25.7 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 558

Rondônia tem céu nublado com pancadas de chuva nesta terça-feira

Mídia Rondônia – Nesta terça-feira, 17, os moradores de Rondônia podem esperar céu parcialmente nublado e a possibilidade de pancadas de chuva em diversas regiões do estado. A influência da friagem, que vinha atuando nos últimos dias, diminuirá significativamente, proporcionando temperaturas mais amenas em grande parte do estado.

A contínua entrada de umidade vinda do norte da Amazônia manterá a formação de áreas de instabilidade, especialmente nas regiões central e no Cone Sul, onde são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas, principalmente durante a madrugada e no período da tarde.

Nas áreas do norte do estado, como as regiões da Madeira-Mamoré e Vale do Jamari, o tempo será mais estável, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva, oferecendo um clima mais tranquilo para os moradores.

Empresária é presa furtando energia em Rondônia

Mídia Rondônia – Na última sexta-feira, 13 de setembro, uma operação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada na zona leste de Porto Velho. Como havia fortes indícios de crime, foi solicitado apoio da Polícia Militar e da Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec). Durante a ação, uma comerciante foi presa por desviar três fases de energia elétrica, configurando o crime de furto de energia. O estabelecimento já foi autuado diversas vezes e o prejuízo para a concessionária de energia e estado de Rondônia chegam a R$ 80 mil.

Além dessa ocorrência, outras ligações irregulares foram identificadas nas imediações e desligadas pela equipe de fiscalização da concessionária de energia. Segundo o Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime previsto no Art. 155, parágrafo 3º (furto) e dependendo do caso, pode ser enquadrado também como estelionato, previsto no artigo 171. As penas variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

 

Operação da PF mira invasores de terras em Rondônia

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o ICMBio, o IBAMA e a Força Nacional, deflagrou a operação Integração, em Porto Velho, com o objetivo de combater crimes ambientais e remover invasores de terras na região. A ação teve início na última quarta-feira, 11 de setembro.

Durante as diligências, foram localizados e destruídos maquinários, veículos e acampamentos utilizados pelos invasores. Além disso, foram constatados e avaliados os danos causados pelo desmatamento ilegal, que resultou na ampliação das áreas afetadas por essa atividade ilícita.

DPF-RO

Cerejeiras se despede da pequena Ana Laura de Souza, vítima de acidente

Midia Rondônia – A pequena Ana Laura de Souza, de apenas 4 anos, que faleceu após um trágico acidente de carro ocorrido na noite do último domingo, 15, está sendo velada na capela mortuária e seu sepultamento acontece nesta terça-feira (17) no cemitério Cristo Redentor de Cerejeiras.
A criança estava acompanhada de familiares em uma camionete Hilux quando o veículo capotou na BR-435, na saída de Cerejeiras.

 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da camionete perdeu o controle ao tentar desviar de uma motocicleta que surgiu inesperadamente na rodovia, provocando o capotamento. A menina foi prontamente socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros e levada para o hospital, mas, infelizmente, não resistiu aos graves ferimentos.

A notícia da morte de Ana Laura comoveu a cidade e deixou uma onda de pesar entre os familiares, amigos e a comunidade escolar. A creche onde a menina estudava emitiu uma nota de pesar, lamentando profundamente a perda de Ana Laura e destacando a doçura e alegria que ela sempre trazia aos colegas e professores.

Criança de 3 anos é atropelada pela própria mãe em Vilhena

Mídia Rondônia – Uma menina de apenas 3 anos foi atropelada acidentalmente pela própria mãe e se encontra em estado gravíssimo no Hospital Regional de Vilhena. De acordo com informações obtidas pelo jornal Mídia Rondônia, a mãe da criança também está no hospital, em choque, acompanhando o atendimento da filha. Ela deu entrada na unidade nesta segunda-feira, 16.

O acidente aconteceu quando a mãe, sem perceber que a criança estava atrás do veículo, deu ré e acabou passando por cima da menina. A criança sofreu ferimentos severos, incluindo a perda do baço e lesões nos pulmões. Ela foi intubada e permanece em estado crítico sob cuidados intensivos.

Apesar dos esforços da reportagem para ouvir autoridades e obter mais detalhes sobre o acidente, poucas informações oficiais foram divulgadas até o momento. Nos corredores do hospital, a versão que circula é que a mãe não teria visto a filha no momento em que manobrou o veículo.

A equipe do Mídia Rondônia segue acompanhando o caso e se solidariza com a família neste momento difícil. Até o fechamento desta nota, não havia sido registrado boletim de ocorrência na Unisp.

Terrorismo ambiental: homem é filmado ateando fogo e PF é acionada

A Polícia Federal (PF) vai investigar uma tentativa de incêndio criminoso no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus. No sábado (14) câmeras de segurança registraram um homem, ainda não identificado, ateando fogo nas proximidades do muro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública, e de laboratórios de pesquisa, na capital amazonense.

“A Direção acionou a Polícia Federal para investigar os incêndios ocorridos em áreas de vegetação pertencentes ao Inpa e em seu entorno, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Manaós (APA Manaós)”, informou o Inpa em nota.

O instituto informou que não houve feridos e que solicitou o apoio da Polícia Militar para intensificar as rondas ostensivas na região, para coibir atividades criminosas.

Esta não é a primeira vez que uma tentativa de incêndio criminoso é registrada no Inpa este ano. Em 4 de setembro, um incêndio começou fora das dependências do instituto e se alastrou para dentro. Em ambos os casos, os focos foram controlados com o auxílio de membros da comunidade interna e do Corpo de Bombeiros.

“A Direção do Inpa reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio natural e está empenhada na responsabilização dos possíveis envolvidos nos incidentes”, finaliza a nota.

Homem é preso passando nota falsa em Rondônia

Neste domingo, 15 de setembro, a Polícia Militar prendeu um suspeito que estava tentando enganar comerciantes com dinheiro falso durante a cavalgada da XIII EXPOARCIS em Seringueiras. O fato ocorreu no Parque de Exposições, localizado na BR-429.

A guarnição responsável pela segurança do evento foi informada sobre uma pessoa passando notas falsas. Um comerciante se aproximou dos policiais e relatou que o suspeito tentou usar notas falsas em seu estabelecimento.

Os policiais abordaram o suspeito e, durante a revista, encontraram várias notas falsas de 20 e 10 reais, além de um pouco de dinheiro legítimo que parecia ter sido trocado por notas falsas.

O suspeito admitiu que comprou as notas falsas pelo aplicativo Telegram de um desconhecido e recebeu um pacote pelos Correios contendo mil reais em dinheiro falso, que lhe custou 400 reais em dinheiro verdadeiro.

Com base na confissão, o suspeito foi preso e levado para a delegacia local. O celular do suspeito foi apreendido para esclarecer melhor os detalhes sobre a compra das notas falsas.

Jornal Correio do Vale

Governo usa helicóptero para apagar incêndios em Rondônia

As ações do governo de Rondônia para o combate aos incêndios florestais, em diferentes pontos do Parque Estadual Guajará-Mirim, tiveram reforço aéreo no sábado (14). Aos primeiros sinais de condições de voos com a diminuição da fumaça, a “Operação Temporã” fase I, desenvolvida naquela região, passou a contar com o emprego do helicóptero Falcão 2, que possui Bambi Bucket, equipamento que permite coletar água de fontes próximas e despejá-la sobre os focos de incêndio, com capacidade de arrebatar 450 litros de água.

A aeronave foi cedida pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e junta-se aos esforços dos combatentes, os quais estão atuando na “Operação Temporã” contra as queimadas.

O governador do estado, Marcos Rocha, evidenciou a relevância do uso da aeronave no combate aos focos de incêndio. “Antes, a fumaça densa não dava condições de voos na região para que o helicóptero chegasse. Tão logo foi possível o emprego da aeronave, de imediato destacamos a equipe da Gerência de Aviação do Estado, sendo um reforço necessário no combate aos focos de incêndio na região, principalmente nos locais de difícil acesso dos profissionais que estão combatendo os incêndios florestais. É fundamental destacarmos todo o comprometimento e bravura dessas pessoas que estão na linha de frente, na luta contra as queimadas, e que compõem as duas fases da  “Operação Temporã”, enfatizou.

Para o secretário de estado da Segurança Pública, Felipe Bernardo Vital, o uso dessa aeronave é essencial, uma vez que consegue operar em áreas em que não há condições de acesso por outros meios. O emprego do helicóptero aconteceu no sábado, mediante ações realizadas na Linha 34-C, na fundiária do Parque Estadual Guajará-Mirim. O percurso percorrido pela aeronave, do ponto de captação da água até o combate aos focos de incêndio, durou cerca de três minutos.

Falcão 2 utiliza equipamento para captar água

As ações não cessam no Parque Guajará-Mirim, com todas as equipes deslocando-se da base, diariamente, equipadas com abafadores manuais, bomba costal, moto-bomba, sopradores, foice, facão, motosserra e outras ferramentas utilizadas para apagar as chamas. No domingo (15), segundo explicou o coordenador da “Operação Temporã I” no Parque Guajará-Mirim, tenente-coronel PM Francisco Wesley, todo o trabalho foi intensificado com o uso do Falcão 2, que diretamente contribui com a redução do tempo-resposta em combate aos focos ainda existentes naquela região, aumentando a efetividade da operação aérea, o que contribui significativamente com o apoio terrestre.

O emprego da aeronave vai ao encontro das estratégias destacadas pelo governador Marcos Rocha no combate às queimadas na região. Somando-se à esta ação, o governo do estado já havia solicitado ao Ministério da Defesa, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e também à Casa Civil do governo federal, apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuação no combate aos incêndios ambientais registrados em Rondônia.

Secom

Terrorismo ambiental: PF investiga incêndio próximo à residência do presidente da República

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar o incêndio que, desde domingo (15), atinge o Parque Nacional de Brasília, próximo à Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República.

Conhecido como Água Mineral, o parque nacional é uma unidade de conservação vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

O ICMBio confirmou, à Agência Brasil que o incêndio começou em região próxima à residência oficial Granja do Torto e que, desde ontem, mantém brigadistas no local, em apoio ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino determinou, nesse domingo, a disponibilização de um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestas que atingem diversas partes do país.

Na decisão, Dino determinou também o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para mobilizar recursos e permitir que o órgão trate como prioridade os inquéritos sobre queimadas e incêndios.

Deputado investe na agricultura familiar de Cerejeiras e Corumbiara

A Associação dos Produtores Rurais do Alto Paraíso (Aralp) está experimentando um significativo avanço em suas operações nos últimos anos graças a investimentos realizados pelo deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil). Esta iniciativa, voltada para fortalecer a agricultura e a pecuária, trouxe uma série de novos equipamentos e recursos que prometem transformar significativamente o dia a dia dos produtores da Linha 01, esquina do 3º Eixo no limite entre os municípios de Cerejeiras e Corumbiara.

Entre os investimentos, destacam-se a aquisição de uma carreta basculante, um distribuidor de sementes, um perfurador de solo, uma grade aradora e um distribuidor de calcário e adubo. De acordo com o presidente da Associação Aralp, Ailton Nascimento, esses equipamentos são essenciais para otimizar os processos de produção e aumentar a eficiência das atividades rurais. A região, conhecida pela criação de gado de corte e pela produção de leite, tem garantido uma melhoria notável em suas operações devido a ação do deputado Ezequiel Neiva na região, que conta com participação ativa do governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), para potencializar o setor.

A Aralp atende aproximadamente 20 famílias, oferecendo suporte direto e indireto para o desenvolvimento de suas atividades rurais. “Os investimentos têm ajudado bastante no desenvolvimento das nossas atividades. Trabalhamos com produção de leite e carne, reforma de pastagem e adubação. Os recursos têm contribuído para que a associação possa arrecadar e desenvolver ações em prol dos nossos associados, contribuindo com a vida do produtor rural no campo”, afirmou Ailton Nascimento.

Além dos equipamentos mencionados, o deputado estadual Ezequiel Neiva já havia contribuído há alguns anos com a aquisição de uma subestação de energia e um tanque resfriador com capacidade para 1500 litros. “Foram recursos anteriores que foram disponibilizados por Ezequiel Neiva que garantiu uma maior estabilidade no fornecimento de energia e no melhoramento da conservação do leite. Temos uma enorme gratidão pelo trabalho desempenhado pelo deputado por investir no campo”, destacou.

Com o apoio de Ezequiel Neiva, da atuação do diretor de Políticas Agrícolas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Wiveslando Neiva, e a implementação desses recursos, a associação está bem equipada para enfrentar os desafios e continuar contribuindo significativamente para a vida e o desenvolvimento dos produtores locais. “A chegada desses investimentos tem marcado um novo capítulo para a Aralp e para nossa comunidade rural, refletindo um compromisso contínuo com o desenvolvimento da agricultura familiar em nossa região”, encerrou.