21.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 563

“Some daqui!”: eleitora escracha prefeita e candidato a vice-prefeito de Cerejeiras

 

Mídia Rondônia – Uma moradora do bairro São Paulo, em Cerejeiras, protagonizou uma cena de confronto contra a prefeita Lisete Marth e o candidato a vice-prefeito DJ Samuka, durante uma visita dos dois à sua residência, localizada na rua Aracaju. A situação foi registrada em vídeo pela própria moradora e rapidamente viralizou nas redes sociais.

Ao serem recebidos, Samuka questionou se a mulher estava gravando, obtendo como resposta um firme “sim”. Em seguida, a moradora aproveitou o momento para expressar sua insatisfação com os políticos, relembrando um episódio anterior em que, segundo ela, Samuka teria chamado a polícia durante uma sessão na Câmara Municipal. “Se lembra quando você chamou a polícia para nós? Agora é a nossa vez”, afirmou ela no vídeo, visivelmente exaltada.

O clima tenso se intensificou quando a moradora acusou a prefeita e o candidato de desprezo pelos cidadãos da cidade. “Você chamou a gente de gentinha, de povinho”, disse, referindo-se a declarações anteriores que teriam sido feitas por Samuka. A gravação mostra a prefeita e Samuka sendo retirados da casa por um comerciante conhecido da cidade, que tentava conter a situação.

A principal reclamação da moradora foi em relação ao aumento do IPTU e à “taxa de lixo abusiva”, que, segundo ela, estaria prejudicando financeiramente os moradores de Cerejeiras. “Agora vocês vêm pedir para nós. Implorar para nós. Agora é tarde”, desabafou.

O desfecho do vídeo mostra a moradora ainda mais indignada, fazendo referência ao episódio da polícia e encerrando de maneira sarcástica: “Vem aqui Samuka, você não chamou a polícia? Some daqui ‘cambuia'”, disparou a moradora

Até o momento, nem a prefeita Lisete Marth nem o candidato DJ Samuka se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido. A situação gerou grande repercussão nas redes sociais, onde cidadãos de Cerejeiras expressaram tanto apoio quanto críticas à atitude da moradora.

 

Veja o vídeo

Armado, PM prende jovem que ameaçava estudantes perto de escola em Vilhena

Mídia Rondônia – Segundo a PM de Vilhena, por volta das 17 horas, uma equipe empregada na Operação Máximus II efetuou a prisão de um jovem que portava uma arma branca nas proximidades da Escola Maria Arlete Toledo, sendo que o abordado não é aluno da referida escola, e a Polícia Militar tem recebido denúncias de que os alunos são assediados para uso de entorpecentes e muitas vezes são ameaçados, e até agredidos por indivíduos que ficam nas imediações da escola. O suspeito foi apresentado na Unisp de Vilhena.

Com informação da do 3°BPM

Em flagrante, dona de casa de prostituição é presa em Rondônia

Na noite desta terça-feira (10), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de São Miguel do Guaporé, prendeu em flagrante a gerente de uma casa de prostituição pelo crime de “favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável”.

A ação ocorreu durante uma abordagem de rotina em um bar localizado na zona rural de São Miguel do Guaporé, com o objetivo de combater a exploração sexual infantil. No local, foi encontrada uma adolescente em situação de prostituição, o que resultou na prisão imediata da responsável pelo estabelecimento.

A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso de combater a criminalidade e garantir a segurança da população, com foco especial na proteção de crianças e adolescentes contra crimes de exploração sexual.

PC-RO

Operação da PF fiscaliza escolas de vigilantes em todo o Brasil

Mídia Rondônia – Nesta quarta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Formação Legal III, com o objetivo de fiscalizar empresas de curso de formação de vigilantes. A ação mobilizou mais de 300 policiais federais para vistoriar 256 escolas de vigilante em todo o Brasil.

Em Rondônia, estão sendo vistoriadas escolas nas cidades de Porto Velho, ji Paraná e Ouro Preto do Oeste.

Durante a operação, serão verificadas as regularidades dos cursos, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da grade curricular e da carga horária; ao controle de frequência dos alunos; à observância da quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula; à regularidade dos instrutores e das aplicações de provas; à quantidade mínima de tiros prevista para cada curso, entre outras obrigações legais.

Caso seja constatada qualquer irregularidade administrativa, a empresa autuada poderá sofrer penalidade de advertência, multa e até cancelamento da autorização de funcionamento.

O objetivo da ação é a melhoria contínua dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população.

Exlusivo: DJ Aloc denuncia queimadas ao mundo e fala da tragédia ambiental em Rondônia

Mídia Rondônia – O DJ Alok, um dos maiores nomes da música eletrônica mundial, usou suas redes sociais para denunciar as queimadas criminosas que vêm devastando vastas áreas verdes no Brasil, especialmente na região amazônica. Recentemente, em um show realizado no Parque de Exposições em Vilhena, o artista encerrou sua apresentação com um apelo urgente sobre a crise ambiental. Ele destacou a densa camada de fumaça que cobria o evento, resultado direto das queimadas, afetando visivelmente o público presente.

A denúncia feita pelo DJ foi repercutida nacionalmente, tendo sido publicada com exclusividade pelo jornal Mídia Rondônia. Em seu Instagram, Alok compartilhou vídeos impactantes, enquanto sobrevoava áreas da floresta amazônica, revelando o estado alarmante da destruição causada pelo fogo, mostrando para o mundo a tragédia ambiental de proporções gigantescas.

Durante sua postagens, Alok trouxe à tona informações científicas preocupantes. Ele ressaltou como a destruição da Amazônia contribui para o aumento das temperaturas globais e o agravamento da poluição atmosférica. A fumaça gerada pelas queimadas libera partículas finas que afetam a qualidade do ar, provocando sérios riscos à saúde das populações locais e acelerando o aquecimento global.

Além de condenar a ação criminosa das queimadas, o DJ destacou que muitas delas são criminosas. Alok fez um apelo à comunidade internacional para que tomem medidas urgentes contra a destruição ambiental. Ele também incentivou seus seguidores a se informarem e se mobilizarem para proteger a Amazônia.

A repercussão de sua denúncia, especialmente após o show em Vilhena, trouxe o debate sobre as queimadas e a proteção da Amazônia novamente ao centro das atenções, destacando a importância de se agir contra essa destruição ambiental antes que seja tarde demais.

Acesse aqui o vídeo 

https://www.instagram.com/reel/C_x7PQNvoMA/?igsh=MXh2dDFhd2hjbGd3cg==

Fonte: Mídia Rondônia

NEXUS RUPTUM: PC deflagra operação contra o tráfico de drogas e prende acusados

Foto: Assessoria PC
Foto: Assessoria PC

São Miguel do Guaporé — Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de São Miguel do Guaporé, deflagrou a Operação “Nexus Ruptum”, cumprindo três mandados de busca e apreensão. A ação resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de entorpecentes, balanças de precisão, valores em dinheiro e celulares.

As investigações tiveram início após denúncias de tráfico de drogas na região. A Operação “Nexus Ruptum” foi planejada para restaurar a tranquilidade na comunidade local, uma vez que o tráfico de drogas está frequentemente associado ao aumento de outros crimes, como os patrimoniais.

O nome da operação faz referência ao rompimento da rede de pequenos traficantes que atuava na área, simbolizando o corte definitivo do vínculo entre esses criminosos e a comunidade. A Polícia Civil reafirma seu compromisso de combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

Motociclista fica em estado grave ao colidir com caminhonete

Porto Velho — Um motociclista ficou gravemente ferido, na noite desta terça-feira (10), ao colidir contra uma caminhonete, na avenida Rio de Janeiro com Abnatal Bentes de Lima, no bairro Lagoa, zona leste de Porto Velho.

De acordo com testemunhas, o motorista da caminhonete modelo Ford Ranger, seguia na Rio de Janeiro, sentido centro, quando tentou fazer a conversão na rua Abnatal e acabou sendo atingido na lateral, por uma moto que seguia logo atrás.

Com a batida, o piloto teve uma fratura exposta no pé e foi socorrido até o Hospital João Paulo ll.

Governo de Rondônia promove 4ª edição do Concacau em Jaru, nos dias 26 e 27 de setembro

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia tem atraído produtores de diversas regiões do estado

A melhoria na qualidade do setor produtivo da cacauicultura rondoniense tem se fortalecido cada vez mais, por meio do incentivo do governo de Rondônia, com a promoção do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), que segue em sua 4ª edição. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no município de Jaru. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e selo de qualidade.

O concurso, organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tem atraído a participação de produtores de diferentes regiões do estado. De acordo com a gerente de Programas e Projetos Estratégicos da Seagri, Larissa Cristina Duarte, foram inscritos 42 produtores nesta edição, e a cerimônia de premiação do Concacau vai acontecer durante o Festival do Chocolate, realizado em Jaru.

“Tudo isso vai proporcionar a verticalização dos produtos derivados do cacau, agregando cada vez mais valor aos pequenos produtores, além de fomentar a economia, e gerar emprego e renda aos produtores”, evidenciou.

DESTAQUE NACIONAL

A promoção do evento tem incentivado os produtores às melhorias das práticas de produção do cacau. Com isso, Rondônia encontra-se em 4º lugar no ranking nacional, com a produção de mais de 8.500 toneladas na safra de 2023/2024, conforme registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de julho. Na região Norte, o estado segue em 2º lugar quanto à produção de cacau, estando atrás somente do estado do Pará. O governo de Rondônia intensifica o engajamento em primar pela busca do fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Concacau é uma oportunidade para os cacauicultores mostrarem seu potencial de produção e serem reconhecidos pelo trabalho e dedicação no cultivo.

“O governo do estado tem investido no crescimento e reconhecimento do agronegócio, a exemplo deste concurso, que proporciona benefícios econômicos aos produtores. Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro e ao laudo de qualidade, o que valoriza, ainda mais, sua produção no mercado”, salientou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a produção rondoniense de cacau tem qualidade e pode participar em situação de igualdade com outros produtores do Brasil.

“O exemplo prático disso, é a consolidação do Concurso a cada edição. O evento é uma verdadeira celebração da qualidade do cacau rondoniense, que acrescenta valor ao produto e proporciona uma melhor renda aos nossos produtores”, pontuou.

PARCEIROS DO CONCURSO

O concurso conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), do Centro de Inovação do Cacau (CIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do município de Jaru.

Concacau acontecerá durante o Festival do Chocolate

FESTIVAL DO CHOCOLATE

A 4ª edição do Concacau irá ocorrer durante o Festival do Chocolate, nos dias 26 e 27 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, na Rua Florianópolis, Setor 2. O evento é uma oportunidade econômica e estratégica para que os expositores apresentem e comercializem seus produtos e serviços, fomentando a cadeia produtiva da cacauicultura.

PREMIAÇÃO

• Primeiro lugar – R$ 10 mil reais;

• Segundo lugar – R$ 6 mil reais;

• Terceiro lugar – R$ 4 mil reais.

Ouro transportado ilegalmente é apreendido pela PRF em Porto Velho

Porto Velho — A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na tarde da última terça-feira (10), durante uma fiscalização próxima à Unidade Operacional da delegacia da PRF em Porto Velho, apreendeu ouro sendo transportado ilegalmente em um táxi.

Durante a abordagem, os ocupantes informaram que vinham de um garimpo. Ao serem questionados sobre o transporte de minerais extraídos ilegalmente, um dos passageiros demonstrou nervosismo e deu respostas desconexas. A equipe realizou uma busca pessoal e encontrou, escondido em suas roupas, um invólucro contendo aproximadamente 76 gramas de material com características semelhantes a ouro.

O passageiro admitiu que o ouro havia sido extraído durante seu trabalho em uma draga no garimpo, onde permaneceu por cerca de 40 dias. No entanto, ele não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a legalidade da extração. Diante dos fatos, o ouro foi encaminhado à Polícia Federal e o infrator também foi conduzido à Autoridade Policial, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

Em parceria com o governo federal, Flori destaca avanços na saúde escolar em Vilhena

O prefeito de Vilhena e candidato à reeleição, Flori Cordeiro (Podemos), iniciou a semana de campanha com um foco especial na saúde escolar, destacando os resultados e a expansão do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com o Governo Federal. O programa, que já atendeu 41 escolas municipais e estaduais em março deste ano, tem como objetivo integrar as áreas de educação e saúde para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino.

O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Essas atividades são realizadas com o objetivo de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento pleno de crianças e jovens. “Entre as ações realizadas em 2024, destacamos o trabalho dos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que se deslocaram até as escolas para atividades de escovação supervisionada, aplicação de flúor, palestras educativas e triagem dos alunos para o Tratamento Restaurador Atraumático (ATR). Esse é o atendimento que já é realizado e para o próximo ano, vamos ampliar esse serviço, pois já assinamos, via Secretaria Municipal de Saúde, o convênio com o Ministério da Saúde”, enfatizou Flori.

A iniciativa de prevenção de saúde bucal ocorreu em março, mês que o Ministério da Saúde dedica à alusão à saúde bucal, englobando todas as escolas municipais de Vilhena. Durante o período, todos os dentistas da rede municipal estiveram envolvidos na ação, consolidando o compromisso do município com a saúde preventiva dos estudantes.

Atualmente, Vilhena conta com oito equipes de saúde bucal, cada uma composta por um dentista e um técnico de saúde bucal, que oferecem cuidados aos usuários das UBS e às escolas do território. Para reforçar essa estrutura, foram convocados três novos dentistas efetivos para compor as equipes. Um dos novos profissionais já está em atividade na UBS Luís Valdez, atendendo ao Setor 12 e região. Outros dois dentistas já estão atendendo na UBS Liro Hoesel, no bairro Cristo Rei.

Além disso, neste ano, uma nova equipe de saúde bucal foi adicionada a uma UBS, permitindo um atendimento ampliado das 7h às 19h. O prefeito Flori Cordeiro ressaltou que a ampliação dos atendimentos e a melhoria dos serviços de saúde bucal nas escolas é uma prioridade em sua gestão. “Estamos investindo na saúde preventiva para garantir um futuro mais saudável para nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.

Assessoria