28.9 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 552

Com espingarda calibre 16, homem atira na cabeça de vizinho em Rondônia

Um homem foi preso suspeito de atirar na cabeça do vizinho com uma espingarda na zona Sul de Porto Velho nesta sexta-feira (20). De acordo com o boletim do 9º Batalhão da Polícia Militar, a vítima foi hospitalizada em estado grave. O suspeito foi preso em flagrante.

Segundo boletim, o suspeito relatou que foi ameaçado. Depois disso ele pegou uma espingarda calibre 16 e disparou um tiro em direção ao vizinho, acertando em sua cabeça.

O vizinho foi socorrido por familiares e levado para a UPA Sul. O tiro perfurou o lado esquerdo da nuca, face e o olho esquerdo. A vítima segue hospitalizada em estado grave. Além da espingarda, o suspeito foi detido com uma faca na cintura.

G1

Marçal admite que armou cena em ambulância após receber cadeirada

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), confessou ter armado a cena em que apareceu dentro de uma ambulância que o levou ao hospital Sírio-Libanês, após receber uma cadeirada de seu adversário José Luiz Datena (PSDB) durante um debate na TV Cultura.

De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (20) pela coluna de Raquel Landim, em uma gravação, Marçal aparece em cima de um móvel improvisando uma fala para o público.

“Eu precisava daquela ambulância. Eles queriam fazer uma cena, esse povo aí”, disse Marçal, referindo-se à sua equipe. “Dava para ir correndo para o hospital. Não é insuportável”, comentou o influenciador. “Cadeirada é o de menos. O que a gente está sofrendo com esses caras… Para quem não é bobo e sabe ler [o cenário], eu dava conta de segurar aquela cadeira, dava conta de agredir aquele cara (Datena), mas fiz questão de levar para sentir mesmo, de verdade”, acrescentou.

O candidato também falou sobre o aumento de sua rejeição, que subiu 17 pontos percentuais. “Esse não é um período de propostas. Aprenda a jogar. Esse período é de mostrar quem as pessoas são. Eu já mostrei a minha pior versão. Agora vou mostrar a boa”.

Folha de São Paulo

Amazonas: acusado de estuprar e matar criança é retirado de delegacia, linchado e queimado por populares

Um homem acusado de estuprar e matar uma criança de um ano, foi linchado e depois queimado pela população de Jutaí (AM), município que fica a 934 quilômetros de Manaus. O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (19).

Ele havia sido preso pela polícia na quarta-feira (18), depois de se apresentar espontaneamente à delegacia e confessar os delitos.

A mãe da criança chegou a registrar o desaparecimento da filha, ocorrido na noite anterior, enquanto dormia em um flutuante no porto de Jutaí.

A equipe policial da 56ª DIP realizou diligências, colheu depoimentos e analisou imagens de câmeras de segurança, o que possibilitou esclarecer, em menos de 24 horas, que a criança havia sido vítima de estupro e homicídio.
Durante o interrogatório, a população, revoltada com o ocorrido, cercou e invadiu o prédio da delegacia.

Apesar dos esforços da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM), o suspeito foi retirado do local pelos populares, espancado até morte e em seguida queimado.

Equipes da Policia Civil foram enviadas ao município pra garantir a segurança. As Forças de Segurança já iniciaram as investigações para identificar os responsáveis pelo linchamento, que poderão ser punidos.

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

Segundo turno

A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade.

Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.

Agência Brasil

Grupo de criminosos causa prejuízo de R$ 220 milhões com queimadas

Investigações da Polícia Federal identificaram que um grupo invadia ilegalmente áreas no Pantanal e incendiava o bioma para a criação de gado. O prejuízo causado pelos criminosos na área é de mais de R$ 200 milhões, segundo informa o G1.

O Pantanal está em chamas há meses e a área queimada é de mais de quase 2 milhões de hectares este ano, o que põe em risco o bioma, segundo o Ministério do meio Ambiente.

Desde o início deste ano, a polícia vem investigando as queimadas no Pantanal. A apuração mais recente descobriu que um grupo estava invadindo uma área da União em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para a a grilagem — tomada ilegal de terras. No processo eles incendiavam o local para a criação de gado.

Buscas realizadas na região apontam para a existência de pelo menos 2.100 cabeças de gado na área, masestima-se a criação de mais de 7.200 animais em todo período investigado.

O grupo é alvo de uma operação da PF na manhã desta segunda-feira (20). São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, a PF não informou o nome dos envolvidos.

Snooker Pub tem som ao vivo nesta sexta em Vilhena

Mídia Rondônia – Nesta sexta-feira, 20, o cantor Jefferson Lazaro promete animar a noite dos frequentadores do Snooker Pub, em Vilhena. Conhecido por seu repertório eclético, Jefferson trará uma mistura de rock, MPB e sertanejo raiz, garantindo uma apresentação vibrante e variada para todos os gostos.

O show acontecerá no Snooker Pub, localizado na avenida Melvin Jones, 480, e está previsto para começar a partir das 21h. Com anos de carreira e sendo uma das figuras mais respeitadas no cenário musical da região, Jefferson Lazaro é garantia de uma noite animada e cheia de boa música.

Além da atração musical, o pub oferecerá promoções especiais para os clientes, incluindo baldes de Budweiser e Sapten, além de porções de batata frita, tornando a noite ainda mais atrativa para quem busca diversão com os amigos.

Para quem aprecia música ao vivo e um ambiente descontraído, o Snooker Pub será o lugar ideal nesta sexta-feira.

Sintero convoca trabalhadores emergenciais de Cerejeiras para filiação ao sindicato

O Sintero, sindicato dos trabalhadores em educação, está mobilizando os trabalhadores emergenciais de Cerejeiras para se filiarem à entidade. A ação teve início nesta quinta-feira, 19, na Escola Tancredo de Almeida Neves e já contou com uma forte adesão dos servidores ativos e inativos do município.

A campanha faz parte de um movimento maior de fortalecimento da categoria, com o objetivo de ampliar a representatividade e os benefícios para os profissionais da educação. De acordo com a diretora da Regional Cone Sul, professora Lívia Maria, a filiação é um ato importante que garante a proteção e o respaldo aos trabalhadores da educação. “É fundamental que todos se filiem, pois isso fortalece nossa luta por melhores condições de trabalho e direitos”, afirmou a professora.

A campanha de filiação ocorre em dois horários, das 7h às 11h e das 15h às 17h, facilitando a participação de todos. Além da representatividade sindical, os novos filiados terão a chance de concorrer a um carro zero km, que será sorteado pelo Sintero como parte das iniciativas da campanha “O Sintero é por você. É por todos nós”.

A direção do sindicato reforça que a união dos trabalhadores é essencial para enfrentar os desafios da educação e garantir avanços para a categoria.

Ministro pede explicações do governo de Rondônia sobre queimadas criminosas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (19) que seis estados da Amazônia, entre eles Rondônia, expliquem as razões para concentração de 85% dos focos de queimadas em apenas 20 municípios da região. A manifestação deverá ser enviada no prazo de 30 dias.

A decisão do ministro foi tomada após a realização da segunda audiência de conciliação entre representantes dos estados, do governo federal e o Judiciário no processo que trata de medidas de enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Os estados deverão enviar ao ministro um diagnóstico sobre os municípios envolvidos. O número de focos de calor foi apurado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) durante a primeira audiência, realizada na semana passada.

Conforme os dados, as queimadas estão concentradas no munícipios de Apuí (AM), Lábrea (AM), Novo Aripuanã (AM), Manicoré (AM), Humaitá (AM), Boca do Acre (AM), São Félix do Xingu (PA), Novo Progresso (PA), Altamira (PA), Itaituba (PA), Jacareacanga (PA), Ourilândia do Norte (PA), Porto Velho (RO), Candeias do Jamari (RO), Nova Mamoré (RO), Colniza (MT), Nova Maringá (MT), Aripuanã (MT), Feijó (AC), Caracaraí (RR), além da Ilha do Bananal (TO).

Agência Brasil

Picape furtada em Vilhena é encontrada abandonada na BR-364 após pane seca

Mídia Rondônia – Na manhã desta quinta-feira, 19, uma picape Fiat Strada foi furtada em Vilhena, mas, para o alívio da proprietária, o veículo foi encontrado abandonado pouco depois, às margens da BR-364, próximo ao antigo “Posto Gaúcho”, a cerca de 80 km da cidade.

De acordo com a dona do veículo, o furto ocorreu após seus funcionários concluírem o descarregamento de um caminhão. Ao retornarem ao local onde a picape havia sido estacionada, perceberam que ela havia desaparecido. Rapidamente, a proprietária compartilhou fotos do veículo nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, alertando a comunidade e informando a direção que o carro possivelmente teria seguido.

Pouco tempo depois, uma pessoa que passava pela BR-364 notou um veículo com as características descritas parado à beira da estrada. Ao checar a informação, a picape furtada foi de fato encontrada no local. O motivo do abandono foi uma pane seca: o combustível havia acabado, forçando o ladrão a abandonar o carro.

Felizmente, a proprietária confirmou que o veículo não sofreu nenhum dano.

Candidato a prefeito de Teixeirópolis, Carlinhos Pessoa intensifica campanha e recebe apoio de lideranças políticas e moradores

Mídia Rondônia – O candidato a prefeito de Teixeirópolis, Carlinhos Pessoa, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem intensificado seu trabalho de campanha, recebendo o apoio de lideranças políticas municipais e estaduais, além de comerciantes e moradores da cidade. O atual prefeito do município, Antônio Zotesso, manifestou seu apoio ao candidato, afirmando que Carlinhos está preparado para dar continuidade ao desenvolvimento da administração local.

Nesta semana, Teixeirópolis deu início a importantes obras de infraestrutura, como o recapeamento asfáltico de 3 km de ruas da cidade, realizado com recursos próprios do município no valor de R$ 1.300.000,00. Além disso, outras melhorias estão em andamento, como a construção de uma pista de caminhada e ciclismo, que contará com iluminação e urbanização, proporcionando mais qualidade de vida para a população.

Sob a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT), Teixeirópolis já conquistou diversas realizações, como a construção de uma unidade de saúde, uma creche, uma quadra poliesportiva, reforma e ampliação da escola Sebastião Amorim, uma capela mortuária, além da reforma do prédio da prefeitura. Essas obras são vistas como pilares para o crescimento da cidade e refletem o compromisso da gestão com o bem-estar dos moradores.

Carlinhos Pessoa, que traz consigo uma vasta experiência política, também conta com o apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus. A parlamentar esteve recentemente em Teixeirópolis para declarar seu apoio ao candidato, reforçando a confiança de que ele está preparado para seguir conduzindo o município no caminho do progresso.

Com uma campanha marcada pelo diálogo com a comunidade e o apoio de lideranças, Carlinhos tem consolidado seu nome como um forte candidato à prefeitura de Teixeirópolis.

Fonte: Midia Rondônia