes. O condutor foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Técnico de enfermagem que estuprou paciente em Rondônia pega 9 anos de prisão

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia negou o recurso de apelação criminal e manteve a pena de 9 anos e 4 meses de reclusão a um agente público, técnico de enfermagem, condenado por estupro de vulnerável. O fato ocorreu em um hospital público.

Consta na decisão colegiada que o técnico de enfermagem, após aplicar um medicamento sedativo na paciente, abusou sexualmente da mulher, em situação de vulnerabilidade. A enferma aguardava, internada, há 11 dias no hospital a realização de um procedimento cirúrgico. Segundo a decisão da 1ª Câmara Criminal, embora a defesa do réu tenha sustentado que a vítima não estava em situação de vulnerabilidade (inconsciente), as provas juntadas no processo mostram ao contrário, pois, a vítima encontrava-se sem força. Como “é consabido que a vítima pode ter várias reações, como reagir, tentar fugir ou mesmo deixar que o agente pratique com ela o ato sexual, como medida de preservação de sua integridade física”, como no caso.

Durante as investigações, um laudo pericial confirmou a presença de DNA masculino pertencente ao agente público. Ainda segundo a decisão colegiada, o ato criminoso aconteceu  no ano de 2016.

TJ-RO

Sinésio e Valdir agradecem moradores pelo carinho durante a campanha e reafirmam compromisso para transformar Cerejeiras

O último comício de Sinésio e Valdir Carlos foi marcado por agradecimentos à população e pela reafirmação de um plano de governo para atender, de fato, aos anseios da população. Sinésio e Valdir cumprimentaram cada uma das mais das 300 pessoas presentes na reunião no bairro Alvorada, agradecendo pelo carinho durante todo o processo eleitoral.

Os candidatos reafirmaram o compromisso de executar o plano de governo apresentando aos moradores. “Temos um planejamento e vamos segui-lo. Política se faz com parcerias, e nós temos os melhores parceiros, como o governador Marcos Rocha, a deputada federal Silvia Cristina e o deputado Ezequiel Neiva, o parlamentar que mais destinou recursos para Cerejeiras, em toda a história do município”, destacou Sinésio.

Sinésio frisou a importância de oferecer uma educação de qualidade para que as crianças tenham oportunidades de aprendizagem de maneira significativa, desenvolvendo habilidades como leitura, escrita, raciocínio lógico e resolução de problemas, entre outras habilidades.

Os candidatos reforçaram ainda, alguns pontos de destaque do plano de governo, como a execução de 100% de asfalto na cidade, a construção de habitações populares, a perfuração de poços artesianos, investimentos para a melhoria da infraestrutura das estradas, recursos para a saúde, o esporte e o social, além da valorização dos servidores públicos.

Agradecimentos

“Quero agradecer a cada um que tem colaborado, que tem participado desse projeto para alavancar o desenvolvimento de cerejeiras. Obrigado a cada um que saiu de sua casa para participar das nossas reuniões. Sei o quanto é difícil para um trabalhador deixar o seu filho em casa, à noite, após um dia de trabalho para participar de uma reunião política”, afirmou Sinésio ao citar o carinho que toda equipe recebeu durante as visitas.

Gilmar da Saúde e Tião Almeida reafirmam propostas durante comício em Colorado

Gilmar da Saúde e Tião Almeida, candidatos a prefeito e vice, respectivamente, concentram os esforços em apresentar propostas que garantem a melhoria da infraesturutra do município e atendem aos anseios da população.

Com maior público registrado nos comícios desta eleição no município, conforme a assessoria de imprensa,  Gilmar da Saúde e Tião Almeida, com a presença do deputado Ezequiel Neiva, e do seu filho, Wiveslando Neiva, apresentaram propostas para um público superior a 400 pessoas.

O evento foi realizado na avenida Rio Madeira, ao lado da escola Ângelo Angelin, no bairro Minas Gerais, onde residente Almeida.

De acordo com a organização, o volume de participantes no evento mostrou o prestígio dos candidatos nessa reta final de campanha.

Ao apresentar suas propostas, a exemplo da retomada do Programa “Medicamentos Contínuos em Casa” e da garantia de ônibus escolar para as crianças que moram na cidade, porém, distante da escola, Gilmar da Saúde foi amplamente aplaudido. “Quando eu era secretário de Saúde os pacientes recebiam esses medicamentos em casa. Era um alívio para todos eles. Agora, precisam sair de longe, do setor rural, enfrentar fila, burocracia, e às vezes nem recebem os remédios” declarou Gilmar, ao garantir que trará o programa será reativado.

Gilmar criticou a falta de atenção da prefeitura para a melhoria da infraestrutura das estradas. “É inadmissível que um produtor rural tire dinheiro do próprio bolso para pagar a manutenção da sua estrada. Na nossa gestão, isso não vai acontecer. O Tião é produtor rural e conhece muito bem desse setor. Ele ficará responsável pelo contato direto com os produtores”, acrescentou.

O deputado Ezequiel Neiva garantiu a Gilmar da Saúde e Tião Almeida, que o governador Marcos Rocha será grande parceiro do município, da mesma forma como tem ajudo Colorado do Oeste. “Marcos Rocha é um governador municipalista. Em janeiro sentaremos com o nosso governador para garantir investimentos para Colorado do Oeste”, assegurou Neiva, o parlamentar que mais investe no município.

Assessoria

Carla Redano lidera pesquisa eleitoral em Ariquemes com 52,48%; Marlei Mezzomo obtém 36,34% e Agna Sousa, 5,59%

 

Uma pesquisa eleitoral realizada em Ariquemes pelo Instituto Phoenix de Pesquisa aponta Carla Redano na liderança da disputa pela prefeitura, com 52,48% das intenções de voto. Marlei Mezzomo aparece em segundo lugar, com 36,34%, enquanto Agna Sousa registra 5,59%. Além disso, o percentual de eleitores que ainda não decidiram seu voto é de 5,59%.

O levantamento foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2024, com uma amostra de 322 entrevistados. A margem de erro é de 3,88%, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%, indicando uma vantagem significativa de Carla Redano sobre as demais candidatas. A pesquisa foi contratada pela ABC Publicidades e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RO-01042/2024.

Marlei Mezzomo, que figura em segundo lugar, busca diminuir a diferença, enquanto Agna Sousa, com menor expressão nas intenções de voto, tenta conquistar maior apoio do eleitorado local. O resultado reflete, até o momento, uma tendência clara de favoritismo de Carla Redano, que, com mais da metade das intenções de voto, se destaca na corrida eleitoral.

A pesquisa também destaca a importância dos indecisos, que representam 5,59% dos entrevistados. O posicionamento desse grupo poderá ser importante na reta final da campanha, para consolidar movimentações entre as candidatas.

Fonte: ABC Publicidades

Senador diz que fundo de campanha foi erro e escancarou o caixa dois

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, revisou sua posição sobre o financiamento público de campanhas eleitorais. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o parlamentar classificou a decisão de utilizar verbas públicas para financiar candidaturas como “um erro” e argumentou que a medida acabou intensificando o uso de caixa dois com dinheiro privado. “O modelo de financiamento que instituímos com o intuito de moralizar o processo eleitoral acabou desmoralizando ainda mais o sistema. Escancarou as portas para o caixa dois”, afirmou.

Randolfe foi um dos defensores do sistema de financiamento público aprovado em 2017 pelo Congresso, após o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir doações empresariais. Contudo, agora ele defende a criação de um modelo misto, ou semipúblico, que permita doações de empresas, mas com limitações para evitar o desequilíbrio econômico nas disputas eleitorais.

“Temos que rediscutir essa questão e instituir um modelo semipúblico, com travas para o financiamento privado”, afirmou o senador. O modelo proposto por ele reduziria drasticamente o fundo eleitoral, que neste ano foi de R$ 4,96 bilhões, para aproximadamente R$ 1 bilhão. “O peso sobre o Orçamento é enorme hoje. Se reduzirmos o fundo eleitoral para R$ 1 bilhão, veja quantas coisas poderíamos fazer.”

O senador avalia que o modelo atual encarece as campanhas e aumenta a opacidade das contribuições privadas, que acabam correndo paralelamente ao fundo público, sem o devido controle das autoridades. Ele sugeriu que o novo sistema daria mais transparência às doações empresariais, trazendo-as de volta ao cenário eleitoral com regulamentações mais rígidas.

VÍDEO – Marçal ataca as mulheres e diz que elas têm crânio menor que o dos homens

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) já atacou mulheres e afirmou que elas têm o crânio “menor” que o dos homens. A declaração tem sido lembrada por adversários na disputa, como Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB).

Em uma palestra, o ex-coach afirmou que mulheres são mais frágeis e possuem “um crânio menor”. “Esse feminismo, de pregar igualdade entre homem é mulher, é uma babaquice. Isso é uma babaquice para destruir famílias”, afirmou na ocasião.

Essa não foi a única vez que o ex-coach disse que mulheres têm “um crânio menor” que o dos homens. Em entrevista, ele chegou a sugerir quebrar a estrutura óssea da cabeça delas para colocar um “extensor”. “A mulher tem um crânio menor que o do homem. Então tem que rachar seu crânio e colocar um extensor nele pra ele ficar igual”, apontou Marçal.

No debate desta quinta (3) promovido pela TV Globo, Boulos lembrou das declarações do ex-coach e afirmou que ele tem “desprezo pelas mulheres”. O candidato do PSOL ainda afirmou que as falas mostram seu “desrespeito” e mencionou sua sugestão de “rachar” o crânio delas.

“Uma coisa horrorosa, assustadora. Eu queria saber por que você odeia tanto as mulheres e o que você diria para as mulheres paulistanas desses absurdos que você já disse?”, questionou.

Nunes também relembrou a frase em uma peça de campanha e questionou se eleitores “acham normal” seu pensamento machista. O vídeo ainda cita uma fala recente, que “mulher não vota em mulher porque é inteligente”, e questiona: “Como um candidato que pensa isso das mulheres vai cuidar de nós, que somos maioria em São Paulo?”.

Onde há fumaça, há boi: polícia desarticula criminosos ambientais em Rondônia

O governo do estado deflagrou, na quinta-feira (3), por meio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), a “Operação Escudo de Cinzas – Fase Manilkara”, considerada uma das maiores ações de combate a crimes ambientais já realizadas no estado. A Operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por desmatamento ilegal, incêndios florestais e tráfico de madeira na Reserva Estadual Parque Serra dos Reis, localizada entre os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

Com a participação de mais de 100 agentes da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e aplicadas 20 medidas cautelares. Além disso, foram realizadas quatro prisões em flagrante por posse de armas e munições. Os dados foram divulgados em entrevista coletiva, na sede da Direção-Geral da Polícia Civil.

AÇÃO INTEGRADA

Fruto de uma investigação iniciada há seis meses, a Operação foi conduzida pela Polícia Civil, cuja execução das medidas judiciais foram executadas em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com apoio do Exército Brasileiro, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). As buscas ocorreram nas cidades de Cacoal, Espigão do Oeste, São Francisco do Guaporé e Costa Marques. Durante a ação, foram apreendidos dois caminhões madeireiros, madeira ilegal beneficiada, armas, munições, motosserras, rádios de comunicação e equipamentos de internet utilizados pelos criminosos.

COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS

O delegado-geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, ressaltou acerca da magnitude da ação: “A Operação Escudo de Cinzas – Fase Manilkara destaca-se pelo número de agentes envolvidos e eficácia da cooperação entre diferentes órgãos. Essa ação estabelece um novo padrão no combate aos crimes ambientais, em Rondônia, e toda a região amazônica.”

O diretor do Departamento de Polícia do Interior, Paulo Kakiones reforçou que, esta foi apenas a primeira fase da Operação. “Esta etapa foi decisiva, mas outras fases virão e a investigação continua. Estamos comprometidos em identificar todos os envolvidos e garantir que sejam punidos. A “Operação Escudo de Cinzas” reforça o trabalho que o governo de Rondônia já realiza por meio da “Operação Temporã”, no combate ao desmatamento e aos incêndios florestais”, destacou.

O secretário da Sedam, Marco Antônio Ribeiro Lagos, reafirmou o compromisso do estado no combate aos crimes ambientais. “A Sedam executa função relevante no que diz respeito ao controle das 49 unidades de conservação do estado de Rondônia. Estamos trabalhando de forma integrada com outros órgãos para combater incêndios florestais e crimes ambientais. A Operação é uma demonstração evidente das ações feitas para proteger o meio ambiente.”

Suposta compra de voto: candidato é preso com R$ 30 mil em RO

 

Nesta quinta-feira, 3, a Polícia Federal fez a prisão em flagrante de um candidato que transportava R$ 30 mil em espécie não declarados à Justiça Eleitoral.

Em abordagem de rotina no interior de Nova Mamoré/RO, a Polícia Militar encontrou o dinheiro no interior de veículo ocupado pelo candidato. O valor seria utilizado em campanha eleitoral e o seu recebimento não foi devidamente declarado.

A omissão de declaração em documento público ou particular para fins eleitorais, popularmente conhecida como caixa 2 eleitoral, é crime sujeito a pena de até 5 anos de reclusão e multa.

Empregado demitido por não apoiar Bolsonaro receberá indenização de R$ 30 mil

Um ex-funcionário de uma empresa foi demitido após se recusar a apoiar o então candidato à presidência, Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022. O caso, que tramitou na Justiça do Trabalho de Minas Gerais, resultou em uma indenização de R$ 30 mil para o trabalhador, que alegou ter sido alvo de assédio eleitoral no ambiente de trabalho. A decisão foi proferida pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG). As informações são do portal UOL.

Segundo informações da decisão judicial, divulgadas inicialmente pelo tribunal, uma testemunha relatou que o ambiente de trabalho era hostil para quem não demonstrasse apoio ao “candidato da empresa”. Colegas afirmavam que o ex-empregado deveria votar no então presidente Jair Bolsonaro, e ele era frequentemente alvo de piadas e comentários depreciativos por sua posição política, contrária à do chefe. A empresa, por sua vez, negou que o motivo da demissão estivesse relacionado às preferências políticas do empregado, alegando que o desligamento já estava sendo planejado havia pelo menos uma semana.

Durante o julgamento, o desembargador Marco Antônio Paulinelli Carvalho considerou que o assédio eleitoral ficou claro no caso. “Ficou claro que não só o autor da ação foi coagido, mas também vários colegas de trabalho. Os outros trabalhadores, certamente temerosos de perder o emprego, aceitaram a situação humilhante de ostentar ‘santinho’ de candidato no local de trabalho”, destacou o magistrado.

A defesa da empresa tentou argumentar que o valor da indenização de R$ 30 mil era “exorbitante e desproporcional”, mas o tribunal manteve a quantia, entendendo que a compensação era adequada diante da gravidade do assédio. O caso gerou repercussão por evidenciar a prática de pressão política no ambiente de trabalho, um problema que, segundo especialistas, ganhou visibilidade nas eleições de 2022.