26.8 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 537

Colorado sedia final do Campeonato de Motocross neste final de semana

A cidade de Colorado do Oeste é sede neste sábado (28) e domingo (29) da final do Campeonato Regional de Motocross 2024, evento que acontece no Parque de Exposições. A competição promete agitar o público local e atrair amantes da velocidade de várias partes da região, consolidando o evento como um dos mais aguardados do calendário esportivo.

A realização do campeonato é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Motoqueiros de Colorado do Oeste. Juntos, eles construíram uma pista especialmente projetada para atender às exigências da competição, garantindo segurança e adrenalina para os pilotos e uma experiência emocionante para o público.

A pista, com obstáculos desafiadores e curvas acentuadas, foi pensada para proporcionar disputas acirradas entre os competidores, que prometem dar um verdadeiro show de técnica e velocidade. O evento conta com categorias para diferentes níveis de experiência, atraindo desde pilotos amadores até os mais experientes.

Além das emocionantes corridas, o público poderá desfrutar de uma infraestrutura completa no Parque de Exposições, em um ambiente propício para reunir famílias e amigos em um dia de diversão.

A final do Campeonato Regional de Motocross 2024 promete ser um marco no esporte local, destacando Colorado do Oeste como um destino de referência para eventos esportivos na região.

Pesquisa confirma liderança e crescimento de Sinésio José à prefeitura de Cerejeiras

A mais recente pesquisa realizada realizada entre os dias 19 e 20 de setembro em Cerejeiras revela o crescimento e a liderança de Sinésio José à prefeitura do município. A nova amostragem realizada pelo Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação (IHPEC) aponta Sinésio José com 60,1% das intenções de voto, uma vantagem significativa sobre seu principal concorrente, Airton Gomes, que aparece com 34,6%. Os eleitores indecisos ou que não responderam somam 5,3%.

A pesquisa ouviu 540 entrevistados na área urbana de Cerejeiras. Com um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3%, sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-07985/2024. No primeiro levantamento realizado pela empresa, Sinésio José apareceu com 58,5% de preferência do eleitorado, contra 31,07% de Airton Gomes.

O estudo reflete a opinião pública poucos dias antes da votação, marcada para 6 de outubro. O levantamento seguiu uma metodologia de amostragem estratificada, garantindo que a coleta de dados in loco fosse monitorada por GPS e gravações de áudio para controle de qualidade. Na pesquisa, o IHPEC perguntou: Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Cerejeiras?

Análise realizada pela empresa que tem se notabilizado por estar entre os institutos de pesquisa que mais acertam em Rondônia, indica forte aceitação de Sinésio José entre os eleitores de Cerejeiras. Representando o União Brasil, ele aparece como o favorito para assumir a prefeitura, estabelecendo vantagem de 25,5 pontos percentuais sobre seu concorrente.

Em relação à última pesquisa realizada pelo IHPEC, outro número significativo foi em relação aos indecisos. Na primeira amostragem eram 9,8% de indecisos. Agora, são 5,3% de eleitores que se mantiveram indecisos ou não responderam.

Os números apresentados mostram que mesmo se revertido totalmente para Gomes, o cenário atual para a prefeitura de Cerejeiras não seria alterado.

A sondagem foi realizada pelo próprio IHPEC para fins de publicação em seu portal, o site revistaenquete.com.br. O intervalo de Confiança é de 95% e a margem de erro de 3%.

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Cerejeiras?

SINÉSIO JOSÉ – 60,1%

AIRTON GOMES – 34,6%

Não responderam – 5,3%

Total – 100,0%

Mulher é atacada com facadas e marteladas em Vilhena

Midia Rondônia – Uma mulher de 46 anos foi atacada nesta sexta-feira, 27, no bairro Nova Esperança, em Vilhena. A vítima sofreu golpes de faca e marteladas, sendo encontrada em estado grave por seu filho, que chegou em casa logo após a agressão. Ao ver a mãe ferida, o jovem acionou o serviço de resgate, que a socorreu rapidamente.

O ataque ocorreu dentro da residência da vítima, e o agressor fugiu logo após cometer o crime. A Polícia Militar foi chamada ao local e iniciou as investigações, com o objetivo de identificar e prender o autor da violência.

A mulher foi levada para uma unidade de saúde em estado grave, onde recebe atendimento médico. A polícia realiza buscas para localizar o suspeito e apurar as circunstâncias que motivaram o ataque.

 

Foragida de Vilhena, mulher é presa em Cabixi

Mídia Rondônia – Na quinta-feira, 26, policiais miliatares prenderam, em de Cabixi, uma mulher foragida da justiça de Vilhena. A suspeita foi apresentada no presídio de Colorado do Oeste.

A Polícia Militar obteve informações de um local onde uma mulher suspeita de envolvimento com grupos criminosos e foragida da Justiça estaria escondida e, de pronto se deslocou para averiguação.

No local, os militares identificaram a mulher e, ao realizarem a consulta nominal, constataram um mandado de prisão da 1ª Vara Criminal de Vilhena em seu desfavor.

A suspeita recebeu voz de prisão e foi conduzida e apresentada no Presídio de Colorado do Oeste.

Com informações da PM-RO

Pesquisa revela que eleitores ainda podem mudar o voto

A poucos dias das eleições, a pesquisa mais recente da Alfa Inteligência revela um cenário de volatilidade e desafios para candidatos a prefeito em todo o Brasil: 40% dos eleitores declararam que ainda podem mudar de opinião em relação a sua intenção de voto.

O estudo foi realizado em 300 cidades do país, entre os dias 02 e 08 de setembro, com 8 mil entrevistados. Isso mostra que, mesmo aqueles que aparentam estar na liderança, a situação pode ser instável. “Campanhas estagnadas correm o risco de perder eleitores indecisos na reta final da campanha. A diferença entre uma vitória e uma derrota pode estar nas mãos desses indivíduos que ainda estão se decidindo”, explica Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.

O levantamento mostra ainda que 63% dos brasileiros estão desinteressados nas eleições, um dado alarmante considerando a fatia elevada do eleitorado que isso representa.

Diante disso, a pergunta que paira no ar é: como conquistar a atenção desse eleitorado e garantir vitória nas urnas? “Neste momento de grande indefinição onde a barreira de entrada na cabeça do eleitor é muito alta, as peças de marketing precisarão de alta carga de criatividade e frequência para transpô-la. É crucial entender as nuances do que motiva o voto. Não existe uma receita de bolo universal, mas estratégias bem aplicadas podem fazer a diferença”, afirma Emanoelton Borges.

Os dados coletados indicam que os eleitores estão cada vez mais exigentes e céticos em relação às propostas dos concorrentes. “As pessoas querem saber como o candidato pretende resolver os problemas locais, seja na saúde, na educação, na geração de emprego e renda ou no turismo. O segredo é garantir que essas propostas sejam críveis e realistas.

Não adianta sair prometendo tudo e o eleitor não acreditar nisso”, esclarece Emanoelton. Nesse contexto, as pesquisas de opinião são ferramentas essenciais para medir a receptividade das propostas e ajustar a rota conforme necessário.

O estudo também destaca um indicador fundamental para este pleito eleitoral: a taxa de aprovação do atual prefeito. “Aqueles com 50% de aprovação podem tanto eleger quanto não eleger o sucessor. É fundamental compreender que a aprovação do gestor atual não garante automaticamente a eleição do seu indicado.

A taxa de conversão entre aprovação e intenção de voto é um indicador muito importante. Nesse sentido, prefeitos que por exemplo possuem 70% de aprovação e convertem 80% de sua aprovação em intenção de votos para seu candidato, este candidato terá algo em torno de 56% das intenções de voto”, destaca Emanoelton Borges.

Com o primeiro turno se aproximando, é mais importante do que nunca que os candidatos utilizem pesquisas de opinião sérias e de alta qualidade, para ajustar suas estratégias e se conectar de forma mais eficaz com a população. Elas são instrumentos primordiais para medir a temperatura da campanha e entender o que realmente importa para o eleitor. “Estar atento a essas variáveis pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota”, finaliza Emanoelton.

Sobre a Alfa Inteligência

Fundada em 2008, a Alfa Inteligência é uma empresa administrada pela holding Alfa Group, consagrada como uma das melhores no mercado de pesquisa de opinião e estratégia do Brasil, atendendo grandes empresas, entidades, órgãos do setor público e candidatos a cargos eletivos. Conta com diferenciais como tecnologia digital de ponta a ponta, plataforma própria de coleta e análise de dados com inteligência artificial e time de consultores seniores.

Fonte: Painel Político

Sábado terá tempo instável com chuvas isoladas em Rondônia

Mídia Rondônia – Neste sábado, 28, Rondônia enfrentará condições atmosféricas instáveis, marcadas pela presença de uma circulação ciclônica nos níveis mais baixos da atmosfera. Esse fenômeno favorece a convergência de umidade, proporcionando a formação de chuvas em diversas regiões.

No norte e leste de Rondônia, a previsão aponta céu com nebulosidade variável, indo de nublado a parcialmente nublado. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas estão previstas para ocorrer tanto durante a manhã quanto à tarde, trazendo alerta para a população dessas áreas.

No centro e sul do estado, o cenário é semelhante, com chuvas isoladas previstas entre a tarde e a noite. O céu também deverá variar entre parcialmente nublado e nublado ao longo do dia.

As temperaturas devem oscilar entre 21 °C e 36 °C, mantendo uma amplitude térmica considerável. Os ventos predominantes serão de sul/sudeste, com intensidade fraca, sem previsão de rajadas significativas.

A recomendação é que a população esteja preparada para mudanças no tempo, especialmente para a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas nas áreas afetadas.

Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.780 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 32 milhões.

Por se tratar de um concurso terminado em zero, o prêmio recebe ainda um adicional, conforme regra da modalidade.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Outubro terá conta mais cara de luz

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência

Fazendeiros destroem sítios arqueológicos na Amazônia

Na remota região sudoeste da Amazônia, Antonia Barbosa trava uma batalha árdua para preservar descobertas arqueológicas de uma civilização antiga. No entanto, o crescente agronegócio brasileiro, avaliado em US$ 523 bilhões, coloca essas preciosidades históricas em risco, com os geoglifos — antigos desenhos geométricos esculpidos na terra — sendo destruídos à medida que fazendeiros expandem suas áreas de cultivo, informa a Bloomberg. Ao menos nove dos mais emblemáticos sítios arqueológicos, que datam de mais de dois mil anos, já foram destruídos. Essas formações, algumas com mais de 385 metros de diâmetro, representavam uma civilização que floresceu na mesma época que a Grécia antiga.

De acordo com Barbosa, a única arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado do Acre, a situação é alarmante. Ela compara os sítios arqueológicos na Amazônia às pirâmides do Egito em grau de importância.

O avanço do agronegócio, responsável por 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, torna a preservação dessas relíquias históricas quase impossível. No Acre, a produção de soja triplicou nos últimos dois anos, com as fazendas se espalhando por mais de 43 mil hectares. As multas aplicadas pelo Iphan por destruição de sítios arqueológicos são ineficazes diante do poder econômico dos grandes proprietários rurais. Um proprietário destrói um sítio arqueológico porque acredita que será mais lucrativo pagar a multa e usar a terra.

A destruição dos geoglifos não é um caso isolado; faz parte de um problema maior: o desmatamento da Amazônia para abrir espaço para o cultivo de commodities como soja e milho. Isso não apenas ameaça o patrimônio arqueológico, mas também o equilíbrio climático global, uma vez que a floresta amazônica armazena cerca de 20% do carbono vegetal do planeta. Se o desmatamento continuar nesse ritmo, a Amazônia pode se tornar uma fonte líquida de emissões de carbono, agravando as mudanças climáticas.

O valor econômico das terras onde estão localizados os geoglifos é visto como uma barreira para sua preservação. Um hectare de soja gera cerca de US$ 2 mil em receita, enquanto os geoglifos, com uma média de dois hectares, renderiam apenas cerca de US$ 4 milhões por ano, um valor irrisório para o agronegócio.

Apesar da importância histórica dos geoglifos, muitos deles são ignorados pelos fazendeiros da região, que veem maior valor econômico no uso das terras para produção agrícola. Em um caso emblemático, a Fazenda Crichá, onde estavam cinco formações antigas, teve suas estruturas destruídas em poucos dias em 2019. O proprietário, Assuero Doca Veronez, presidente da Federação da Agricultura do Acre, afirmou que a destruição foi um “acidente” causado por um gerente de fazenda. O Ministério Público Federal do Acre está processando Veronez por R$ 200 mil e exige a restauração dos geoglifos, o que custaria cerca de R$ 2 milhões.

O Acre, embora tenha um rico potencial turístico por conta dos geoglifos, ainda não consegue aproveitar essa oportunidade. A maior parte dos visitantes que chegam à região busca experiências com a bebida ayahuasca, usada por comunidades indígenas em rituais, como aponta Ezequiel de Oliveira Bino, secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo de Rio Branco.

Enquanto isso, arqueólogos como Barbosa continuam lutando contra o tempo e o poder econômico do agronegócio. A destruição dessas formações milenares coloca em xeque não só o patrimônio cultural do Brasil, mas também o futuro de descobertas arqueológicas que ainda aguardam ser reveladas nas vastas extensões da floresta amazônica.

Diretoria do SINSEMUC é reeleita com aprovação histórica de quase 98% dos votos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (SINSEMUC) realizou uma eleição histórica na quinta-feira, 26 de setembro de 2024, registrando participação recorde de 1.020 votantes. A chapa única “Chapa Quente – Continuar é Preciso”, liderada pelo presidente reeleito Fernando Neves, conquistou 97,7% de aprovação, totalizando 997 votos favoráveis e apenas 23 contrários.

A expressiva maioria favorável reflete a satisfação dos servidores com a gestão atual, que negociou acordos beneficiando funcionários da Prefeitura, da Câmara Municipal e autarquias como o SAAE, cujos servidores estavam há mais de seis anos sem reajuste salarial. A entidade também assegurou recomposições salariais, aumentos reais e garantiu o pagamento do piso salarial dos professores, além de conquistar o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e da Enfermagem, juntamente com gratificações setorizadas e reajustes no auxílio-alimentação, entre outros benefícios.

“Foi uma votação histórica, não apenas pelo número recorde de participantes, mas pela significativa aprovação da categoria. Isso mostra que estamos no caminho certo, atendendo às demandas dos servidores com responsabilidade e dedicação”, declarou Fernando Neves, expressando profunda gratidão a todos os envolvidos no processo eleitoral.

A eleição foi conduzida de forma transparente, com mais de 50 pessoas na organização. A comissão eleitoral atuou com autonomia, garantindo o cumprimento das normas e a segurança do voto. Apesar de desafios logísticos, como a ausência de servidores em plantões fora do município e questões de saúde, o alto comparecimento evidenciou a confiança na diretoria.

“Vamos retribuir esse voto de confiança com muito trabalho, representando os servidores junto à administração municipal. O maciço comparecimento às urnas e a aprovação da chapa nos enchem de orgulho e aumentam nossa responsabilidade para o próximo mandato”, destacou Fernando Neves, que também agradeceu a todos que participaram do pleito, como mesários, fiscais, comissão eleitoral, entre outros.

“Fundado no início da década de 1990, o SINSEMUC nunca havia registrado participação tão expressiva em suas eleições. Este pleito reforça a importância da entidade e o comprometimento dos servidores municipais com o futuro da classe trabalhadora de Cacoal. Este resultado é motivo de grande alegria e gratidão. A cada servidor que confiou seu voto em nossa chapa, o nosso muito obrigado. Estamos comprometidos em continuar fazendo a diferença e avançando nas conquistas em prol de todos”, afirmou o presidente reeleito.

Segundo ele, a atual diretoria promete intensificar suas ações, reafirmando o compromisso de lutar pelos direitos dos servidores municipais. Entre as prioridades estão a melhoria das condições de trabalho, a valorização profissional e a busca por benefícios que elevem a qualidade de vida da categoria, e, consequentemente, elevando a qualidade dos serviços públicos prestados à população.