22.8 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 541

Alunos são expulsos após usar inteligência artificial para criar nudes falsos de professora e 30 colegas da escola

Quatro adolescentes, entre 12 e 16 anos, foram expulsos de uma escola particular, em Cuiabá, após criarem falsas imagens de nudez, com auxílio de inteligência artificial, das colegas de sala e de uma professora para divulgarem em grupos de pornografia nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, até esta quarta-feira (25), três boletins de ocorrência foram registrados denunciando o crime. A informação foi confirmada pela escola.

Ao g1 a escola informou que, devido à situação vexatória que as vítimas foram submetidas, a instituição tem oferecido apoio aos envolvidos no caso de deepfake e que “já possui programas regulares de combate à violência e ao bullying”.

O primeiro boletim de ocorrência foi registrado em julho deste ano, quando as montagens dos alunos foram compartilhadas em um grupo da escola. Segundo a Associação SOS Bullying, que acompanha o caso, apesar do boletim, as imagens continuaram sendo divulgadas por meio de conversas e publicações online, no mês de agosto. A associação informou que os alunos foram expulsos após os pais das vítimas relatarem o ocorrido, na semana passada.

A SOS Bullying ainda informou que mais de 30 jovens foram expostos com as imagens falsas, que foram feitas e divulgadas pelos adolescentes expulsos. Segundo a denúncia, as imagens de nudez eram geradas a partir de fotos que mostravam os rostos das vítimas.

O caso é investigado pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Cuiabá.

Veja abaixo o posicionamento da escola na íntegra:

A partir das informações sobre o caso de ciberbullying, o colégio Centro América informa que os responsáveis pela criação e compartilhamento do conteúdo vexatório foram submetidos à transferência compulsória.

Além disso, a escola tem oferecido apoio às vítimas da deepfake e já possui programas regulares de combate à violência e ao bullying. Um exemplo disso são as reuniões semanais que acontecem em todas as unidades da rede, onde temas como valorização, ética estudantil e moral são abordados por profissionais capacitados, em conjunto com os alunos.

G1

Queimadas pelo país: é preciso conter o avanço do agronegócio

A proliferação dos focos de queimadas em áreas rurais por todo o território nacional e o anúncio de que São Paulo passou a liderar o ranking das cidades com o ar mais poluído do mundo colocaram a questão ambiental no centro do debate público no Brasil. Depois da tragédia no Rio Grandes do Sul com as fortes chuvas, as mudanças climáticas põem em xeque, mais uma vez, o modo de produção do agronegócio.

O fogo queimou mais de 114.000 km² neste ano, sobretudo, na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. A área é mais que o dobro da registrada nos primeiros oito meses de 2023 (52.519 km²). Só em agosto, mais de 56.000 km² foram incendiados, de acordo com o Monitor do Fogo da plataforma MapBiomas.

Mais de 10 milhões de pessoas foram afetadas diretamente pelos incêndios florestais. São 531 municípios que decretaram situação de emergência por causa desses incêndios, que passaram a marca de 160 mil focos neste ano.

No mesmo período da explosão dos casos de queimadas, a cidade de São Paulo foi apontada pela agência suíça IQAir como o município com o ar mais poluído do mundo. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registrou que, das 22 estações de monitoramento de qualidade do ar, 21 apresentavam o indicador “muito ruim” ou “ruim”.

Uma partícula tóxica com diâmetro de 2,5 micrômetros ou menos, conhecida como MP2,5, é o principal poluente. Com um tamanho muito pequeno, essa substância penetra no sistema respiratório e chega à corrente sanguínea. Esse agente químico aumenta os riscos de doenças cardíacas, pulmonares e vasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Não é uma exclusividade da cidade de São Paulo. Respira-se um ar poluído em todas as regiões do país. Levantamento aponta que a média anual da partícula tóxica MP2,5 no Brasil é de 9,9 microgramas por metro cúbico (µg/m³), o dobro do limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A associação das queimadas no interior com a péssima qualidade do ar nas capitais acendeu um sinal amarelo e conectou o que se passa no campo com a piora da qualidade de vida nas grandes cidades. Não dá mais para ignorar que respirar um ar poluído e seco nas áreas urbanas – que causa doenças na garganta, no sistema respiratório e sinusite – está relacionado à exploração capitalista acelerada e sem controle dos recursos da natureza.

O Brasil vive sob a hegemonia do modo de produção do agronegócio desde o final dos anos 90. O casamento do capital financeiro internacional e das empresas transnacionais com o latifúndio expandiu a monocultura de commodities para exportação. O avanço da fronteira agrícola e das áreas de pastagens sobre florestas e campos naturais sacrificou 514 mil quilômetros quadrados de áreas verdes de 2000 a 2020. Esse território equivale a 6% do território, que corresponde à soma do tamanho de São Paulo, Rio, Paraná e Sergipe.

Com a diminuição das áreas verdes, foi reduzida a capacidade de absorção de dióxido de carbono (CO 2) da atmosfera. Além disso, a própria derrubada e/ou queimada das florestas liberam o carbono absorvido pelas árvores na forma de CO 2, um dos principais gases de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.

A expansão do agronegócio da soja, milho, cana-de-açúcar, algodão e pecuária intensificou a crise das mudanças climáticas. O fogo é o primeiro ato de um processo que leva à elevação das temperaturas e à mudança do ciclo das chuvas e da seca, criando o ambiente para o descontrole das queimadas que o país vive atualmente. Ou seja, nos próximos anos, os períodos de seca serão maiores e os focos de incêndios ainda mais numerosos.

O uso do fogo na agricultura não é uma novidade. Essa é uma prática antiga em algumas áreas rurais para “limpar” terrenos e preparar a terra para o plantio. No entanto, sob a lógica da reprodução ampliada do capital, as queimadas se tornaram num instrumento para expandir a fronteira agrícola de forma acelerada e contínua para a reprodução do sistema.

As queimadas criminosas para a abertura das áreas para a pecuária e a monocultura da soja conferem maior celeridade e segurança aos autores, uma vez que o sistema por satélites de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem maior dificuldade para identificar o desmatamento em focos de incêndios.

As consequências das mudanças climáticas são cada vez mais graves e afetam um número cada vez maior de pessoas no Brasil e no mundo. A ocorrência de fortes chuvas como as do Rio Grande do Sul em maio e a poluição do ar em grandes cidades como São Paulo demonstram que ninguém está alheio à marcha insana da destruição ambiental.

O governo Lula tomou até agora iniciativas muito tímidas em relação às queimadas. Nenhuma delas tocou na raiz do problema. Não é possível enfrentar a crise climática e evitar novas tragédias sem controlar, regular e limitar o agronegócio, quebrando a lógica de acumulação capitalista que leva à ampliação da fronteira agrícola para sustentar as grandes cadeias globais do sistema alimentar.

*Igor Felippe Santos é jornalista e analista político com atuação nos movimentos populares.

**Este é um artigo de opinião e não representa necessariamente a linha editorial do Brasil de Fato.

Jovem é atacado a tiros em Vilhena; suspeito fugiu após disparos

Midia Rondônia – Na noite desta quarta-feira, 25, um jovem de 24 anos foi atacado a tiros na Avenida Perimetral, em Vilhena. De acordo com relatos, o jovem estava retornando do trabalho e havia acabado de estacionar sua motocicleta na porta de casa quando foi surpreendido por um homem armado que desceu de um VW Gol de cor vermelha e iniciou os disparos.

Diante do ataque, a vítima abandonou a motocicleta e saiu correndo na tentativa de escapar dos tiros. O atirador fugiu em seguida, deixando o local sem ser identificado. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou pelo menos nove cápsulas de munição calibre 9mm espalhadas pela via, evidenciando a gravidade do ataque.

O carro usado pelo agressor foi incendiado após a tentativa de homicídio. A polícia segue investigando o caso para identificar e localizar o responsável pelo ataque.

Ministro diz que não sabia que Gusttavo Lima era investigado por lavagem de dinheiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, afirmou nesta terça-feira (24) que desconhecia a investigação contra Gusttavo Lima por suposta prática de lavagem de dinheiro ligada a jogos de azar, como apostas esportivas e cassinos online.

Marques foi um dos convidados para a festa de aniversário do cantor sertanejo, realizada em 3 de setembro, em um iate ancorado na ilha de Mykonos, na Grécia. No evento, também estavam presentes José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, sócios da empresa Vai de Bet, que são investigados pela Operação Integration.

Nunes Marques acabou viajando de carona no jato do empresário Fernando Oliveira Lima, seu “amigo pessoal”, segundo o magistrado. Ele é conhecido como Fernandin OIG das bets, CEO da One Internet Game. A empresa está entre as que pediram autorização ao Ministério da Fazenda para operar no mercado de apostas a partir de 2025.

Na época, a Operação Integration já estava em andamento e resultou, no dia seguinte, na prisão da influenciadora digital Deolane Bezerra e de outros envolvidos.

O magistrado declarou que sabia das propagandas feitas pelo cantor para apostas esportivas, mas desconhecia as investigações em curso e a suposta ligação de Lima com jogos de azar, conforme indicou a Polícia Civil de Pernambuco.

“Cobrar que cada um de nós saiba quem estará num aniversário ou qual dos convidados está sob investigação, é surreal. Na maioria das vezes nem o investigado sabe. Quase na totalidade das vezes as investigações são sigilosas. O investigado não sabe que está sendo investigado. Não tem como saber”, disse ao Valor Econômico.

Marques ressaltou que a prisão de um dos presentes no aniversário ocorreu apenas na manhã do dia seguinte ao evento, quando ele já havia deixado a ilha. Segundo ele, sua participação foi apenas um bate-volta de Roma a Mykonos, pois estava na Itália para um programa acadêmico.

Vale destacar que Gusttavo Lima teve sua prisão decretada na segunda-feira (23) pela Justiça de Pernambuco, acusado de dar carona ao casal de foragidos e de supostamente auxiliá-los na fuga. Contudo, a prisão foi revogada no dia seguinte, terça-feira (24), pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão.

Vítima de acidente, morre sargento da PM de Cerejeiras

Midia Rondônia – O sargento da Polícia Militar Aparecido Mendes Vieira, morador de Cerejeiras, faleceu nesta quarta-feira, 25, após não resistir aos ferimentos decorrentes de um grave acidente ocorrido no dia 27 de julho, na BR-435, em Cerejeiras.

Após o acidente, o militar foi transferido para o Hospital Bom Jesus, em Vilhena, onde passou por diversas cirurgias na tentativa de estabilizar seu quadro clínico. No entanto, apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu e veio a óbito. Aparecido Mendes ingressou na Polícia Militar em 1989 e, após uma carreira de dedicação ao serviço público, foi para a reserva remunerada em 2012.

O comando da Polícia Militar de Rondônia emitiu uma nota de pesar lamentando a perda do sargento, destacando sua contribuição e os anos de serviço prestados à segurança pública. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso irmão de farda, sargento Aparecido Mendes Vieira, um profissional exemplar e dedicado, que serviu com honra e compromisso à população”, declarou a corporação.

Aparecido Mendes deixa um vazio na comunidade de Cerejeiras e entre seus colegas de profissão.

Semáforo volta a apresentar falhas após manutenção em Vilhena

Midia Rondônia – O semáforo localizado na movimentada Avenida Paraná, em Vilhena, voltou a paralisar nesta quarta-feira, 25, pouco tempo após passar por uma manutenção. O problema gerou indignação entre os motoristas que dependem do equipamento para garantir a segurança no trânsito local. A situação foi amplamente debatida por ouvintes de uma emissora de rádio local, que também relataram falhas em outros semáforos da cidade.

Durante o programa, o radialista responsável aproveitou a grande audiência para criticar duramente a gestão municipal, que, segundo ele, tem dinheiro e demonstrado incompetência em resolver de maneira eficaz os constantes problemas com os semáforos. Além de aumentar o risco de acidentes, a falta de funcionamento adequado dos dispositivos já teria contribuído para uma colisão registrada na própria Avenida Paraná, evidenciando o perigo que a situação oferece aos motoristas e pedestres.

O apresentador ainda ressaltou que a gestão pública precisa agir com mais eficiência e urgência para evitar novos acidentes e garantir um trânsito mais seguro para a população. Os motoristas que trafegam pelas vias de Vilhena seguem apreensivos com a situação e aguardam uma solução definitiva por parte das autoridades locais.

Até o momento, a prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre os problemas nos semáforos ou o acidente ocorrido. A expectativa é que novas manutenções sejam realizadas, mas moradores e motoristas exigem uma ação mais rápida e eficiente para evitar que esses problemas continuem se repetindo.

Quinta-feira de calor intenso e possibilidade de chuvas em Rondônia

Mídia Rondônia – Nesta quinta-feira, 26, uma massa de ar quente e seco continua a influenciar as condições climáticas em Rondônia, provocando redução da nebulosidade e diminuindo a intensidade das chuvas. A previsão para todo o estado é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em algumas áreas.

As temperaturas permanecem elevadas, com máximas que podem ultrapassar os 35°C, o que mantém o calor intenso em diversas regiões. Além disso, a umidade relativa do ar segue baixa, com índices mínimos abaixo de 35%, o que requer atenção especial, principalmente para a hidratação e cuidados com a saúde respiratória, já que a baixa umidade aumenta os riscos de complicações.

Na região central de Rondônia, os ventos variam de fracos a moderados, enquanto em outras partes do estado predominam ventos fracos, com direção variando entre noroeste e norte.

Especialistas recomendam evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia, além de manter a hidratação constante e umidificar ambientes internos para minimizar os efeitos da baixa umidade. Mesmo com a possibilidade de chuvas em áreas isoladas, o predomínio do tempo seco reforça a necessidade de cuidados extras com incêndios florestais e queimadas, que podem se agravar com as condições atuais.

Prefeito pode ter candidatura cassada por abuso de poder

A coligação “Tempos de Esperança” [MDB/PSB] procurou a Justiça Eleitoral para pedir a cassação das candidaturas do Prefeito e do Vice-Prefeito de Primavera,  nordeste paraense, Áureo Gomes e Rafael Felix. Os dois fazem parte da coligação “A Força Que Vem do Povo”, formada pelos partidos DEM e PSD.  A coligação tem como argumento abuso de poder econômico, político e condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral.

A principal acusação é o uso promocional e eleitoreiro de programas sociais, distribuição de bens pela administração pública em ano eleitoral e eventos com benefícios à população, como doação de cestas básicas, shows e inaugurações de obras públicas com propaganda política disfarçada.

A máquina do município teria sido utilizada para impulsionar as candidaturas à reeleição, a exemplo da distribuição de bens e serviços gratuitos à população em ano eleitoral, o que é vedado pela legislação eleitoral, por violar a igualdade de oportunidades entre os candidatos.

As alegações incluem:

Doação de Cestas Básicas: Distribuição de mil cestas básicas em um evento de aniversário em 2023, com shows e prêmios, ampliando significativamente as doações em comparação com o ano anterior.

Eventos Eleitoreiros: Inaugurações de obras públicas e outros eventos realizados para promover a candidatura dos investigados.

Promoção Pessoal em Ações Sociais: Realização de eventos sociais, como o Dia Internacional da Mulher, com distribuição gratuita de eletrodomésticos e outros bens, ligados diretamente à imagem dos candidatos.

A ação solicita a apuração de abuso de poder e condutas vedadas, buscando a responsabilização dos candidatos e suas respectivas penalidades.

Em 2020, Áureo Gomes foi eleito com 48% dos votos, derrotando a candidata Renata Sousa. Áureo foi eleito com 26 anos, solteiro, tendo ensino médio completo e declarou ao TSE a ocupação de estudante, bolsista ou estagiário. Ele não declarou nenhum bem como patrimônio. Áureo tenta a reeleição nas eleições municipais em 2024.

Ex-sargento da PM de Rondônia é preso em Marabá por tráfico de drogas

Na manhã desta quarta-feira, 25/9, a Polícia Federal deflagrou a Operação “Hierarquia”, com o objetivo de cumprir 30 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO, sendo dez de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão.

A investigação teve início em fevereiro de 2023, após a prisão em flagrante de um cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, que foi detido transportando 48 kg de cocaína em Porto Velho/RO. Na semana seguinte, um sargento da PM/RO, irmão do bombeiro, foi morto, junto com outro comparsa, durante uma intervenção policial em Goiás/GO, enquanto transportavam cerca de 60 kg de cocaína.

Em agosto de 2023, um ex-sargento da PM/RO, acompanhado de outro integrante da organização criminosa, foi preso em flagrante enquanto transportava 37 kg de cocaína na BR-319, em direção a Humaitá/AM. Em março de 2024, após ter obtido liberdade provisória, o ex-sargento foi novamente preso, desta vez transportando 35 kg de cocaína na cidade de Itabuna/BA.

Com a decisão expedida pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO, o ex-sargento foi detido pela PF/PA na manhã desta quarta-feira na cidade de Marabá, sudeste do Pará. O carro do alvo foi apreendido e o canil da Guarda Municipal de Marabá/PA foi acionado para auxiliar nas buscas por entorpecentes no interior do veículo. Não foram encontradas drogas no automóvel.

Acredita-se que grande parte das drogas que havia sido apreendida tinha como destino o Nordeste brasileiro, mais especificamente a Bahia. Durante as investigações, foi identificado o líder da organização criminosa no Nordeste, que seria o destinatário da droga. As ações se deram nas cidades de Porto Velho/RO, Guajará Mirim/ RO, Londrina/PR, Marabá/PA, Itabuna/BA e Itapicuru/BA.

Regional Café divulga calendário de atendimento nas escolas para as próximas semanas em Cacoal e Ministro Andreazza

Visando um atendimento mais próximos dos seus filiados, a direção do Sintero – Regional Café dará início na próxima semana o PROJETO SINTERO INTERATIVO, com agenda de atendimento direto nas escolas que compõem o município de Cacoal e Ministro Andreazza.

Com a agenda de atendimento a diretoria da Regional estará realizando recadastramento e novas filiações. Além dos procedimentos adotados pela campanha de filiação e recadastramento a direção da Regional Café estará também atento a situação funcional de cada servidor filiado, verificando os seguintes procedimentos:

Análise das referências

Se há ou não descontos ilegais sendo efetuados nos contracheques dos filiados;

Análise de processos já formalizados;

Orientação sobre novos processos a serem encaminhados.

Para fins de filiação e recadastramento, a direção solicita que cada servidor tenha em mãos, matrícula e senha do contracheque, dados pessoais do servidor e dependentes, inclusive CPF, RG, Certidão de Casamento ou Nascimento, em caso de filhos menores.

Para fins de análise de processos já formalizados e que o servidor precisa de orientação, o professor Oto orienta que desde já o servidor acesse o SAURON e tenha em mãos a senha de acesso ao serviço SEI/RO. Considerando que, qualquer consulta de processo já formalizado só pode ser feita pelo próprio servidor tendo em mãos nº do CPF e senha atualizada.

 

SEGUE ABAIXO A DATA DE ATENDIMENTO NAS ESCOLAS PELA DIREÇÃO DA REGIONAL:

 

30 de setembro – Segunda-feira – Escola Antônio Gonçalves Dias – Atendimento manhã e tarde.

01 de outubro – Terça-feira – Agenda com os aposentados em nossa sede – Café da manhã.

02 de outubro – Quarta-feira – Escola Carlos Drummond Andrade – Manhã, tarde e noite.

03 de outubro – Quinta-feira – Escola Josino Brito – Manhã e tarde

04 de outubro – Sexta-feira – Atendimento na Regional

07 de outubro – Segunda-feira – Escola Cora Coralina – manhã, tarde e noite.

08 de outubro – Terça-feira – Escola Nilo Coelho em Ministro Andreazza – Manhã e tarde.

09 de outubro – Quarta-feira – Escola Carlos Gomes – Manhã e tarde

10 de outubro – Quinta-feira – Escola Honorina Lucas de Brito – Manhã e tarde.

11 de outubro – Sexta-feira – Atendimento na Regional

14 de outubro – Segunda-feira – Escola Frei Caneca – manhã e tarde

15 de outubro – Terça-feira – SUPER – Superintendência Regional de Ensino.

16 de outubro – Quarta-feira – Escola Paulo Freire – manhã e tarde.

17 de outubro – Quinta-feira – Celso Ferreira da Cunha – manhã, tarde e noite.

18 de outubro – Sexta-feira – Atendimento na Sede da Regional.

21 de outubro – Segunda-feira – Escola CTPM

22 de outubro – Terça-feira – Escola Clodoaldo Nunes de Almeida

23 de outubro – Quarta-feira Maria Aurora do Nascimento.

24 de outubro – Quinta-feira – Escola Graciliano Ramos

25 de outubro – Sexta-feira – Atendimento na Regional

28 de outubro – Segunda-feira – CEEJA – manhã, tarde e noite.

29 de outubro – Terça-feira – Bernardo Guimarães – manhã e tarde

30 de outubro – Quarta-feira – CERNIC – manhã

 

Para finalizar a direção informa que o atendimento na sede da Regional será realizado normalmente, apenas os diretores estarão direcionando para as escolas a fim de fazer o atendimento.

 

 

 

 

OTONIEL BRAZ ODÓRICO

Diretor da Regional