28.9 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 553

Líder em pesquisa para prefeito, Sinésio José participa de caminhada neste sábado em Cerejeiras

Neste sábado, 20, a partir das 8h, o candidato a prefeito de Cerejeiras, Sinésio José, realizará a Caminhada da Onda Azul, evento que vai reunir lideranças políticas, candidatos a vereador, apoiadores e simpatizantes em um grande ato de campanha. A concentração está prevista para acontecer na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade.

A caminhada contará com a presença dos deputados estaduais Ezequiel Neiva e Ismael Crispim, que se unirão ao candidato para demonstrar apoio ao seu projeto de desenvolvimento para o município. Sinésio José, que vem sendo bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto, tem atraído apoios espontâneos, inclusive de adversários políticos que decidiram aderir à sua candidatura.

Com foco em promover uma gestão voltada ao crescimento econômico e social de Cerejeiras, o candidato tem recebido grande adesão da população local, fortalecendo sua campanha à medida que se aproxima o dia da eleição.

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.776 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (19) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 6 milhões para o próximo sorteio, no sábado (21).

Os números sorteados foram: 05 – 17 – 22 – 37 – 51 – 52

A quina teve 38 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 37.686,21. Já a quadra registrou 2.202 ganhadores, com prêmio de R$ 929,07 para cada.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Rondônia terá céu claro com possibilidade de chuva nesta sexta-feira

Mídia Rondônia – A previsão do tempo para esta sexta-feira, 20, em Rondônia indica que o céu deve permanecer claro a parcialmente nublado em grande parte do estado. No entanto, algumas regiões, como Guajará-Mirim, Nova Mamoré e o Vale do Guaporé, poderão registrar pancadas de chuva ao longo do dia.

A variação de nuvens nessas áreas pode trazer um alívio temporário às altas temperaturas, típicas dessa época do ano. As chuvas previstas devem ser isoladas e de intensidade moderada, mas podem ajudar a amenizar o clima seco que vem predominando em várias partes do estado devido à estação de queimadas.

Em outras regiões de Rondônia, como Porto Velho e Ji-Paraná, o tempo deve se manter estável, com sol predominando e poucas chances de chuva. Mesmo com a possibilidade de precipitação em algumas localidades, a umidade do ar deve continuar baixa, exigindo cuidados redobrados com a saúde, como a ingestão de líquidos e a proteção contra a exposição prolongada ao sol.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) recomenda atenção especial para as áreas rurais, onde os focos de queimadas podem se intensificar.

Densa nuvem de fumaça cobre Vilhena e MPF cobra ações do governo de Rondônia

Queimadas na Amazônia - Foto aérea mostra fumaça em trecho de 2 km de extensão de floresta, a 65 km de Porto Velho, em Rondônia, em 23 de agosto de 2019 — Foto: Carl de Souza/AFP

Mídia Rondônia – Na noite desta quinta-feira, 19, Vilhena foi atingida por uma densa nuvem de fumaça resultante dos incêndios provocados pelas queimadas na região, agravando ainda mais os problemas de saúde causados pela poluição atmosférica. A fumaça tóxica vem afetando a comunidade local, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, aumentando a demanda por atendimentos médicos relacionados a problemas respiratórios.

Em meio a essa crise ambiental, o Ministério Público Federal (MPF) cobrou mais empenho do governo de Rondônia no combate às queimadas, que têm devastado grandes áreas do estado. A Justiça Federal, atendendo a pedidos do MPF, determinou, em caráter de urgência, que a União libere recursos para a contratação de 15 brigadas de incêndio, cada uma composta por 30 brigadistas temporários, totalizando 450 profissionais, que atuarão junto à Superintendência do Ibama no combate aos incêndios florestais em Rondônia.

Além da contratação dos brigadistas, as brigadas devem ser equipadas com equipamentos de proteção individual (EPIs), duas viaturas e os instrumentos necessários para o combate ao fogo. A medida visa intensificar os esforços de controle dos incêndios, que continuam se espalhando, prejudicando o meio ambiente e a saúde pública.

O MPF também requereu que a União seja condenada a pagar R$ 50 milhões em compensação por danos morais coletivos, que seriam revertidos para ações ambientais, incluindo o reflorestamento de áreas desmatadas e atingidas pelos incêndios em Rondônia. Além disso, parte desses recursos seria destinada à retomada de terras públicas federais ilegalmente ocupadas.

A situação é tão crítica que, conforme relatado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, brigadistas foram recebidos a tiros durante uma operação de socorro ao Povo Indígena Suruí, evidenciando a gravidade do cenário de impunidade para os crimes ambientais na região.

A nuvem de fumaça que atingiu Vilhena reflete o impacto direto dessas queimadas sobre a população e ressalta a urgência de medidas mais enérgicas e eficazes no combate aos incêndios e à degradação ambiental em Rondônia.

Dupla é presa após atear fogo em fazenda em Rondônia

A Polícia Militar foi acionada para comparecer à Linha 110, na área rural de Alto Paraíso, na tarde da última quarta-feira (18), onde populares relataram que dois homens estavam amarrados após serem flagrados ateando fogo em um pasto de uma fazenda local. Ao chegar ao local, os militares constataram a situação, observando que os acusados de incêndio criminoso apresentavam lesões. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para prestar socorro aos homens.

Testemunhas informaram que viram os dois ateando fogo no pasto e, ao serem percebidos, tentaram fugir em uma motocicleta, mas foram alcançados e amarrados até a chegada da polícia. Os suspeitos inicialmente negaram as acusações, mas acabaram admitindo à polícia que realmente atearam fogo no pasto. Com eles, foi encontrada uma bolsa contendo pertences pessoais e um isqueiro.

Após os atendimentos realizados pelo SAMU, os acusados foram encaminhados à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) do município de Ariquemes, para as providências cabíveis, segundo informou o SGC.

Estudante de Vilhena conquista o 1º lugar na Olimpíada Nacional de Contabilidade

A estudante Vitória Caroline Flôr da Rosa Bueno, da Universidade Federal de Rondônia Unir), campus Vilhena, alcançou o primeiro lugar na 1ª Olimpíada Nacional de Contabilidade, realizada na última semana, durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade em Balneário Camboriú (SC). Orientada por Wellington Porto, professor de Ciências Contábeis, Vitória destacou-se entre centenas de participantes, confirmando a excelência da instituição de ensino e o talento dos acadêmicos rondonienses.

A Olimpíada Nacional de Contabilidade, organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade, teve como objetivo promover o desenvolvimento de competências essenciais para o profissional contábil, como a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe. O evento também buscou estimular o sentimento de pertencimento à classe contábil e integrar os participantes com instituições de ensino superior de todo o Brasil. A final, que contou com 10 finalistas, foi um momento de grande expectativa, especialmente quando o público foi convidado a votar na apresentação mais inovadora.

O desafio final abordou o tema “A importância da inovação, do empreendedorismo e das soft skills na contabilidade para a Geração Z”, trazendo uma visão contemporânea e alinhada às novas demandas do mercado contábil. Os finalistas tiveram cinco minutos para apresentar suas ideias e soluções para o tema, e Vitória impressionou a comissão organizadora e o público com sua abordagem criativa e inovadora, sendo aclamada vencedora da categoria Estudantes.

Durante a premiação, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, celebrou o sucesso do evento e a relevância das olimpíadas para o futuro da profissão. Vitória, emocionada, agradeceu o apoio do professor orientador, dos colegas do Conselho Regional de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade, ressaltando as dificuldades que enfrentou para participar do evento, mas comemorando a conquista como um marco em sua trajetória acadêmica e profissional.

Dia do contador

Em comemoração ao Dia do Contador, o CRC Jovem promoverá uma live especial neste sábado (21) às 15h30, transmitido pelo Zoom. O painel será focado nas oportunidades de mercado de trabalho para o jovem contador e contará com a participação de Glayverson Melo – coordenador do CRC Jovem RO e Auditor Fiscal, Douglas Brum – Membro do CRC Jovem RO e empresário contábil, e Vitória Bueno – Campeã da Olimpíada Nacional de Contabilidade. Será uma excelente oportunidade para discutir o futuro da contabilidade e os desafios e perspectivas para a nova geração de contadores.

Assessoria

Empresário de Vilhena morre em grave acidente no MT

Mídia Rondônia – Um trágico acidente de trânsito tirou a vida do empresário vilhenense Leandro Carvalho da Silva, dono da empresa Futura Brindes, na manhã desta quinta-feira (19), na rodovia MT-170, cerca de 70 km da cidade de Juína (MT). Leandro estava a caminho de Brasnorte quando sua caminhonete, uma Chevrolet S10, capotou, deixando o veículo completamente destruído.

Além de Leandro, um funcionário da empresa também estava no veículo. O funcionário sobreviveu ao acidente e foi socorrido pelas equipes de resgate, que chegaram ao local após serem acionadas. Infelizmente, quando os socorristas chegaram, Leandro já havia falecido em decorrência dos ferimentos.

Com informações do Juina News

Juiz federal diz que medidas do governo de Rondônia “são muito acanhadas e até pouco convincentes” diante das queimadas

Atendendo aos pedidos do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou, em caráter urgente, que a União libere recursos para contratação de 15 brigadas com 30 brigadistas temporários cada (totalizando 450 brigadistas) para atuar junto à Superintendência do Ibama em Rondônia, no combate aos incêndios da região. As brigadas deverão contar com equipamentos de proteção individual (EPIs), duas viaturas e instrumentos de combate ao fogo.

A União pode, como medida alternativa, requisitar bombeiros militares de outros estados brasileiros, na mesma quantidade de agentes e de equipamentos, para atuação sob coordenação da Superintendência do Ibama em Rondônia.

Na decisão, a Justiça Federal também determinou o deslocamento de efetivo da Força Nacional de Segurança para garantir o patrulhamento do entorno das áreas onde ocorre o combate às queimadas, bem como a escolta dos agentes brigadistas, contribuindo com o Exército Brasileiro. A patrulha e a escolta devem ser realizadas nas áreas de incêndio nas fronteiras dos estados de Rondônia, Acre, Sul do Amazonas e Oeste do Mato Grosso, alcançando toda a área de atuação da Superintendência Regional do Ibama.

Outra determinação é que seja fornecido pelo menos um helicóptero equipado com dispersores de água, com tripulação treinada, pelo tempo suficiente para conter as queimadas e tirar Rondônia do estado crítico em que se encontra.

Uma audiência de conciliação será realizada em até 10 dias, com as partes (MPF, OAB e União) e órgãos públicos envolvidos no combate às queimadas (Ibama, ICMBio, Estado de Rondônia e Secretaria de Meio Ambiente do Estado), que poderão pedir ingresso na ação, além do Comando da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estaduais.

A decisão da Justiça Federal em Rondônia foi encaminhada ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, que trata de medidas para o combate a incêndios florestais nos estados da Amazônia e do Pantanal. O ministro recentemente autorizou o governo federal a usar créditos extraordinários sem limitação da Lei de Responsabilidade Fiscal e sem cômputos para fins de tetos ou metas fiscais, bem como o uso de recursos contingenciados do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) do atual exercício para apuração e combate aos crimes ambientais relacionados e conexos incidentes na Amazônia e Pantanal.

Na ação, o MPF também pediu que a União seja condenada a pagar R$ 50 milhões a título de compensação pelos danos morais coletivos, a serem revertidos a ações de cunho ambiental, voltadas ao reflorestamento de áreas públicas desmatadas e atingidas pelos incêndios em Rondônia, assim como direcionadas à retomada de terras públicas federais irregularmente ocupadas por particulares em todo o estado. Esse pedido ainda será decidido pela Justiça Federal.

Medidas acanhadas

Na decisão consta que “não se ignora que o Governo do Estado tem noticiado a denominada Operação Temporã, fases I e II, através das quais estaria combatendo os incêndios criminosos nas unidades de conservação Parque Estadual de Guajará Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, objeto de invasões e queimadas, provavelmente como retaliação pela recente desintrusão [retirada de invasores] efetuada em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia. Todavia, essas medidas são muito acanhadas e até pouco convincentes, dado que em declarações recentes do próprio titular da pasta do meio ambiente em Rondônia, Marco Antônio Lagos, em vídeo que circulou em redes sociais e do qual o mesmo não negou a autoria, [o secretário] critica o governador pretérito que criara 11 Ucs [unidades de conservação], entre as quais as unidades em foco, extintas pelo atual governador e restabelecidas pelo Poder Judiciário, e que o governador atual é ligado ao agro e pretende desfazer unidades que segundo sua análise, não seriam necessárias. Afora a ação recente nessas duas unidades, o governador não deu qualquer depoimento contrário as queimadas e em defesa da população indefesa por tal situação dramática”.

Em outra parte da decisão, consta também que “já há quase três meses, sem a percepção de medidas por parte da União, e muito menos do Estado, de caráter extraordinário e emergencial, favorecendo a manutenção da condição de calamidade pública, e passando a sensação de isolamento e abandono. O Estado demonstra letargia e desinteresse em cobrar da União medidas de sua alçada para debelar a crise”.

Também foi mencionado na decisão que “os criminosos sentem-se tão seguros e à vontade para depredar a floresta em Rondônia, que recebem os brigadistas à bala, como divulgou recentemente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre situação ocorrida por ocasião de atendimento a um pedido de socorro do Povo Indígena Suruí.

Ponto de não-retorno – Só em Rondônia, em julho, foram observados 1.618 focos de queimadas, em agosto, 4.522 focos e apenas nos primeiros 15 dias de setembro foram registrados 1.532. A falta de chuvas e aumento da seca na região podem estar relacionadas à ação das queimadas e desmatamento, com efeitos no ciclo ambiental e climático. O rio Madeira registrou recentemente cota de 41 centímetros, o nível mais baixo desde que começaram as medições. Porto Velho e região (incluindo Lábrea e Humaitá, no Amazonas) estão no epicentro da poluição atmosférica extrema, registrando o pior índice de qualidade do ar do planeta, ao lado de Rio Branco (AC).Gráfico com dados das queimadas 2024 em Rondônia.

Na decisão, o juiz federal Dimis da Costa Braga manifestou preocupação com o cenário atual. “A Amazônia rondoniense – a prosseguir na toada que segue a lógica das queimadas e incêndios florestais – corre risco de sua total destruição e ingresso em uma situação de não-retorno. É nitidamente perceptível por qualquer pessoa que aqui resida ou tenha transitado nos últimos dois meses, uma situação de extrema insalubridade”. O juiz também cita os efeitos dessa situação, como o confinamento das pessoas em ambientes fechados, especialmente crianças e idosos, para evitar a exposição às partículas, a sobrecarga dos serviços de saúde, além do impacto no transporte aéreo prejudicado pelo cancelamento de voos pela falta de visibilidade provocada pela fumaça.

Cabe recurso da decisão.

Ação civil pública nº 1013869-27.2024.4.01.4100

 

Fonte-MPF-RO

Feminicídio: acusado de asfixiar mulher tem recurso negado e vai a júri

Um homem denunciado por asfixiar, com ajuda de outra pessoa, sua companheira (feminicídio), teve seu recurso de impronúncia e absolvição sumária negado pelos  julgadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia. A sentença de pronúncia é do 2º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho.

O pedido de absolvição do réu foi sob o argumento de que a vítima teria cometido suicídio com um fio que enrolado no pescoço; isso na presença do acusado e do seu suposto amigo, também acusado no envolvimento do crime.

Para o relator, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, os elementos de provas como ocorrência policial; laudos de exames de constatação, de exames em local de reprodução simulada dos fatos, perícia criminal, de constatação e extração de dados, além de testemunhas, apontam contra o acusado.

Ainda segundo o voto, a sentença de pronúncia não pode fazer um exame do caso aprofundado, haja vista que essa função é do Tribunal do Júri, pois os jurados (conselho de sentença) são quem vão decidir se o réu é inocente ou culpado no determinado dia da solenidade do julgamento.

Consta na decisão judicial que o réu e a vítima conviviam há um ano e tinham uma união turbulenta com histórico de violência por parte do acusado. O fato aconteceu na madrugada do dia 6 de dezembro de 2021, em uma vila de apartamentos, situada na Av. Calama – Bairro Embratel, em Porto Velho – capital do Estado de Rondônia.

O caso foi julgado durante a sessão eletrônica realizada entre os dias 9 e 13 de setembro de 2024. Acompanharam o voto do relator, os desembargadores Álvaro Kalix Ferro e Francisco Borges.

Recurso em Sentido Estrito n.7074111-09.2021.8.22.0001

PF deflagra operação contra transporte irregular de madeira em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), com o apoio do IBAMA, a Operação Semita Rosae, com o objetivo de combater o transporte irregular de madeira. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em uma madeireira e na residência de seu representante legal na cidade de Castanheiras/RO.

A operação foi motivada pela apreensão de um caminhão carregado de madeira sem Documento de Origem Florestal (DOF), que tinha como destino final  a madeireira alvo da ação. Durante as buscas, foram encontrados dois caminhões com toras de madeira de diferentes espécies, sem a devida documentação, resultando na lavratura de flagrante por receptação qualificada.

A ação contou com a participação de 8policiais federais e quatro servidores do Ibama, segundo informa o Rondoniagora.