24 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 526

Flori agradece eleitores e se diz confiante em votação histórica

A campanha do Delegado Flori (Podemos) à reeleição para a Prefeitura de Vilhena caminha para finalizar com uma mensagem clara: muito mais do que promessas, são os resultados que falam por si. Em menos de dois anos de mandato, o prefeito promoveu mudanças profundas na saúde, educação e infraestrutura do município, posicionando Vilhena em um novo patamar de desenvolvimento.

Na área da saúde, Flori implementou uma verdadeira revolução. O prefeito investiu massivamente na ampliação de atendimentos e na melhoria dos serviços, trazendo soluções que impactaram diretamente na qualidade de vida da população. Na educação, o avanço foi igualmente notável. Em sua gestão, Vilhena saiu da nota vermelha e experimentou um aumento expressivo no número de vagas em creches, além de iniciar o maior programa de reestruturação educacional da história da cidade. Uma nova escola de educação infantil já foi inaugurada, outras ampliadas, e o projeto agora é de construir mais três escolas, além de reformar outras dez unidades educacionais.

No quesito infraestrutura, os números falam por si. Em menos de dois anos, mais de 40 km de asfalto foram realizados, uma marca histórica. Além disso, 75% da cidade já conta com iluminação de LED, o que representa um salto em eficiência energética e segurança. O prefeito também deu início à extensão da marginal da BR-174, um projeto fundamental para melhorar o fluxo de trânsito e garantir mais mobilidade aos vilhenenses.

Cultura também foi uma prioridade na gestão de Flori, que resgatou eventos tradicionais da cidade, regularizou os artesãos locais e garantiu recursos para a construção do tão aguardado Teatro Municipal, um marco importante para o cenário cultural da região.

A campanha de Flori, que se destacou pela proximidade com a população, foi marcada pelo abraço e pelo diálogo olho no olho. Sem rejeição, ele percorreu diversos bairros, agradecendo o apoio recebido e apresentando seus projetos para os próximos anos. A expectativa é de uma votação histórica, ainda mais expressiva do que a de 2022, quando Flori foi eleito em eleição suplementar com mais de 63% dos votos.

Apesar da tentativa de adversária em desmobilizar sua campanha com notícias falsas sendo espalhadas na internet, Flori destaca que está apto para se manter no cargo e que os eleitores vilhenenses saberão diferenciar o que é promessa eleitoreira e o que é projeto de desenvolvimento para Vilhena. “Nossa gestão baseada em resultados concretos e projetos sólidos para o futuro, vamos encerrar a campanha confiantes de que Vilhena está no caminho certo para continuar crescendo e se desenvolvendo”, finalizou.

Assessoria

Ezequiel Neiva garante mais R$ 3,6 milhões para obras de asfaltamento em Colorado

 

A prefeitura de Colorado do Oeste receberá do deputado Ezequiel Neiva, mais um importante reforço financeiro para obras de asfaltamento no município. O parlamentar destinará nas próximas semanas, o valor de R$ 3,6 milhões que serão aplicados na melhoria da infraestrutura urbana.

Ezequiel Neiva destaca que o recurso está assegurado e que será transferido para o município após o período eleitoral. “Esse investimento realizará o sonho de centenas de famílias que há anos esperam pelo asfalto na frente de suas casas. São anos e anos enfrentando a poeira no período do verão e a lama na época das chuvas. Esse sofrimento vai acabar para as famílias que serão beneficiadas.

O deputado ressalta que há três anos destinou R$ 2,3 milhões para asfaltar várias ruas em Colorado (foto), entre elas a duplicação da Marechal Rondon.

“Todo esse investimento é fruto de emenda parlamentar individual. Mas ainda tem os R$ 13,4 milhões que contribuímos para que o Governo de Rondônia encaminhasse ao município, também para asfaltamento, além de R$ 1,2 milhão para obras de recapeamento”, observou Ezequiel Neiva.

Trechos que serão contemplados com asfalto:

Avenida Rio Branco – da BR-435 até a rua Tupi

Rua Seringueira – da Trombetas até a av. rio Branco

Av. Marechal Rondon – da rua av. Trombetas até o final da rua – sentido av. rio Branco

Rua Potiguá – da Av. Trombetas até a Av. Rio Branco

Rua Humaitá – da Av. Trombetas até a Av. Rio Branco

Assessoria.

Enfermeira Cláudia Lucrécia destaca desafios e aprendizados em sua primeira campanha como candidata a vereadora em Vilhena

A candidata a vereadora em Vilhena pelo MDB, Enfermeira Cláudia Lucrécia, compartilhou sua experiência e os desafios enfrentados durante sua primeira campanha eleitoral. Segundo Cláudia, o processo foi novo e cheio de aprendizados, mas também trouxe muitas experiências positivas. “Foi um processo novo para mim, muitos desafios, mas também muita coisa positiva. Pude falar e levar as minhas ideias nas áreas de saúde, educação, trânsito e esporte”, disse ela em entrevista ao site.

Com foco no planejamento e em propostas concretas, Cláudia afirmou ter elaborado 15 propostas que nortearão seu trabalho caso seja eleita. “Eu tenho 15 propostas como vereadora e, se eleita, vou seguir esse meu planejamento, que são minhas linhas de trabalho”, destacou. Entre suas principais bandeiras está a valorização das mulheres, tema que tem gerado grande apoio por parte das eleitoras. “Estou recebendo muito apoio de mulheres e de homens também, mas fiquei muito feliz com o feedback das minhas amigas, colegas de trabalho e pessoas próximas”, relatou.

A candidata também destacou que manteve uma postura ética durante toda a campanha, focando em suas ideias e não em atacar adversários. “Fiz uma campanha muito tranquila, levando as minhas propostas e ideias. Não perdi tempo desacatando ou maltratando qualquer pessoa”, enfatizou.

Cláudia Lucrécia, que além de candidata é enfermeira obstetra e dona de casa, mencionou os desafios de conciliar sua rotina profissional com a campanha eleitoral, mas se mostrou satisfeita com os resultados até o momento. “Foi difícil, mas graças a Deus tudo deu certo. Tivemos alguns imprevistos, mas seguimos firmes”, disse.

A candidata finalizou a entrevista fazendo um apelo aos eleitores para que votem com consciência no dia 6 de outubro, destacando a importância de uma escolha bem fundamentada. “A escolha do dia 6 vai refletir nos próximos quatro anos. Que seja uma escolha assertiva, olhando para a capacidade técnica e profissional dos candidatos”, afirmou. Para concluir ela citou seu slogan de campanha: “A Força da Mulher que vai Legislar por Todos Nós!”

Guerra pode afetar preço do petróleo

 A equipe econômica do governo Lula (PT) acompanha com preocupação os desdobramentos da escalada dos conflitos no Oriente Médio, informa O Globo. Na avaliação de integrantes do Ministério da Fazenda, as tensões na região podem gerar um aumento no preço do petróleo e do frete. Nesta semana, os preços do petróleo subiram, mas não de forma significativa.

As tensões no Oriente Médio aumentam desde setembro, quando Israel começou a realizar ataques no Líbano com a justificativa de combater o Hezbollah, matando o líder do grupo, Nasrallah, após um bombardeio em Beirute. Em resposta, o Irã atacou Israel com mísseis na última terça-feira (1º).

Esse ataque chegou a fazer o preço do petróleo tipo Brent avançar 5,10%, mas depois recuou. Nesta quinta-feira (3), o barril já teve uma alta de 3,4%. Os técnicos da Fazenda observam que o preço do petróleo já está em um patamar baixo, na casa de US$ 70 o barril, mas que é preciso esperar os desdobramentos do conflito.

Sapata, vereador que enfrentou poderoso grupo político, agradece apoios e reforça seu compromisso com Cerejeiras

 

Mídia Rondônia – O vereador Valdecir Sapata, professor da rede municipal e um defensor incansável da comunidade de Cerejeiras, expressa sua gratidão pelo apoio que recebeu dos moradores durante sua campanha deste ano. Ao longo de sua trajetória, Sapata tem se destacado como uma liderança forte e comprometida, especialmente na defesa dos menos favorecidos e da classe trabalhadora.

Com uma atuação independente na Câmara Municipal, Sapata foi peça-chave em debates de grande impacto para a população, como a discussão sobre o aumento do IPTU. Ele também se posicionou firmemente contra a concessão dos serviços de água e esgoto a uma empresa de fora, um projeto que, segundo o vereador, aumentaria os custos para os moradores de Cerejeiras. Esse enfrentamento à máquina administrativa e a um grupo político influente evidenciou sua postura combativa e seu compromisso com o bem-estar da população.

Sapata não tem se limitado a esses debates, sendo autor de diversos projetos e indicações em prol da cidade. Um de seus principais esforços foi a construção da piscina para idosos, um espaço destinado à prática de atividades físicas e lazer, voltado para o bem-estar da terceira idade. Além disso, o vereador tem trabalhado para conseguir recursos para obras de infraestrutura no município, buscando melhorar as condições de vida em áreas que mais necessitam de atenção.

Na área social, Valdecir Sapata tem alinhado vários projetos, visando a inclusão e o desenvolvimento das camadas mais vulneráveis da sociedade. Seu compromisso com a educação, o trabalho e os direitos dos moradores de Cerejeiras tem sido o alicerce de sua atuação política, sempre pautada pela transparência e pela defesa da justiça social.

Agradecendo aos eleitores que o apoiaram e o receberam em suas casas durante a campanha, Sapata reafirma seu compromisso de continuar sendo uma voz ativa e corajosa em defesa dos interesses de todos os cidadãos de Cerejeiras.

Na BR-364, policiais apreendem drogas, mas motorista consegue fugir

Na noite desta quarta-feira, 2, uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou em uma grande apreensão de drogas na BR-364, em Porto Velho.

Durante uma fiscalização de rotina, a equipe da PRF foi informada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) sobre um caminhão Munck que estaria transportando entorpecentes. O veículo, um caminhão VW/13.180, foi interceptado pela PRF no km 760 da rodovia. O condutor, um homem de 35 anos, apresentou comportamento suspeito, recusando-se a responder perguntas básicas, o que levantou suspeitas.

Durante a revista ao veículo, o motorista aproveitou uma distração e fugiu em direção à mata, não sendo localizado até o momento.

Na inspeção do caminhão, as equipes da PRF e BPFRON encontraram 28,2 kg de maconha, 19,7 kg de cocaína, 7,1 kg de pasta base de cocaína e uma submetralhadora calibre 9mm.

O veículo e os materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Porto Velho, enquanto as autoridades continuam as buscas pelo motorista foragido.

O Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas disponibiliza um disque-denúncia para a população colaborar anonimamente, garantindo o sigilo da identidade, por meio do número: (69) 9955-2005 (WhatsApp e ligações).

 

PF mira grilagem de terras em Rondônia; Vilhena é alvo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 3/10, a Operação Declínio, cumprindo 11 mandados de busca e apreensão. O esquema envolvia a abertura de matrículas em nome de interpostas pessoas, que posteriormente transferiam as propriedades para o grupo.

As investigações apontam que o grupo, já alvo da Operação Julius Caesar, utilizava “laranjas” para fracionar indevidamente glebas federais e falsificar títulos de propriedade em benefício próprio. Documentos falsos eram emitidos com a ajuda de servidores do INCRA, o que permitia o cadastro irregular das áreas e a emissão de Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

Além disso, foi autorizado o sequestro de mais de R$ 82 milhões e decretada a indisponibilidade de áreas griladas avaliadas em cerca de R$ 143 milhões. A ação visa desmantelar um esquema de fraudes na regularização de terras públicas federais ocorrido entre 2017 e 2019.

Foram identificados 11 lotes fraudados nas Glebas Baixo Candeias e Igarapé Três Casas, além das ocupações irregulares das Fazendas Ipê e Mustang. Os envolvidos podem responder por estelionato majorado, associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, invasão de terra pública e lavagem de capitais. A operação continua para identificar outros participantes e recuperar as áreas indevidamente apropriadas. Em Vilhena, a PF também cumpre mandados de busca e apreensão. 

PF investiga ligação entre facção criminosa e agentes públicos em esquema eleitoral

O Globo – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (3), uma operação em Parintins, no Amazonas, visando desmantelar uma suposta associação entre integrantes de uma facção criminosa e agentes públicos envolvidos em crimes eleitorais. De acordo com o jornal O Globo, as investigações apontam que policiais militares teriam colaborado com um grupo criminoso em apoio a uma chapa que disputa a prefeitura do município.

Segundo a reportagem, há indícios de que líderes comunitários, vinculados a uma facção de tráfico de drogas, ameaçaram moradores de determinados bairros, impedindo o acesso de outros candidatos à prefeitura. A PF investiga o envolvimento de policiais militares, que teriam deixado de coibir as ameaças com o intuito de favorecer uma candidatura.

“As ações coordenadas do grupo criminoso teriam promovido a espionagem de pessoas ligadas a um grupo político do município e também monitorado o deslocamento de policiais federais com a finalidade de frustrar a atuação da Polícia Federal”, informou a corporação.  Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade.

A Justiça Eleitoral determinou que os investigados estão proibidos de se aproximar de Parintins ou manter contato com coligações partidárias do município. Para garantir a segurança nas eleições municipais, previstas para o próximo domingo, a PF reforçou sua presença na cidade.

Colorado é referência em políticas de assistência social sólidas e transformadoras

 

Colorado do Oeste tem se destacado pelos avanços na área social, abandonando um modelo de assistencialismo e implementando políticas de assistência social sólidas e transformadoras. Sob a liderança da secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Ferreira (foto), o município vem alcançando um grande salto de qualidade na atual gestão, com foco na resolução das demandas da população por meio de uma equipe técnica especializada.

Eliete destaca que, somente em 2024, foram realizadas mais de 340 atividades coletivas, como palestras, cursos e oficinas, reunindo mais de 10.400 participações. Essas ações são essenciais para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social. “Estamos trabalhando para que as famílias tenham mais acesso à cidadania, por meio de ações contínuas e integradas”, afirma a secretária.

As parcerias com instituições como Senai, IFRO e Senar têm sido fundamentais para o sucesso dessas iniciativas. Mais de 20 cursos profissionalizantes foram oferecidos, abrangendo áreas como pintura, eletricidade e outras que atendem às demandas do mercado de trabalho local. Segundo Eliete, essas qualificações proporcionam novas oportunidades para os moradores, gerando impacto direto na geração de emprego e renda.

Outro avanço significativo foi a implantação de casas de conselhos, que coordenam os direitos vinculados à assistência social, fortalecendo a rede de proteção social no município. Colorado do Oeste conta hoje com conselhos municipais de Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Segurança Alimentar e da Pessoa Idosa. Em breve, será implantado o Conselho de Direitos da Mulher, ampliando ainda mais a rede de apoio à população vulnerável.

Os serviços sociais oferecidos pela prefeitura têm recebido reconhecimento do governo de Rondônia e até mesmo em nível nacional, sendo considerados exemplos de boas práticas. “Colorado está se consolidando como um modelo de política social eficiente e comprometida com a transformação da vida das pessoas”, finaliza Eliete Ferreira.

Morre Cid Moreira, ícone do telejornalismo brasileiro

 

Cid Moreira, ícone do telejornalismo brasileiro, morreu na manhã desta quinta-feira (3/10), aos 97 anos. O falecimento foi confirmado por Patrícia Poeta durante o Encontro desta manhã.

Nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 29 de setembro de 1927, Cid Moreira começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que encontrou seu verdadeiro palco. Ao longo de 27 anos à frente do Jornal Nacional, Cid foi responsável por noticiar alguns dos momentos mais marcantes da história do Brasil e do mundo, desde eleições presidenciais até tragédias e grandes conquistas.

Com uma dicção perfeita e um estilo único, ele se tornou referência no jornalismo, sendo lembrado pela forma calma, porém firme, com que transmitia os acontecimentos.

Metrópoles