24.5 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 565

Sinésio José dispara na frente e lidera pesquisa a prefeito em Cerejeiras

Mídia Rondônia – Pesquisa realizada pelo instituto IHPEC mostra que 58,5% dos eleitores de Cerejeiras já se decidiram pelo candidato Sinésio José para prefeito da cidade e Valdir Carlos, vice.

O segundo colocado, Airton Gomes, apareceu com 31,07%, quase metade do percentual atingido pelo líder na pesquisa. A sondagem apontou ainda, que 9,8% dos eleitores não quiseram responder. Para averiguar a preferência do eleitorado cerejeirense, o instituto IHPEC perguntou: Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Cerejeiras?

A mesma pesquisa também avaliou o nível de rejeição dos candidatos, perguntando: Em qual deles você NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM para prefeito? Nesse quesito, Airton Gomes levou 49,2%. Sinésio ficou com 28,4, enquanto 22,4% não responderam.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-07985/2024. Os dados foram coletados nos dias 02 e 03 de setembro, últimos, nas principais ruas da cidade, com 340 entrevistas diretas, com mais uma reamostragem realizada para conferencia dos dados com cerca de 10% da amostra.

A sondagem foi realizada pelo próprio IHPEC para fins de publicação em seu portal, o site revistaenquete.com.br. O intervalo de Confiança é de 95% e a margem de erro de 3%.

Donos da casa de apostas Vai de Bet estão foragidos após viagem no avião de Gustavo Lima

Os empresários paraibanos José André da Rocha Neto e Aislla Rocha, donos da casa de apostas Vai de Bet, estão foragidos desde que viajaram para a Grécia na mesma aeronave que o cantor Gusttavo Lima. Embora o sertanejo tenha retornado ao Brasil no domingo (8), o casal não voltou com ele no mesmo avião e não chegaram ao destino final, em Goiânia.

José André e Aislla são alvos de mandados de prisão expedidos pela Justiça de Pernambuco. Eles são acusados de fazer parte de uma organização criminosa que atua na lavagem de dinheiro por meio de apostas ilegais.

As investigações apontam que a empresa Vai de Bet estaria envolvida em esquemas fraudulentos, que movimentam grandes quantias de dinheiro através de operações suspeitas.

Durante o retorno de Lima ao Brasil, o avião que transportava o cantor fez uma parada não programada nas Ilhas Canárias, na Espanha, o que não ocorreu na ida – este detalhe aumentou as especulações sobre o possível destino dos empresários.

Após isso, a Polícia Civil de Pernambuco já acionou a Interpol para incluir os nomes de José André e Aislla Rocha na difusão vermelha, uma lista internacional de procurados.

Além da busca pelos empresários, a Justiça tomou outras medidas. Foram bloqueados R$ 200 milhões das contas relacionadas à Vai de Bet. A Balada Eventos, empresa de Gusttavo Lima, também teve R$ 20 milhões bloqueados de suas contas pela Justiça. Vale ressaltar, no entanto, que a decisão ocorreu em meio às investigações sobre o suposto esquema, mas não há indícios de envolvimento direto do cantor com as atividades ilegais da casa de apostas.

Fonte: DCM

Rio Madeira seca rapidamente e bate novo recorde nesta terça: 71cm

Mídia Rondônia – O nível do rio Madeira atingiu um novo recorde na manhã desta terça-feira (10), segundo registros do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Por volta das 9h15 a régua marcava que o nível estava em surpreendentes 71 cm na capital rondoniense, o menor já registrado na história das medições locais.

Na mesma época do ano passado, o nível estava em 3,80 metros, segundo o Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológica (SipamHidro).

De acordo com especialistas a situação crítica ainda deve persistir por um bom tempo.

No leito do rio, antes ocupado por água, o que se vê agora são bancos de areia e muitas rochas, segundo informa o Rondoniagora

Corpo é encontrado carbonizado em cidade de Rondônia

Mídia Rondônia – Um corpo ainda não identificado foi encontrado carbonizado na manhã de domingo,08, em Ariquemes. Segundo relatos, testemunhas informaram que durante a madrugada teriam ouvido alguém gritar por socorro. Policiais chegaram ao local onde o corpo ainda queimava, mas não era possível salvá-lo. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais.

 

Fumaça agrava crise ambiental em Vilhena

Mídia Rondônia – Desde a noite desta segunda-feira, 10, uma espessa camada de fumaça voltou a cobrir a cidade de Vilhena, resultante de incêndios criminosos que têm devastado a região. A situação tem agravado a crise ambiental, causando destruição em áreas de vegetação, matança de animais silvestres e afetando diretamente a saúde dos moradores. A qualidade do ar na cidade atingiu níveis alarmantes, com crianças e idosos sendo os mais afetados pelos problemas respiratórios decorrentes da poluição.

Em entrevista à imprensa, o promotor de justiça do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Pablo Hernandez Viscardi, destacou que os incêndios têm origem criminosa, apontando para uma possível retaliação às ações de fiscalização ambiental, como a Operação Mapinguari. “Sabemos que os incêndios são criminosos, sabemos que esses criminosos atuam de forma organizada, de forma articulada, e já temos linhas investigativas nesse sentido. Não há incêndio acidental, não há incêndio voluntário, há dolo, há crimes”, afirmou Viscardi.

O Parque Estadual de Guajará-Mirim, uma das áreas mais atingidas, está em chamas há dois meses. Segundo o promotor, os incêndios podem estar relacionados a ações de represália às desocupações realizadas durante a Operação Mapinguari, que é considerada a maior operação de desocupação já realizada em Rondônia.

A fumaça, além dos danos ambientais, tem gerado uma emergência de saúde pública, com o aumento significativo de atendimentos médicos por problemas respiratórios. Autoridades ambientais e de saúde alertam a população para evitar atividades ao ar livre e buscar atendimento médico em caso de sintomas mais graves.

O cenário é alarmante, e as autoridades intensificam investigações para responsabilizar os culpados. Enquanto isso, moradores e a fauna local sofrem com os impactos devastadores dos incêndios.

Fonte: Mídia Rondônia

Incêndios criminosos são retaliações às fiscalizações ambientais contra invasores de terra em Rondônia

Mídia Rondônia -Segundo o promotor de justiça do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Pablo Hernandez Viscardi, os indícios apontam que os incêndios foram causados como retaliações às fiscalizações ambientais, sobretudo àquelas realizadas na Operação Mapinguari: a maior ação de desocupação já realizada em Rondônia.

Na ocasião, pelo menos 10 pessoas foram presas, mais de 2 mil cabeças de gado foram retiradas da unidade de conservação e centenas de estruturas irregulares de invasores foram destruídas.

“Sabemos que os incêndios são criminosos, sabemos que esses criminosos que atuam lá atuam de forma organizada, de forma articulada, já temos linhas investigativas nesse sentido. Não há incêndio acidental, não há incêndio voluntários, há dolo, há crimes”, apontou o promotor.

Há dois meses incêndios criminosos destroem a fauna e a flora do Parque Estadual (PES) Guajará-Mirim, uma das maiores unidades de conservação de Rondônia. O fogo já consumiu uma área cinco vezes maior que o tamanho da zona urbanizada de Porto Velho.

O PES Guajará-Mirim tem 216 mil hectares de floresta protegida. Os incêndios criminosos destruíram mais de 73 mil campos de futebol, equivalente a 33% de toda a área.

Por se tratar de uma unidade estadual, o parque é de responsabilidade do governo de Rondônia.

Nas primeiras semanas do incêndio, o Ibama informou que o fogo já tinha consumido 70 hectares. Em um mês as chamas se espalharam e atualmente a área queimada é 1 mil vezes maior do que a informada inicialmente.

O PES Guajará-Mirim tem 216 mil hectares de floresta protegida. Os incêndios criminosos destruíram mais de 73 mil campos de futebol, equivalente a 33% de toda a área.

Por se tratar de uma unidade estadual, o parque é de responsabilidade do governo de Rondônia.

Os incêndios cresceram de forma tão significativa que se tornaram o maior registro ativo em Rondônia e contribuíram para colocar o estado nos piores índices de queimadas dos últimos 14 anos.

Incêndios criminosos

Desde que identificou os incêndios, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) já apontava a possibilidade de ações criminosas. A hipótese foi reforçada quando garrafas de combustíveis foram encontradas próximas aos focos de incêndio, além de pegadas.

Nas primeiras semanas do incêndio, o Ibama informou que o fogo já tinha consumido 70 hectares. Em um mês as chamas se espalharam e atualmente a área queimada é 1 mil vezes maior do que a informada inicialmente.

Com informações do G1

Energisa abre vagas para eletricistas de distribuição em Rondônia

A Energisa Rondônia está com vagas abertas para o cargo de Eletricista de Distribuição em várias localidades do estado. As oportunidades são para as cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. As inscrições vão até o dia 30 de novembro, e os interessados devem se cadastrar na página de carreiras no portal Gupy Energisa ou no site da Energisa Rondônia (www.energisa.com.br) em Faça Parte da Nossa Equipe.

Responsabilidades e Atribuições

Os profissionais selecionados serão responsáveis por executar atividades comerciais, técnicas-operacionais, emergenciais e programadas nas redes e linhas de distribuição de energia. As tarefas devem ser realizadas em conformidade com as Instruções Comerciais Corporativas (ICCs), Normas de Distribuições Unificadas (NDUs), e Manuais de Gestão da Prevenção de Acidentes do Trabalho, respeitando os prazos estabelecidos pelas Resoluções da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel).

Requisitos e Qualificações

Para se candidatar à vaga, é necessário:

– Ensino médio completo;

– Curso de Eletricista de Redes de Distribuição com carga horária mínima de 160 horas;

– Curso de NR 35 (Trabalho em Altura);

– Curso de NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade);

– Curso de NR 10 – Módulo Complementar;

– Carteira de Habilitação Categoria “B”.

Partidos e candidatos têm até sexta-feira para prestar contas ao TSE

A partir desta segunda-feira (9), candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano devem enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O prazo termina na próxima sexta-feira (13)

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.

O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral. “Além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais”.

Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem “para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”.

“A não apresentação tempestiva da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave – salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral –, que será apurada no julgamento da prestação de contas final”, diz o TSE.

Divulgação

As informações prestadas nesta etapa, segundo o TSE, serão disponibilizadas posteriormente no sistema DivulgaCandContas, acessível ao público. A plataforma permite que qualquer cidadão consulte as contas de campanha de todas as candidaturas e de todos os partidos.

Por meio do sistema, é possível ainda verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e a origem dos recursos utilizados nas campanhas.

Inmet emite alerta de perigo para onda de calor em Rondônia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira (9), um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) devido à baixa umidade. Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Além do DF, o alerta vale para os estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.

O instituto também emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%.

A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Ondas de Calor

O Inmet emitiu ainda um alerta de ondas de calor para os Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta vale até a quinta-feira (12). Nesses estados as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.

 

Agência Brasil

Execução de dentista em Vilhena revela rede de pistolagem no Cone Sul

Mídia Rondônia – O brutal assassinato do dentista Clei Bagattini, de 50 anos, ocorrido em 12 de julho de 2024 em sua clínica odontológica em Vilhena, Rondônia, continua a ser investigado pela polícia. O caso está revelando a existência de uma organização criminosa especializada em pistolagem e outros crimes na região sul do estado.

Segundo o Delegado Regional de Vilhena, Fábio Campos, o principal suspeito do crime é Maicon da Silva Raimundo, que está foragido. O suspeito conseguiu escapar de uma barreira policial, baleando um policial durante a fuga próximo a Jaru, antes de desaparecer na mata.

Um aspecto intrigante do caso, apontado pelo delegado Campos, é o suporte jurídico recebido pelos suspeitos presos, apesar de aparentemente não terem condições financeiras para tal.

Isso levanta suspeitas de que o grupo criminoso continua apoiando seus membros mesmo após as detenções.

A Justiça manteve a prisão de uma suspeita após audiência de custódia, demonstrando a seriedade com que o caso está sendo tratado pelas autoridades.

As investigações continuam, e os delegados responsáveis pelo caso planejam realizar uma coletiva de imprensa na próxima semana para fornecer mais detalhes sobre o progresso da investigação e as descobertas feitas até o momento.

 

Este caso não apenas chocou a comunidade local, mas também trouxe à tona preocupações sobre a segurança pública e a existência de grupos criminosos organizados na região. As autoridades estão empenhadas em desmantelar essa rede de pistolagem e trazer os responsáveis à justiça.

 

Fonte: Painel Político.