21.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 562

Sintero foca na saúde mental dos professores no Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo, Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, chama atenção para a importância do cuidado com a saúde mental em todos os setores da sociedade. Nas escolas, professores desempenham um papel fundamental, não só na formação acadêmica dos alunos, mas também no apoio emocional, identificando e auxiliando estudantes em situação de vulnerabilidade. No entanto, o bem-estar dos próprios educadores muitas vezes é deixado de lado, criando um ciclo de sobrecarga emocional.

O ambiente escolar pode ser desafiador para os professores, que enfrentam altas demandas, falta de recursos e a pressão de lidar com questões sociais e emocionais dos alunos. Esse acúmulo de responsabilidades pode levar ao esgotamento. Estudos apontam que o estresse ocupacional entre os educadores têm aumentado, refletindo o impacto de uma rotina de trabalho exigente e pouco apoio para a gestão emocional.

Por outro lado, os professores têm uma posição estratégica na identificação precoce de sinais de sofrimento entre os alunos. Eles estão em contato direto com crianças, adolescentes e jovens, observando mudanças de comportamento que podem indicar a necessidade de ajuda. Essa responsabilidade, no entanto, não deve ser carregada sozinha. Para que possam cuidar dos alunos de maneira efetiva, é necessário que os professores recebam apoio psicológico, capacitação e um ambiente de trabalho que valorize sua saúde mental.

O SINTERO incentiva a promoção de ações que visam a saúde mental dos professores, defendendo que esses profissionais precisam ser amparados para lidar com os desafios do cotidiano escolar. Reforça-se a necessidade de políticas públicas e iniciativas que garantam suporte psicológico, espaços de escuta e condições de trabalho adequadas, para que a saúde mental seja prioridade tanto para educadores quanto para estudantes.

Neste Setembro Amarelo, a reflexão sobre a saúde mental nas escolas deve ir além dos alunos. É fundamental que as políticas educacionais e as instituições de ensino olhem também para o bem-estar dos professores, garantindo que esses profissionais tenham condições de cuidar de si e, assim, apoiar melhor seus estudantes. Afinal, quem cuida também precisa ser cuidado.

PRF apreende 140kg de cocaína em Vilhena

Na última quarta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou duas importantes apreensões de entorpecentes, resultando na prisão de três indivíduos envolvidos nos transportes das drogas.

A primeira apreensão ocorreu na BR 364, próximo ao km 936, no município de Porto Velho. Durante uma abordagem a um veículo VW/Virtus, de cor preta, conduzido por um homem de 29 anos e com um passageiro de 24 anos, os policiais notaram algumas inconsistências. Após a verificação dos documentos pessoais e do veículo, notou-se que o peso das malas não correspondia às informações fornecidas pelos ocupantes. A inspeção das bagagens revelou 71,3 kg de pasta base de cocaína. Os detidos confessaram que transportavam a droga para Porto Velho e que receberiam R$ 3.000 pela entrega.

A segunda apreensão aconteceu no município de Vilhena. Durante a fiscalização de um caminhão-trator, os policiais descobriram um compartimento modificado não original do veículo, que continha 139,7 kg de pasta base de cocaína.

No total, foram apreendidos 211 kg de pasta base de cocaína. Os criminosos foram presos por tráfico de drogas e permanecem à disposição das Autoridades Policiais. Os entorpecentes foram encaminhados às respectivas Polícias Judiciárias para destruição.

Estas ações fazem parte dos esforços contínuos da PRF no combate ao tráfico de drogas nas rodovias federais de Rondônia. A Operação Ágata, que contou com a participação do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Receita Federal, reforça a integração entre as forças de segurança para a prevenção e repressão a crimes no estado.

Por PRF

Exposição Bicentenário da América começa nesta sexta em Vilhena

A Nona edição será realizada em dois locais da Cidade de Vilhena, na Fundação Cultural de Vilhena e na Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena, de 12 a 22 de setembro. São mais de 600 artistas reunidos com suas obras no Brasil comemorando os 202 anos da Independência do Brasil, esta seria a terceira vez que o Museu Itinerante visita o Brasil, a primeira vez foi em Brasília pelos 200 anos, a segunda em São José Santa Catarina em 2023 e agora em Vilhena.

O Bicentenário da América, uma Cruzada organizada pelo maestro Jaime Vallardo Chávez, é uma manifestação itinerante (um museu itinerante em constante viagem), que carrega consigo as obras e sensibilidades de centenas de artistas do continente.

O Artista Vallardo, deixa uma marca com a celebração dos 200 anos, uma história de emancipação no continente americano; de 12 a 22 de setembro de 2024.

O que os une é o amor à sua pátria, esse fio condutor da independência do continente, realizada há dois séculos. É um continente inteiro que se levanta do jugo colonial e recupera o controlo dos seus próprios destinos. A história latino-americana é, de fato, uma história de rebelião, de reconquista, de luta contínua e viva. Uma história de mil cores e de cem emoções, que se manifestam através do caleidoscópio da arte e dos artistas que, ao longo do tempo, prestam homenagem aos seus antepassados, à liberdade, à identidade, ao orgulho de um país e de um continente.

O cenário impressiona e faz jus ao evento, que reuniu não só amantes da arte e técnicos, mas também políticos e toda a cidade. O curador e organizador do Bicentenário, Jaime Vallardo Chávez, destacou que “esta Nona edição do Bicentenário da América representa não apenas uma homenagem à independência do nosso continente, mas também uma homenagem viva e vibrante à diversidade cultural e artística que nos caracteriza.” E desta vez em Vilhena reunindo o continente no Brasil. Cada obra aqui exposta conta uma história única, uma luta, um sonho, uma esperança, “embora no Brasil a história fosse Outra, não houve Sangue derramado, foi apenas um Pai que partiu. vá para o seu filho”. É uma viagem no tempo e no espaço, um diálogo entre passado e presente que nos lembra o quão valioso é o nosso património e como é vital continuar a preservá-lo e celebrá-lo.

“Sinto-me profundamente honrado em ver como esta manifestação uniu tantos artistas e amantes da arte, criando uma ponte entre gerações e fortalecendo os laços que nos unem como povos da América Latina”. Para o Brasil, este ano o já falecido artista vilhenense Marco de Souza 1960-2021 será premiado como “Artista Patrimônio da América”, título concedido pelo Bicentenário da América. Marco foi um artista que marcou época como escultor, deixando uma legado em sua especialidade artística, na cidade e estado de Rondônia no Brasil.

Vallardo nos contou que o apoio da curadora de arte de Vilhena, Gracia Benelli, foi muito agradável e de grande importância.

 

Pequeno Gênio volta representar Rondônia neste domingo na Globo

Midia Rondônia – Henrique Nascimento Souza, de 11 anos, está levando o nome de Rondônia para todo o Brasil ao participar do quadro “Pequenos Gênios” do programa Domingão do Huck, transmitido pela TV Globo. O jovem prodígio faz parte do grupo “Esquadrão de Talentos”, composto por outros dois participantes: Gustavo, do Rio Grande do Sul, e Bernardo, do Rio de Janeiro.

Na primeira fase da competição, o trio encantou o público e impressionou os jurados com suas habilidades excepcionais. Juntos, Henrique, Gustavo e Bernardo somaram 127 pontos, garantindo sua classificação para a segunda etapa do quadro. O desempenho do grupo foi amplamente elogiado, e a expectativa para a próxima fase, que será exibida no domingo, 15 de setembro, é grande.

Henrique, que representa Rondônia com orgulho, vem conquistando o coração de sua comunidade e de telespectadores em todo o país. Sua participação no “Pequenos Gênios” é motivo de orgulho para o estado, que acompanha com entusiasmo o progresso do jovem no programa.

O “Esquadrão de Talentos” promete continuar surpreendendo com sua inteligência e habilidades extraordinárias, e a torcida está ansiosa para ver o desempenho do trio nas próximas etapas. Com o apoio de familiares, amigos e conterrâneos, Henrique segue firme na competição, levando consigo a esperança de alcançar grandes resultados e se destacar ainda mais no cenário nacional.

Midia Rondônia

Chuva fina cai em Vilhena, mas fumaça das queimadas persiste e agrava crise ambiental

Mídia Rondônia – Uma chuva fina caiu na tarde desta quinta-feira, 12, em Vilhena, trazendo um leve alívio momentâneo ao calor extremo que tem assolado a região. No entanto, a fumaça oriunda das queimadas segue contaminando o ar e preocupando os moradores. Mesmo com a precipitação, a densa camada de fumaça permanece sobre a cidade, consequência das queimadas que vêm se intensificando nos últimos dias.

Na quarta-feira, 11, uma nuvem espessa de fumaça cobriu Vilhena, tornando o ar pesado e a visibilidade reduzida. Durante a noite, o cenário piorou, fazendo com que muitas pessoas relatassem dificuldades respiratórias e irritação nos olhos e garganta.

Rondônia, assim como outras partes da Amazônia Legal, enfrenta uma grave crise ambiental neste período de seca, agravada por incêndios criminosos. Segundo ambientalistas, as queimadas são, em sua maioria, provocadas por invasores de terras, em represália às ações de fiscalização ambiental no país. A combinação de alta temperatura e ventos fortes facilita a propagação dos focos de incêndio, tornando a situação ainda mais crítica.

Empresa rondoniense ligada à facção criminosa é alvo de megoperação

A Polícia Civil cumpre 50 mandados de prisão, busca e apreensão, bloqueio de bens e sequestro de veículos, contra suspeitos de usar caminhões para traficar drogas. A ação é realizada durante a Operação Carga Branca, na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, Várzea Grande, Nova LacerdaPedra Preta, no Paraná e em Rondônia.

Durante as investigações, os policias descobriram uma empresa em Rondônia utilizada para lavagem de dinheiro, com movimentação de R$ 4,4 milhões, no período de menos de um ano, sendo apurado que os suspeitos adquiriam veículos de grande porte para o transporte de drogas.

Segundo a Polícia Civil, são cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão domiciliar, 14 bloqueios de contas bancárias e 14 sequestros de veículos, entre carros, motocicletas e carretas.

Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, informou a polícia.

As investigações começaram em 2020, após uma apreensão de 450 tabletes de cocaína, encontradas no interior de em um caminhão, revelando um esquema que utilizava veículos de transporte para movimentar grandes quantidades de drogas.

Com a apreensão, a polícia apurou que o caminhão foi adquirido especificamente para o transporte de cocaína, e que as transações financeiras relacionadas ao veículo levantaram suspeitas adicionais sobre a rede criminosa, com a identificação das lideranças.

A operação conta com o apoio das unidades da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil, Delegacia Regional de Rondonópolis, Delegacia Regional de Pontes e Lacerda e da equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: G1-MT

Deputado Tiago Flores reafirma apoio à candidatura de João do Fórmula 1 a prefeito de Colorado do Oeste

O deputado federal Tiago Flores esteve esta semana em Colorado do Oeste para reafirmar seu apoio à candidatura de João do Fórmula 1, que concorre à prefeitura do município, com Wender Petica como vice em sua chapa. Durante a visita, o parlamentar destacou a importância de manter a continuidade da gestão local, que tem sido reconhecida por sua excelência administrativa e resultados expressivos em prol da comunidade.

Flores, que já destinou significativos investimentos para Colorado do Oeste ao longo de seu mandato, afirmou que a candidatura de João do Fórmula 1 representa uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento do município, com uma equipe comprometida com o progresso. Ele enfatizou que a atual administração tem alcançado grande reconhecimento em todo o estado de Rondônia, o que deve ser mantido e ampliado.

O deputado aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso de continuar sendo um grande parceiro dos futuros gestores, prometendo que retornará em breve ao município para participar de uma caminhada importante ao lado dos candidatos. Ele se comprometeu a apoiar ativamente a campanha, contribuindo para que o grupo obtenha sucesso nas eleições.

“Colorado do Oeste tem uma gestão de destaque, e com João do Fórmula 1 e Wender Petica à frente, tenho certeza de que o município continuará no caminho do desenvolvimento. Estarei aqui como parceiro, não só na campanha, mas durante todo o mandato, trazendo mais investimentos e melhorias para a cidade”, afirmou Tiago Flores.

A presença do deputado federal, que é uma liderança expressiva em Rondônia, reforça a força do grupo que está à frente da disputa em Colorado do Oeste, projetando uma campanha sólida e com boas perspectivas rumo à vitória nas urnas.

Favorecimento de recursos do fundo eleitoral para candidatos a vereador causa indignação em concorrentes em Vilhena

Mídia Rondônia – A distribuição desigual de recursos do fundo eleitoral em uma sigla partidária de Vilhena tem causado revolta entre os candidatos a vereador que foram preteridos nas verbas destinadas à campanha. Um áudio vazado na manhã desta quinta-feira, 12, revelou os nomes dos dois candidatos favorecidos, gerando indignação entre os demais concorrentes à Câmara Municipal, que alegam não terem recebido recursos suficientes para suas campanhas.

O áudio, que circula em grupos de mensagens e redes sociais, expõe claramente que dois candidatos da mesma legenda foram priorizados com verbas do fundo eleitoral, em detrimento dos outros. No registro, um interlocutor afirma ter direcionado os recursos para os beneficiados, o que intensificou as críticas dentro do partido.

Candidatos que não receberam apoio financeiro estão ameaçando tornar público o destino dos recursos da campanha e já sinalizam que podem recorrer à Justiça Eleitoral para investigar o caso. Alguns, em contato com o Mídia Rondônia, revelaram que consideram desistir da disputa por conta da falta de condições para continuar com suas candidaturas.

Este jornal tentou entrar em contato com os envolvidos para obter esclarecimentos sobre a distribuição dos recursos, mas até o fechamento desta nota, as pessoas mencionadas no áudio não responderam às ligações.

A situação tem gerado um clima de tensão dentro do partido, que pode enfrentar consequências graves se os candidatos prejudicados levarem o caso às instâncias judiciais. Enquanto isso, o episódio lança uma sombra sobre o processo eleitoral no município, levantando questões sobre a transparência na distribuição do fundo eleitoral.

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões nesta quinta-feira

Mídia Rondônia – As seis dezenas do concurso 2.773 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 50 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

(AB)

Taxista é preso com 164 kg em Rondônia

Mídia Rondônia – O carregamento foi apreendido na BR-364, próximo à ponte do Rio Abunã, em uma operação conjunta da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

No interior do veículo, os policiais encontraram vários tabletes de pasta base de cocaína e maconha, pesando aproximadamente 164 kg. Aos policiais, o taxista disse que saiu do Estado do Acre, com destino a capital rondoniense, onde receberia R$ 10 mil pelo transporte do entorpecente.Preso, o taxista foi levado para a sede da Polícia Civil.