25.5 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 539

Governador em exercício, Sérgio Gonçalves fala de avanços na economia rondoniense na TV Suruí Cacoal

Governador em Governador em exercício Sérgio Gonçalves fala de avanços na economia rondoniense na TV Suruí Cacoal
Governador em exercício Sérgio Gonçalves fala de avanços na economia rondoniense na TV Suruí Cacoal

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, o governador em exercício de Rondônia, secretário de Estado de Desenvolvimento Sérgio Gonçalves (União Brasil), esteve no programa Comando na TV, que vai ao ar ao vivo, na hora do almoço pela TV Suruí Cacoal, canal 15.1.

Em sua entrevista, o governador enfatizou a sua visita ao Cone Sul de Rondônia, considerada uma das regiões mais produtivas do estado.

Gonçalves aproveitou o tempo da entrevista para enfatizar também os quase R$ 30 milhões em investimentos em obras de infraestrutura, através do gabinete do deputado estadual Cirone Deiró, que é do seu partido, o União Brasil.

Em sua fala o deputado Cirone agradeceu todo o empenho do Governo de Rondônia nos investimentos feitos no município de Cacoal, através do seu gabinete e pontou obras importantes como, a drenagem na rua Uirapuru, os 5 km de asfalto na Linha É, além de vários outros investimentos, inclusive R$ 3 milhões, no esporte local.

Assista a entrevista, na íntegra:

STF forma maioria para invalidar lei sobre porte de armas para atiradores esportivos em Rondônia

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira, 26, para invalidar leis de Rondônia e do Distrito Federal que previam porte de arma de atiradores esportivos dispensando o registro de autorização para o porte, bastando o cadastro em uma entidade de tiro esportivo e o registro da arma.

Os autores das ações são os partidos PSB e PSOL. Ambos contestaram a lei distrital, enquanto o PSOL também apresentou ação contra a lei do Estado de Rondônia.

O relator das três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) foi o ministro Kassio Nunes Marques. O relator acatou os argumentos dos partidos de que as leis descumpriram o previsto pelo Estatuto do Desarmamento. O entendimento foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

No voto, Nunes Marques considerou que legislar sobre material bélico é competência exclusiva da União, cabendo a avaliação da Polícia Federal para que seja comprovada, em cada pedido de registro, a “efetiva necessidade”.

“O Supremo já declarou a inconstitucionalidade de normas municipais ou estaduais que ampliavam o acesso ao porte de arma de fogo para além das hipóteses previstas na legislação federal vigente”, relembrou Nunes Marques no voto, referindo-se aos precedentes da Corte em casos semelhantes.

“Ao reconhecer risco da atividade e a necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas e aos vigilantes de empresa de segurança privada do Estado, as normas impugnadas questionadas invalidaram-se por ter atuado o legislador estadual em matéria de competência da União”, disse o ministro.

O entendimento foi seguido sem a emissão de outro voto vogal, ou seja, com declarações em separado. O caso está sendo julgado no plenário virtual da Corte, no qual os magistrados depositam os votos no sistema eletrônico do Supremo.

Se não houver pedido de vista – mais tempo para análise – ou de destaque – levando o caso ao plenário presencial -, o julgamento pode ser encerrado ainda nesta sexta.

STF

Do motel pra delegacia: casal aplica calote e acaba preso em Rondônia

Mídia Rondônia – Nesta quinta-feira, 26, um casal foi detido em Cacoal após tentar sair de um motel sem pagar uma conta de R$ 700, após passar cerca de três horas no local. A Polícia Militar foi acionada e conduziu os envolvidos para a delegacia de polícia, onde o caso foi resolvido após o pagamento do valor devido.

De acordo com informações, o casal chegou ao motel por volta das 06h42 e consumiu diversos serviços e produtos disponíveis no estabelecimento. No entanto, ao encerrar a conta por volta das 09h37, alegaram que não tinham como efetuar o pagamento, justificando que os celulares estavam quebrados. Diante da situação, a gerência do local ofereceu um aparelho celular para que eles instalassem o aplicativo do banco e pudessem realizar o pagamento, mas a oferta foi recusada pelo casal.

Sem alternativas, o estabelecimento decidiu acionar a Polícia Militar. Segundo a guarnição, situações como essa não são tão raras, e já houve pelo menos três ocorrências semelhantes em Cacoal, nas quais clientes consomem bebidas alcoólicas e, posteriormente, tentam sair sem pagar. No caso específico desta quinta-feira, o casal estava visivelmente embriagado, o que pode ter contribuído para a conduta.

Após serem levados à delegacia, o casal foi ouvido pelas autoridades policiais e, para serem liberados, tiveram que realizar o pagamento da conta integral de R$ 700.

Em caminhada, Sinésio José reforça compromisso com Cerejeiras e recebe apoio do vice-governador

Acompanhado do vice-governador Sérgio Gonçalves, o candidato a prefeito de Cerejeiras, Sinésio José realizou mais uma grande caminhada pelas ruas da cidade.

A caminhada contou com a presença do deputado Ezequiel Neiva, do seu filho, Wiveslando Neiva, do candidato a vice-prefeito, Valdir Carlos, dos vereadores que compõem Renovação, União e Compromisso: União Brasil, MDB, PRD, Podemos e Republicanos, e de apoiadores.

Após a caminhada, Sérgio Gonçalves, Sinésio, Valdir Carlos, Ezequiel Neiva e Wiveslando Neiva realizaram visitas aos comerciantes na região central.

Durante o percurso, Sérgio Gonçalves destacou a importância para o município, da parceria entre o prefeito, o governador e vice-governador do mesmo partido, juntamente com o deputado da cidade, Ezequiel Neiva.

“Esse alinhamento político resultará em avanços para a população de Cerejeiras, que necessita de investimentos para impulsionar a economia, visando à geração de empregos e renda”, acrescentou Gonçalves

Sinésio reforçou as propostas que tem apresentado ao longo da campanha eleitoral, mostrando que é possível elaborar um plano de governo voltado às necessidades da população. O candidato agradeceu o carinho e receptividade da população e a adesão de apoiadores que cresce a cada dia. “Temos os melhores apoiadores, aqueles que de fato poderão destinar recursos para Cerejeiras”, atentou.

O deputado Ezequiel Neiva afirmou que a parceria com o governador Marcos Rocha e com o vice Sérgio Gonçalves já resultou em mais de R$ 30 milhões aplicados em Cerejeiras.“Imagina com um prefeito alinhado com o governo do Estado, quantos benefícios podemos trazer para o município”, observou Neiva.

Wiveslando Neiva reformou que Sinésio e Valdir Carlos terão portas abertas com o governador Marcos Rocha, com o vice-governador Sérgio Gonçalves, com o deputado Ezequiel Neiva, com a deputada federal Silvia Cristina, a madrinha da Saúde em Rondônia.

Decreto vai regular o uso da força pelas polícias no Brasil

O governo federal prepara um decreto para regular o uso da força pelas polícias no Brasil, informa o G1. O texto vai modificar uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública de 2010. As regras não serão impostas aos estados, que são os responsáveis pelas Polícias Militares, Civis e penais.

Entretanto, o decreto vai exigir que os governadores sigam determinadas regras para receber dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional para ações que façam uso da força. O texto traz diretrizes para os procedimentos como buscas pessoais e o uso de algemas, além de propor a criação de um órgão para produzir e divulgar dados sobre mortes causadas pela polícia e mortes de policiais.

Inicialmente, o Ministério da Justiça considerava a publicação de uma portaria sobre o tema, mas a área jurídica da pasta avaliou que a norma deve vir por meio de decreto assinado pelo presidente, por causa de questões formais. O texto foi elaborado por um grupo de trabalho formado por especialistas e policiais.

Sobre o uso de armas de fogo, o texto estabelece pequenas alterações. Segundo o decreto, “o emprego de arma de fogo constitui medida de último recurso”, e não deve ser utilizada em casos de pessoas em fuga desarmada ou em abordagens. A grande mudança nesse ponto é a restrição do uso de armas de fogo nos presídios, já que, segundo os especialistas, grande parte das rebeliões começam quando presos tomam armas dos agentes penitenciários.

Para buscas pessoais e domiciliares, as mudanças seguem uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que decidiu que é ilegal buscas motivada somente pela impressão do policial sobre a aparência ou a atitude do alvo. Para ser legal, a busca precisa ser “fundada suspeita”, e o policial deve informar o motivo para a revista e os direitos da pessoa. Além disso, o uso de algemas deve ser excepcional, e apenas em casos em que haja “resistência à ordem legal”. No caso de mortes em ações policiais, a grande mudança está na necessidade de informar o Ministério Público imediatamente.

Vice-governador declara apoio à candidatura de João do Fórmula 1 em Colorado do Oeste

Em uma reunião marcada por grande presença de público na noite desta quinta-feira, 26, em Colorado do Oeste, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, anunciou seu apoio oficial à candidatura de João do Fórmula 1 para prefeito do município, juntamente com seu vice, Wender Pitica. O evento, que contou com a participação de lideranças políticas, candidatos a vereador, empresários e apoiadores, reforçou a importância da parceria entre o governo estadual e a futura gestão municipal.

Sérgio Gonçalves destacou que a candidatura de João do Fórmula 1 é essencial para dar continuidade ao trabalho já realizado no município, especialmente no que diz respeito às ações alinhadas com o governo de Rondônia em diversas frentes de serviços. “É fundamental que Colorado do Oeste mantenha a parceria com o governo estadual para garantir o desenvolvimento e crescimento que a cidade precisa. João e Wender têm o compromisso e a capacidade de levar adiante os projetos que já estão em andamento e de implementar novas conquistas para a população”, afirmou o vice-governador.

O prefeito atual, Ribamar Oliveira, também esteve presente e expressou sua gratidão pelo apoio de Sérgio Gonçalves, reforçando a importância da continuidade do trabalho em Colorado do Oeste. Em seu discurso, Ribamar fez um resumo das principais realizações de sua gestão, como as melhorias na saúde, educação, esporte e infraestrutura. Ele mencionou a reforma da Praça da Matriz, a criação do Corpo de Bombeiros e a pavimentação asfáltica como exemplos de obras que transformaram a cidade.

Além disso, Ribamar destacou o grande apoio ao homem do campo, com a aquisição de maquinários e equipamentos para melhorar a produtividade dos produtores rurais. Ele também lembrou a substituição das pontes velhas de madeira por tubos armcos e a construção da primeira ponte de concreto e aço no município, proporcionando mais segurança e durabilidade.

João do Fórmula 1, em sua fala, reforçou que pretende dar continuidade a esse trabalho, priorizando a parceria com o governo estadual e garantindo que Colorado do Oeste continue a crescer. Ele também agradeceu o apoio de Sérgio Gonçalves e de todas as lideranças presentes no evento, ressaltando que sua candidatura busca fortalecer os avanços conquistados e ampliar ainda mais os projetos em benefício da população.

Com a declaração de apoio do vice-governador e o fortalecimento das alianças locais, a campanha de João do Fórmula 1 e Wender Pitica ganha ainda mais força rumo à prefeitura de Colorado do Oeste.

Fotos: Jhonny Tavares



Babá morta por patroa em Manaus foi agredida e retirada à força da casa de amiga um dia antes do crime, diz a polícia

Babá Geovana Costa Martins, que tinha 20 anos, foi encontrada morta em Manaus. — Foto: Redes sociais
Babá Geovana Costa Martins, que tinha 20 anos, foi encontrada morta em Manaus. — Foto: Redes sociais

A babá Geovana Costa Martins foi agredida brutalmente e retirada a força da casa de uma amiga pela patroa Camila Barroso, um dia antes de ser dada como desaparecida. Os novos detalhes do crime foram divulgados pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (26) em Manaus.

A jovem foi morta pela patroa e teve o cadáver ocultado pela mesma, no dia 19 de agosto. Segundo a polícia, o corpo da vítima foi encontrado em 20 de agosto e identificado pela família cinco dias depois. Até o momento, apenas Camila Barroso e um homem, identificado como Antônio Chelton Lopes de Oliveira, de 25 anos, estão presos. Chelton foi preso nesta quarta-feira (25) e outras duas pessoas estão foragidas.

De acordo com a delegada Marília Campello, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a babá estava na casa de uma amiga, quando começou a receber várias ligações da patroa para voltar para residência onde morava. Após ser ignorada, Camila foi até o local, agrediu e retirou a jovem a força do lugar.

Ainda de acordo com a delegada, fotos do rosto da jovem repleto de hematomas foram tiradas pelo celular da própria babá na mesma data, no dia anterior ao crime.

Campello também revelou que a patroa mandou mensagens para a amiga de Geovana perguntando do paradeiro da babá. As mensagens foram enviadas na noite seguinte ao episódio da agressão e a polícia acredita que a jovem já estava morta neste momento.

“Ela tira a Geovana a força da casa da amiga e no dia 19, à noite, provavelmente a Geovana já está morta, ela manda mensagem para essa amiga perguntando da Geovana. Foi uma dissimulação do início ao fim achando que a polícia não chegaria por conta desses álibis que ela tentou formar”, disse a delegada.

A PC-AM também confirmou que a investigação apontou para a participação de um quarto suspeito na tentativa de ocultação de cadáver, mas que não teve a identidade divulgada. A polícia não deu mais detalhes para não comprometer as investigações.

Um homem identificado como Eduardo Gomes da Silva também está sendo procurado por suspeita de participação na morte da babá. Ele é considerado foragido pela Justiça.

O caso

A delegada Marília Campello, que está à frente das investigações, contou que Camila Barroso usava a casa em que morava com Geovana como ponto de prostituição. No local, a jovem era obrigada a fazer programas sexuais.

Ao longo das investigações a polícia disse também ter identificado que havia outras meninas que eram exploradas sexualmente no local, mas apenas Geovana Costa mantinha a casa como residência fixa.

A delegada relatou ainda que além de manter a jovem cárcere privado, Camila a proibia de manter contato com outras pessoas, como o ex-namorado, além de ameaçá-la caso saísse da casa. Ela aterrorizava a vítima com o argumento que teria sido esposa do criminoso Mano Kaio, considerado um dos líderes do tráfico de drogas no Amazonas e foragido no Rio de Janeiro.

Fonte: Lucas Macedo, g1 AM

João do Fórmula 1 recebe apoio de produtores em Colorado durante campanha para prefeito

A campanha de João do Fórmula 1, candidato a prefeito de Colorado do Oeste, ganhou força nesta semana ao receber o apoio de produtores de leite do município. Em uma visita à Linha 01, na propriedade do senhor Joaquim, um dos principais produtores da região, foi possível ver de perto os avanços proporcionados pela atual gestão, que tem sido elogiada por seu apoio ao setor produtivo e melhoria nas condições de trabalho no campo.

Joaquim, que começou a produção de leite há 18 anos com apenas 30 litros por dia, atualmente alcança a marca de 1.600 litros diários. Ele destacou o papel fundamental da administração municipal no sucesso de sua produção, agradecendo pelo suporte dado ao transporte de milho e outras melhorias que contribuíram diretamente para o aumento de sua renda.

A gestão atual de Colorado do Oeste, que João do Fórmula 1 promete dar continuidade caso eleito, também tem investido na melhoria das estradas vicinais. A manutenção e pavimentação dessas vias garantem que o escoamento da produção seja feito com mais segurança e agilidade, beneficiando não apenas produtores de leite, mas toda a cadeia agrícola da região.

Outro fator destacado por Joaquim foi o apoio da prefeitura, em parceria com o Sebrae, por meio do Programa Mais Leite. O produtor foi campeão no concurso de rebanho das bezerras na Expocol deste ano, uma conquista que contou com a orientação técnica e investimentos da atual administração em equipamentos e capacitação.

Além de investimentos na produção de leite, a gestão atual também adquiriu maquinários e equipamentos que foram destinados às associações de produtores rurais, ajudando os pequenos e médios agricultores a melhorarem suas condições de trabalho e aumentarem sua renda.

Durante a visita, João do Fórmula 1 e seu vice-prefeito, Wender Pitica, reforçaram seus compromissos de dar continuidade ao trabalho já realizado, destacando que a parceria com os produtores rurais é essencial para o desenvolvimento econômico do município. Segundo ele, o sucesso de Colorado do Oeste depende de manter e ampliar os programas que incentivam a produção local e garantem infraestrutura de qualidade para os trabalhadores do campo.

Com o apoio dos produtores, a campanha de João do Fórmula 1 segue ganhando força, especialmente entre aqueles que têm sentido os benefícios diretos das políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor agrícola.

Produtor declara apoio

 

Prejuízo, endividamento e comércio fraco: os efeitos das apostas online sobre a economia

O Brasil presencia hoje um crescimento vertiginoso do mercado de apostas online. Em quatro anos, o valor dos recursos aplicados por brasileiros nesse tipo de jogo praticamente dobrou, atingindo a marca de R$ 68,2 bilhões em 12 meses, de acordo com pesquisas divulgadas recentemente no país.

Tal volume de recursos representa 0,62% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, 0,95% do consumo total e 1,92% de toda a massa salarial brasileira, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A transferência de todo esse valor de despesas habituais para sites de jogos começa a transformar a economia nacional.

A consultoria Strategy& indica que o gasto com apostas já representa o equivalente a 76% das despesas de “lazer e cultura” das classes D e E. Isso significa que essa fatia da população tem deixado de ir ao teatro ou ao cinema para apostas, por exemplo.

A mesma consultoria indica que o gasto com apostas já equivale a 5% das famílias mais pobres com alimentação. Consome ainda 1,38% do orçamento familiar das classes D e E, percentual relevante principalmente considerando a futilidade do gasto.

A relevância é tanta que 37% dos apostadores já disseram ter tirado dinheiro destinado a outras despesas para apostar. Entre os apostadores, 45% também já reconheceram ter amargado algum prejuízo por conta dos jogos. Os dados são do Instituto Locomotiva.

Comércio percebe

Com menos dinheiro no bolso das famílias e com mais dinheiro destinado a apostas, faltam recursos circulando no comércio. Isso, aliás, já foi notado em pesquisa da CNC.

Estudo da entidade indica que o comércio não vai tão quanto o esperado neste ano, considerando que a economia brasileira vem crescendo mais do que o prevista em 2024. A projeção de crescimento do setor neste ano, inclusive, foi rebaixada pela CNC levando em conta o crescimento das apostas no país.

“O setor varejista brasileiro vem desempenhando bem em 2024, embora aquém do que era esperado para o ano. A CNC ajustou a projeção de crescimento do setor de 2,2% para 2,1%, devido a esse desempenho menos robusto nos seis primeiros meses”, informou a entidade.

A mesma CNC disse que as apostas também têm elevado o endividamento no país, o que reforça as perdas do comércio.

“Os cassinos online colocaram 1,3 milhão de brasileiros em situação de inadimplência, retirando R$ 1,1 bilhão do consumo do varejo nacional”, informou. “Mesmo num ambiente econômico de queda da taxa de juros na ponta ao consumidor, a quantidade de famílias que registraram contas em atraso tem apresentado tendência de avanço ao longo de 2024.”

A Strategy& ratificou que apostadores têm reduzido gastos para apostar e também se endividado por causa dos jogos online.

A CNC estima que a perda do comércio causada pelas apostas pode piorar. Segundo a entidade, o faturamento do setor pode cair em até 11,2%.

O faturamento do setor pode ficar até R$ 117 bilhões menor num ano.

Brasil de Fato

Corpo de mulher sem os órgãos internos é encontrado em rio de Rondônia

O corpo de uma mulher foi encontrado no rio Machado, nesta semana, em Ji-Paraná. Segundo a Polícia Militar, ela tinha um corte da região pélvica até o tórax e todos os órgãos internos tinham sido removidos.

Um homem que passeava de barco a procura de um local para acampar foi quem encontrou o corpo, próximo a base e uma captação de água do município.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial foi e percebeu que o corpo apresentava ser de uma mulher, vestida apenas com uma blusa. A identidade da vítima não foi revelada.

Durante a perícia técnica, constatou-se que a vítima apresentava um grande corte que ia da região pélvica até o tórax, além de pequenos ferimentos espalhados pelo corpo. Todos os órgãos internos foram sido removidos.

Após os procedimentos periciais, o corpo foi liberado para a funerária. O caso está sendo investigado para apurar as circunstâncias da morte.

G1