25.7 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 557

Terrorismo ambiental em Rondônia: brigadistas são recebido à bala por criminosos

Mídia Rondônia – Em uma grave denúncia feita nesta terça-feira (17), a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, revelou que brigadistas enviados para atender um pedido de socorro do povo indígena Suruí em Rondônia foram recebidos a tiros por criminosos. O ataque aconteceu enquanto os brigadistas tentavam conter incêndios criminosos na reserva indígena Suruí. A ministra informou que foi necessário acionar a Força Nacional de Segurança para proteger a equipe.

“Recebi um pedido de socorro do povo Suruí porque eles viram que criminosos estavam ateando fogo dentro da reserva indígena. Nós mandamos nossos brigadistas e eles foram recebidos à bala. Tivemos que pedir ajuda da Força Nacional de Segurança. Os brigadistas dos indígenas também já tinham sido violentamente expulsos da área deles próprios à bala”, declarou Marina Silva durante o programa “Bom Dia, Ministra”, transmitido pelo Canal Gov.

Incêndios e violência na Amazônia

O episódio expõe a crescente tensão na Amazônia, onde o avanço das queimadas e a presença de criminosos colocam em risco não só o meio ambiente, mas também as comunidades indígenas e aqueles que trabalham para protegê-las. Segundo Marina Silva, o combate ao fogo na região é uma responsabilidade coletiva e exige colaboração entre diferentes níveis de governo.

“O fogo não é estadual, não é municipal. A determinação do presidente Lula é de trabalho conjunto. Ainda que a responsabilidade do governo federal seja sobre terras indígenas, unidades de conservação e áreas que ainda não foram destinadas, estamos trabalhando inclusive em áreas privadas”, enfatizou a ministra.

Investigações em andamento

A chefe da pasta do Meio Ambiente também destacou o papel da Polícia Federal na investigação dos crimes ambientais na região. De acordo com Marina, há 52 inquéritos abertos para investigar os responsáveis pelas queimadas, que, além de destruir o meio ambiente, ameaçam diretamente as comunidades indígenas e os defensores do meio ambiente.

O ataque em Rondônia é mais um exemplo da crescente violência enfrentada por indígenas e brigadistas que lutam para preservar a floresta amazônica, em um cenário marcado por conflitos fundiários, exploração ilegal de recursos naturais e degradação ambiental. A mobilização da Força Nacional e a atuação da Polícia Federal são esforços para garantir a segurança e a continuidade dos trabalhos de preservação e combate aos incêndios na Amazônia.

Midia Rondônia com informações do Canal Gov.

Abusada dos 9 aos 14 anos, adolescente indígena procura a PM de Vilhena

Mídia Rondônia – Abusada dos 9 aos 14 anos, uma adolescente indígena procurou a Polícia Militar de Vilhena para relatar as agressões que sofreu. Sem ter para onde ir, ela disse as autoridades que, na aldeia onde morou, foi abusada por um primo maior de idade. Após relatar o caso para sua mãe, a jovem foi oferecida para se casar com um homem que trabalhava na aldeia. Depois de viver um ano, na cidade, o “casamento” acabou e ela sem ter para onde ir, procurou a polícia para denunciar o caso que sofreu desde 9 anos. O Conselho Tutelar foi acionado.

Deputados do PL são denunciados por desvio de emendas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) três deputados do PL pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa em um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares.

A acusação foi enviada ao Supremo em agosto e atinge os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE). Procuradas pela TV Globo, as defesas dos congressistas disseram que não vão comentar as denúncias.

Além dos deputados, outras seis pessoas foram denunciadas pela PGR no caso.

A Procuradoria aponta que o grupo ligado aos parlamentares teria agido para desviar parte dos recursos destinados à Prefeitura de São José de Ribamar, no Maranhão.

 

Segundo a PGR, o então prefeito da cidade maranhense foi pressionado a devolver parte dos valores, mais de R$ 1 milhãomas a operação não chegou a ser concretizada neste caso.

A investigação foi aberta em 2021 – época em que o chamado “orçamento secreto” estava em vigor. Esse mecanismo pouco transparente de distribuição de recursos públicos via emendas foi declarado inconstitucional pelo STF no final de 2022.

Em março de 2022, os parlamentares foram alvos de uma ação da Polícia Federal que apurava esquema de desvio de emendas parlamentares para os municípios do interior do estado do Maranhão.

O caso está em sigilo no Supremo. O relator, ministro Cristiano Zanin, abriu prazo para que as defesas se manifestem sobre a acusação.

 

Na sequência, o caso deve ser levado a julgamento na Primeira Turma do Supremo. Se o colegiado acolher as denúncias da PGR, os parlamentares virarão réus de uma ação penal.

Em julho, a Procuradoria pediu ao Supremo a abertura de 13 apurações preliminares sobre suspeita de desvios utilizando recursos de emendas. Os casos também tramitam em sigilo na Corte.

G1

Ezequiel Neiva garante segurança e eficiência em estradas vicinais com tubos armcos

A implementação de mais de cinquenta tubos armcos na região do Cone Sul é representada pelo deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) tem causado um impacto significativo na infraestrutura local. Com o objetivo de melhorar as estradas e facilitar o escoamento da produção agrícola, o investimento já tem apresentado resultados positivos para a população.

Contando com o apoio do governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), a ação tem o objetivo de melhorar a infraestrutura das estradas, foca em garantir um escoamento mais eficiente da produção rural e melhorar o transporte escolar. Os tubos armcos foram instalados em pontos estratégicos, onde as antigas pontes e passagens eram frequentemente afetadas por enxurradas no período das chuvas.

O produtor rural da região, Ailton Nascimento, expressou sua satisfação com as melhorias apresentadas nos últimos anos. “Ajuda muito para que possamos transitar normalmente por nossa linha. Antigamente, sofríamos muito com as enxurradas, e isso acabava com a estrada. Com a instalação dos tubos, o tráfego de veículos e a circulação de pessoas estão sendo realizadas de forma mais segura e eficiente. Isso é resultado direto do trabalho do deputado estadual Ezequiel Neiva com o apoio do nosso governador Marcos Rocha, fazendo uma grande diferença para a nossa comunidade”, afirmou Ailton Nascimento.

Além de facilitar o tráfego, a nova estrutura tem contribuído para a redução dos acidentes, um problema significativo nas antigas pontes que eram incapazes de suportar o fluxo de veículos.

Para o morador do distrito de Rondolândia, pertencente ao município de Corumbiara, Domilson Rozeno, é essencial esse trabalho do parlamentar para a segurança nas estradas. “Foi um trabalho que ficou 100% e temos gratidão pela ação do deputado Ezequiel Neiva. Na época das pontes, ocorreram muitos acidentes, porém, depois dos tubos, esse problema acabou, e a estrada não ficou mais interditada”, relatou Rozeno.

De acordo com o diretor de Políticas Agropecuárias da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Wiveslando Neiva, a instalação dos tubos armcos não apenas melhora a qualidade das estradas, mas também reforça o compromisso com a segurança e a eficiência do transporte na região. “Com os resultados positivos já visíveis, a ação representa um avanço importante para a infraestrutura local, beneficiando tanto o escoamento da produção agrícola quanto o transporte de crianças para as escolas”, destacou Wiveslando.

Adolescente é flagrado com mais de 200 porções de drogas em Rondônia

Nesta desta terça-feira (17), a PM fez a apreensão de um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas em Porto Velho.

Policiais do 5º Batalhão faziam patrulhamento, quando avistaram o suspeito correndo ao ver a viatura, mas acabou sendo detido quando entrava em um apartamento.

No local os policiais encontraram três potes com 214 porções de drogas, entre maconha, cocaína e crack, além de vários objetos de procedência duvidosa e três bicicletas que seriam penhoradas por viciados.

Polícia realiza operações contra suspeitos de causar incêndios

No Rio de Janeiro, policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram diversas operações para responsabilizar os suspeitos de incêndios criminosos em parques do estado. Nesta segunda-feira (16), os agentes estiveram em Niterói, na capital carioca e na região serrana.

De acordo com a Polícia Civil, a ação foi desencadeada com apoio de delegacias distritais do interior para identificar os responsáveis pelos crimes. As operações envolvem perícias de local, oitiva de testemunhas e análises de imagens de câmeras de segurança. Até o momento, cerca de 20 pessoas foram identificadas e estão sendo investigadas. Em Petrópolis, um adolescente foi levado à delegacia com seu pai por causar a destruição de grandes áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio, no último domingo (15).

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o biólogo Eduardo Viveiros de Castro, disse que os incêndios no parque “certamente” foram causados por pessoas.

“Tanto a Polícia Federal como o ICMBio [ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] possuem investigações abertas. A gente só consegue fazer a perícia depois de apagar o fogo. Mas a origem mais provável são as áreas rurais vizinhas ao parque. E, sendo assim, é uma prática criminosa porque não é permitido fazer queimada neste período. O que podemos dizer é que não existe registro de incêndio natural nessa região. Não temos registro de raios há meses aqui. Então certamente alguém pôs fogo. A questão é se foi intencional ou não”, disse.

Gabinete de crise

Para intensificar o combate às queimadas no estado, o governador Cláudio Castro anunciou na última quinta-feira (12) a criação de um gabinete de crise. Desde o anúncio, cerca de 1.280 incêndios foram combatidos. No sábado (14), o governador determinou que 40 unidades de conservação deveriam ser fechadas para proteger a população.

Um plano para lidar com a escassez também foi apresentado pelo governador em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (16). Como uma das ações do plano, serão disponibilizados carros-pipas para as regiões afetadas, principalmente para as escolas, creches e hospitais.

Agência Brasil

Detran intesifica blitz em Rondônia

Para dar ênfase ao comportamento seguro e preservação da vida, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realiza rotineiramente ações de fiscalização, com objetivo de reduzir o número de sinistros causados por condutores inabilitados, e ainda aqueles que insistem em misturar bebida alcoólica e direção veicular. No período de 9 a 16 de setembro, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) realizou operações  em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO).

Foram 34 ações nos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova União, Porto Velho, Rolim de Moura, Vale do Anari, Vilhena, e no distrito de Bom Jesus, em Jaru, que resultaram em 881 abordagens, com flagrante de 79 condutores inabilitados, e ainda 68 condutores dirigindo sob efeito de álcool.

Homem mata cachorro a facadas em Cacoal; agressor fugiu do local

Mídia Rondônia – Um episódio de violência contra animais foi registrado no bairro Vilage do Sol, em Cacoal, nesta segunda-feira, 16. Um homem matou um cachorro da raça pit bull com três golpes de faca, após um confronto entre seu animal e o cão da vítima através do portão de sua casa.

De acordo com o dono do cachorro morto, o animal era dócil e nunca havia atacado ninguém. Naquele dia, o pit bull foi até o portão da residência do vizinho, onde, através das grades, se envolveu em uma disputa com outro cachorro, também da raça pit bull, pertencente ao morador vizinho.

O que deveria ser apenas uma situação de tensão entre os cães evoluiu para uma tragédia quando o dono do outro cachorro saiu armado com uma faca e, sem hesitar, desferiu três golpes fatais no animal. O cão não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após o ataque, o agressor atravessou a rua e se dirigiu ao dono do cachorro morto. Temendo pela própria segurança, o proprietário do cão recuou e não confrontou o homem, que logo deixou o local.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu à cena, porém, o agressor já havia fugido. O caso foi registrado pelas autoridades e agora está sendo investigado, com medidas legais cabíveis sendo tomadas para que o responsável responda pelo crime.

A morte do pit bull gerou revolta entre os vizinhos e defensores dos direitos dos animais, que exigem justiça para o cão morto de maneira brutal.

Terrorismo ambiental: PF investiga queimadas como tentativa de desestabilização política

 

 O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desconfia que a intensificação das queimadas florestais ao redor do país pode ser resultado de uma ação criminosa orquestrada. Segundo a CNN Brasil, auxiliares do presidente Lula levantaram a hipótese de que os incêndios estejam sendo provocados intencionalmente, sob o comando de um pequeno grupo de pessoas, com o objetivo de prejudicar o governo.

A suspeita é de que essas queimadas estão sendo realizadas por indivíduos em diferentes estados, agindo sob ordens de mandantes que indicam onde os focos devem começar. O Palácio do Planalto e as autoridades competentes estão investigando a fundo essa possível coordenação criminosa para identificar os responsáveis e as verdadeiras motivações por trás das queimadas.

A Polícia Federal já abriu mais de 50 inquéritos para apurar a suspeita de queimadas intencionais, com ações determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, visando conter os incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Agência Brasil

Irmãs são torturadas e mortas por facção criminosa no MT

Duas irmãs foram mortas a facadas e outras duas pessoas ficaram feridas após terem sido sequestrados e torturados por um grupo de nove pessoas, enquanto saiam de um festival de pesca, em Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá, neste sábado (14). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Rayane Alves Porto, de 28 anos, e Rithiele Alves Porto, de 25 anos.

As irmãs eram proprietárias de um circo e Rayane era candidata a vereadora no município.

Conforme o boletim de ocorrência, um dos sobreviventes conseguiu fugir e foi até a polícia pedir socorro. Aos policiais, ele contou que foi sequestrado com outras três pessoas e arrastado até na Rua Marechal Cândido, na região do centro da cidade, onde foi mantido em cativeiro com as demais vítimas.

No local, a polícia encontrou um jovem gravemente ferido, com um dos dedos e a orelha cortados. Ele também apresentava ferimentos de facada na região da nuca.

Em outros cômodos da casa, foram encontrados dedos e cabelos de uma das irmãs. Já no último quarto à direita, estavam os corpos de Rayane e Rithiele, que apresentavam sinais de tortura por arma branca e tiveram os cabelos cortados, segundo a Polícia Militar.

Durante o depoimento na delegacia, a vítima relatou que só conseguiu fugir do cativeiro após pular o muro. Ele contou que sofreu uma sessão de torturas, tanto psicológicas quanto físicas, pelos agressores, que se identificaram como membros de uma facção criminosa.

G1