24.1 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 546

Sintero realiza campanha de filiação em Colorado do Oeste nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 25, o Sintero continua sua campanha de filiação e atualização cadastral no Cone Sul, com atendimento na sede do sindicato em Colorado do Oeste. O evento acontece na Rua Tiradentes, n° 2.351, no centro da cidade, durante o horário comercial. A campanha tem como objetivo atualizar os dados dos filiados e promover novas filiações, abrangendo todos os trabalhadores da educação, incluindo professores, técnicos, efetivos, emergenciais e aposentados.

De acordo com a professora Lívia Maria, diretora da Regional Cone Sul, o trabalho é fundamental para garantir a representatividade e o fortalecimento da categoria. Ela destacou que, além de professores e servidores técnicos, trabalhadores emergenciais também podem se filiar ao sindicato.

Para se filiar, é necessário apresentar CPF, RG, contracheque e comprovante de endereço. Este ano, o Sintero está com uma promoção especial: todos os filiados que atualizarem seus dados ou se inscreverem na campanha concorrerão ao sorteio de um carro zero km. O sorteio será realizado no dia 25 de fevereiro de 2025, na sede do Sintero.

A campanha é uma oportunidade para os trabalhadores da educação se unirem ao sindicato e garantir seus direitos e fortalecer a luta da categoria no Cone Sul.

Calor extremo ameaça saúde e desenvolvimento de mais de 30 milhões de crianças brasileiras

Um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que as crianças brasileiras vivem hoje um cenário de calor extremo drasticamente mais grave que o registrado na infância de gerações anteriores.

A análise comparou dados climáticos das décadas de 1970 e 2020. A frequência de temperaturas acima de 35°C saiu de cerca de 4,9 dias por ano para uma média de 26,6 atualmente.

O estudo também aponta para um aumento preocupante nas ondas de calor, definidas como períodos de três dias ou mais com temperaturas máximas 10% acima da média local. Aproximadamente 31,5 milhões de crianças no país agora experimentam o dobro de ondas de calor em comparação à geração de seus avós.

Esse conjunto expressivo de pessoas convive com as consequências das mudanças climáticas na saúde cotidianamente, em uma idade de maior fragilidade.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o especialista em mudanças climáticas do Unicef no Brasil, Danilo Moura, explica que, nessa idade, o corpo tem menos ferramentas para lidar com níveis excessivos de estresse térmico. Isso coloca a população mais jovem do país frente a riscos consideráveis.

“Especialmente em crianças pequenas, nos primeiros anos de vida, o calor é um inimigo da saúde. Bebês e crianças pequenas não têm a mesma capacidade de um adulto de regular a própria temperatura do corpo. Quando a temperatura passa dos 35°C o que vemos são crianças e bebês sofrendo mais com o impacto na saúde.”

O levantamento do Unicef pontua que o cenário contribui para o agravamento da desnutrição infantil e de doenças, tanto não transmissíveis quanto infecciosas. Além disso, os extremos de calor também podem impactar no desenvolvimento cognitivo.

“Existe uma série de associações de períodos longos de calor com mortalidade excessiva as pessoas, não necessariamente por conta do estresse térmico, mas o calor é um fator de risco que aumenta a probabilidade de resultados adversos em problemas de saúde”, alerta Moura.

Danilo Moura destaca a importância da ação imediata e a responsabilidade de um trabalho que envolva todos os níveis de governo. Frente às eleições municipais deste ano, o especialista enfatiza a importância do papel das prefeituras.

“Se pensarmos em quais são as ações que precisam ser tomadas para responder a momentos de calor extremo, estamos falando que precisamos aumentar, recuperar e preservar as áreas verdes, pensar numa estratégia de comunicação de risco para as pessoas estarem informadas quando você tiver essas ondas de calor e uma estratégia de políticas para a saúde.”

Na apresentação do relatório, o Unicef ressaltou ainda necessidade de implementação o Protocolo Nacional para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastres nos planos municipais, priorizando as necessidades específicas dessa população.

Veja pontos que ligam Gusttavo Lima e Deolane em investigação

Metrópoles  – O cantor Gusttavo Lima e a advogada e influenciadora Deolane Bezerra apresentam, de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE), ligações com nomes centrais do inquérito da Operação Integration. A investigação apura suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a empresas de apostas ilegais. Além disso, há semelhanças nas movimentações financeiras de ambos.

Gusttavo Lima e Deolane Bezerra fizeram transações financeiras com uma empresa em comum que é investigada. No inquérito, consta que a Balada Eventos de Produções LTDA, de propriedade do cantor, recebeu R$ 8 milhões da HSF Entretenimento, pertencente a Darwin Henrique da Silva Filho. O valor seria referente à aquisição de um avião Cessna 560 XLS, com capacidade para nove ocupantes.

A HSF Entretenimento é a mesma empresa que vendeu a Lamborghini de R$ 4 milhões para a Bezerra Publicidade, que tem 98% do controle em nome de Deolane Bezerra. A influencer recebia valores da Esportes da Sorte, outra organização financeira pertencente a Darwin Filho.

A HSF Entretenimento e Promoção também tem outra movimentação ligada indiretamente a Gusttavo Lima. No inquérito, consta que a empresa J.M.J Participações LTDA, que pertence a José André da Rocha Neto em sociedade com Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, adquiriu um helicóptero da HSF.

O casal José André e Aislla foi transportado, conforme as apurações da Polícia Civil de Pernambuco, por Gusttavo Lima, em um avião dele, para a Grécia. Após ter mandado de prisão expedido pela Justiça, o casal não retornou ao Brasil. A situação foi entendida como uma colaboração do artista para a fuga dos dois da ordem de prisão. A situação originou um mandado de prisão preventiva contra Gusttavo Lima.

Darwin Filho também tem relação com a mãe de Deolane, Solange Bezerra. Esta última fez pagamentos e recebeu recursos financeiros da Pay Brokers, que tem como sócio o dono da Esportes da Sorte. No inquérito, a Pay Brokers é apontada como um meio para lavagem de dinheiro da HSF Entretenimento, a mesma que pagou R$ 8 milhões à empresa do cantor.

“Como demonstramos, a HSF Entretenimento lava dinheiro dos seus jogos ilegais com as empresas Pix 365, Zelu Brasil e Pay Brookers”, consta no inquérito.As semelhanças entre os atos de Deolane e Gusttavo Lima se tornaram ainda mais claras quando a defesa do cantor expôs que a tentativa de revogar o mandado de prisão dele será inspirada no caso da influencer.

A Justiça determinou, na segunda-feira (23/9), a soltura de Deolane e de outros alvos do inquérito sobre lavagem de dinheiro. A ordem partiu do desembargador Eduardo Guilliod. Apesar da liberação do cárcere, eles deverão obedecer a uma série de medidas cautelares.

Transações suspeitas

Metrópoles mostrou na segunda que há movimentações suspeitas entre empresas de Gusttavo Lima e a suposta rede de lavagem de dinheiro. O mesmo padrão das transações, entendeu a Justiça, aparece nas contas de Deolane.

A Polícia Civil cita movimentações consideradas suspeitas entre empresas investigadas e empresas do cantor sertanejo. Há o registro de uma transação na qual há um pagamento de R$ 5,7 milhões para a GSA, de Gusttavo Lima. O valor foi repassado pela empresa PIX 365, que representa a Vai de Bet, por meio da facilitadora de pagamentos Zelu Brasil.

“Caso idêntico fora constatado e informado no relatório entre a investigada Deolane e a Esportes da Sorte, por meio da Pay Brokers”, escreveu a juíza Andrea Calado ao determinar a prisão de Gusttavo Lima.

A defesa de Gusttavo Lima, que considera injusta a ordem da Justiça, tenta reverter o mandado de prisão. No entanto, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), nenhuma decisão referente a essa situação deve ser tomada nesta terça-feira (24/9), pois serão apreciados apenas casos que já estão na pauta dos trabalhos, de acordo com nota do TJ-PE publicada em seu site.

Vilhena: PM prende ladrões em flagrante

A Polícia Militar de Vilhena recuperou, na última sexta-feira, uma motoneta Biz e vários objetos que haviam sido furtados em uma loja. Dois jovens, suspeitos de envolviment foram apresentados na Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp.

A Polícia Militar obteve informações que uma motoneta Biz, que fora furtada em um estabelecimento comercial no dia 19, estaria escondida em um box da feira do bairro BNH. Diante das informações, equipes policiais iniciaram um monitoramento com intuito de capturar os envolvidos.

Por volta das 15 horas, dois jovens chegaram no local e, quando tentavam ligar o veículo, foram abordados pelos policiais. Um dos suspeitos empreendeu fuga pulando vários muros, porém foi capturado por uma das equipes.

Os suspeitos assumiram ter realizado o furto no estabelecimento comercial e, indagados sobre o restante das mercadorias que foram subtraídas, informaram que estavam escondidas em suas residências.

Os militares realizaram diligências e conseguiram recuperar a motoneta Biz, vários anéis, uma arma de fabricação caseira tipo garrucha, calibre 22, correntes de cor prata e amarelada, 4 Gramas de maconha, facas, canivetes, mochila, fones de ouvidos, dentre outros.

Os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos e apresentados, juntamente com a motoneta e objetos recuperados, na Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp de Vilhena

Assessoria

Suspeito de assalto sofre acidente após perseguição em Vilhena

Midia Rondônia – Um homem ainda não identificado se envolveu em um grave acidente no bairro Cristo Rei, em Vilhena, após tentar realizar uma série de assaltos, fato ocorrido na noite desta segunda-feira, 23. Segundo testemunhas, o suspeito, que estava de bicicleta, tentou invadir algumas casas usando uma faca, gerando pânico entre os moradores.

Durante as tentativas de roubo, um grupo de pessoas perseguiu o homem, que fugiu rapidamente em sua bicicleta. Ao tentar atravessar a Rua 1515, ele colidiu com um carro e sofreu uma queda violenta, resultando em ferimentos graves. De acordo com informações preliminares, o homem pode ter sofrido um traumatismo craniano.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros no local, antes de encaminhá-lo ao Hospital Regional de Vilhena para atendimento médico.

Ministro do STF participou de festa luxuosa de Gusttavo Lima na Grécia com casal foragido

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve presente na festa de aniversário do cantor sertanejo Gusttavo Lima, realizada no início deste mês a bordo do luxuoso iate Project X, ancorado em Mykonos, na Grécia. A notícia foi inicialmente divulgada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo, que destacou a presença do magistrado entre os convidados. O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, chamou a atenção devido à presença de dois foragidos da Justiça, José André Rocha Neto e Aislla Sabrina Rocha, envolvidos em uma investigação sobre jogos de azar.

A Operação Integration, que tem como alvo uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro e ao controle de jogos ilegais, foi deflagrada no mesmo período em que a festa ocorreu. Rocha Neto, dono da casa de apostas Vai de Bet, e sua esposa, Aislla, estavam entre os presentes no evento, que contou com comidas refinadas e bebidas de luxo, como champanhes Cristal e Veuve Clicquot.

Em resposta aos questionamentos do jornal O Globo, a assessoria de imprensa do ministro afirmou que ele estava na Europa para um “compromisso acadêmico” em Roma e, por estar nas proximidades, decidiu “passar para cumprimentar o cantor, que é seu amigo, por ocasião do aniversário”. Ainda segundo a colunista, o ministro não se hospedou no iate de Gusttavo Lima, ficando em outro barco ancorado na ilha grega. No dia seguinte à festa, Nunes Marques participou de uma sessão remota do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Acusada de furto, servidora pública joga medicamentos controlados no poço em RO

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Jaru, realizou neste fim de semana a operação “Habeas Chemical”. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão relacionados ao caso de uma servidora pública suspeita de furtar aproximadamente 510 ampolas de um medicamento de efeito psicotrópico de uma unidade hospitalar.

Durante as buscas, medicamentos controlados foram encontrados na residência da suspeita. A investigada afirmou ter descartado parte das ampolas em um poço, o que levou a polícia a acionar o Corpo de Bombeiros para auxiliar na apreensão dos itens.

Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento cautelar da servidora de suas funções no hospital, enquanto as investigações continuam. A Polícia Civil busca esclarecer todos os detalhes do crime e apurar a possível participação de outras pessoas envolvidas.

Bolsonaro cumpre agenda nos dias 25 e 26 em Rondônia

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Porto Velho no próximo dia 26, às 17h, na avenida Santos Dumont, em um grande evento de apoio à candidatura de Mariana Carvalho a prefeita da capital, que vai reunir a direita de Rondônia.
Recentemente, Mariana Carvalho esteve em Brasília, onde se reuniu com Jair Bolsonaro em um clima descontraído e agradável. Nesse encontro, o ex-presidente confirmou que viria para Porto Velho, para reforçar a campanha da futura prefeita.

Porto Velho teve o 2º dia mais quente da história no fim de semana

Porto Velho registrou no sábado (21) uma temperatura histórica de 40,5°C: o segundo dia mais quente já registrado na cidade desde o início das medições, em 1961, de acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

A única vez que a cidade registrou uma temperatura mais alta foi em 17 de setembro de 2019, quando os termômetros chegaram a 40,7°C. Os dados são catalogados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e analisados pelo Censipam.

Especialistas afirmam que o cenário de aquecimento em Porto Velho é agravado pela poluição gerada pelas queimadas. O cenário pode, inclusive, mudar o crime para dois extremos: períodos prolongados de seca e outros de chuva intensa.

A intensificação das temperaturas tem sido acompanhada pelo aumento alarmante dos focos de incêndio na Rondônia. Não coincidentemente, nos anos de 2019 e 20224, quando foram registrados as duas maiores temperaturas em 60 anos, também foram registrados recordes de queimadas.

G1

Porto de Cargas de Porto Velho é paralisado pela 1ª vez na história

As operações no Porto de Porto Velho foram temporariamente paralisadas pela 1ª vez na história, a partir desta segunda-feira (23), por conta da seca extrema do rio Madeira, que atingiu 25 centímetros durante esta madrugada em Porto Velho: o menor nível já observado na história.

Armadores e operadores portuários pararam suas atividades por causa das condições de navegabilidade no Rio Madeira. O porto é administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH). As atividades devem voltar somente quando o nível do rio subir e a navegação for segura.

Com a paralisação, a movimentação de cargas é afetada, sobretudo no trecho entre Rondônia e Amazonas. Pelo rio chegam e saem de Rondônia granéis sólidos (como milho e soja), granéis líquidos (como massa asfáltica e biocombustível), além de cargas gerais, como alimentos, bebidas e veículos.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a hidrovia do rio é uma das mais importantes vias de transporte da região Norte: são mais de 1 mil km² de extensão navegável.

Segundo a SOPH, durante o período de estiagem a movimentação de cargas no porto costuma sofrer uma redução de até 60%. No entanto, nos últimos meses a situação se tornou atípica, até levar à paralisação das atividades.

Em meses normais, o porto movimenta cerca de 200 mil toneladas de mercadorias. Para setembro, a previsão inicial era de 100 mil toneladas, volume que, segundo a administração do Porto, será frustrado por causa da crise hídrica.

Uma das ações adotadas pelo Porto é o suporte técnico a embarcações com dificuldades. A SOPH tem enviado bombas para auxiliar na remoção de água em casos de encalhe.

Para compartilhar dados e buscar soluções para a retomada das atividades portuária, a SOPH monitora a crise hídrica em parceria com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Marinha e a Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega).

G1