25.5 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 540

Ao lado de Bolsonaro, senador rondoniense defende impeachment de Alexandre de Moraes

Acompanhado por uma multidão, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu agenda por cidades do interior de Rondônia nos últimos dois dias. Bolsonaro, que desembarcou em Ji-Paraná na quarta-feira (25), também passou pelos municípios de Ouro Preto, Jaru e Ariquemes e encerrará a passagem pelo estado na capital Porto Velho.

Um dos momentos de maior repercussão foi quando o ex-presidente, a pedido do senador Jaime Bagattoli (PL), gravou um vídeo com a família de um morador de Ji-Paraná que está entre os condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

Assim como Jaime, Bolsonaro lembrou que a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) tem levado sofrimento a famílias de todo o país e ambos defenderam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

“Estou aqui com seis crianças, filhos de um trabalhador, homem honrado e que nunca teve envolvimento em problema nenhum, mas que no momento está condenado a 17 anos por tentativa de golpe. Essas crianças são órfãos de pais vivos. Será que quem condenou Ezequiel não tem coração? Será que o STF não se preocupa com o futuro dessas crianças que sofrem com a ausência do pai”, questionou o ex-presidente.

Por onde passou, Bolsonaro participou de eventos, carreatas e comícios em apoio aos candidatos do Partido Liberal (PL). O senador Jaime lembrou que Rondônia é um dos estados que mais apoia o ex-presidente, tendo ele vencido aqui nas duas últimas eleições nacionais (2018 e 2022). Rondônia foi, ainda, o único estado do país, onde Bolsonaro venceu em todos os municípios.

“Rondônia, assim como o resto do país, está indignado com o que está acontecendo no Brasil. No momento, temos uma crise de queimadas que castiga o estado, entraves ambientais que penaliza o produtor rural e impede a revitalização da BR-319 e o desenvolvimento da nossa região, além da grave ameaça à liberdade e ao estado de direito por parte de ministros do STF. Mas tenham a certeza que eu, na condição de senador, não vou recuar da nossa luta”, declarou Jaime.

Assessoria

Eleições municipais não terão voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

Como justificar

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TRE) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade.

Data limite para justificar

Ausência 1° turno: 5 de dezembro de 2024

Ausência no 2º turno: 7 de janeiro de 2025

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android.

Ao acessar o e-título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

Punição

O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.

A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Agência Brasil

Abordado pela PM, foragido é preso em Vilhena

Mídia Rondônia – Na manhã de quarta-feira, 25, policiais militares prenderam mais um foragido da justiça em Vilhena. O homem foi conduzido e apresentado na Colônia Penal.Ele transitava em atitude suspeita pelo Setor 23, onde foi abordado. Ao ser indagado relatou estar morando na área rural e que veio ao município para tratamento de leishmaniose. Os policiais realizaram uma consulta e constataram um mandado de prisão da 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena em seu desfavor, recebendo voz de prisão.

Armado, traficante é preso em flagrante em Vilhena

Mídia Rondônia – O flagrante aconteceu  na noite de quarta-feira, 26. Uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento na Linha 135, área rural do município, deparou-se com veículo VW Gol com placas de Sapezal/MT, e realizou a abordagem.

O veículo, que tinha como condutor o senhor S F S de 35 anos, foi revistado e em seu interior os militares encontraram uma balança de precisão e duas porções de maconha. Questionado sobre ilícito, o condutor, que trazia sua família consigo no veículo, assumiu toda a responsabilidade pelo crime, isentando a esposa de envolvimento.

O abordado relatou que vende drogas a aproximadamente um ano e que o restante do entorpecente que comercializa estaria armazenado em sua casa.

Os militares realizaram buscas na residência do suspeito e apreenderam duas balanças de precisão, aproximadamente 15 quilos de maconha e um revólver calibre 38.

O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido e apresentado, juntamente com a droga e a arma apreendida, na Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp de Vilhena.

Com informações da PM

Governo prepara campanha na TV e cartilha mirando viciados em apostas online

O governo federal está desenvolvendo um conjunto de ações para enfrentar os problemas relacionados às apostas online no Brasil. Em parceria com os ministérios da Fazenda e da Saúde, a administração planeja, até o final do ano, lançar campanhas educativas na televisão e nas redes sociais, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do vício em apostas. As informações são do jornalista Igor Gadelha, em sua coluna no Metrópoles.

Além das campanhas, é articulada uma cartilha informativa, que destacará os problemas associados ao jogo. A mensagem principal que o governo quer transmitir é que “aposta é lazer, e não um meio de ganhar dinheiro ou enriquecer”.

A regulamentação das apostas online no Brasil vem sendo discutida desde 2023, mas ainda não há uma definição concreta. O governo tem buscado acelerar o processo, especialmente após o Banco Central divulgar que beneficiários do Bolsa Família gastaram mais de R$ 3 bilhões em apostas esportivas por meio do Pix.

Vídeos mostram estragos do temporal em Vilhena, derrubando árvores, fios de alta tensão e atingindo comércios

Mídia Rondônia – Um forte temporal atingiu Vilhena na tarde desta quinta-feira, 26, causando diversos estragos pela cidade. A tempestade, que veio acompanhada de ventos fortes e intensa chuva, derrubou árvores, fios de alta tensão e danificou estruturas de obras em construção.

No centro da cidade, a queda de fios de alta tensão causou transtornos e gerou risco à população. Autoridades de segurança e equipes de manutenção elétrica foram chamadas para isolar a área e evitar acidentes, garantindo que os reparos sejam feitos de forma segura.

Além disso, vários comércios foram afetados, com relatos de danos a fachadas e alagamentos. Um grande supermercado da cidade enfrentou problemas com vazamento no telhado, causado pela intensidade da chuva. Funcionários e clientes tiveram que lidar com a água que se acumulou no interior do estabelecimento.

A tempestade também derrubou a estrutura de algumas obras em construção, causando mais prejuízos e complicando a situação em áreas onde os trabalhos estavam em andamento.

Apesar dos danos materiais, até o momento, não há registros de acidentes envolvendo veículos ou feridos graves.

Exclusivo: cuidadora é agredida por mãe de aluno em cidade de Rondônia 

 

Midia Rondônia – Na tarde desta quarta-feira, 25, a cuidadora Regiane Farias Andrade, da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, em Porto Velho, foi vítima de uma agressão violenta enquanto tentava socorrer um colega de trabalho. A situação ocorreu durante o horário de recreio, quando Regiane interveio em uma confusão envolvendo a mãe de um aluno, identificada como Jucelania Campos Moraes, que já estava agredindo um outro funcionário da escola.

De acordo com informações exclusivas obtidas pelo Mídia Rondônia, ao tentar acalmar a situação, Regiane acabou sendo atacada pela mãe do aluno. Jucelania desferiu arranhões no rosto da educadora, ferindo-a gravemente. As agressões não pararam por aí. Câmeras de segurança da escola registraram outro momento de violência, quando Jucelania também atacou a orientadora da instituição.

Nas imagens, é possível ver o desespero de uma colega de trabalho que, ao testemunhar a cena, solicita apoio de um vigilante para acionar a polícia. Apesar das tentativas de intervenção, a situação só foi controlada após a chegada dos agentes de segurança.

Depois do ocorrido, Regiane Farias foi até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência por lesão corporal contra Jucelania. A agressão gerou grande indignação entre os profissionais da escola e a comunidade escolar.

Segundo apurou o Midia Rondônia, a mãe não teria aprovado um relatório feito pela orientação da escola, informando que seu filho não teria um bom comportamento na escola.

A violência contra profissionais da educação tem se tornado uma preocupação crescente, e este caso ressalta a urgência de medidas que garantam a segurança nas escolas, tanto para os professores quanto para os demais funcionários.

Fonte: Midia Rondônia

Trump desmente Marçal e nega ter enviado carta após cadeirada

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou ter enviado uma carta ao candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, após o episódio da cadeirada no debate da TV Cultura, informa o Metrópoles. Marçal afirmou na última segunda-feira (23), antes do debate promovido pelo Flow Podcast, que recebeu uma carta de Trump e comparou a cadeirada com o suposto atentado cometido contra o ex-presidente americano.

“Recebi uma carta do Trump falando que lamenta muito o ocorrido. O Trump que é um cara que sofreu também um atentado agora. Cada um na sua escala: o presidente dos Estados Unidos é bala de fuzil, o Bolsonaro é faca, e a Prefeitura de São Paulo, que é mais baixo um pouquinho, é cadeirada”, disse.

No entanto, o porta-voz da campanha de Trump, Jason Miller, desmentiu o ex-coach ao jornalista Paulo Cappelli. “O presidente Trump não enviou nenhuma carta do tipo”, afirmou. De acordo com Donald Trump, nenhuma carta foi destinada nem a Marçal nem a nenhum outro integrante da equipe do ex-coach no Brasil. O Metrópoles também pediu a Pablo Marçal uma foto da carta que ele teria recebido, mas ele não respondeu.

O candidato do PRTB também afirmou que estava viabilizando um encontro com o ex-presidente americano. “Estou viabilizando isso. Vou ver se eu consigo encaixar. É muita sabatina, e eu gosto de ir pro debate. Se eu conseguir um buraco na agenda, eu vou ver se dou um pulo lá, pelo menos umas 24 horas, para encontrar com o Donald Trump”, disse.

Avanços da gestão impulsionam candidatura a prefeito de João do Fórmula 1 em Colorado do Oeste

Com um legado de importantes obras e avanços em diversas áreas, a gestão de Colorado do Oeste tem se destacado pela execução de projetos estruturantes que visam melhorar a qualidade de vida da população. João do Fórmula 1, candidato a prefeito, promete dar continuidade a esse trabalho e consolidar o progresso em andamento na cidade. Entre as principais realizações da atual gestão estão obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer.

Na área de infraestrutura, um dos grandes marcos é a construção de uma das primeiras pontes de concreto e aço do município, que vai garantir mais segurança e melhores condições de trafegabilidade, principalmente para os produtores rurais. Além disso, a substituição das antigas pontes de madeira por modernos tubos armcos foi uma conquista significativa, aprimorando o acesso nas vias vicinais e reforçando a segurança no transporte.

Outro destaque é a implantação e conclusão do prédio do Corpo de Bombeiros, que traz mais proteção e segurança à comunidade de Colorado do Oeste. A presença dessa unidade é um passo importante para a defesa civil e a resposta rápida a emergências no município e nas regiões vizinhas.

No setor de educação, todas as escolas da rede municipal foram reformadas, oferecendo melhores condições de ensino tanto para os estudantes quanto para os profissionais da educação. As melhorias refletem o compromisso com um ambiente educacional mais adequado e funcional, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de ensino.

Na saúde, diversas ações estão em andamento e já concluídas, como a construção do refeitório do Hospital Municipal e a realização de cirurgias eletivas para pacientes de Colorado. O Centro de Especialidade Médica (CEM) foi reformado e adaptado para atender a especialidades como ortopedia e ultrassonografia. Além disso, o Hospital Pedro Grajeiro passou por uma reforma completa, com a construção de um novo centro cirúrgico, a aquisição de equipamentos de última geração e a instalação de um moderno aparelho de raio-X. Duas novas unidades de saúde também foram entregues, ampliando a rede de atendimento no município.

Na área esportiva, a comunidade foi beneficiada com um campo de futebol Society de gramado sintético, além da reforma da quadra de vôlei e basquete, e revitalização da quadra de areia. Esses espaços de lazer e esporte garantem maior qualidade de vida e integração social para os moradores.

No segmento social, destacam-se as obras em andamento para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da maior clínica de fisioterapia do Cone Sul, que contará com uma piscina aquecida para tratamentos, marcando um avanço importante na saúde pública e na assistência social da região.

Em termos de infraestrutura urbana, as obras de pavimentação e tapa-buracos estão em andamento por toda a cidade, trazendo melhorias significativas para a mobilidade e conforto dos que transitam por Colorado do Oeste.

Além disso, a revitalização das praças da Igreja Matriz e das Lanchonetes trouxe modernidade com um novo design arquitetônico, ampliando os espaços de convivência para a população.

Para o candidato João do Fórmula 1, que tem o jovem Wender Pitica como seu vice-prefeito, a continuidade dessas obras e o avanço das melhorias no município são essenciais. “É preciso avaliar todo esse trabalho já construído e que está em andamento. Não podemos trocar o certo pelo duvidoso”, afirmou o candidato, enfatizando a importância de dar continuidade às políticas públicas que têm transformado Colorado do Oeste.

Com esses projetos já em curso, João do Fórmula 1 propõe fortalecer ainda mais as áreas essenciais do município, garantindo a sequência do progresso e desenvolvimento de Colorado do Oeste.

Confira o vídeo do candidato

Chacina em garimpo ilegal é registrada em cidade próxima a Vilhena

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) tenta localizar familiares de José Roberto Ribeiro da Silva, de 19 anos, morto durante uma chacina em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, na segunda-feira (23).  Uma grande operação das forças de segurança foi realizada na região do garimpo Sararé. Fotos mostram uma carreta prancha transportando uma máquina queimada, além de várias caminhonetes e veículos de pequeno porte completamente destruídos. Na noite desta terça-feira (24.09), o delegado João Paulo Berté concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre as mortes ocorridas na região do garimpo Sararé, em Pontes e Lacerda.

Segundo o delegado, as mortes estão relacionadas a disputas por território no garimpo, um conflito comum em áreas de mineração ilegal. As investigações continuam, e a Polícia Civil está trabalhando para identificar as demais vítimas e esclarecer todos os detalhes do caso.

Até o momento, foram confirmadas quatro mortes, sendo que apenas uma vítima foi identificada: Flávia Melo de Miranda Soares, de 20 anos, natural do Acre. As outras vítimas, todos homens, ainda não foram identificadas.

José é a única das quatro vítimas da chacina que ainda não teve o corpo liberado da unidade. As outras foram identificadas como Cleuber da Silva Oliveira, de 17 anos, David Henrique França Lima, de 16 anos, e Flávia Melo Miranda Soares, de 20 anos