21.2 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 543

Justiça garante liberdade de expressão a Flori; Raquel perde direito de resposta

O Delegado Flori obteve na manhã desta quarta-feira, 25, um vitória  diante da intenção da candidata majoritária da Coligação “Unidos por Vilhena”, que havia obtido direito de resposta em primeira instância contra uma fala de Flori, durante entrevista à Rádio Planalto em 11 de setembro de 2024.

Flori afirmou que a candidatura de Raquel era um “estepe”, já que nenhum dos políticos da família dela poderia registrar candidatura, por serem condenados e portanto estão inelegíveis, uma manobra considerada “malandragem”.

Após a entrevista, a campanha da candidata obteve junto à 4ª Zona Eleitoral, de Vilhena, o direito de resposta na mesma emissora. Contudo, a campanha de Flori impetrou mandado de segurança e obteve decisão favorável no Tribunal Regional Eleitoral, impedindo o intuito da coligação adversária.

Conforme a decisão do Juiz Ricardo Beckerath da Silva Leitão, “Da análise da transcrição dos trechos considerados ofensivos pelos representantes, não verifico a existência de afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica a ensejar o direito de resposta”.

Quanto à afirmação de que a candidata seria um “estepe” o juiz entendeu que a afirmação “se refere a sua capacidade de governar autonomamente, o que faz parte de uma crítica totalmente aceitável numa disputa eleitoral”. Em outro trecho da decisão, o juiz pontua que pessoas públicas, principalmente candidatos durante a disputa eleitoral, devem estar cientes de que estão à disposição da avaliação pública e também de crítica.

O Delegado Flori comemorou a vitória ao afirmar que “estava ciente que não praticou nenhum tipo de injúria ou difamação”. O que eu falei é a verdade que todo mundo sabe. Ela só é candidata porque nenhum deles pode registrar candidatura, apenas isso”, afirmou.

Assessoria

Janayna Gomes destaca seu papel na saúde de Cacoal e reforça a importância do voto consciente

Na reta final antes das eleições de 6 de outubro, Janayna Gomes, ex-secretária de Saúde de Cacoal, faz um apelo à responsabilidade dos eleitores, destacando a importância do voto consciente. “É através de um voto bem pensado que podemos construir o futuro que desejamos para nossa cidade”, afirma a candidata, que concorre a uma vaga na Câmara Municipal.

Com uma trajetória sólida na administração pública, Janayna reforça que o eleitor deve buscar candidatos com experiência e resultados comprovados. “Não basta ter boas propostas no papel. É preciso escolher quem já demonstrou capacidade de realização, alguém com histórico de trabalho, e não apenas promessas bonitas”, acrescenta.

Legado na saúde pública de Cacoal
Formada em Administração de Empresas, com especializações em Saúde, Engenharia Clínica e Perícia Ambiental, Janayna esteve à frente da Secretaria de Saúde de Cacoal entre 2021 e 2023, período em que coordenou ações fundamentais em meio à pandemia de Covid-19. Entre os principais feitos da sua gestão, destacam-se a reforma do Hospital Materno-Infantil, a criação do Pronto Socorro Infantil e a transformação do Hospital de Campanha em Pronto Atendimento Municipal 24 horas (PAM 24+).

Após sua gestão na saúde municipal, Janayna aceitou o convite do governo de Rondônia para coordenar a criação da Policlínica Estadual em Cacoal, projeto essencial para os 35 municípios da Macro 2. “Estou liderando essa iniciativa há cerca de um ano, e tenho orgulho de dizer que a estrutura já está completamente desenhada, com 39 salas, 15 espaços de exames, e áreas dedicadas ao atendimento infantil. Agora, aguardamos apenas a definição do local para sua implantação”, detalha Janayna.

Defesa da saúde regional
Além de seu trabalho em Cacoal, Janayna é uma defensora incansável da melhoria da saúde em toda a região. “Cacoal é um dos principais polos de saúde de Rondônia, mas ainda precisamos avançar para garantir um atendimento mais digno para a população”, afirma. Como vereadora, ela pretende fortalecer a parceria entre o município e o governo estadual, buscando mais investimentos e melhorias para os serviços de saúde.

Compromisso com Cacoal
Nascida em Santos, mas criada em Cacoal desde os dois anos de idade, Janayna é profundamente conectada à cidade. Aos 44 anos, mãe de dois filhos, ela une sua vasta experiência no setor público à sua paixão por Cacoal. “Esta cidade é minha casa, meu lar. Luto todos os dias para melhorar a vida dos cacoalenses”, afirma.

Durante sua gestão na Secretaria de Saúde, além de enfrentar os desafios da pandemia, Janayna ampliou serviços essenciais como o Pronto Socorro Odontológico e modernizou a frota de ambulâncias e veículos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Agora, como candidata a vereadora, ela acredita que poderá continuar esse trabalho, cobrando melhorias e fiscalizando as ações em prol da cidade.

O apelo ao voto consciente
Janayna ressalta a importância de escolher cuidadosamente os representantes na Câmara Municipal. “No dia 6 de outubro, o eleitor terá a oportunidade de decidir quem será sua voz no legislativo. Peço o voto de confiança para que possamos, juntos, continuar trabalhando por uma saúde de qualidade e pelo futuro de Cacoal”, declara a candidata.
Com o número 44321, Janayna Gomes se compromete a ser uma vereadora ativa, dedicada a lutar por mais avanços na saúde e a assegurar que Cacoal continue a crescer com justiça e eficiência para todos.

Jovem é executado a tiros em tabacaria no centro de Cacoal

Midia Rondônia – Na madrugada desta quarta-feira, 25, um jovem de 24 anos foi executado a tiros em uma tabacaria localizada na avenida 2 de Junho, no centro de Cacoal. A vítima, identificada como Wllian Djeison Oliveira Rosa, foi alvejada por três disparos de arma de fogo e morreu no local.

De acordo com as primeiras informações, o incidente teria começado quando Willian encontrou uma pessoa no interior do estabelecimento e passou a cobrar uma dívida. O desentendimento rapidamente escalou, resultando na expulsão de Willian e dos envolvidos do local.

Testemunhas relataram que, após o grupo deixar a tabacaria, um amigo da pessoa que havia sido cobrada por Willian sacou uma arma de fogo. O homem disparou três vezes para o alto, e, em seguida, atirou contra Willian, que não resistiu aos ferimentos.

A polícia foi acionada e segue investigando o caso, buscando identificar e localizar o autor dos disparos, identificado apenas por “Cueca”.

PF cumpre mandados em operação contra tráfico de cocaína em Rondônia

Na manhã desta quarta-feira, 25/9, a Polícia Federal deflagrou a Operação “Hierarquia”, com o objetivo de cumprir 30 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO, sendo dez de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão.

A investigação teve início em fevereiro de 2023, após a prisão em flagrante de um cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, que foi detido transportando 48 kg de cocaína em Porto Velho/RO. Na semana seguinte, um sargento da PM/RO, irmão do bombeiro, foi morto, junto com outro comparsa, durante uma intervenção policial em Goiás/GO, enquanto transportavam cerca de 60 kg de cocaína.

Em agosto de 2023, um ex-sargento da PM/RO, acompanhado de outro integrante da organização criminosa, foi preso em flagrante enquanto transportava 37 kg de cocaína na BR-319, em direção a Humaitá/AM. Em março de 2024, após ter obtido liberdade provisória, o ex-sargento foi novamente preso, desta vez transportando 35 kg de cocaína na cidade de Itabuna/BA.

Acredita-se que grande parte das drogas tinha como destino o Nordeste brasileiro, mais especificamente a Bahia. Durante as investigações, foi identificado o líder da organização criminosa no Nordeste, que seria o destinatário da droga. As ações ocorreram nas cidades de Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, Londrina/PR, Itabuna/BA e Itapicuru/BA.

Fonte: DPF-RO

Traficantes são mortos e polícia apreende 600 kg de cocaína em cidade próxima a Vilhena

Uma operação policial resultou na apreensão de 600 kg de cocaína nesta terça-feira, 24, na Terra Indígena Pequizal, localizada em Comodoro (MT). A droga, distribuída em tabletes, foi encontrada em uma aeronave que pousou em uma pista clandestina. A ação foi deflagrada após uma denúncia anônima, que levou os policiais ao local para investigar a movimentação suspeita.

Ao chegarem à área, as autoridades constataram que a carga seria transportada por motocicletas, já que havia seis homens próximos à aeronave, aparentemente prontos para realizar o transporte da droga. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos trocaram tiros com os agentes. No confronto, dois dos criminosos foram mortos, enquanto os outros conseguiram fugir para uma região de mata densa, dificultando a captura imediata.

Além da grande quantidade de cocaína e da aeronave, a polícia apreendeu cinco motocicletas, que seriam utilizadas para o transporte da droga, e duas armas de fogo. Todo o material recolhido foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Cáceres (MT), que dará continuidade às investigações sobre o esquema de tráfico na região.

Com informações da PM do MT

Projeto quer barrar recursos do Bolsa Família em apostas online

Um dia antes da divulgação dos dados de que, apenas no mês de agosto, cerca de R$ 3 bilhões foram gastos em apostas e jogos online por beneficiários do Bolsa Família, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou um projeto de lei (PL) para barrar o recebimento  de recursos de contas bancárias do programa social pelas bets.

Segundo o PL 3.610/2024, as casas de apostas poderão estar sujeitas a multas caso recebam recursos de cartões de crédito e contas bancárias do Bolsa Família. A medida impõe uma multa no valor de 0,1% a 20% sobre o produto da arrecadação das empresas. Nos casos mais graves, as multas podem superar R$ 2 bilhões.

Além disso, as empresas estarão sujeitas à suspensão parcial ou total do exercício das atividades pelo prazo de seis meses. Outra penalidade prevista no projeto é a cassação da autorização da empresa que receba valores oriundos das contas de usuários do benefício. O deputado agora trabalhará para colher assinaturas de apoio na Câmara.

Endividamento

Novos dados, divulgados pelo Banco Central na terça-feira, dia 24 de setembro, demonstram que cinco milhões de pessoas usaram recursos recebidos do Bolsa Família para fazer apostas, cerca de 21% do valor total pago pelo governo federal às famílias beneficiadas.

“O endividamento causado pelas apostas tem destruído famílias e causado ruína financeira para diversas pessoas. O uso indiscriminado do cartão de crédito tem colocado em risco financeiro boa parte da população”, indicou Lopes, na apresentação do projeto.

O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já demonstraram preocupação com o que consideram um “grave problema social”, e apoiam uma regulamentação que freie o endividamento social.

Yogonet

Covardia e mentira: Marçal e sócio mentem sobre soco em marqueteiro

Pablo Marçal (PRTB) e seu sócio, o assessor e videomaker Nahuel Medina, mentiram ao criarem a narrativa de que o soco desferido em Duda Lima, marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), no debate do Flow, na terça-feira (23), teria sido uma reação “instintiva”.

Na versão contada em depoimento à polícia e ecoada por Marçal, Medina afirmou que o soco foi uma reação “instintiva” por Duda Lima ter tentado tirar o celular de suas mãos. Ele chegou a divulgar a imagem do momento em que ele filma o marqueteiro dando risada durante o debate e tentando tirar o aparelho de suas mãos.

“Eu só me defendi instintivamente”, escreveu o sócio de Marçal em storie em que mostra a mão machucada pelo soco enquanto estava na delegacia. Ao sair do Distrito Policial, Medina repetiu a mentira aos jornalistas.

“Ele [Duda] começou a xingar o Pablo para tentar passar corte para o Ricardo Nunes. Eu fui começar a filmar para mostrar isso, como agem pelas costas esses marqueteiros, criam essa narrativa e manipulam tudo. Ai, eu filmei e falei: ‘olha só como agem os marqueteiros’. Na hora ele olhou – tem o vídeo – e foi com toda a força em mim, enfiou a mão dentro da minha camisa, me jogou pra baixo, jogou para baixo o celular. Naquele momento, eu só me defendi instintivamente”, repetiu Medina.

Na sequência, Medina publicou o vídeo em que Duda Lima tenta tirar o celular das mãos dele e que, segundo a versão narrada à polícia, motivou a reação “instintiva”. “Legítima defesa”, escreveu o videomaker.

“Foi nessa hora aí que vc revidou? Porque pareceu que vc deu um soco em um cara que estava desatento e depois correu…”, indagou um seguidor, sem obter resposta do assessor do candidato do PRTB.

Em suas redes, Marçal ecoou a versão do sócio. “Duda Lima, que é marqueteiro do Nunes, inclusive foi marqueteiro do Bolsonaro e perdeu a eleição com o Bolsonaro e vai perder com o Nunes, agride primeiro, membro da minha equipe e recebe soco logo após o primeiro ato de agressão”, escreveu o ex-coach.

Mentira

A narrativa de Marçal e Medina, de que o soco teria ocorrido imediatamente após o marqueteiro ter tentado tirar o celular das mãos do assessor, no entanto, não é corroborada pelas imagens da agressão e nem pelos depoimentos de pessoas que estavam no local.

“Tem um hiato de tempo claro. O soco dele não é uma reação àquele momento em que o Duda coloca a mão no celular do rapaz”, disse ao jornal O Globo Fernando Ivo Antunes, assessor da campanha de Marina Helena (Novo).

Antunes ainda denuncia outra mentira de Medina, de que a “agressão” de Duda teria até aberto a camisa dele. “Na hora do soco, o rapaz está com a roupa toda engomadinha, e não com a camisa aberta como estava na delegacia”.

Outro assessor ouvido pelo O Globo confirma que não houve “reação instintiva”. “Não foi uma escalada de agressividade, nem um soco por reação. O Duda afastou o celular, a coisa passou, ele virou para o lado e o sujeito parou, pensou, mediu e deu o soco”, contou pedindo anonimato.

Como a Fórum antecipou nesta terça-feira (24), os depoimentos mostram que a ação foi premeditada entre Medina e Marçal, que faz um gesto com a cabeça ao ser expulso pelo mediador Carlos Tramontina, como se estivesse dando consentimento. Segundos depois, Medina desfere o soco de forma traiçoeira e covarde, pegando Duda Lima de surpresa.

Premeditado

Com as regras engessadas, assinadas por ele, e sem embates diretos com os adversários, o debate no Flow anulou a estratégia de lacração. Tanto que foi, até agora, o debate que mais teve exposição de propostas.

No entanto, Marçal deixou escapar um detalhe que mostra que toda a ação, da expulsão e do soco, foi premeditada.

Ao chegar à sede do Esporte Clube Sírio, onde ocorreu o debate, Marçal avistou Nunes e iniciou as provocações.

“Vou por você na cadeia em 2025. Tchutchuca do PCC. Vou te investigar, o que você recebeu na conta da sua esposa, a sua filha. Ladrão de merenda. Você vai pra cadeia”, atacou o ex-coach – veja o vídeo.

Nunes mordeu a isca, se desestabilizou mais uma vez e retrucou. “Quer roubar até o apelido, tchutchuquinha?”, devolveu. “Seu bandidinho! Seu condenadinho! Mentiroso!”, gritou o candidato “oficial” de Jair Bolsonaro (PL).

O detalhe: Marçal usou a mesma provocação ao final do debate, que motivou a expulsão. Sorteado para ser último a dar as declarações finais, o ex-coach começou chamando Nunes de “Bananinha”, mesmo tendo assinado o termo que proibia uso de apelidos pejorativos, e disse que iria mandar a Polícia Federal “prender o prefeito em 2025”, caso seja eleito.

Punido duas vezes pelo mediador Carlos Tramontina, Marçal esperou chegar aos 10 segundos finais para repetir o ataque e tomar a terceira advertência, que gerou sua expulsão.

Após segundos de silêncio, o ex-coach voltou a dizer que “a Polícia Federal vai prender o Ricardo Nunes, essa é uma promessa de campanha”.

Ao ser expulso por Tramontina, Marçal olhou para os assessores e abaixou a cabeça, em um gesto de consentimento. Imediatamente, o videomaker Nahuel Medina, assessor e sócio do candidato, desfere um soco no rosto de Duda Lima, marqueteiro de Nunes, e sai do local – assista ao vídeo.

Com a expulsão e o soco do assessor, Marçal conquistou as manchetes e ofuscou a participação dos adversários no debate.

Nas redes, o ex-coach fez overposting – uma grande quantidade de publicações em sequência nas redes – para aproveitar o engajamento e tentar impor a narrativa de que Medina teria “reagido” ao marqueteiro de Nunes.

Incitando a violência e, em seguida, buscando se fazer de vítima, Marçal atraiu novamente os holofotes para sua candidatura, que estava em franca decadência.

Com o caso, o ex-coach soou o “apito de cachorro” – expressão popularizada no neofascismo para chamar a horda à batalha – há 13 dias do final da campanha e levou a violência para o centro da disputa política na maior cidade da América Latina.

Revista Fórum

Sem agenda no Cone Sul, Bolsonaro visita Rondônia nesta quarta-feira

Mídia Rondônia – Sem agenda no Cone Sul, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca nesta quarta-feira, 25, em Rondônia para reforçar as candidaturas dos partidos PL e União Brasil nas eleições de 2024. O ex-presidente tem uma agenda focada em fortalecer seus aliados no estado, começando por uma visita a Ji-Paraná, onde é aguardado para um comício a partir das 13h30.

Bolsonaro, que mantém forte influência política na região, chega para apoiar candidaturas estratégicas de seu grupo político. Em Ji-Paraná, ele participará de um evento público, onde pretende mobilizar eleitores e consolidar o apoio ao Partido Liberal (PL) e ao União Brasil, ressaltando a importância de eleger candidatos alinhados com sua agenda conservadora e de direita.

A visita de Bolsonaro se estende até quinta-feira, 26, quando ele seguirá para outros municípios. O ex-presidente terá compromissos em Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes e Porto Velho. A agenda inclui uma grande concentração no Espaço Alternativo de Porto Velho, onde Bolsonaro fará um ato em apoio à candidatura de Mariana Carvalho (União Brasil), que disputa a prefeitura da capital.

Temporal deixa casas e estabelecimentos destruídos em Rondônia

Um temporal atingiu os municípios de Ji-Paraná e Governador Jorge Teixeira (RO) na noite de segunda-feira (23). Os moradores registraram imagens da intensidade da chuva e a destruição causada pelos ventos.

Árvores derrubadas, descargas elétricas e casas destelhadas foram alguns dos danos causados pela tempestade. De acordo com relatos de moradores, o temporal começou no fim da tarde. Em poucos minutos, o volume de água e as rajadas de ventos com raios se tornaram intensos.

As bombas de combustíveis de um posto de gasolina foram derrubadas pelo vento, quase atingindo pessoas que tentavam se abrigar. Além disso, uma grande placa de ferro de publicidade caiu e atingiu a frente de uma casa. Muros de tijolo também foram destruídos e várias árvores caíram sobre carros

G1

Polícia rondoniense recupera motocicleta que estava em Riberalta

Mídia Rondônia – A motocicleta, modelo CB300, foi localizada pela Polícia Boliviana na cidade de Ribeiralta, após informações que confirmaram sua origem.O veículo havia sido furtado na capital rondoniense, conforme boletim de ocorrência registrado na 2ª Delegacia da Polícia Civil de Rondônia.

Com base na localização fornecida pela polícia boliviana DIPROVE, as equipes de segurança de Rondônia se deslocaram até as margens do Rio Mamoré, na Bolívia, onde a motocicleta foi entregue à Polícia Militar de Rondônia. Após a entrega, o veículo foi levado à delegacia de Guajará-Mirim para os procedimentos legais necessários.

Com informações da PM