30.4 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 531

Sem homicídios em setembro, polícia intensifica combate ao crime em Vilhena

A Polícia Militar de Vilhena divulgou os resultados de suas operações no município e região, durante o terceiro trimestre de 2024.

O trabalho conjunto entre a Polícia Militar e Polícia Civil resultou em um índice de zero homicídios no mês de setembro.

A intensificação do policiamento ostensivo resultou na apreensão de 43 armas de fogo e 342 munições, que foram retiradas das mãos de criminosos, contribuindo para a redução da violência na região. Além disso, foram registradas 117 ocorrências de apreensão de drogas diversas perfazendo um total aproximado de 22kg, reforçando o combate ao tráfico de entorpecentes.

A Polícia Militar também atuou na recaptura de 58 foragidos da justiça, que foram localizados e detidos em abordagens e averiguações realizadas pelos militares. Além disso, 36 veículos com ocorrências de furtos e roubos foram recuperados em abordagens e blitz realizadas pela PMRO.

Ao todo, a Polícia Militar se fez presente no atendimento de 3458 solicitações recebidas via 190, demonstrando o compromisso da corporação com a comunidade. Além disso, foram registrados e atendidos 313 acidentes de trânsito, reforçando a importância do trabalho preventivo e de fiscalização no trânsito.

A Polícia Militar do Estado de Rondônia, representada no cone sul de Rondônia pelo 3º BPM, tem cumprido com afinco seus deveres constitucionais através do esforço e empenho de cada profissional da corporação, que diuturnamente tem desempenhado suas funções com eficiência, buscando sempre proporcionar uma melhor segurança à população Vilhenense, bom como dos demais municípios que abrange.

A Polícia Militar reforça o compromisso de continuar atuando de forma estratégica e intensiva no combate à criminalidade, garantindo a segurança e a tranquilidade da população de Vilhena e região.

Fonte e foto: 3°BPM

Mulher colide com radar na BR-364

 

Na tarde desta segunda-feira (30), uma motorista que conduzia um Hyundai Tucson perdeu o controle do veículo e acabou colidindo com um radar localizado no trecho da BR-364 conhecido como “Curva da Morte”, em frente ao Balneário Rancho Fundo, no sentido Jaru.

De acordo com informações, a condutora relatou ter se sentido mal, o que fez com que perdesse o controle do carro, saindo da pista e atingindo o radar, um equipamento público fundamental para o controle de velocidade na rodovia.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e compareceu ao local para registrar o acidente. Além dos possíveis desdobramentos da investigação, a mulher deverá arcar com os custos referentes à destruição do radar.

Jaru Online

Candidato é alvo de operação da PF por contratar traficantes para comprar votos

Um candidato a vereador em Iguatu (CE), que não teve o nome revelado, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça (1º) por suspeita de se aliar a traficantes durante a campanha eleitoral. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

A operação foi deflagrada após a prisão de um traficante. Durante a coleta de informações pela Polícia Civil, foi descoberto que ele tem proximidade com o candidato a vereador. Segundo a PF, a facção atua de forma violenta e oferece “dinheiro em troca de apoio político e votos”.

A ação contou com 26 policiais federais e civis. O candidato, identificado como um advogado, é investigado por crimes eleitorais, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. A soma das penas pode chegar a 27 anos de prisão.

“A Polícia Federal reforça seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e a importância de combater práticas que comprometam a legitimidade das eleições”, afirmou a corporação em nota após a operação ser deflagrada.

DCM

Sinésio agradece apoio popular e reafirma compromisso para trabalhar por quatro anos, sem o abandono do mandato

 

A presença de grande público nas reuniões do candidato a prefeito de Cerejeiras, Sinésio José, tem confirmado a preferência do eleitorado cerejeirense pelo candidato que tem o apoio do governador Marcos Rocha, do deputado Ezequiel Neiva, da deputada federal Silvia Cristina, a madrinha da Saúde em Rondônia, do deputado federal Lucio Mosquini, defensor do Agro em Brasília, entre outros apoiadores.

Na noite desta segunda-feira (30), o bairro Primavera foi palco do encontro da Onda Azul da Renovação, comandanta por Sinésio José e Valdir Carlos e os vereadores da coligação Renovação, União e Compromisso.

Sinésio e Valdir Carlos falaram sobre as propostas para transformar o município de Cerejeiras, como 100% de asfaltamento para a cidade, investimentos para a melhoria da infraestrutura das estradas a fim de garantir o escoamento da produção e o transporte escolar, recursos para a melhoria do atendimento na Saúde, na Educação, no Social, no Esporte e no Lazer.

“Temos um Plano de Governo sério, elaborado de acordo com as necessidades do município. Esse planejamento passa pela permanecia no cargo durante os quatro anos de mandato. É importante frisar que temos compromisso para quatro anos, e não para dois anos de gestão”, destacou Sinésio.

Gusttavo Lima afirma que não fará mais shows financiados por prefeituras, apesar de oferecer ‘preço especial’

Em uma transmissão ao vivo realizada na segunda-feira (30), o cantor Gusttavo Lima declarou que pretende interromper sua participação em shows patrocinados por prefeituras, relata o jornal O Globo. A decisão veio em meio às recentes críticas relacionadas aos cachês pagos por administrações públicas para as apresentações do artista, que afirma oferecer “preço especial” nessas ocasiões. Segundo o próprio cantor, essa questão “vem o espetando” ao longo do tempo e seria um dos motivos para sua mudança de postura. Recentemente, o cantor foi alvo da Operação Integration, que investiga uma organização suspeita de movimentar R$ 3 bilhões por meio de jogos de azar on-line, ocultação de bens e lavagem de dinheiro.

Conforme noticiado, Gusttavo Lima havia sido contratado pela cidade de Petrolândia, em Pernambuco, por um valor de R$ 1,1 milhão para um show que seria realizado na Festa do Padroeiro. O evento seria destinado a uma cidade de aproximadamente 37 mil habitantes. No entanto, o show foi cancelado. A contratação do artista estava oficializada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, firmada sem concorrência por meio de inexigibilidade de licitação.

Durante a transmissão, o cantor reforçou que essa mudança foi motivada pelas críticas contínuas que vem recebendo ao longo dos anos. “Peço desculpa a todos os fãs de Pernambuco, mas como era show de prefeitura… De uns dois anos pra cá é toda hora, ‘Gusttavo Lima faz show de prefeitura’. Se a gente fizer 10 shows por ano… E outra coisa: são os shows mais baratos do Gusttavo Lima. A gente faz um preço especial para ter acesso aos nossos fãs. Isso gera economia. Mas está tudo bem”, afirmou o sertanejo.

Ainda durante a live, o cantor questionou por que só ele é alvo de críticas em relação às contratações públicas: “mas só o Gusttavo Lima que faz show de prefeitura? Nenhum outro artista faz isso, não?”, sugerindo que há uma percepção injusta em torno de sua participação em eventos públicos.

Gusttavo Lima concluiu afirmando que, para evitar mais polêmicas, sua produção deixará de aceitar convites desse tipo: “Se é isso que fica espetando o Gusttavo, então não vai ter mais”, garantiu.

A contratação do artista para o show de Petrolândia ocorreu em 23 de setembro, mesmo dia em que sua prisão foi decretada pela Justiça de Pernambuco, decisão revogada poucos dias depois. O show estava previsto para 2 de outubro e faria parte da tradicional Festa do Padroeiro, organizada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da cidade.

Apostadores terão 10 dias para sacar dinheiro de sites de apostas online

Os apostadores que possuem dinheiro em sites de apostas online irregulares terão um prazo de dez dias, a partir desta terça-feira (1), para sacar seus recursos. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que também informou que o governo divulgará nesta terça a lista de empresas de apostas autorizadas a continuar operando no Brasil. Aqueles que não estiverem na lista serão impedidos de funcionar a partir do dia 11, momento em que seus sites serão derrubados.

De acordo com Haddad, a medida tem como principal objetivo proteger os apostadores. “Quem não pediu credenciamento não vai poder operar desde já, vai ter 10 dias. Esses 10 dias são mais para o apostador do que para a casa de aposta, porque tem muita gente que tem recurso financeiro depositado na casa de aposta”, afirmou o ministro, segundo o g1.

Ainda segundo o ministro, as empresas que estão em processo de credenciamento poderão continuar em operação temporariamente, desde que sigam a regulamentação da Secretaria de Prêmios e Apostas. Caso não sejam credenciadas até o fim do ano ou não paguem a outorga, também serão banidas.

O governo está implementando uma fiscalização mais rígida sobre as apostas online, com o objetivo de combater irregularidades e promover uma maior regulamentação do setor. Um dos focos será o monitoramento das apostas por CPF e a limitação de formas de pagamento. Segundo Haddad, o uso de cartões de crédito e do cartão do Bolsa Família para realizar apostas será proibido. Em agosto de 2024, beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas, levantando preocupações sobre o impacto social desse mercado.

Mais chuvas são previstas para esta terça em Rondônia

Nesta terça-feira (1), a previsão indica céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas durante a tarde e a noite.Em Rondônia, o tempo permanecerá instável devido ao fluxo de umidade proveniente da região Amazônica.

Crise hídrica: conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira

A conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1º), com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) em nota da Aneel, em consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos, e a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, em patamares 1 e 2. A cor verde patamar 1 significa tarifa sem custo extra.

A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde patamar 1, a mais barata do sistema, prevaleceu por vários meses do ano.

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil e possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.

Agência Brasil

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Exceções

O Código de Processo Penal define, no Artigo 302, o flagrante como quem for surpreendido cometendo o crime, acabou de cometer, perseguido logo após o delito, ou encontrado ainda com as provas do crime, por exemplo: com armas, que indiquem possibilidade de ter sido o autor.

Já a sentença criminal condenatória é o ato do juiz que encerra o processo criminal em 1ª instância e impõe penalidade ao acusado. No entanto, a sentença pode ser objeto de recurso. A lei considera como crimes inafiançáveis, entre outros, a prática do racismo e de injúria racial; a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os crimes hediondos.

Por fim, o salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto. Eleitores que sofrerem violência moral ou física com objetivo de violar seu direito a votar podem obter a garantia, que pode ser expedida por juiz eleitoral ou presidente da mesa de votação. Quem desobedecer a ordem de salvo-conduto pode ser preso por até cinco dias, mesmo não sendo preso em flagrante.

Segundo turno

Nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro (último domingo do mês), a partir do dia 22 até 29 de outubro, nenhuma pessoa não poderá ser presa ou detida, com exceção dos casos de prisão em flagrante delito, no cumprimento de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito ao salvo-conduto.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determina que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da Lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Nas eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar. No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. O TSE contabiliza, ainda, 58.444 vagas para vereadores.

Nova onda de calor atinge o Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (30) um novo aviso de onda de calor para grande parte do país. O alerta, classificado como perigo potencial, vale até às 23h59 da próxima quarta-feira (2).

Segundo o Inmet, a onda de calor desta semana tem leve risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média por período de 2 até 3 dias.

As áreas afetadas atingem os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e parte do Paraná, além do Distrito Federal.