24 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 525

Em entrevista ao Mídia Rondônia, diretor do Sintero de Cacoal fala de eleições e da importância do voto consciente

Mídia Rondônia –  Domingo é dia da Democracia, é um momento em que eleitores
do país inteiro comparecerão às urnas para escolha dos seus representantes para o Executivo e Legislativo Municipal. Com a proximidade das eleições o Jornal Mídia Rondônia entrevistou com o professor Oto Braz Odorico, diretor do Sintero em Cacoal, acerca das eleições em seu município e as expectativas do mesmo para o próximo pleito.
Jornal Mídia Rondônia – domingo é dia de eleição, é momento de escolher os representantes do Executivo e Legislativo que irão nos representar nos próximos quatro anos, enquanto representante de uma classe de profissionais da Educação, quais suas expectativas em relação a essas eleições em Cacoal?
Professor Oto Braz Odorico – as melhores possíveis, apesar das decepções eu não consigo desacreditar da política, por mais que algumas pessoas nos desapontam, eu mantenho esperançoso e acredito que temos muita gente boa precisando apenas de uma
oportunidade, e quando elas conseguirem chegar lá, vão defender os interesses da coletividade e não os projetos pessoais, por isso eu gosto e não consigo ficar de fora, sempre me envolvo, seja como candidato ou apoiando alguém que eu acredito.
Jornal Mídia Rondônia – Você é um professor, militante sindical há muitos anos, advogado além de formação em Gestão Pública, por duas vezes saiu candidato e não consegui se eleger.
Professor Oto Braz Odorico – Realmente, participei como candidato por duas vezes, em 2016 e em 2020, nas duas vezes, apesar de ter sido muito bem votado eu fiquei como primeiro suplente dos vereadores eleitos.
Jornal Mídia Rondônia – Suplente é suplente, não tem poder de decisão, a que você atribui a sua derrota nas urnas, já que tem uma liderança consolidada no meio sindical em Cacoal?
Professor Oto Braz Odorico – ter tirado menos votos que o primeiro colocado, óbvio. Porém, algumas situações foram fundamentais para que isso ocorresse. Uma delas, a grande quantidade de colegas da Educação que também saíram candidato  em partidos diferentes, logo, quando se dividem os votos dificilmente se elege alguém. Outro fator que também contribuiu foi o fato de que, em período de eleições, com a janela partidária, o candidato que já tem mandato e se vê com dificuldades de eleger no partido em que ele estava, migra para outros partidos onde tem candidatos com números expressivos de votos, e foi justamente o que aconteceu comigo nas duas vezes, candidatos com números expressivos de votos, vieram para o partido em que eu sou filiado, conseguindo novos mandatos com a soma dos meus votos.
Jornal Mídia Rondônia – Você disse que foi candidato por duas vezes e nas duas foi bem votado, não seria momento de sair pela terceira vez e tentar se eleger?
Professor Oto Braz Odorico – Eu acabei de participar de uma eleição sindical final do ano passado, quando em campanha eu defendi meus projetos para os filiados aqui da minha regional e fiz o compromisso de representá-los nos próximos três anos. Você não é
obrigado a se comprometer com ninguém, porém, quando faz um compromisso, em respeito a essas pessoas você tem a obrigação de cumprir o que prometeu. Certamente, se eu saísse candidato a vereador, seria mais fácil que as demais vezes, até porque tenho uma base fiel de eleitores, que cresceu consideravelmente de 2016 para 2020, porém, o meu compromisso enquanto diretor do SINTERO foi de representar e defender os interesses da categoria no sindicato até 2026, por isso a decisão de não sair candidato.
Jornal Mídia Rondônia – Como você vê a participação de candidatos da Educação em Cacoal neste ano de 2024.
Professor Oto Braz Odorico – Primeiro é importante frisar que temos bons candidatos se propondo nos representar no Legislativo, alguns com mais chances de serem eleitos, outros serão usados, como eu fui nas eleições de 2016 e 2020, seus votos servirão apenas
para reeleger vereadores que aproveitaram a janela eleitoral e migraram dos antigos partidos para partidos onde os candidatos têm votos, mas não conseguem superar o voto daqueles que já possui uma base política e um trabalho prestado.
Jornal Mídia Rondônia – Você disse que “apesar das decepções não consegue desacreditar da política, mantendo sempre esperançoso e acredita que tem muita gente boa precisando apenas de uma oportunidade”. Sendo assim, você deve estar apoiando um
candidato ou uma candidata, poderia dizer?
Professor Oto Braz Odorico – Com certeza, apesar do voto ser secreto, as demonstrações partidárias não são proibidas e como trabalhadores da Educação, jamais podemos ficar guardando só para nós essa intenção, eu visto a camisa e defendo a candidatura daqueles que acredito serem capazes de me representar, sempre agi
assim.
Jornal Mídia Rondônia – Quem seria então o seu candidato ou sua candidata?
Professor Oto Braz Odorico – Como trabalhador da Educação, defensor da luta de classe, eu procuro também fazer asescolhas neste sentido, como eu disse, temos vários candidatos da educação, todos bem preparados, porém não tem como você declarar o apoio a todos eles, até porque o voto é único e corremos o risco de como na eleição passada não elegermos ninguém, portanto, o meu apoio nesta eleição será em prol da candidatura da Professora Rita Leandro, do Partido dos Trabalhadores e o Professor
Xavier Gomes do Partido Verde.
Jornal Mídia Rondônia – E quais as estratégias para conseguir eleger os representantes da Educação que você defende?
Professor Oto Braz Odorico – Como nos anos anteriores vários candidatos da Educação se apresentaram concorrendo uma vaga para a Câmara de Vereadores, o primeiro passo foi procurar esses antigos candidatos para se filiar em partidos que fazem parte da mesma federação. Das inúmeras pessoas as quais eu conversei conseguimos juntar em uma mesma Federação a Professora Rita Leandro, Professor Xavier, Professor Lúcio e Professora Mônica Morais da rede municipal de ensino. Portanto, o voto de um destes profissionais, mesmo estando em partidos diferentes, somados, ajudam a eleger o outro, por isso, minhas expectativas em relação a eleição da Professora Rita Leandro e do Professor Xavier.
Jornal Mídia Rondônia – Para finalizar, qual a mensagem que você, enquanto um representante dos trabalhadores da Educação deixa para os filiados.
Professor Oto Braz Odorico – Enquanto representante sindical, o SINTERO muitas vezes é cobrado por situações que fogem da sua alçada. É papel do SINTERO mobilizar, pressionar, propor, discutir ideias e convocar a categoria para movimentos paredistas, porém, sem força política a força sindical torna-se ainda mais custosa. Por isso, precisamos entender que só vamos avançar de verdade a hora que tivermos pessoas, comprometidas com a luta nos espaços políticos debatendo políticas e direitos educacionais. Fora destas condições, pouco vamos avançar. Tem muitos que acreditam que eleição de vereador em nada vai contribuir com nossas pautas, engano. Um vereador ou uma vereadora preparado,
comprometido com a luta e com sua classe, na Câmara de vereadores pode estar denunciando as mazelas das nossas escolas, as condições as vezes insalubres e de dificuldades as quais os trabalhadores da educação enfrentam, cobrar do deputado de sua
cidade providências em relação a esta ou aquela situação, sem falar que, um vereador que se destaca pode amanhã chegar à Assembleia Legislativa para defender nossas pautas, portanto, pensem com carinho, vamos somar forças e eleger pessoas que nos representam
na política, caso contrário, pouco vamos avançar.
Jornal Mídia Rondônia – Gostaria de fazer mais alguma consideração?
Professor Oto Braz Odorico – Domingo é dia de eleição, conclamo todo trabalhador ou trabalhadora em Educação a pensar em suas escolhas e votar ou na Professora Rita Leandro nº– 13.789, ou no Professor Xavier – 43.123, ambos profissionais com
capacidade para ser a voz da Educação na Câmara de vereadores e que têm um histórico de luta e defesa da nossa classe e dos nossos direitos.

Nunes perdeu o debate e a eleição

 

O Datafolha de ontem mostrou claramente Nunes caindo pelas tabelas e Marçal subindo, a quatro dias do Dia D, o que obrigava o atual prefeito a usar toda a sua cavalaria contra o rival da direita no debate da Globo.

Ele não tinha outra saída senão atacar, desqualificar, e deveria fazê-lo antes de ser atacado, para não ter de ficar na defensiva.

É óbvio que seu marqueteiro e até seu principal apoiador, o governador Tarcísio de Freitas, devem tê-lo submetido a intensas sessões de “mídia training”, mas, pelo visto, não adiantou.

O peixe morre pela boca; o eleitor, pela emoção.

O outro defeito que os bolsonaristas veem nele, e mais uma vez foi percebido no debate de ontem, é que ele não é letal contra a esquerda, ou seja, contra Lula, e tudo o que o eleitor de Bolsonaro quer é destruir o presidente da República.

A derrota de Nunes, que está escrita nas estrelas, não é só dele, que, vamos falar a verdade, é um político sem luz própria, mas sobretudo de Bolsonaro e de Tarcísio.

Por mais que o ex-presidente tenha se ausentado da campanha, suas digitais estão lá, ele indicou o vice.

Nunes é um péssimo debatedor, provou tanto nesse debate quanto nos anteriores, limitou-se a listar as obras que já fez e as que fará, ou seja, fez um discurso racional, um erro que os grandes oradores jamais cometem, eles usam e abusam da emoção, basta analisar os discursos de Lula, por exemplo, ou de outros oradores brilhantes, como Brizola, e é o elemento principal da verborragia de Marçal. “O segredo é ser amado e odiado” disse ele, no debate do UOL.

Tarcísio sai da campanha ainda pior, pôs a cara pra bater, se conseguisse eleger Nunes seria aclamado como sucessor inconteste de Bolsonaro a nível nacional, mas, com o fracasso deverá recuar algumas casas na corrida presidencial.

Ainda que não se eleja, mas vá para o segundo turno contra Boulos, Marçal sairá não só candidato ao Planalto, mas como o novo líder da direita, uma outra direita, messiânica, na qual ele é o Messias.

Lojas Daniela comemora 16 anos com megapromoção nesta sexta em Vilhena

Midia Rondônia – A Lojas Daniela está comemorando seus 16 anos de sucesso no município. E, para celebrar essa data especial, a loja preparou uma grande promoção de aniversário, que promete encantar os clientes a partir desta sexta-feira, 4, com diversos produtos que estarão com até 70% de desconto à vista ou parcelados em até três vezes, oferecendo uma oportunidade única para renovar o guarda-roupa com qualidade e economia.

Com uma trajetória marcada por compromisso com o cliente e uma ampla oferta de calçados, a Lojas Daniela se consolidou ao longo desses 16 anos como uma referência no comércio local. “Estamos muito felizes em comemorar mais um ano de sucesso. A nossa missão sempre foi oferecer produtos de qualidade, com preços acessíveis e atendimento personalizado, e não poderíamos deixar essa data passar sem agradecer aos nossos clientes com promoções incríveis”, afirmou o gerente da loja, empresário Gilson de Souza.

Caminhão não respeita preferencial e mata idoso em Rondônia

Um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã desta quinta-feira (03) no cruzamento da Avenida João Pessoa com a Rua Tocantins, no Bairro Planalto, resultou na morte de um idoso.

A vítima, que conduzia uma motocicleta Honda CG Titan, foi atingida por um caminhão que não respeitou a preferencial. Com o impacto, a motocicleta foi arrastada e o idoso ficou gravemente ferido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e socorreu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e a perícia técnica esteve no local para realizar os trabalhos de praxe e apurar as causas do acidente, segundo informa o Rolim Notícias.

Deputado e ex-vereador reforçam apoio à candidatura de Márcia Deiró à Câmara de Vilhena

Mídia Rondônia – Na reta final da campanha eleitoral em Vilhena, a candidata a vereadora Márcia Deiró recebeu um importante reforço de apoio. O deputado estadual Cirone Deiró e o ex-vereador Rafael Mazieiro declararam publicamente seu compromisso com a eleição de Márcia à Câmara Municipal, intensificando a mobilização junto aos eleitores.

Nos últimos dias, o deputado Cirone Deiró esteve em Vilhena, visitando empresários, amigos e aliados, em busca de fortalecer a candidatura de Márcia. O parlamentar, que já tem uma atuação significativa na Assembleia Legislativa de Rondônia, destacou a importância de eleger um vereador que esteja alinhado com a Assembleia para que as demandas da comunidade vilhenense possam ser atendidas de maneira mais eficiente.

“Ter uma vereadora comprometido, como a Márcia, será fundamental para garantir que as reivindicações da população de Vilhena cheguem à Assembleia Legislativa e se transformem em ações concretas. Estamos falando de projetos que podem melhorar a vida da nossa gente, seja na área de saúde, educação, ou infraestrutura”, afirmou Cirone Deiró, reforçando seu compromisso em apoiar o mandato da candidata.

Além do apoio de Cirone, o ex-vereador Rafael Mazieiro também declarou sua confiança no trabalho de Márcia Deiró. Ele destacou a competência e dedicação da candidata, ressaltando que ela tem o perfil ideal para defender os interesses da cidade.

 

Manoel Alves agradece eleitores de Cerejeiras e reforça compromisso com a comunidade

Mídia Rondônia – O candidato a vereador Manoel Alves, conhecido por sua longa trajetória de participação ativa nas sessões da Câmara Municipal, aproveitou a reta final da campanha para agradecer aos eleitores de Cerejeiras pelo apoio e confiança. Com um histórico de oito anos consecutivos de envolvimento nas sessões, Manoel se destaca pela dedicação à política local e pela defesa dos interesses da população.

Manoel, que completa 50 anos neste sábado, dia 5, véspera das eleições, mora em Cerejeiras há 40 anos e tem uma ligação profunda com a cidade e seus moradores. Ele reafirma que sua bandeira é Cerejeiras e que trabalhará incansavelmente pelo bem-estar da comunidade. “Cerejeiras e seu povo querido são minha principal motivação. Sinto-me preparado para assumir uma cadeira na Câmara Municipal e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade”, afirmou ao Mídia Rondônia.

Ao lado do futuro prefeito Sinésio José, Manoel Alves pretende atuar em diversas frentes, buscando melhorias em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação e saneamento básico. “Estamos prontos para trabalhar juntos pela nossa cidade, com seriedade e compromisso”, declarou.

Manoel Alves também esteve à frente de importantes movimentos políticos em Cerejeiras, como a mobilização contra o aumento do IPTU e a discussão sobre a concessão do sistema de água e esgoto do município. Ele reforça que essas ações foram pautadas pelo desejo de defender os direitos dos cidadãos e melhorar a qualidade de vida de todos.

Encerrando seu agradecimento, Manoel deixou uma mensagem de otimismo: “Agradeço imensamente a cada um que confiou e acredita no nosso trabalho. Juntos, vamos construir um futuro melhor para Cerejeiras.”

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Cacoal encerram dia 09

 

As inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cacoal/RO estão chegando ao fim. Esta é a última semana para os interessados se inscreverem. As inscrições estarão liberadas até às 15h do dia 09 de outubro, exclusivamente no site do Instituto Consulplan (www.institutoconsulplan.org.br). O Concurso Público ofertará mais de 600 vagas destinadas ao provimento de cargos de Nível Superior, Técnico, Médio e Fundamental, com salários de R$ 6.050,00 + Adicionais, benefícios e gratificações.

Os valores das taxas de inscrição serão:

a) R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para os cargos de NÍVEL FUNDAMENTAL;

b) R$ 74,00 (setenta e quatro reais) para os cargos de NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO;

c) R$ 79,00 (setenta e nove reais) para os cargos de NÍVEL SUPERIOR.

Será permitido ao candidato inscrever-se para até 2 (dois) cargos no Concurso Público desde que para dias e turnos distintos de provas.

O boleto bancário poderá ser reimpresso até às 19h00min do dia 10 de outubro de 2024.

O Concurso Público será composto pelas seguintes etapas:

 

As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursiva (conforme o cargo), serão realizadas na cidade de Cacoal/RO, com data inicialmente prevista para o dia 17 de novembro de 2024 (DOMINGO), em dois turnos.

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas estarão disponíveis a partir do dia 11 de novembro de 2024, no endereço eletrônico do Instituto Consulplan (www.institutoconsulplan.org.br), devendo o candidato efetuar a impressão deste Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Os interessados poderão obter mais informações acerca do Concurso Público, acessando o Edital no site do Instituto Consulplan (www.institutoconsulplan.org.br). Em caso de dúvidas, o Instituto Consulplan fornece os canais de atendimento: telefone 0800-100-4790 (dias úteis, de 8h às 17h30), ou pelo e-mail: [email protected].

Previsão de temporais nesta sexta em Rondônia

Nesta sexta-ferira,4, a previsão para Rondônia é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas isoladas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite nas áreas de Porto Velho, nos Vales do Mamoré, do Guaporé e do Jamari, na Ponta do Abunã, no Baixo Madeira e no nordeste do estado. O fluxo de umidade se intensifica sobre o sul da Amazônia nesta sexta-feira (4), resultando em um aumento da instabilidade na região, incluindo Rondônia.

Homem estupra sogra, mata a esposa na frente da polícia e depois tira a própria vida em RO

Um homem é suspeito de estuprar e tentar matar a sogra, matar a esposa na frente da Polícia Militar (PM) e depois tirar a própria vida, na madrugada desta quinta-feira (3), em Jardinópolis, distrito de Castanheira, segundo informa o G1.

Os crimes aconteceram em etapas. A PM foi acionada inicialmente por uma equipe médica que atender uma mulher vítima de agressão sexual.

A vítima contou que tomou medicamentos para dormir e, enquanto estava deitada, foi surpreendida pelo genro que a fez usar mais medicamentos e a violentou sexualmente. Após o ato, o suspeito estrangulou a sogra e quando acreditou que ela tinha morrido, saiu do local.

A guarnição da Polícia Militar se dirigiu até a residência do suspeito. Ao chegar no local, os policiais cercaram a casa e chamaram por ela, mas quem saiu foi sua esposa. Assim que ela fez menção de entrar na residência para chamar o marido, foi atingida com um disparo no pescoço.

Na sequência, a equipe ouviu outro disparo vindo do interior da residência. Temendo pela segurança dos filhos do casal, que se encontravam na casa, os policiais entraram.

Eles relatam que encontraram as duas crianças dormindo e o suspeito caído no chão, morto com um tiro no peito. Próximo ao corpo, foi localizada uma espingarda calibre 28.

A esposa do homem foi levada para o hospital, onde foi constatado o óbito. O Conselho Tutelar foi acionado e as crianças ficaram sob a guarda dos avós maternos. A Perícia foi realizada no local, foram encontradas duas armas de fogo na residência.

PF cumpre mandado de busca e apreensão contra comitê de candidato à prefeitura

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em um endereço ligado à campanha do candidato à reeleição a prefeito de Sinop, a 503 km de Cuiabá, Roberto Donner (PL), nessa quarta-feira (2). A medida foi requerida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e expedida pela 22ª Zona Eleitoral.

Segundo a PF, um comitê não oficial de campanha funcionava em um local com a placa de “aluga-se” e com cortinas abaixadas. Uma funcionária foi flagrada realizando o pagamento de R$ 2,5 mil em espécie para um terceiro, prática que é proibida pela legislação eleitoral.

No local, também foram apreendidos registros de contabilidade da campanha e mídia digital. A eleição ocorre normalmente até que a Justiça defina o caso.

De acordo com a PF, os investigados foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Sinop e uma colaboradora de campanha foi autuada em flagrante por crime de falsidade ideológica eleitoral e caixa 2. A pena máxima pode chegar a até cinco anos de reclusão.

Em nota, a assessoria do partido do candidato informou que o escritório investigado pertence ao partido, está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que colabora com a investigação.

G1-MT