26.8 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 538

Diretoria do SINSEMUC é reeleita com aprovação histórica de quase 98% dos votos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (SINSEMUC) realizou uma eleição histórica na quinta-feira, 26 de setembro de 2024, registrando participação recorde de 1.020 votantes. A chapa única “Chapa Quente – Continuar é Preciso”, liderada pelo presidente reeleito Fernando Neves, conquistou 97,7% de aprovação, totalizando 997 votos favoráveis e apenas 23 contrários.

A expressiva maioria favorável reflete a satisfação dos servidores com a gestão atual, que negociou acordos beneficiando funcionários da Prefeitura, da Câmara Municipal e autarquias como o SAAE, cujos servidores estavam há mais de seis anos sem reajuste salarial. A entidade também assegurou recomposições salariais, aumentos reais e garantiu o pagamento do piso salarial dos professores, além de conquistar o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e da Enfermagem, juntamente com gratificações setorizadas e reajustes no auxílio-alimentação, entre outros benefícios.

“Foi uma votação histórica, não apenas pelo número recorde de participantes, mas pela significativa aprovação da categoria. Isso mostra que estamos no caminho certo, atendendo às demandas dos servidores com responsabilidade e dedicação”, declarou Fernando Neves, expressando profunda gratidão a todos os envolvidos no processo eleitoral.

A eleição foi conduzida de forma transparente, com mais de 50 pessoas na organização. A comissão eleitoral atuou com autonomia, garantindo o cumprimento das normas e a segurança do voto. Apesar de desafios logísticos, como a ausência de servidores em plantões fora do município e questões de saúde, o alto comparecimento evidenciou a confiança na diretoria.

“Vamos retribuir esse voto de confiança com muito trabalho, representando os servidores junto à administração municipal. O maciço comparecimento às urnas e a aprovação da chapa nos enchem de orgulho e aumentam nossa responsabilidade para o próximo mandato”, destacou Fernando Neves, que também agradeceu a todos que participaram do pleito, como mesários, fiscais, comissão eleitoral, entre outros.

“Fundado no início da década de 1990, o SINSEMUC nunca havia registrado participação tão expressiva em suas eleições. Este pleito reforça a importância da entidade e o comprometimento dos servidores municipais com o futuro da classe trabalhadora de Cacoal. Este resultado é motivo de grande alegria e gratidão. A cada servidor que confiou seu voto em nossa chapa, o nosso muito obrigado. Estamos comprometidos em continuar fazendo a diferença e avançando nas conquistas em prol de todos”, afirmou o presidente reeleito.

Segundo ele, a atual diretoria promete intensificar suas ações, reafirmando o compromisso de lutar pelos direitos dos servidores municipais. Entre as prioridades estão a melhoria das condições de trabalho, a valorização profissional e a busca por benefícios que elevem a qualidade de vida da categoria, e, consequentemente, elevando a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Sintero repudia agressão contra servidoras públicas

O SINTERO – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia expressa solidariedade à cuidadora Regiane Farias Andrade, da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, em Porto Velho, agredida na tarde da última quarta-feira (25) ao tentar proteger uma colega de trabalho.

Esse ato de violência, registrado por câmeras de segurança, gerou indignação na população e comunidade escolar. O SINTERO considera inaceitável que educadoras e educadores enfrentem agressões em seus ambientes de trabalho e pede a adoção de medidas urgentes para garantir a segurança nas escolas.

Convocamos uma reunião com o corpo docente da escola para segunda-feira, às 15h, para discutir a implementação de ações que protejam as/os profissionais. Além disso, já protocolamos documento junto a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), solicitando providências.

Estamos acompanhando o caso de perto e reafirmamos nosso apoio a Regiane e a todas e todos os profissionais que já passaram por situações semelhantes.

Basta à violência! A educação merece respeito e proteção.

Na reta final, Flori intensifica campanha com caminhada em Vilhena

Acompanhado por apoiadores, o Delegado Flori realizou mais uma animada caminhada pela Avenida Melvin Jones, no bairro Cristo Rei, na tarde desta sexta-feira, 27. Durante o percurso, Flori fez questão de cumprimentar e ouvir os moradores e comerciantes locais, sendo recebido calorosamente por todos, o que demonstra a forte aceitação na região.

Como de costume, Flori permaneceu atrás da multidão para conversar com os moradores que saiam até a calçada para cumprimentá-lo.  Nas breves conversas, Flori falava de projetos para o bairro no próximo mandato, além de ouvir também algumas demandas dos comerciantes.

A caminhada contou ainda com a presença dos deputados estaduais Luizinho Goebel e Ezequiel Neiva, que se uniram ao grupo em um dos principais centros comerciais de Vilhena. Juntos, eles percorreram quase toda a extensão da avenida, reforçando a importância da proximidade com a comunidade.

Ao final do evento, Flori expressou sua gratidão pela participação maciça da população, destacando a relevância de cada encontro para a construção de uma campanha sólida e conectada com as necessidades dos cidadãos. A mobilização é mais um passo importante na trajetória rumo às eleições.

 

Assessoria

Triângulo amoroso termina com jovem esfaqueado em estado grave em Vilhena

Mídia Rondônia – Um triângulo amoroso resultou em violência na noite desta quinta-feira, 26, no bairro Parque São Paulo, em Vilhena. Um jovem foi esfaqueado e está em estado grave após um homem desconfiar que sua companheira estava lhe traindo e ir até a casa da suposta vítima para tirar satisfação.

De acordo com informações, o agressor, desconfiado de que sua mulher estaria envolvida em um caso extraconjugal, foi até a residência do jovem. Chegando ao local, ele encontrou sua companheira, que havia dito que passaria a noite na casa de sua avó.

Durante o confronto, o jovem agrediu o homem a socos. Em resposta, o agressor sacou um canivete e desferiu vários golpes na vítima. Ao perceber a gravidade dos ferimentos, o próprio agressor socorreu o jovem, levando-o até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu o autor das facadas. A vítima, em estado grave, precisou ser transferida para o Hospital Regional de Vilhena para receber atendimento especializado.

 

Avião interceptado pela FAB cai na BR-319, no município de Humaitá-AM

A FAB não divulgou o que o avião estaria carregando.
A FAB não divulgou o que o avião estaria carregando.

O avião que foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nas proximidades do município de Humaitá (AM), foi incendiado pela tripulação.

A FAB confirmou que a aeronave que invadiu o espaço aéreo brasileiro, fez pouso forçado e foi incendiado na BR-319. O avião, modelo Cessna 210, sem matrícula, invadiu de forma clandestina o espaço aéreo brasileiro, próximo à fronteira com o Peru.

A aeronave foi derrubada por dois caças A-29 Super Tucano. Além da Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e Exército Brasileiro, teriam participado da ação, mas ninguém foi preso.

Uma imagem da aeronave foi divulgada e confirmou que os tripulantes fugiram após incendiarem o avião. A FAB não divulgou o que o avião estaria carregando.

Conheça os vencedores do 4º ConCacau realizado em Jaru

Conheça os vencedores do 4º ConCacau realizado em Jaru

Aconteceu no município de Jaru nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27) a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (ConCacau), realizado juntamente com o Festival do Chocolate, organizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), juntamente com o Sebrae, Idaron e Emater.

Realizado no Ginásio de Esportes Sebastião Mesquita, o evento foi realizado em parceria com a Ceplac, a Câmara Setorial do Cacau, o Centro de Inovação do Cacau, o Senar, a Prefeitura Municipal de Jaru e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com patrocínio do Sicoob Centro, a Cargill, a Nestlé – Cocoa Plan e a Dipagro, e busca reconhecer e premiar os produtores de cacau do Estado, que se destacam pela qualidade e preocupação com a sustentabilidade em suas produções.

Na quinta-feira havia sido realizada a prova à cega, onde os lotes de chocolates foram provados e avaliados sem que os julgadores soubessem a origem dos mesmos. Essa avaliação foi feita com base em uma referência, seguindo a metodologia do Consórcio de Expertos en Cacao Fino de Aroma – CoEx, que é amplamente reconhecida e utilizada internacionalmente para a avaliação das amêndoas dos inscritos no concurso.

A avaliação realizada pelos julgadores teve um peso de 20% na nota final dos participantes do concurso. Ou seja, além de outros critérios de avaliação, como a qualidade da amêndoa, aroma, sabor e aspectos sustentáveis, a pontuação atribuída pelos julgadores terá um peso significativo para a classificação dos produtores.

Nesta sexta-feira, foi realizado o concurso de quebra do cacau, onde os participantes tinham que no menor tempo, partir 40 cacaus e retirar as amêndoas da casca.

Pelo segundo ano consecutivo a dupla vencedora foi Ione Messias Martins e Edilton Constâncio Messias de Jaru. Em segundo lugar ficou Leandro Santana e Rafael Bufon de Ouro Preto do Oeste e na terceira colocação a dupla Edson Moreira e Lurdes Santos do distrito de União Bandeirantes em Porto Velho.

Em seguida aconteceu o encerramento e premiação do concurso para escolha do melhor chocolate.

O grande vencedor foi o produtor Celso José de Abreu Santana de Presidente Médici, que levou o prêmio no valor de R$ 10 mil, patrocinado pela Nestlé.

Em segundo lugar ficou Arnaldo dos Santos Vieira de Ouro Preto do Oeste, que faturou R$ 6 mil, patrocínio do Sicoob. No terceiro lugar ficou a produtora Maria de Abreu Santana, também de Presidente Médici, que levou o prêmio de R$ 4 mil, patrocínio da Sicoob, e o quarto colocado foi Donizete Martineli de Mirante da Serra, que ganhou um kit fermentação da Rio Terra. Os produtores além de receberem a premiação, também recebem o selo de qualidade.

A premiação contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Luiz Paulo da Silva Batista, do secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazen, do presidente da Câmara Setorial do Cacau de Rondônia, Leandro Ezequiel Oliveira, do presidente da Associação de Produtores de Cacau e Chocolate de Rondônia (Cacauron), Estevam Magalhães, do diretor do Ifro de Jaru e da Escola de Chocolate, Renato Delmonico, o presidente da Emater, Luciano Brandão, do gerente de Defesa Sanitária da Idaron, Jessé Oliveira, do superintendente do Senar, Emerson Lira, do gerente de Projetos da Sedec, Fábio Serra e do superintendente do Sebrae, Clébio de Matos.

Fonte: Anoticiamais

 

Polícia Civil de Rondônia realiza homenagens com a entrega da medalha “Mauro dos Santos”

Homenagens foram realizadas pela Polícia Civil, com entrega de medalha “Mauro dos Santos”
Homenagens foram realizadas pela Polícia Civil, com entrega de medalha “Mauro dos Santos”

As homenagens realizadas na manhã desta sexta-feira (27), no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, pela Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), com entrega da medalha “Mauro dos Santos”, a maior honraria da instituição concedida às personalidades que prestam relevantes serviços, foi marcada pelo moção de aplausos ao trabalho integrado de combate aos incêndios florestais em Rondônia.

Medalha “Mauro dos Santos”, a maior honraria da instituição

A iniciativa foi da primeira-dama, Luana Rocha, que representou o governador Marcos Rocha, na cerimônia, e também foi agraciada pela honraria como titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e pediu os aplausos. O ato vai ao encontro com a proposta da solenidade que exaltou o trabalho conjunto da equipe de Rondônia na promoção da justiça, da paz e da proteção da sociedade.

‘‘Estou representando o governador, que se encontra em outra agenda, levando as necessidades de Rondônia quanto à crise hídrica e às queimadas ilegais, a fim de encontrar soluções para esse momento e se preparar para cenários futuros, com o intuito de mitigar danos e trazer conforto à população, e esse é o momento de agradecer a todos que estão imbuídos de cuidar e proteger a população de Rondônia, e em especial a todos que estão colaborando para combater os incêndios criminosos’’, salientou.

RECONHECIMENTO

O delegado-geral da Polícia Civil de Rondônia, Samir Fouad Abboud, reforçou que a cerimônia marca o trabalho integrado realizado em Rondônia, onde o esforço conjunto tem trazido resultados em benefício da população. ‘‘A entrega da medalha é uma forma de homenagear a todos que colaboram com a Polícia Civil, e acontece em um momento importante para a instituição. Com a liberdade que temos para trabalhar, a Polícia Civil de 2019 para cá é outra. Estamos na melhor fase para a Segurança Pública’’, afirmou.

Medalha “Mauro dos Santos” foi concedida para cerca de 140 agraciados

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, destacou que a nova fase da Segurança Pública é marcada por investimentos em tecnologia e valorização salarial dos servidores, e que as forças de segurança tem respondido às melhorias realizadas pelo governo de Rondônia, com a redução da criminalidade. ‘‘O governo tem dado condição e qualidade ao trabalho das forças de segurança estaduais, e o resultado vem com o trabalho do dia a dia de buscar garantir a paz da sociedade’’, e ressaltou que, na quinta-feira (26), o governo de Rondônia publicou decreto fortalecendo a valorização dos policiais civis.

AGRACIADOS

De acordo com a Polícia Civil, a medalha “Mauro dos Santos” foi concedida para cerca de 140 agraciados, entre eles, a secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, que, entre diversas ações sociais, destaca-se pelo programa Mulher Protegida, destinado às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar, com medida protetiva de urgência vigente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Medalha foi instituída por meio do Decreto nº 11.580, de 2005

Também recebeu a honraria a secretária de Estado da Comunicação (Secom), Rosângela Silva, pela relevância do papel da Comunicação Pública em manter a população informada sobre as ações e serviços realizados em defesa da sociedade. A homenagem ainda se estendeu ao comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel PM Regis Braguin, pela apoio da instituição em atividades integradas, assim como aos representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), do Exército Brasileiro, e de órgãos de controle, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e Tribunal de Justiça.

 

MEDALHA “MAURO DOS SANTOS”

A medalha “Mauro dos Santos” foi instituída por meio do Decreto nº 11.580, de 13 de abril de 2005, em homenagem ao delegado Mauro dos Santos, que foi assassinado devido ao trabalho de investigação.

Mauro dos Santos foi o 1º colocado na classificação do concurso público para o cargo de delegado e 1° colocado na Academia de Polícia (Acadepol). A honraria tem o objetivo de homenagear as personalidades que prestam relevantes serviços à Polícia Civil do Estado de Rondônia.


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Globo repercute matéria exclusiva do Mídia Rondônia sobre agressão em escola

Mídia Rondônia – Uma reportagem exclusiva publicada pelo jornal Mídia Rondônia ganhou destaque no Portal G1, o maior portal de notícias do Brasil, revelando um caso de agressão ocorrido na Escola Estadual Maria de Nazaré, em Porto Velho. O caso envolveu a cuidadora Regiane Farias Andrade, que foi violentamente atacada por Jucelania Campos Moraes, mãe de um aluno, durante o horário de recreio.

De acordo com as informações divulgadas, Regiane estava prestando socorro a um colega que era agredido pela mãe do aluno quando também foi atingida, sofrendo um corte no rosto. Além dela, uma orientadora da escola também foi agredida por Jucelania, que a golpeou no rosto e puxou seu cabelo.

A agressora alegou à polícia que seu filho, que é autista, estaria sofrendo maus-tratos na escola, o que teria motivado sua reação violenta. A denúncia foi registrada em boletim de ocorrência. A mãe não aceitou o relatório da escola sobre o filho e passou a agredir os funcionários.

O caso foi abordado pelo G1 com a manchete “Funcionários de escola estadual são agredidos por mãe de aluno em Porto Velho”, repercutindo amplamente. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está tomando todas as medidas cabíveis para apurar os fatos e garantir uma solução rápida para o caso.

A repercussão tem gerado discussões sobre o ambiente escolar e a necessidade de medidas para proteger tanto os alunos quanto os profissionais de educação.

Confira a nota da Seduc:

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece sobre o incidente de agressão ocorrido na unidade escolar Maria de Nazaré, pertencente à Rede Pública Estadual em Porto Velho, onde a mãe de uma estudante agrediu uma servidora que estava prestando atendimento. A Seduc, em resposta imediata, acionou a Superintendência Regional de Educação, que está adotando todas as medidas necessárias para a devida apuração e resolução do caso. A Polícia Militar foi acionada e a direção da escola registrou um boletim de ocorrência.

A Seduc já mobilizou uma equipe técnica composta por psicólogos e juristas que, em conjunto com a Superintendência Regional de Educação, irão visitar a unidade escolar para apurar os fatos e prestar o suporte necessário à comunidade escolar. É importante destacar que todas as unidades escolares da Rede Pública Estadual de Educação seguem normas e procedimentos que devem ser respeitados para garantir um ambiente educacional seguro e adequado para todos.

A Seduc repudia veementemente qualquer forma de agressão, seja física ou psicológica, e tem trabalhado ativamente, em parceria com outras instituições, na prevenção e combate à violência no ambiente escolar. Reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os membros da comunidade escolar.

Leia a matéria do G1 

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/09/27/video-funcionarios-de-escola-estadual-sao-agredidos-por-mae-de-aluno-em-porto-velho.ghtml

Cirone anuncia mais asfalto para Avenida Sete de Setembro, em Cacoal

Cirone anuncia mais asfalto para Avenida Sete de Setembro, em Cacoal
Cirone anuncia mais asfalto para Avenida Sete de Setembro, em Cacoal

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), iniciou nesta quinta-feira (26), o trabalho de limpeza da área que receberá pavimentação asfáltica, na Avenida Sete de Setembro, em Cacoal. Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, junto ao Governo do Estado. “Quero agradecer ao diretor do DER, Eder Fernandes e ao governador, coronel Marcos Rocha, por atender mais esse pedido, feito por mim e pelo vereador Zivan Almeida”, disse o deputado.

Segundo Cirone, serão executados mais dois quilômetros de asfalto, contemplando o trecho que inicia-se na avenida e termina na segunda ponte da Linha 7, agora denominada RO 418. O deputado explicou que a pavimentação foi solicitada pelos moradores, durante reunião realizada no local, com a participação do vereador Zivan Almeida. “Recentemente realizamos um trabalho no sentido de assegurar a estadualização da Linha 7 e agora conseguimos garantir mais esses dois quilômetros de asfalto, facilitando o deslocamento dos moradores da região”, disse.

A antiga Linha 7 é uma das principais estradas da área rural do município de Cacoal. Com a estadualização, o DER passou a ser responsável pela recuperação e manutenção da via.

Texto: Eli Batista

Governador em exercício, Sérgio Gonçalves fala de avanços na economia rondoniense na TV Suruí Cacoal

Governador em Governador em exercício Sérgio Gonçalves fala de avanços na economia rondoniense na TV Suruí Cacoal
Governador em exercício Sérgio Gonçalves fala de avanços na economia rondoniense na TV Suruí Cacoal

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, o governador em exercício de Rondônia, secretário de Estado de Desenvolvimento Sérgio Gonçalves (União Brasil), esteve no programa Comando na TV, que vai ao ar ao vivo, na hora do almoço pela TV Suruí Cacoal, canal 15.1.

Em sua entrevista, o governador enfatizou a sua visita ao Cone Sul de Rondônia, considerada uma das regiões mais produtivas do estado.

Gonçalves aproveitou o tempo da entrevista para enfatizar também os quase R$ 30 milhões em investimentos em obras de infraestrutura, através do gabinete do deputado estadual Cirone Deiró, que é do seu partido, o União Brasil.

Em sua fala o deputado Cirone agradeceu todo o empenho do Governo de Rondônia nos investimentos feitos no município de Cacoal, através do seu gabinete e pontou obras importantes como, a drenagem na rua Uirapuru, os 5 km de asfalto na Linha É, além de vários outros investimentos, inclusive R$ 3 milhões, no esporte local.

Assista a entrevista, na íntegra: