27.3 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 556

Vigilante é encontrado morto em guarita de condomínio em Rondônia

Na manhã desta quarta-feira, 18, um vigilante foi encontrado caído no chão, pelo parceiro de trabalho que chegou para assumir o posto.  Ele estava dentro da guarita do condomínio Reserva do Bosque, no bairro Olaria, na região central de Porto Velho.Uma equipe do Samu ainda foi acionada, mas quando chegou no local apenas constatou o óbito, segundo informa o Rondoniagora.

SINSEMUC realiza eleição nesta quinta-feira com urnas em todos os setores da administração municipal

O presidente da SINSEMUC, Fernando Neves, anunciou oficialmente a abertura do processo eleitoral para a reeleição da Chapa Única, que o objetivo de manter sua liderança nos próximos quatro anos. Em entrevista, Fernando Neves destacou a importância do processo democrático interno e as conquistas alcançadas pela entidade sindical sob sua gestão.

As eleições do SINSEMUC ocorrerão no dia 26 de setembro, das 8h às 17h, e contarão com mais de 20 urnas distribuídas em 90 locais no município. Nos locais com maior quantidade de servidores, as urnas serão fixas, enquanto nos demais haverá urnas itinerantes, garantindo ampla participação dos servidores nas diversas secretarias e autarquias.

“Estamos em pleno processo eleitoral, visitando os servidores nos locais de trabalho para apresentar nossas propostas e pautas que iremos defender nos próximos anos”, afirmou Fernando Neves. Ele ressaltou que a Chapa Única está empenhada em continuar o legado de conquistas que obtiveram à frente do sindicato, destacando a importância de votar em representantes comprometidos com os interesses dos servidores.

O processo eleitoral do SINSEMUC é coordenado por uma comissão composta por cinco servidores, que atuam de forma semelhante à Justiça Eleitoral. Essa comissão é responsável por escolher os mesários e coordenar todo o processo, garantindo transparência e legitimidade às eleições.

“Estamos pedindo um voto de confiança para que possamos continuar nossa atuação e garantir que as despesas e receitas do sindicato sejam fiscalizadas adequadamente pelo Conselho Fiscal”, explicou Fernando Neves. Ele enfatizou a relevância da entidade sindical na obtenção de diversas conquistas para os servidores ao longo dos anos e a determinação dessa Chapa que concorre à reeleição em manter esse compromisso.
Nesses 30 dias de campanha, a os membros dessa Chapa Única tem se dedicado a visitar os servidores, apresentar suas propostas e reforçar a importância de escolher representantes sindicais que realmente defendam os interesses da categoria. Fernando Neves destaca que a união e a dedicação da equipe irão garantir um futuro promissor para a SINSEMUC e seus filiados.

Homem é condenado a 20 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado em Chupinguaia

Edmilson Alves Pereira, conhecido como Polaquinho, foi condenado nesta semana depois de atear fogo na companheira usando cachaça em Chupinguaia. A vítima foi identificada como Solange Evangelista, que tinha 38 anos. O réu recebeu uma pena de 20 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado.

Segundo as investigações, o casal mantinha um relacionamento de cerca de oito meses. Na noite anterior ao crime, os dois discutiram em um hotel, onde o réu foi visto agredindo a vítima. As agressões continuaram mesmo depois do casal ser expulso do local.

Durante a madrugada, Polaquinho atacou a companheira nas proximidades de um ferro velho. Ele bateu na vítima com um pedaço de madeira e ateou fogo em seu corpo, utilizando bebida alcoólica para provocar o fogo.

A polícia chegou ao local após denúncias e encontrou a vítima gravemente ferida, com queimaduras e lesões na cabeça. Ela foi socorrida, mas morreu a caminho do hospital.

Polaquinho foi preso cerca de duas semanas depois, quando a Polícia Militar recebeu a informações de que o suspeito do feminicídio estava em um veículo vermelho, próximo a uma aldeia indígena em Chupinguaia, a 144 quilômetros de Vilhena.

G1

Rondônia terá tempo ensolarado e calor intenso nesta quarta-feira

Mídia Rondônia – Nesta quarta-feira, 18, o tempo em Rondônia será marcado por sol intenso e calor elevado. Os efeitos da recente friagem começarão a se dissipar, resultando em um aumento gradual nas temperaturas em todo o estado. Além disso, os ventos, que antes vinham do sul, agora passarão a soprar predominantemente do norte e noroeste, trazendo um fluxo contínuo de umidade da Amazônia, o que favorece a formação de áreas de instabilidade.

Cone Sul

Para as demais regiões de Rondônia, incluindo cidades do interior e do Cone Sul, o tempo deve permanecer ensolarado, com céu claro a parcialmente nublado, e sem previsão de chuva. O calor será a principal característica do dia, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em declínio durante o período da tarde.

Mídia Rondônia

Assassinato de candidata a vereadora e irmã: veja a foto que teria motivado a ira do crime organizado

Rayane Alves Porto, de 25 anos, e Rithiele Alves Porto, de 28 anos, foram assassinadas a facadas após serem sequestradas e torturadas no município de Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá, no último sábado (14). Rayane era candidata a vereadora na cidade pelo partido Republicanos. As informações são do G1.

Além das irmãs, o irmão delas e o namorado de Rithiele também foram levados para um cativeiro. O namorado de Rithiele conseguiu escapar e acionar a polícia. Ao chegarem no local indicado, os policiais encontraram o irmão das vítimas gravemente ferido e os corpos de Rayane e Rithiele.

Segundo as investigações, um detento da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, é suspeito de ter ordenado o crime. O delegado responsável informou que o preso teria passado cerca de três horas em videochamada com os autores do assassinato.

 

Em Rondônia, madeireiros, grileiros e invasores ateam fogo em florestas

O processo de desintrusão da Terra Indígena (TI) Karipuna foi dado como concluído, pelo governo federal, no final de julho deste ano. Contudo, os Karipuna de Rondônia, que enfrentam, ao longo da história, ofensivas de grileiros e madeireiros, já percebem agora a aparição de invasores em seu território e também veem o entorno pegar fogo e a qualidade do ar piorar significativamente.

retirada de não indígenas da TI Karipuna teve início em junho e demandou a articulação entre equipes de mais de 20 órgãos federais. Ao todo, de acordo com a Casa Civil da Presidência da República, 152 ações foram planejadas.

Em janeiro deste ano, os líderes Karipuna suspeitavam que invasores estivessem atrás de minérios valiosos e, em abril, avisaram à Agência Brasil sobre um fato inédito: pessoas de fora, não indígenas, pela primeira vez, estavam construindo casas em solo na Terra Índigena.

Um dos aspectos que dificultam o enfrentamento a crimes em territórios indígenas é a multiplicidade de acessos a eles. No caso da TI Karipuna, quatro entradas clandestinas foram destruídas no processo de desintrusão. A promessa do governo federal era de garantir a permanência de efetivos da Força Nacional e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no território.

No balanço divulgado dias depois de completar a expulsão dos invasores, o governo federal informou que a plataforma do Ministério da Justiça, Rede Brasil Mais, constatou o fim do desmatamento no território, em junho e julho deste ano. O que se nota é que houve uma redução de 2022 para 2023. Em junho e julho de 2023, 20 alertas foram emitidos, contra 160 de junho e julho de 2022.

Incêndios

Apuração da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) demonstrou que, de 1º a 16 de setembro, Rondônia teve mais de 13 mil focos de calor, sendo 4.326 em Porto Velho. Entre os pontos críticos destacados pela pasta, estão as TIs Aripuanã e Roosevelt.

Conforme observa uma liderança Karipuna, em conversa com a Agência Brasil, a Polícia Militar tem sido empregada para ajudar a debelar os incêndios em localidades próximas à TI, como o Parque Estadual de Guajará-Mirim, que abrange os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (RO) e tem tamanho equivalente a duas vezes a cidade do Rio de Janeiro (220 mil hectares).

Um pedaço do parque é adjacente a um trecho que fica ao sul do território Karipuna. O parque, assim como a Estação Ecológica Soldado da Borracha, é um ponto de difícil trânsito de pessoas, o que eleva o grau de obstáculos para os agentes. Diante da grande quantidade de incêndios florestais nos dois locais, o governo estadual os colocou no centro da Operação Temporã, realizada em duas fases e que mobilizou cerca de 300 profissionais de diversos órgãos e corporações, como o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Pelo menos uma pessoa, que já tinha três mandados de prisão expedidos e era considerada foragida, foi detida pelas autoridades.

O governo local, contudo, sabe da responsabilidade do agronegócio para a alta de queimadas e do desmatamento. Logo na capa do site da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), subiu um comunicado. A mensagem diz o seguinte: “A queima controlada é o uso planejado, monitorado e controlado do fogo, realizado para fins agrossilvipastoris em áreas determinadas e sob condições específicas. A técnica é uma prática tradicional em muitas partes do Brasil, mas que deve ser utilizada de maneira segura para que não se torne um incêndio florestal. O Decreto n° 29.428, de 28 de agosto de 2024, suspende a autorização do uso do fogo controlado pelo período de 90 dias. Nesse prazo, todos os pedidos de uso de fogo controlado em propriedades rurais, solicitados à Sedam não serão atendidos.”

A liderança ouvida pela reportagem reconheceu o aparato mobilizado na operação, mas criticou a falta de uma equipe escalada para proteger a TI Karipuna. “Eles estão ali sobrevoando. Tem fogo? Jogam água, mas, quando apaga o fogo de um lugar, tem em outro. Eles não estão dando conta”, diz.

“Nós [indígenas Karipuna] não temos EPI [equipamento de proteção individual] para tentar apagar o fogo. Por isso é que comunicamos aos órgãos. Muitas pessoas acham que basta levar água e jogar. E não tem água, apesar de estarmos na Amazônia. E, para chegar a esses lugares, que são distantes. Tem que atravessar serras, há muito lugar com mata fechada”, afirma, ao pensar na fumaça que a população inala, mesmo quando a queimada fica mais longe.

A TI Karipuna já ficou entre os dez territórios com mais registros de desmatamento. Somente no intervalo entre 2015 e 2021, o território perdeu 4.754 hectares de vegetação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Crise hídrica

A seca é um problema acrescentado às invasões, ao crescimento da taxa de desmatamento e aos incêndios, tanto os criminosos como os acidentais, também uma tendência diante do quadro de fatores de desequilíbrio ambiental. Uma medição feita esta semana apontou que o Rio Madeira já apresenta nível abaixo de 1 metro. Em 2023, a marca indicava 2,04 metros.

A mudança no regime de chuvas nos meses de agosto e setembro já abriu os olhos do líder Karipuna faz dois anos. “Na verdade, 10, 15 anos atrás, começava a chover no final de novembro, dezembro e começava a parar em março. Mas, como era para ter chovido em setembro, era para ter chovido e não choveu ainda, em agosto não choveu. Há 10, 15 anos, chovia”, sublinha.

Para a liderança, uma questão que poderia ser revista é o orçamento destinado aos estados do norte, de maneira que todos que estejam em colapso sejam igualmente atendidos. A impressão é que apenas Amazonas e Pará são socorridos “E Rondônia? Não existe?”, questiona. O governo de Rondônia canalizou um montante de R$ 19 milhões para ações de combate às queimadas.

Agência Brasil solicitou posicionamento do Ministério dos Povos Indígenas e da Funai, mas nenhum dos órgãos se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Sortudo ganha sozinho R$ 81 milhões na Mega-Sena

Uma aposta de Timbaúba (PE) acertou sozinha as seis dezenas da Mega-sena sorteadas nesta terça-feira (17) no concurso 2.775 e vai levar R$ 81.473.638,46. A aposta simples foi feita na lotérica Loteria da Praça. 

Os números sorteados foram 01 – 04 – 14 – 26 – 44 – 51.

A quina teve 81 ganhadores que receberão, cada um,  R$ 53.212,48. As 5.817 apostas ganhadoras da quadra terão o prêmio individual de R$ 1.045,45.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet, no site da Caixa. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Silas Malafaia pode ter envolvimento com incêndios:”O Brasil vai pegar fogo'”

O pastor bolsonarista Silas Malafaia pode ter envolvimento com os incêndios no Brasil. “Uma pessoa muito importante na convocação do ato de 7 de setembro na Paulista disse que ‘O Brasil vai pegar fogo'”, sinalizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (17), em Brasília (DF). A declaração do religioso ocorreu em agosto, quando ele usou as redes sociais, para convocando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) a um protesto marcado para o dia 7 de setembro. A Polícia Federal abriu 52 inquéritos, com o objetivo de apurar os motivos dos incêndios no país.

O Brasil enfrenta um grave panorama de queimadas e incêndios florestais em 2024. De janeiro a agosto, os incêndios atingiram 11,39 milhões de hectares, segundo dados do Monitor do Fogo MapBiomas, divulgados no último dia 12. De acordo com o levantamento, 5,65 milhões de hectares – área equivalente ao estado da Paraíba – foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que corresponde a 49% do total do ano.

Em seu discurso, Lula comentou sobre os incêndios. “No Brasil, não estávamos preparados para cuidar dessas coisas. Poucos estados têm bombeiros e brigadistas. A natureza resolveu mostrar suas garras e nos dar uma lição”, afirmou o presidente.

Nos últimos dois dias, o Brasil concentrou 71,9% de todas as queimadas registradas na América do Sul. De acordo com dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 7.322 focos de incêndio nas últimas 48 horas até a sexta-feira (13). Na sequência, aparecem Bolívia, com 1.137 focos (11,2%); Peru, com 842 (8,3%); Argentina, com 433 (4,3%); e Paraguai, com 271 (2,7%) focos de queimadas nas últimas 48 horas.

Considerando o acumulado do ano até ontem, o Brasil registrou 180.137 focos de incêndio em 2024, representando 50,6% dos incêndios da América do Sul. O número é 108% maior em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 86.256 focos entre janeiro e 13 de setembro.

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso lidera o ranking, com 1.379 registros nas últimas 48 horas, seguido por Amazonas, com 1.205, Pará, com 1.001, e Acre, com 513 focos. O município com o maior número de queimadas no período foi Cáceres (MT), que teve 237 focos nas últimas 48 horas. Novo Aripuanã (AM) e São Félix do Xingu (PA) vêm logo atrás, com 204 e 187 focos de incêndio, respectivamente.

A Amazônia foi a região mais afetada, concentrando 49% das áreas atingidas pelo fogo nas últimas 48 horas. Em seguida, vêm o Cerrado (30,5%), a Mata Atlântica (13,2%), o Pantanal (5,4%) e a Caatinga, com 1,9% (com informações da Agência Brasil).

Biomas e outras estatísticas

O Cerrado mais de 2 milhões de quilômetros quadrados (km²), cerca de 22% do território nacional, e está presente nos estados das Regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo), Nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia) e Norte (Rondônia, além de partes do Amapá, Amazonas e Roraima).

A Amazônia Legal abrange nove estados: Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A floresta nessas unidades federativas representa mais de 5 milhões de km², cerca de 60% do território brasileiro.

O Pantanal tem mais de 200 km². O bioma do Pantanal tem 65% de sua área no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso, ambos na Região Centro-Oeste

(com informações da Agência Brasil).

Médico afirma que Pablo Marçal fingiu lesão

médico Bruno Gino, mestre pela Universidade de Ontário e especialista em Saúde Pública no Canadá, afirmou que Pablo Marçal fingiu lesão após ser atacado por José Luiz Datena, com uma cadeira, no domingo (15/9). Formado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Gino usou uma foto divulgada por Marçal para avaliar que o empresário não teria falado a verdade sobre seu quadro clínico. A publicação gerou revolta entre apoiadores de Marçal.

Metrópoles

Otimista com a campanha, Flori destaca avanços na saúde de Vilhena

A gestão do prefeito e delgado Flori tem se destacado por priorizar a saúde pública em Vilhena, com grandes investimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto na zona urbana quanto na rural. Em pouco mais de um ano e meio de mandato, já foram reformadas cinco das sete UBS do município, com previsão de entrega das últimas duas unidades ainda em 2024.

No Hospital Regional de Vilhena (HRV), importantes melhorias foram concluídas, como a nova lavanderia e cozinha, que são essenciais para a eficiência dos serviços internos. Além disso, foi inaugurado um Jardim Terapêutico, criado para oferecer um ambiente mais acolhedor aos pacientes. A administração também entregou o novo Centro de Parto Normal, revitalizou o Centro Cirúrgico e o Instituto dos Rins, e está em andamento a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Para este ano, várias ações já estão em curso para ampliar e qualificar ainda mais o atendimento em saúde no município. Entre elas, destaca-se a construção da UBS V, que vai contar com cinco equipes de Saúde da Família (ESF) e cinco equipes de Saúde Bucal, em um investimento de R$ 6.173.319,00.

Outra novidade é a implantação da Unidade Odontológica Móvel (UOM), que vai expandir a cobertura de saúde bucal para as comunidades mais vulneráveis, com investimento de R$ 513.625,00. Somam-se a isso os R$ 3 milhões destinados às Centrais de Regulação e às ambulâncias do Samu, garantindo um atendimento emergencial ainda mais eficiente.

O prefeito Flori reforçou a importância dessas ações para o município: “Estamos transformando a saúde de Vilhena, com um atendimento mais humano e de qualidade.“

Assessoria