21.2 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 544

Faltando 11 dias para as eleições, semáforo da Paraná volta a funcionar em Vilhena

Mídia Rondônia – Após um longo período de manutenção, o semáforo da Avenida Paraná, em Vilhena, voltou a funcionar nesta terça-feira, 24. O equipamento foi alvo de críticas frequentes da população, que reclamava da demora das autoridades em solucionar o problema. Além disso, o local chegou a registrar um acidente, reforçando a necessidade de um controle de tráfego mais eficiente.

O semáforo da Avenida Paraná, assim como o da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, permaneceu fora de operação por meses, gerando transtornos aos motoristas e pedestres. Ambos os pontos são vias de grande fluxo, e a falta de sinalização adequada vinha aumentando o risco de acidentes. A situação era uma das principais queixas dos moradores, especialmente diante da proximidade das eleições, quando temas como segurança no trânsito ganham ainda mais destaque.

A população vinha cobrando uma resposta das autoridades competentes, que, segundo relatos, demoraram a tomar providências. Com o restabelecimento dos semáforos, espera-se uma melhora na segurança e na fluidez do trânsito, embora o longo período de inatividade tenha levantado questionamentos sobre a eficiência da gestão pública em resolver problemas que afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos.

No atual contexto eleitoral, a regularização do semáforo, apesar de tardia, pode ser vista como uma resposta às pressões populares. No entanto, a população de Vilhena continua atenta às demandas de infraestrutura e serviços básicos que ainda aguardam solução na cidade.

Grilagem de terra segue em Rondônia e fumaça castiga Vilhena nesta quarta

Mídia Rondônia – Na manhã desta quarta-feira, 25, a cidade de Vilhena se vê envolta em uma densa fumaça proveniente de queimadas, persistindo mesmo após a chuva que ocorreu na tarde de terça-feira, 24. Esse fenômeno tem gerado preocupações ambientais e de saúde pública, uma vez que a fumaça traz consigo uma série de impactos negativos.

De acordo com Mauricio Torres, pesquisador do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a utilização do fogo está diretamente ligada ao processo de apropriação de terras públicas não destinadas. “Esse fenômeno é histórico na região e reflete uma dinâmica de conflito territorial que se intensifica a cada ano”, afirma.

Torres explica que o ciclo de desmatamento e queimadas não apenas agrava a situação ambiental, mas também está interligado à prática da grilagem de terras. Essa prática visa a apropriação de áreas públicas, incluindo reservas indígenas e unidades de conservação, que ainda não têm destinação específica. Ele destaca que a grilagem é facilitada por anistias sucessivas, como as estabelecidas pelas Leis 11.962/2009 e 13.465/2017, que legalizaram invasões até 2008, criando um incentivo para novas ocupações.

“Um dos aspectos centrais desse processo de regularização fundiária é o desmatamento. Um auto de infração ambiental por desmatamento pode servir como prova de ocupação antiga. Se um invasor não foi autuado, ele deve apresentar imagens de satélite que comprovem o desmatamento realizado até 2008”, ressalta Torres.

A fumaça visível em Vilhena é um alerta sobre os perigos das queimadas e suas consequências, que vão além da poluição do ar e incluem a perda da biodiversidade e o agravamento das mudanças climáticas. A conscientização sobre essas práticas e seus efeitos é fundamental para a proteção do meio ambiente e da saúde da população local.

Traficantes morrem em troca de tiros na divisa de Rondônia

Midia Rondônia – Dois traficantes morreram em um confronto com policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) na região conhecida como “Copo Sujo”, localizada na zona rural de Comodoro (MT). Os criminosos trocaram tiros na noite desta segunda-feira, 23, com os agentes após terem aterrissado com um avião carregado de drogas e armamento, segundo as primeiras informações divulgadas pelas autoridades.

A operação, que contou com o apoio dos policiais do Gefron, estava integrada a uma ação maior da Polícia Federal, que há algum tempo investiga o tráfico de drogas naquela área, uma rota conhecida por ser utilizada para o transporte de entorpecentes.

Além dos dois traficantes mortos no local, outros três suspeitos conseguiram escapar do cerco policial e fugiram para uma área de mata densa. As forças de segurança seguem realizando buscas na tentativa de localizar os fugitivos.

O Gefron e a Polícia Federal continuam intensificando suas ações na fronteira, com o objetivo de desarticular as redes de tráfico de drogas que operam na região. As investigações sobre o caso ainda estão em andamento, e mais detalhes sobre a operação e os envolvidos deverão ser divulgados nas próximas horas.

 

Relação entre Gusttavo Lima e Nunes Marques preocupa o STF, que teme crise de reputação

O Supremo Tribunal Federal (STF) enfrenta uma nova polêmica, desta vez envolvendo o cantor Gusttavo Lima, que teve sua prisão decretada na última segunda-feira (24). O pedido de prisão ocorreu em meio à Operação Integration, liderada pela Polícia Civil de Pernambuco, e trouxe à tona uma possível crise de imagem para a Corte. Isso porque o ministro do STF, Nunes Marques, esteve presente na festa de aniversário do cantor, celebrada em um iate de luxo na Grécia, no início de setembro.

De acordo com fontes do STF ouvidas pela coluna da jornalista Luísa Martins, da CNN Brasil, o cenário é ainda mais preocupante devido à presença de José André Rocha Neto e Aissla Sabrina Rocha, sócios da casa de apostas “Vai de Bet” e atualmente foragidos, na comemoração. A decisão judicial que culminou no pedido de prisão menciona a recente viagem de Gusttavo Lima à Europa, criando um elo entre o evento e a investigação.

O Supremo, por sua vez, justificou a presença de Nunes Marques no evento, afirmando que o ministro estava em Roma para compromissos acadêmicos e aproveitou a proximidade geográfica para cumprimentar o cantor, com quem mantém uma relação de amizade. Um vídeo publicado em um perfil de fãs no Instagram mostrou o ministro aplaudindo Gusttavo Lima durante a celebração.

Além de participar do evento, Nunes Marques atuou remotamente em uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) logo após a festa, o que gerou críticas sobre a conduta do ministro e a percepção pública da situação. Ainda segundo a reportagem, nesta terça-feira (24), Marques indicou a interlocutores que a ordem de prisão assinada pela juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Pernambuco, carece de fundamentação jurídica.

SINSEMUC assegura aumento do adicional de insalubridade para zeladores e reconhece aos cuidadores municipais

O Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (SINSEMUC), Fernando Neves, divulgou um comunicado à imprensa detalhando importante conquista para os zeladores e cuidadores municipais. Na última sexta-feira 20, uma comissão de servidores, composta por zeladores e cuidadores, acompanhou a direção do SINSEMUC no momento em que foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), representada por Gildeon Alves, um laudo pericial elaborado e contratado pelo SINSEMUC, que reconhece a insalubridade nas atividades desempenhadas por essas categorias.

O laudo, elaborado por meio das visitas e avaliações às repartições públicas, contempla 35 postos de trabalho, entre escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e alguns locais da SEMAST, que assegurou o aumento do adicional de insalubridade dos zeladores de 20% para 40%. Além disso, garantiu um adicional de 20% para os cuidadores, profissionais que trabalham diretamente com crianças com necessidades especiais.

Fernando Neves destacou que essa conquista é resultado de negociações intensas, nas quais também participou a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), representada por Eliane Lacerda. Para a elaboração do laudo, o SINSEMUC contratou uma empresa especializada em perícia médica, suprindo assim a ausência de um perito municipal. “Essa vitória é fruto do esforço coletivo e da dedicação em assegurar direitos aos servidores diante das condições de trabalho e dos riscos químicos e biológicos a que esses servidores estão expostos”, afirmou Fernando Neves. Ele também agradeceu à Secretária Eliane Lacerda e ao representante da Educação, Gildeon Alves, pelo apoio essencial durante as negociações. Ele também destacou a atuação da Câmara de Vereadores, através de diversos vereadores, que deram total apoio à causa.

Os novos valores do adicional de insalubridade entrarão em vigor a partir de outubro. O SINSEMUC reafirma seu compromisso em continuar lutando pela valorização e aprimoramento das condições de trabalho dos servidores municipais, buscando sempre o reconhecimento dos direitos e o respeito merecidos por essas importantes categorias do serviço público municipal.

SINSEMUC EM DEFESA DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CACOAL!

Exemplo de cidadania em Cerejeiras, candidato Manoel Alves se destaca por compromisso e atuação nas sessões da Câmara Municipal

Mídia Rondônia – O candidato a vereador de Cerejeiras, Manoel Alves, tem se tornado um exemplo de dedicação e compromisso com a comunidade ao participar ativamente de todas as sessões da Câmara Municipal. Em entrevista ao jornal Mídia Rondônia, Manoel destacou que sua presença constante nas reuniões do legislativo foi fundamental para seu aprendizado e crescimento político, preparando-o para uma possível atuação como vereador. Manoel foi muito bem votado nas eleições passada para vereador.

“Esses anos em que participei das sessões foram de grande aprendizado. Pude entender melhor o funcionamento da Casa de Leis e estou preparado para assumir uma cadeira na Câmara, onde meu foco será elaborar e aprovar projetos que atendam às necessidades de todos os segmentos da comunidade”, afirmou Manoel.

Reconhecido como um verdadeiro fiscal do povo cerejeirense, Manoel Alves tem se posicionado de maneira firme em defesa da população. Ele esteve à frente de debates importantes, como a polêmica em torno do aumento das taxas de IPTU, lixo, e a recente discussão sobre a concessão dos serviços de água do município. Sua atuação ativa e crítica nessas questões consolidou sua imagem como defensor dos interesses da população.

“Estar sempre presente nas sessões me deu a oportunidade de ouvir as demandas da população e lutar por elas. Ao lado do candidato a prefeito Sinésio José, acredito que este é o grande momento de mudança para o povo de Cerejeiras. Estamos prontos para oferecer um governo mais transparente e comprometido com as reais necessidades da nossa gente”, concluiu.

Com uma postura que prioriza a participação cidadã e a fiscalização das ações do poder público, Manoel Alves busca conquistar o apoio dos eleitores, com a promessa de continuar atuando de forma incisiva em favor da comunidade de Cerejeiras.

Pesquisa de opinião pública aponta Elio César com 45,6% e Danielzinho com 43,6% na disputa para prefeito de Cacaulândia

A primeira pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Phoenix revelou a preferência dos eleitores de Cacaulândia-RO para as eleições municipais de 2024. O levantamento, que ocorreu entre os dias 16 e 17 de setembro de 2024, indica que Elio César está à frente na corrida eleitoral para prefeito, seguido de perto por Danielzinho.

Segundo a pesquisa estimulada, Elio César obteve 45,6% das intenções de voto, enquanto Danielzinho aparece com 43,1%. O percentual de eleitores que declarou não votar em nenhum dos dois candidatos é de 4,2%, e os indecisos ou que não souberam responder somam 7,1%.

A pesquisa destacou ainda a divisão por gênero entre os eleitores. Entre os homens, Danielzinho lidera com 49,5%, contra 39% de Elio César. Já entre as mulheres, Elio César aparece com uma vantagem significativa, obtendo 52,3% das intenções de voto, em comparação com 36,4% de Danielzinho.

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 212 eleitores, com margem de erro de 4,45% e nível de confiança de 95%. Os entrevistados foram distribuídos em 9 setores do município, o que garante a abrangência necessária para uma leitura representativa da situação eleitoral atual.

O levantamento foi contratado pela empresa ABC Publicidade e possui registro no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o número 05666/2024-RO, o que assegura a validade e conformidade legal da pesquisa.

A estatística responsável pela pesquisa foi Liliane Gazola, registrada sob o número 9063, e o instituto responsável pelo levantamento é o Phoenix, conhecido por sua atuação no estado de Rondônia.

Programa de Formação de Gestores Escolares é lançado em Rondônia

O governo do estado lança o Programa de Formação de Gestores Escolares nesta terça-feira (24), às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), em Porto Velho. A iniciativa busca promover o aprimoramento contínuo das competências de gestão, liderança e estratégia dos gestores escolares.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini ressaltou que, o Programa, oferecido em formato híbrido, combina atividades assíncronas e síncronas (em tempo real), com o objetivo de fortalecer a atuação dos gestores nas escolas da rede estadual. “A formação visa o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para melhorar o desenvolvimento dos estudantes no processo de aprendizado.”

FORMAÇÃO CONTINUADA

De acordo com a Seduc, o Programa atende à legislação que trata da formação continuada dos profissionais da educação. A iniciativa conta com o apoio e a participação das Coordenadorias de Gestão Escolar e Educação Básica, assim como das Gerências de Formação Pedagógica, Capacitação Técnica e Saúde Ocupacional.

Além disso, integra o acompanhamento e monitoramento das superintendências da Seduc, garantindo um suporte abrangente e eficaz aos gestores escolares, com vistas à promoção de uma gestão educacional cada vez mais qualificada e comprometida com o futuro dos estudantes rondonienses.

PROGRAMA INOVADOR

Ainda, conforme a Seduc, o programa traz inovações importantes à rede estadual de ensino de Rondônia, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da educação e desenvolvimento dos gestores que, por competência, desempenham um papel decisivo na formação de cidadãos.

Confira a programação

FOLDER PROGRAMAÇÃO

Formiguinha de candidata é atropelada em Rondônia

Uma jovem, que atua como “formiguinha” de uma candidata, foi atropelada na manhã desta terça-feira (24) na Estrada do Areia Branca, no bairro Eletronorte, zona sul de Porto Velho (RO). O incidente aconteceu quando um motociclista, que trafegava atrás de um ônibus, decidiu passar pela calçada em meio ao intenso fluxo de veículos.

No momento em que a jovem descia do coletivo, ela foi atingida pela motocicleta e sofreu diversas lesões. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para prestar socorro à vítima, que recebeu atendimento médico no local, segundo informa o Portal SGC.

O motociclista permaneceu na cena do acidente, aguardando a chegada da Polícia Militar para registrar a ocorrência. As circunstâncias do atropelamento continuam sendo investigadas pelas autoridades competentes.

Revogada ordem de prisão contra Gusttavo Lima

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) revogou, nesta terça-feira (24), a prisão preventiva de Gusttavo Lima, além da apreensão de seu passaporte e registro de arma de fogo. A decisão foi do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, relator do caso, que considerou as justificativas para a prisão como inválidas, informou o portal Migalhas.

No âmbito da Operação Integration, Lima teve mandado de prisão expedido nesta segunda-feira (23) pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Recife. Lima é acusado de ter ligação com pessoas investigadas na Operação Integration. Ele está nos Estados Unidos.

A ordem de prisão contra Lima foi desencadeada pela suspeita de movimentar recursos num esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar.