21.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 564

Governo de Rondônia promove 4ª edição do Concacau em Jaru, nos dias 26 e 27 de setembro

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia tem atraído produtores de diversas regiões do estado

A melhoria na qualidade do setor produtivo da cacauicultura rondoniense tem se fortalecido cada vez mais, por meio do incentivo do governo de Rondônia, com a promoção do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), que segue em sua 4ª edição. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no município de Jaru. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e selo de qualidade.

O concurso, organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tem atraído a participação de produtores de diferentes regiões do estado. De acordo com a gerente de Programas e Projetos Estratégicos da Seagri, Larissa Cristina Duarte, foram inscritos 42 produtores nesta edição, e a cerimônia de premiação do Concacau vai acontecer durante o Festival do Chocolate, realizado em Jaru.

“Tudo isso vai proporcionar a verticalização dos produtos derivados do cacau, agregando cada vez mais valor aos pequenos produtores, além de fomentar a economia, e gerar emprego e renda aos produtores”, evidenciou.

DESTAQUE NACIONAL

A promoção do evento tem incentivado os produtores às melhorias das práticas de produção do cacau. Com isso, Rondônia encontra-se em 4º lugar no ranking nacional, com a produção de mais de 8.500 toneladas na safra de 2023/2024, conforme registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de julho. Na região Norte, o estado segue em 2º lugar quanto à produção de cacau, estando atrás somente do estado do Pará. O governo de Rondônia intensifica o engajamento em primar pela busca do fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Concacau é uma oportunidade para os cacauicultores mostrarem seu potencial de produção e serem reconhecidos pelo trabalho e dedicação no cultivo.

“O governo do estado tem investido no crescimento e reconhecimento do agronegócio, a exemplo deste concurso, que proporciona benefícios econômicos aos produtores. Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro e ao laudo de qualidade, o que valoriza, ainda mais, sua produção no mercado”, salientou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a produção rondoniense de cacau tem qualidade e pode participar em situação de igualdade com outros produtores do Brasil.

“O exemplo prático disso, é a consolidação do Concurso a cada edição. O evento é uma verdadeira celebração da qualidade do cacau rondoniense, que acrescenta valor ao produto e proporciona uma melhor renda aos nossos produtores”, pontuou.

PARCEIROS DO CONCURSO

O concurso conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), do Centro de Inovação do Cacau (CIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do município de Jaru.

Concacau acontecerá durante o Festival do Chocolate

FESTIVAL DO CHOCOLATE

A 4ª edição do Concacau irá ocorrer durante o Festival do Chocolate, nos dias 26 e 27 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, na Rua Florianópolis, Setor 2. O evento é uma oportunidade econômica e estratégica para que os expositores apresentem e comercializem seus produtos e serviços, fomentando a cadeia produtiva da cacauicultura.

PREMIAÇÃO

• Primeiro lugar – R$ 10 mil reais;

• Segundo lugar – R$ 6 mil reais;

• Terceiro lugar – R$ 4 mil reais.

Ouro transportado ilegalmente é apreendido pela PRF em Porto Velho

Porto Velho — A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na tarde da última terça-feira (10), durante uma fiscalização próxima à Unidade Operacional da delegacia da PRF em Porto Velho, apreendeu ouro sendo transportado ilegalmente em um táxi.

Durante a abordagem, os ocupantes informaram que vinham de um garimpo. Ao serem questionados sobre o transporte de minerais extraídos ilegalmente, um dos passageiros demonstrou nervosismo e deu respostas desconexas. A equipe realizou uma busca pessoal e encontrou, escondido em suas roupas, um invólucro contendo aproximadamente 76 gramas de material com características semelhantes a ouro.

O passageiro admitiu que o ouro havia sido extraído durante seu trabalho em uma draga no garimpo, onde permaneceu por cerca de 40 dias. No entanto, ele não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a legalidade da extração. Diante dos fatos, o ouro foi encaminhado à Polícia Federal e o infrator também foi conduzido à Autoridade Policial, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

Em parceria com o governo federal, Flori destaca avanços na saúde escolar em Vilhena

O prefeito de Vilhena e candidato à reeleição, Flori Cordeiro (Podemos), iniciou a semana de campanha com um foco especial na saúde escolar, destacando os resultados e a expansão do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com o Governo Federal. O programa, que já atendeu 41 escolas municipais e estaduais em março deste ano, tem como objetivo integrar as áreas de educação e saúde para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino.

O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Essas atividades são realizadas com o objetivo de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento pleno de crianças e jovens. “Entre as ações realizadas em 2024, destacamos o trabalho dos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que se deslocaram até as escolas para atividades de escovação supervisionada, aplicação de flúor, palestras educativas e triagem dos alunos para o Tratamento Restaurador Atraumático (ATR). Esse é o atendimento que já é realizado e para o próximo ano, vamos ampliar esse serviço, pois já assinamos, via Secretaria Municipal de Saúde, o convênio com o Ministério da Saúde”, enfatizou Flori.

A iniciativa de prevenção de saúde bucal ocorreu em março, mês que o Ministério da Saúde dedica à alusão à saúde bucal, englobando todas as escolas municipais de Vilhena. Durante o período, todos os dentistas da rede municipal estiveram envolvidos na ação, consolidando o compromisso do município com a saúde preventiva dos estudantes.

Atualmente, Vilhena conta com oito equipes de saúde bucal, cada uma composta por um dentista e um técnico de saúde bucal, que oferecem cuidados aos usuários das UBS e às escolas do território. Para reforçar essa estrutura, foram convocados três novos dentistas efetivos para compor as equipes. Um dos novos profissionais já está em atividade na UBS Luís Valdez, atendendo ao Setor 12 e região. Outros dois dentistas já estão atendendo na UBS Liro Hoesel, no bairro Cristo Rei.

Além disso, neste ano, uma nova equipe de saúde bucal foi adicionada a uma UBS, permitindo um atendimento ampliado das 7h às 19h. O prefeito Flori Cordeiro ressaltou que a ampliação dos atendimentos e a melhoria dos serviços de saúde bucal nas escolas é uma prioridade em sua gestão. “Estamos investindo na saúde preventiva para garantir um futuro mais saudável para nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.

Assessoria

76 pessoas morrem de síndrome respiratória em meio à fumaça das queimadas em SP

A cidade de São Paulo registrou, de agosto até a primeira semana de setembro, 76 mortes em decorrência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Ao todo, segundo dados da secretaria municipal de Saúde divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, foram registrada 1.523 notificações do problema de saúde no período.

As notificações e mortes por SRAG ocorrem justamente no momento em que a capital paulista é tomada por fumaça de queimadas e incêndios florestais que atingem várias regiões do país.

A fumaça das queimadas pode contribuir para o aumento de casos de problemas respiratórios, devido à presença de partículas finas e gases tóxicos, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, que irritam as vias respiratórias e os pulmões.

Em indivíduos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias pré-existentes, a exposição a essa fumaça tende a agravar essas condições, podendo, em casos mais graves, levar ao desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma inflamação severa nos pulmões que dificulta a respiração e pode exigir hospitalização. Além disso, a poluição causada pelas queimadas compromete a qualidade do ar, aumentando o risco de infecções respiratórias graves, como a pneumonia.

Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou uma lista de recomendações à população para reduzir a exposição às partículas resultantes das queimadas.

Confira:

• Aumente a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e protegidas.

• Permaneça em ambientes fechados, preferencialmente bem vedados e com conforto térmico adequado. Quando possível, busque ambientes com ar condicionado e filtros de ar para reduzir a exposição.

• Mantenha portas e janelas fechadas durante os horários de maior concentração de poluentes no ar, para minimizar a penetração da poluição externa.

• Evite atividades físicas ao ar livre durante este período do ano.

• Não consuma alimentos, bebidas ou medicamentos que tenham sido expostos a detritos de queima ou cinzas.

• Utilize, preferencialmente, máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente por pessoas que precisem sair de casa. No entanto, a recomendação prioritária é permanecer em locais fechados e protegidos da fumaça.

Grupos de Risco:

Crianças menores de 5 anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima. É crucial estar atento a sintomas respiratórios ou outras complicações de saúde e buscar atendimento médico o mais rapidamente possível. Para adultos e idosos, há um aumento do risco de eventos cardiovasculares e respiratórios combinados.

Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou imunológicos devem:

• Buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas.

• Manter medicamentos e itens prescritos sempre disponíveis para o caso de crises agudas.

• Avaliar a possibilidade e segurança de se afastar temporariamente da área impactada.

São Paulo registra o pior ar do mundo

Dados divulgados pela agência suíça IQAIR mostram que a cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira (9). O instituto mede a qualidade do ar em tempo real em cerca de 100 grandes cidades de todo o planeta.

O índice divulgado pela IQAIR para cada grande cidade é a mediana do indicador de todas as estações naquele município em um momento específico. Os números são atualizados a cada hora. No relatório fechado às 12h desta segunda-feira, a cidade de São Paulo liderava com o pior ar, seguida de Lahore, no Paquistão, e de Kinshasa, na República Democrática do Congo.

São seis níveis para a qualidade do ar utilizados pelo IQAIR: Bom, Moderado, Não Saudável para Grupos Sensíveis, Não Saudável, Muito Não Saudável e Perigoso.

As cidades de São Paulo e Lahore foram classificadas com o ar não saudável para suas populações.

O IQAIR é uma empresa suíça de tecnologia que capacita indivíduos, organizações e governos a atuarem para melhorar a qualidade do ar por meio de informações e colaboração.

Os principais motivos que levaram a cidade de São Paulo a registrar o pior ar do mundo foram as temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar baixa e a fumaça decorrente dos incêndios.

Brasil terá nova onda de calor com temperaturas acima dos 40°C

A primeira semana de setembro já foi marcada por altas temperaturas e baixa umidade, e esse quadro deve permanecer na semana que começa, pois a massa de ar seco e quente sobre o Brasil vai se intensificar. O Norte e o Sul do Brasil devem registrar temperaturas acima dos 40 graus.

O Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil também vão enfrentar altas temperaturas. Segundo o MetSul, o calor excessivo vai se concentrar entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com máximas acima dos 40 graus. Cuiabá também deve registrar altas temperaturas, entre 40°C e 44°C.

No estado de São Paulo, o calor também será intenso e mais sentido no interior, com máximas acima de 35°C graus. Em algumas cidades, os termômetros podem ficar perto dos 40°C.

A capital paulista também terá uma semana com intenso calor, com as máximas perto de 35°C. Na quarta (11), quinta (12) e sexta (13), devem ser registradas temperaturas entre 35°C e 37°C. Em alguns pontos da cidade, a temperatura pode ser ainda mais alta. O Rio de Janeiro também terá uma semana de muito calor, mas o calor excessivo ocorrerá entre quinta e sexta-feira, com máximas de 40°C.

Justiça Eleitoral nega registro de candidatura a “Rafael é o Fera” por inelegibilidade

Mídia Rondônia – O vereador Rafael Bento de Oliveira, o “Rafael é o Fera” deve mesmo ficar fora da disputa eleitoral esse ano em Ariquemes. Como era esperado, a Justiça Eleitoral negou o pedido de registro de candidatura ao político, atendendo à impugnação apresentada pelo Ministério Público.

Na noite desta terça-feira (10), a juíza Michiely Aparecida Cabrera mandou publicar a sentença negando o registro. “Fera” não pode concorrer porque está inelegível por conta da cassação de seu mandato na Câmara Municipal da cidade por quebra de decoro parlamentar. Os efeitos da condenação foram restabelecidos por decisão do Tribunal de Justiça e fazem parte dos fundamentos da decisão da magistrada, segundo informa o Rondoniagora.

O político alegou injustiças e supostas irregularidades no julgamento da Câmara, mas a juíza destacou que não cabe à Justiça Eleitoral entrar nesse mérito. Ele alegou ainda cerceamento de defesa, mas não conseguiu levar as próprias testemunhas para audiência e sequer esteve presente.

“Portanto, foram reestabelecidos os efeitos do Decreto Legislativo nº.001/2023, de 21 de julho de 2023, que culminou com o ato de cassação do mandato eletivo de RAFAEL BENTO PEREIRA, e portanto, incide sobre o Impugnado a inelegibilidade descrita no artigo 1º, inciso I, alínea “b”, da Lei Complementar nº. 64, de 18 de maio de 1990, Impugnando o RCC do referido Impugnado. INDEFIRO o Registro de Candidatura do Candidato a prefeito de RAFAEL BENTO PEREIRA, nº 20, já qualificado, pela Coligação Juntos Podemos Mudar Ariquemes. Consequentemente, INDEFIRO o registro da chapa majoritária apresentada pela Coligação Juntos Podemos Mudar Ariquemes, nos termos do art. 18, §1º, da Resolução do TSE n. 23.609/2019 julgando procedente a Impugnação de Registro de Candidatura apresentada pelo MPE, reconhecendo a incidência de causa de inelegibilidade do artigo 1º, inciso I, alínea “b”, da Lei Complementar nº. 64, de 18 de maio de 1990”, afirmou.

Considerado de alta periculosidade, matador de mulheres é preso em Rondônia

Mídia Rondônia -O foragido Estado do Amazonas, considerado de alta periculosidade, Denilson da Silva Aniceto, foi preso pela Polícia Civil, nesta terça-feira (10), em Porto Velho.

A prisão do foragido foi possível após um trabalho em conjunto entre as forças policiais.

Contra o criminoso, havia dois mandados de prisão por crimes de homicídio.

Segundo a Polícia, Denilson teria assassinado duas mulheres, usando facão e terçado. Uma das vítimas foi morta em 2008, no município de Manaquiri, no Amazonas, onde matou uma mulher com requintes de crueldade e desovou o corpo no rio.

O segundo assassinato, aconteceu em agosto deste ano em Rio Preto da Eva, também no Amazonas. Lá ele assassinou cruelmente V.L.N.C., proprietária de um sítio, desferindo violentos golpes de terçado no rosto e pescoço da vítima, arrastando o corpo até um rio na tentativa de ocultar o crime.

Após receberem informações que o foragido estava escondido em Porto Velho, a Polícia Civil iniciou as investigações e localizou o criminoso.

Preso, Denilson foi levado para o sistema prisional, de onde será transferido para o Amazonas, segundo informa o Rondoniagora.

Acusada de lavagem de dinheiro, influenciadora digital volta para cadeia

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra Santos, 36 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta terça-feira (10), menos de 24 horas depois de deixar a Colônia Penal Feminina do Recife para cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica. A prisão foi decretada após Deolane descumprir medida cautelar estabelecida em acórdão do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Nesta tarde, Deolane compareceu ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano no Recife para assinar o documento que concedeu a prisão domiciliar, quando foi informada da revogação do benefício. Ao deixar a prisão ontem (9), a influenciadora, investigada por lavagem de dinheiro e envolvimento em esquema de jogos ilegais, disse que “foi uma prisão criminosa”, quando já estava seguindo para casa, após a concessão do habeas corpus.

Para a prisão domiciliar, Deolane teria de cumprir algumas medidas cautelares determinadas pela Justiça. Ela teria de ficar em casa, inclusive nos finais de semana e feriados; usar tornozeleira eletrônica e não entrar em contato com os demais investigados. Além disso, a Justiça determinou que a influenciadora não poderia se manifestar por meio de redes sociais, imprensa ou outros meios de comunicação.

Por meio de nota, o tribunal informou que “os autos [do processo] permanecem em sigilo para proteger a intimidade dos demais investigados”. “Qualquer manifestação relacionada ao caso será feita exclusivamente nos autos e acessível apenas às partes envolvidas”, destaca o texto.

Deolane cumprirá a prisão preventiva na Colônia Penal Feminina de Buique, que fica a mais de quatro horas do Recife, no Agreste pernambucano.

Agência Brasil

Caminhão boiadeiro pega fogo na BR-364 e motorista solta os animais

Mídia Rondônia – Um caminhão boiadeiro pegou fogo, neta terça-feira (10), na BR-364.O incêndio ocorreu a 20 km de Ouro Preto do Oeste, sentido Ji-Paraná, local onde caminhão boiadeiro pegou fogo. O motorista, ao perceber o incêndio, agiu rapidamente e soltou o gado para evitar que os animais fossem atingidos pelas chamas.Não há informações sobre a causa do incêndio, mas há indícios de que o fogo tenha iniciado na área das rodas.As pessoas presentes no local, munidas de extintores, tentaram conter as chamas até a chegada do socorro especializado, segundo informa o Jaruonline.

Temperatura máxima nesta quarta em Rondônia

Mídia Rondônia – A temperatura será máxima nesta quarta-feira, 11, em Rondônia. Uma forte massa de ar quente e seco continua predominando sobre o sul da Amazônia, o que dificulta a formação de nuvens carregadas na região.

A previsão para o dia é de tempo ensolarado e temperaturas elevadas, com o céu variando entre claro e parcialmente nublado. Não há previsão de chuva para toda a área de Rondônia. Durante a tarde, a umidade do ar deve permanecer baixa, podendo atingir valores mínimos próximos a 20%, especialmente nas cidades do centro-sul do estado.

Corrupção: Polícia mira ONG de proteção animal em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Lambuja, para cumprir oito mandados de busca e apreensão em residências e em uma Organização Não Governamental (ONG) de proteção animal em Porto Velho. A ação investiga o mau uso de R$ 300 mil, repassados à ONG por meio de emenda parlamentar.

A investigação começou após denúncias de que a verba, transferida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teria sido mal aplicada. Segundo informações, documentos falsos foram incluídos na prestação de contas, e o abrigo de animais estaria em condições precárias, apesar do valor recebido. Além disso, um veículo comprado com os recursos estaria sendo utilizado para fins pessoais e políticos pela vereadora que solicitou a verba.

O montante era destinado à compra de suprimentos e melhorias no abrigo de animais, mas, segundo a Polícia Civil, nenhuma melhoria foi verificada no local e os gastos com alimentação dos animais não correspondem ao valor informado.

As diligências da Decor visam coletar mais provas para fortalecer o inquérito, identificar os responsáveis e garantir o ressarcimento dos valores desviados.

PC-RO