24.1 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 545

Chuva alivia calor e dissipa fumaça em Vilhena

Midia Rondônia – Uma chuva que caiu na tarde desta terça-feira,24, trouxe alívio para os moradores de Vilhena, após dias de calor intenso e tempo seco. A precipitação ajudou a reduzir a temperatura, que chegou a registrar 36°C durante o dia, além de dissipar parte da fumaça provocada pelas queimadas na região, melhorando a qualidade do ar.

O clima abafado e a baixa umidade vinham causando desconforto à população, que já enfrentava dificuldades com o ar carregado de poluentes, característico do período de queimadas na Amazônia. Com a chuva, a sensação de alívio foi imediata, além de contribuir para amenizar os efeitos das queimadas, comuns nesta época do ano.

Meteorologistas preveem novas pancadas de chuva nos próximos dias, o que pode continuar a melhorar as condições climáticas e reduzir os focos de incêndio na região. A população comemorou a mudança no tempo, que trouxe não apenas a refrescante queda de temperatura, mas também a esperança de um respiro em meio ao período crítico das queimadas.

Jornalista é vítima de golpe

A jornalista Sandra Annenberg denunciou, nesta terça-feira (24), por meio de seu perfil no Instagram, que criminosos estão utilizando sua imagem para aplicar golpes nas redes sociais. Annenberg relatou que um post seu relacionado ao programa Globo Repórter foi adulterado, e, com o uso de inteligência artificial, criaram um conteúdo falso com uma voz que imita a sua.

“Estão usando a minha credibilidade, construída ao longo de mais de três décadas de telejornalismo, para aplicar golpes”, afirmou a jornalista. Ela também revelou que já está tomando medidas legais, em parceria com a Rede Globo, para identificar os responsáveis.

Sandra lamentou que pessoas estejam sendo enganadas pela fraude: “O pior de tudo é que tem gente caindo nessa, achando que está vendo algo verdadeiro e sendo induzida a uma propaganda enganosa. Isso é estelionato, é crime.”

Ao final, Annenberg se desculpou com as vítimas e reiterou que buscará responsabilizar os criminosos.

Mais de 100 toneladas de mercadorias com notas fraudulentas são apreendidas em Vilhena

Midia Rondônia –Uma operação conjunta entre a Secretaria de Finanças de Rondônia (SEFIN-RO) e a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM) resultou na apreensão de mais de 100 toneladas de mercadorias transportadas com notas fiscais fraudulentas. A ação, realizada no Posto Fiscal de Vilhena, interceptou três caminhões, dois deles carregados com farinha de trigo tipo 1 e outro com macarrão espaguete. As fiscalizações ocorreram na última semana.

As notas fiscais apresentadas pelos condutores dos veículos indicavam como destino empresas situadas em Manaus (AM). No entanto, uma investigação mais detalhada conduzida pelos auditores fiscais revelou irregularidades nos documentos. As notas fiscais, emitidas por empresas localizadas nos estados do Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, apresentavam indícios de inidoneidade, ou seja, estavam em desacordo com a legislação fiscal vigente.

Com o apoio da SEFAZ-AM, foi verificado que as empresas destinatárias não existiam nos endereços indicados, evidenciando que as mercadorias seriam indevidamente internalizadas em Rondônia. A fraude representava uma tentativa clara de sonegação fiscal, além de gerar concorrência desleal no mercado, prejudicando os produtos devidamente regularizados.

A prática de criar empresas de fachada em Áreas de Livre Comércio, como Guajará-Mirim (RO) e Manaus (AM), vem sendo utilizada para aproveitar os benefícios fiscais oferecidos nessas regiões. Em resposta, a SEFIN-RO intensificou suas fiscalizações e reforçou o combate à sonegação fiscal em todo o estado.

Como resultado da operação, foram constituídos créditos tributários no valor de R$ 179.757,11, correspondentes a impostos e multas sobre as mercadorias apreendidas. A SEFIN-RO reafirma seu compromisso em combater a sonegação e manter a concorrência justa no comércio de Rondônia.

Professores e alunos da UNIR Cacoal participam esta semana de Treinamento em Universidade de Blumenau

Professores e alunos da UNIR de Cacoal estão participando de um treinamento na Universidade Regional de Blumenau (FURB), entre os dias 23 e 27 de setembro, com o objetivo de aprimorar o Sistema de Informações Socioeconômicas de Cacoal (SISCAC). O sistema, disponível no site da Prefeitura de Cacoal, é uma ferramenta essencial para acessar dados atualizados sobre população, empresas, turismo, economia e agricultura.

Coordenado pelos professores Dr. Charles Carminati e Dr. Carlaile do Vale, o treinamento busca incorporar novas tecnologias ao SISCAC, ampliando suas funcionalidades. “A modernização vai permitir que o sistema continue ajudando a gestão pública e atraindo investimentos para Cacoal”, explica Dr. Carminati.

O SISCAC surgiu dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDEC), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cacoal (SEMDEC). O sistema é atualizado constantemente e já se consolidou como uma importante fonte de informações socioeconômicas da região.
De acordo com a Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico, Daniela Bianchini, a modernização do SISCAC conta com o apoio de entidades como SICOOB Credip, SICOOB Fronteiras, Sicredi, CDL Cacoal, Prefeitura Municipal de Cacoal e IFRO. A previsão é que o novo portal esteja disponível ao público no início de 2025, com uma interface mais moderna e eficiente, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para Cacoal.

Fonte: Daniel Oliveira da Paixão

Em flagrante, ladrão é preso com vários objetos furtados em Vilhena

Na manhã de segunda-feira, 23 , policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar recuperaram uma motoneta Biz e vários objetos que haviam sido furtados em uma residência em Vilhena. Um homem, que preso quando conduzia a motoneta, foi apresentado na Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp.

Por volta das 10 horas, uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento pelo bairro Alto Alegre visualizou um homem que empurrava uma motoneta Honda Biz com o pneu furado e realizaram a abordagem.

Os policiais efetuaram a consulta e constataram que a motoneta havia sido furtada na noite anterior em uma residência onde vários outros objetos foram subtraídos e, de pronto o suspeito afirmou ser ele o autor do furto e que no momento do crime estava sob efeito de pedra (Crack).

Indagado sobre os demais objetos, o suspeito apontou o local onde estariam escondidos e, ao realizarem as buscas, os militares encontraram um notebook, 01 telefone celular, 01 saxofone, 02 mochilas sendo uma de cor preta com o notebook e outra com algumas roupas e perfumes e 01 pedal musical.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido e apresentado, juntamente com a motoneta e objetos recuperados, na Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp de Vilhena

Fonte: 3°BPM

Homem é morto a facadas em Ouro Preto do Oeste

Na tarde desta segunda-feira (24), um homem identificado como Daniel foi morto a facadas em Ouro Preto do Oeste. Segundo relatos de testemunhas, a briga teria começado por causa de apenas dois reais. A situação se agravou quando a vítima, conhecida como “Cabelinho”, deu um tapa no rosto do agressor, que teria prometido vingança, afirmando que iria matá-lo.

De acordo relatos, o agressor deixou o local, foi até sua casa, pegou uma faca e voltou determinado a cumprir a ameaça. Algumas pessoas tentaram intervir, pedindo que ele desistisse do ataque, mas sem sucesso. A vítima tentou escapar, mas ao se abaixar para pegar uma pedra e se defender, foi atingida no pescoço pela faca do agressor. Após o primeiro golpe, o agressor desferiu mais duas facadas, resultando na morte de Daniel.

A Polícia Militar agiu rapidamente e prendeu um suspeito. A investigação está em andamento para esclarecer os detalhes e a motivação completa do crime.

O caso segue sob investigação, e o suspeito já está à disposição da Justiça, segundo o site Ouropretodooeste.com

Força Nacional do SUS visita municípios mais afetados pelas queimadas em Rondônia

Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está mobilizada para prestar apoio a estados e municípios mais afetados pelas queimadas no país. Nesta segunda-feira (23), as equipes do Ministério da Saúde deram início às ações em Rondônia, após passarem pelos estados do Amazonas e Acre.

O objetivo principal da missão é avaliar a situação e colaborar com os gestores locais. Em Rondônia, as equipes se reuniram com secretários de Saúde e representantes dos municípios de Porto Velho, Itapuã do Oeste, Jamari, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, além do distrito de Extrema.

O encontro contou com a participação de integrantes da Secretaria de Saúde de Rondônia e teve como foco a definição de ações emergenciais conjuntas para enfrentar os impactos das queimadas e da seca extrema. Durante a reunião, ficou acordado que os municípios deverão apresentar seus planos de contingência, detalhando suas realidades, os impactos na saúde local, e a carência de insumos e equipamentos, para que se possa definir o apoio necessário.

A preocupação central está nos danos à saúde causados pela fumaça densa e pela falta de água potável, o que vem afetando milhares de pessoas, sobretudo em áreas indígenas.

A enfermeira Juliana Lima, coordenadora da FN-SUS na missão, destacou a importância da aproximação com os municípios para o levantamento das necessidades e a formulação de planos de contingência. “Foi um momento histórico, onde pudemos entender o cenário e orientar as ações para fortalecer a resposta emergencial, tendo em vista a necessidade da união dos entes federados, fazendo jus ao nosso SUS, uma gestão tripartite, integrada, com um único objetivo: mitigar danos e agravos, bem como salvar vidas”, afirmou.

Próximos passos

Durante a semana, as equipes da FN-SUS continuarão a visita aos municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Guajará-Mirim visando mapear as condições locais e planejar as próximas etapas do suporte.

Gov.br

Sintero realiza campanha de filiação em Colorado do Oeste nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 25, o Sintero continua sua campanha de filiação e atualização cadastral no Cone Sul, com atendimento na sede do sindicato em Colorado do Oeste. O evento acontece na Rua Tiradentes, n° 2.351, no centro da cidade, durante o horário comercial. A campanha tem como objetivo atualizar os dados dos filiados e promover novas filiações, abrangendo todos os trabalhadores da educação, incluindo professores, técnicos, efetivos, emergenciais e aposentados.

De acordo com a professora Lívia Maria, diretora da Regional Cone Sul, o trabalho é fundamental para garantir a representatividade e o fortalecimento da categoria. Ela destacou que, além de professores e servidores técnicos, trabalhadores emergenciais também podem se filiar ao sindicato.

Para se filiar, é necessário apresentar CPF, RG, contracheque e comprovante de endereço. Este ano, o Sintero está com uma promoção especial: todos os filiados que atualizarem seus dados ou se inscreverem na campanha concorrerão ao sorteio de um carro zero km. O sorteio será realizado no dia 25 de fevereiro de 2025, na sede do Sintero.

A campanha é uma oportunidade para os trabalhadores da educação se unirem ao sindicato e garantir seus direitos e fortalecer a luta da categoria no Cone Sul.

Calor extremo ameaça saúde e desenvolvimento de mais de 30 milhões de crianças brasileiras

Um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que as crianças brasileiras vivem hoje um cenário de calor extremo drasticamente mais grave que o registrado na infância de gerações anteriores.

A análise comparou dados climáticos das décadas de 1970 e 2020. A frequência de temperaturas acima de 35°C saiu de cerca de 4,9 dias por ano para uma média de 26,6 atualmente.

O estudo também aponta para um aumento preocupante nas ondas de calor, definidas como períodos de três dias ou mais com temperaturas máximas 10% acima da média local. Aproximadamente 31,5 milhões de crianças no país agora experimentam o dobro de ondas de calor em comparação à geração de seus avós.

Esse conjunto expressivo de pessoas convive com as consequências das mudanças climáticas na saúde cotidianamente, em uma idade de maior fragilidade.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o especialista em mudanças climáticas do Unicef no Brasil, Danilo Moura, explica que, nessa idade, o corpo tem menos ferramentas para lidar com níveis excessivos de estresse térmico. Isso coloca a população mais jovem do país frente a riscos consideráveis.

“Especialmente em crianças pequenas, nos primeiros anos de vida, o calor é um inimigo da saúde. Bebês e crianças pequenas não têm a mesma capacidade de um adulto de regular a própria temperatura do corpo. Quando a temperatura passa dos 35°C o que vemos são crianças e bebês sofrendo mais com o impacto na saúde.”

O levantamento do Unicef pontua que o cenário contribui para o agravamento da desnutrição infantil e de doenças, tanto não transmissíveis quanto infecciosas. Além disso, os extremos de calor também podem impactar no desenvolvimento cognitivo.

“Existe uma série de associações de períodos longos de calor com mortalidade excessiva as pessoas, não necessariamente por conta do estresse térmico, mas o calor é um fator de risco que aumenta a probabilidade de resultados adversos em problemas de saúde”, alerta Moura.

Danilo Moura destaca a importância da ação imediata e a responsabilidade de um trabalho que envolva todos os níveis de governo. Frente às eleições municipais deste ano, o especialista enfatiza a importância do papel das prefeituras.

“Se pensarmos em quais são as ações que precisam ser tomadas para responder a momentos de calor extremo, estamos falando que precisamos aumentar, recuperar e preservar as áreas verdes, pensar numa estratégia de comunicação de risco para as pessoas estarem informadas quando você tiver essas ondas de calor e uma estratégia de políticas para a saúde.”

Na apresentação do relatório, o Unicef ressaltou ainda necessidade de implementação o Protocolo Nacional para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastres nos planos municipais, priorizando as necessidades específicas dessa população.

Veja pontos que ligam Gusttavo Lima e Deolane em investigação

Metrópoles  – O cantor Gusttavo Lima e a advogada e influenciadora Deolane Bezerra apresentam, de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE), ligações com nomes centrais do inquérito da Operação Integration. A investigação apura suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a empresas de apostas ilegais. Além disso, há semelhanças nas movimentações financeiras de ambos.

Gusttavo Lima e Deolane Bezerra fizeram transações financeiras com uma empresa em comum que é investigada. No inquérito, consta que a Balada Eventos de Produções LTDA, de propriedade do cantor, recebeu R$ 8 milhões da HSF Entretenimento, pertencente a Darwin Henrique da Silva Filho. O valor seria referente à aquisição de um avião Cessna 560 XLS, com capacidade para nove ocupantes.

A HSF Entretenimento é a mesma empresa que vendeu a Lamborghini de R$ 4 milhões para a Bezerra Publicidade, que tem 98% do controle em nome de Deolane Bezerra. A influencer recebia valores da Esportes da Sorte, outra organização financeira pertencente a Darwin Filho.

A HSF Entretenimento e Promoção também tem outra movimentação ligada indiretamente a Gusttavo Lima. No inquérito, consta que a empresa J.M.J Participações LTDA, que pertence a José André da Rocha Neto em sociedade com Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, adquiriu um helicóptero da HSF.

O casal José André e Aislla foi transportado, conforme as apurações da Polícia Civil de Pernambuco, por Gusttavo Lima, em um avião dele, para a Grécia. Após ter mandado de prisão expedido pela Justiça, o casal não retornou ao Brasil. A situação foi entendida como uma colaboração do artista para a fuga dos dois da ordem de prisão. A situação originou um mandado de prisão preventiva contra Gusttavo Lima.

Darwin Filho também tem relação com a mãe de Deolane, Solange Bezerra. Esta última fez pagamentos e recebeu recursos financeiros da Pay Brokers, que tem como sócio o dono da Esportes da Sorte. No inquérito, a Pay Brokers é apontada como um meio para lavagem de dinheiro da HSF Entretenimento, a mesma que pagou R$ 8 milhões à empresa do cantor.

“Como demonstramos, a HSF Entretenimento lava dinheiro dos seus jogos ilegais com as empresas Pix 365, Zelu Brasil e Pay Brookers”, consta no inquérito.As semelhanças entre os atos de Deolane e Gusttavo Lima se tornaram ainda mais claras quando a defesa do cantor expôs que a tentativa de revogar o mandado de prisão dele será inspirada no caso da influencer.

A Justiça determinou, na segunda-feira (23/9), a soltura de Deolane e de outros alvos do inquérito sobre lavagem de dinheiro. A ordem partiu do desembargador Eduardo Guilliod. Apesar da liberação do cárcere, eles deverão obedecer a uma série de medidas cautelares.

Transações suspeitas

Metrópoles mostrou na segunda que há movimentações suspeitas entre empresas de Gusttavo Lima e a suposta rede de lavagem de dinheiro. O mesmo padrão das transações, entendeu a Justiça, aparece nas contas de Deolane.

A Polícia Civil cita movimentações consideradas suspeitas entre empresas investigadas e empresas do cantor sertanejo. Há o registro de uma transação na qual há um pagamento de R$ 5,7 milhões para a GSA, de Gusttavo Lima. O valor foi repassado pela empresa PIX 365, que representa a Vai de Bet, por meio da facilitadora de pagamentos Zelu Brasil.

“Caso idêntico fora constatado e informado no relatório entre a investigada Deolane e a Esportes da Sorte, por meio da Pay Brokers”, escreveu a juíza Andrea Calado ao determinar a prisão de Gusttavo Lima.

A defesa de Gusttavo Lima, que considera injusta a ordem da Justiça, tenta reverter o mandado de prisão. No entanto, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), nenhuma decisão referente a essa situação deve ser tomada nesta terça-feira (24/9), pois serão apreciados apenas casos que já estão na pauta dos trabalhos, de acordo com nota do TJ-PE publicada em seu site.