23 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 561

Em abordagem de ônibus, jovem é presa com 7kg de drogas em RO

Uma mulher, de 21 anos, foi presa acusada de tráfico pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde desta quinta-feira (12), durante fiscalização de rotina na BR 364, próximo a Ji-Paraná.

Durante a abordagem a um ônibus de transporte coletivo, a passageira apresentou excesso de nervosismo e não conseguiu fornecer detalhes simples sobre a viagem. Diante das respostas contraditórias e da atitude suspeita, a equipe da PRF solicitou a verificação da bagagem. Ao abrir o compartimento de carga, os policiais identificaram um forte odor característico e realizaram uma inspeção minuciosa. Dentro de uma das malas da passageira, foram encontrados 6 tabletes de substância análoga a skunk, totalizando aproximadamente 6,8 kg.

A infratora informou que receberia R$ 5.000 pelo transporte da droga até Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Diante dos fatos, a droga foi apreendida e encaminhada à Polícia Judiciária para os procedimentos de praxe. A mulher foi conduzida à autoridade policial para os procedimentos cabíveis, segundo informa o Rondoniagora.

Reviravolta no caso do dentista: polícia confirma envolvimento de três acusados

Mídia Rondônia – O assassinato do dentista Clei Bagattini, morto a tiros dentro de seu consultório em Vilhena, segue sendo investigado e teve novos desdobramentos nesta sexta-feira, 13. As autoridades responsáveis pelas investigações informaram que três pessoas estão envolvidas diretamente no crime: Raqueline Lemes Machado, Maicon Sega e Maicon Raimundo.

De acordo com a polícia, Raqueline Lemes Machado, namorada de Maicon Sega, foi indiciada como partícipe do assassinato e também por posse ilegal de arma de fogo. Raqueline está presa, e sua prisão provisória foi convertida em preventiva. As investigações indicam que ela teria contribuído ativamente para a execução do crime.

Maicon Sega, por sua vez, é acusado de fornecer apoio logístico ao assassino, emprestando a motocicleta usada na fuga após o homicídio. Maicon já estava cumprindo pena no presídio Urso Branco, em Porto Velho, por outros crimes, e teve mais esta acusação somada ao seu histórico criminal.

O terceiro envolvido, Maicon Raimundo, apontado como o autor dos disparos que mataram Clei Bagattini, continua foragido. A polícia intensificou as buscas, mas até o momento, não conseguiu localizá-lo.

As autoridades acreditam que o assassinato foi encomendado, e o crime estaria relacionado a uma organização criminosa que atua em Vilhena, especializada em crimes de pistolagem. No entanto, a polícia ainda não conseguiu identificar o mandante do homicídio.

Além disso, um empresário da região, cuja casa foi alvo de mandados de busca e apreensão, está sendo investigado por possível envolvimento no caso. Até agora, as autoridades não divulgaram informações detalhadas sobre o grau de participação do empresário, mas ele segue sob investigação.

Fonte: Mídia Rondônia

Desesperado, Airton Gomes trocará de vice faltando pouco mais de 20 dias para a votação

O candidato a prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, está literalmente desesperado com os rumos de sua campanha. Após o resultado da pesquisa apontando Sinésio com 58,5% de intenção de votos contra 31,7%, Airton trocará de candidato a vice-prefeito faltando pouco mais de 20 dias para a votação, no 6 de outubro.

O MídiaRondônia tem informações de que o vereador Samuka será defenestrado da condição de vice-prefeito. Ele será substituído por outro nome. Airton estaria atribuindo a rejeição de sua campanha a Samuka, que recentemente foi expulso de uma residência durante visita de campanha.

Parte da rejeição de Samuka está ligada justamente a fazer parte do grupo de Airton Gomes e da prefeita Lisete Marth. Samuka tem seguido a risca tudo o que o seu grupo pede. Presidente da Câmara de Vereadores, ele liderou o aumento do IPTU em cerca de 700%. Em episódio que revolta boa parte da população, Samuka chamou a polícia para manifestantes. Samuka também não emitiu qualquer manifestação sobre a licitação da concessão do esgoto sanitário e da água no município. Também não participou Audiência Pública.

A troca de vice seria a última cartada de Airton. Ele já gravou com todos os ex que tinha direito. Já foi com ex-governador, com ex-senador, até com políticos que nunca pisaram na cidade. Também expôs a imagem de senadores em caminhadas com 20 pessoas. Já se apegou em publicações com versículos bíblicos. Agora, vai trocar de vice.
Rejeição de Airton.

Airton Gomes também enfrenta desgastes. Após negar qualquer interesse na concessão da rede de esgoto e de água em Cerejeiras, o ex-prefeito tentou impedir a sessão na Câmara de Vereadores que aprovaria uma Audiência Pública para tratar da licitação sobre o esgoto e da água.

O áudio vazou e ficou evidente o interesses de Airton nessa questão. O desgaste da prefeita Lisete também recai sobre Airton. O Mídia Rondônia conversou com servidores públicos de alto escalão e também com vereadores. Eles garantem que teriam mais áudios do ex-prefeito Airton controlando ações na prefeitura. “Basta pegar um câmera que registre imagens na frente da prefeitura para saber quantas vezes Airton Gomes entra e sai de lá todas as semanas”, disse um dos vereadores.

Dados da campanha citada acima

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-07985/2024. Os dados foram coletados nos dias 02 e 03 de setembro, últimos, nas principais ruas da cidade, com 340 entrevistas diretas, com mais uma reamostragem realizada para conferencia dos dados com cerca de 10% da amostra. Pesquisa realizada pelo Instituto IHPEC.

Outro lado 

Embora tenha tentado contato com os candidatos, o jornal Mídia Rondônia reforça seu compromisso com a imparcialidade e abre espaço para ouvir as partes citadas na matéria, garantindo o direito ao contraditório e assegurando que todas as vozes sejam ouvidas de maneira justa e equilibrada.

Professora de Cerejeiras vence prêmio nacional com projeto sobre crise hídrica

Midia Rondônia – A professora Beatriz Molina Pizapio Rizzo, da rede municipal de ensino de Cerejeiras, conquistou o prestigiado Prêmio Ação Destaque da Editora Opet, um dos mais importantes do país no segmento de sistemas de ensino. O reconhecimento veio pelo seu projeto inovador, intitulado Crise hídrica em Cerejeiras: estudantes em ação!”, que se destacou entre centenas de projetos educacionais apresentados no evento.

O Prêmio Ação Destaque é realizado dentro do Seminário Nacional de Gestores, promovido pela Editora Opet, e tem como objetivo valorizar projetos de impacto na área educacional de todas as regiões do Brasil. A edição de 2024 premiou 28 professores e gestores de 19 municípios em diversas categorias que contemplam a Educação Básica e a gestão pública. Beatriz foi uma das vencedoras, colocando Cerejeiras em evidência no cenário educacional nacional.

O projeto da professora abordou a crise hídrica que afeta Cerejeiras e envolveu os alunos em ações de conscientização e propostas para lidar com o problema, estimulando o pensamento crítico e o engajamento em questões ambientais.

Fonte: Midia Rondônia

Incêndio em área indígena se espalha e atinge fazendas na BR-364, em Mato Grosso

Midia Rondônia – Um incêndio de grandes proporções que teve início em uma aldeia da etnia Surare, localizada em uma área indígena próxima ao rio Juína, entre as cidades de Comodoro e Campos de Júlio, no Mato Grosso, tem se espalhado e causado destruição em terras de agricultores e fazendeiros da região. As chamas, que já duram vários dias, ameaçam plantações, criações de gado e produtores de mel locais.

Diante da gravidade da situação, moradores da área se mobilizaram em regime de mutirão para combater o fogo, utilizando os recursos que têm à disposição. Equipamentos como tratores, pá carregadeira, veículos particulares, sopradores e até um carro-pipa foram empregados pelos voluntários, que lutam para evitar que o incêndio se alastre ainda mais.

Uma moradora da região relatou à reportagem que, logo após o início do incêndio, entrou em contato com um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), que garantiu que solicitaria o apoio das autoridades competentes para controlar o fogo. No entanto, segundo os moradores, nenhuma ação efetiva foi tomada pelas autoridades até o momento. “Diante da falta de resposta, tivemos que agir por conta própria para impedir que o fogo destruísse nossas terras, os animais e as plantações”, contou a moradora.

Além de ameaçar propriedades rurais, o incêndio coloca em risco a biodiversidade local, já que a região abriga atividades agrícolas, pecuária e produção de mel. Os voluntários continuam empenhados no controle das chamas, mas a situação exige equipamentos mais adequados e apoio especializado.

O incêndio se espalha em um momento crítico, com a seca intensa que favorece a rápida propagação das chamas. Moradores e agricultores esperam que as autoridades se mobilizem o quanto antes para evitar um desastre ainda maior na região.

Vejam vídeos

Poluição das queimadas afeta pulmão, coração e cérebro 

Brasília (DF) - Supremo Tribunal Federal (STF) dará continuidade ao julgamento a lei que obriga hospitais a criarem uma sala de descompressão para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgaçāo.

Mídia Rondônia – A poluição causada pelas queimadas tem efeitos profundos na saúde humana, afetando não apenas o sistema respiratório, mas também órgãos como o coração, cérebro, rins e fígado. De acordo com profissionais de saúde consultados pelo jornal Mídia Rondônia, o impacto da poluição é medido pela natureza e tamanho das partículas presentes no ar.

As partículas mais grossas, provenientes da queima de biomassa, irritam as vias respiratórias superiores, causando desconforto no nariz e garganta. Entretanto, o maior perigo está nas partículas mais finas, além dos gases tóxicos emitidos. Estas substâncias conseguem penetrar profundamente nas estruturas pulmonares, chegando até a corrente sanguínea e se espalhando por todo o corpo.

Os especialistas explicam que, uma vez que esses poluentes atingem o sangue, eles podem desencadear processos inflamatórios em órgãos vitais, como coração e cérebro. “A inflamação pode se tornar crônica, piorando condições preexistentes ou até mesmo desencadeando novas doenças em pessoas previamente saudáveis”, alertam os médicos consultados

Os efeitos da exposição prolongada à poluição das queimadas podem incluir o agravamento de doenças cardiovasculares e pulmonares, como bronquite, asma e enfartes. No cérebro, a inflamação contínua pode estar associada ao aumento do risco de derrames e declínio cognitivo.

Com a chegada da estação seca e o aumento das queimadas na Amazônia e no cerrado, os profissionais de saúde destacam a importância de medidas preventivas, como o uso de máscaras adequadas, evitar atividades ao ar livre em dias de muita fumaça e manter os ambientes internos o mais limpos possível. O monitoramento da qualidade do ar também é fundamental para ajudar a população a se proteger dos efeitos nocivos da poluição.

Fonte: Mídia Rondônia

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 55 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2.773 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (12) em São Paulo. O prêmio para o próximo concurso, no sábado (14), deve ser de R$ 55 milhões.

Os números sorteados foram 19-23-32-34-38-57.

A quina teve 88 ganhadores que receberão, cada um, R$ 37.812,04. As 5.541 apostas ganhadoras da quadra terão o prêmio individual de R$ 857,88.

A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita nas lotéricas de todo o país ou pela internet, no site da Caixa, até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.

Brasil é eleito melhor país para turismo de aventura do mundo

 O Brasil foi nomeado o melhor destino de turismo de aventura do mundo em 2024, de acordo com uma classificação divulgada pelo portal US News & World Report, em colaboração com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia. O ranking se baseou em uma pesquisa global que envolveu quase 17 mil participantes e avaliou 89 países em 10 subcategorias, incluindo qualidade de vida, mudanças climáticas, negócios e aventura, de acordo com a Agência Gov.

A lista coloca o Brasil no topo da categoria de turismo de aventura, superando países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou que este reconhecimento é parte de um projeto de reconstrução nacional. Segundo Freixo, o turismo de aventura brasileiro é integrado a outros segmentos econômicos e é marcado pela segurança.

O Brasil mantém 44 normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ativas em turismo de aventura, incluindo 19 de padrão internacional. Além disso, há 20 empresas brasileiras com certificação internacional ISO nessa área, e cinco normas ISO internacionais de turismo de aventura são baseadas nas normas da ABNT.

No último ano, a Embratur firmou dois Acordos de Cooperação Técnica para promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo no mercado internacional. Esses acordos envolvem a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Coletivo Muda!, que foca em turismo responsável.

Além do destaque em aventura, o Brasil também figura em posições de destaque em outras categorias do ranking, como 11º em influência cultural e 12º tanto em mudanças climáticas quanto em herança cultural. Para mais informações sobre o ranking de Melhores Países de 2024 do US News & World Report, é possível acessar o site oficial da pesquisa.

Volta do horário de verão é possibilidade real para economizar energia

O retorno do horário de verão é uma possibilidade real, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A decisão dependerá dos estudos que serão apresentados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) na próxima segunda-feira, conforme solicitado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). As informações são do jornal O Globo.

O MME solicitou ao ONS um levantamento detalhado sobre preços e capacidade de despacho de energia no país, com foco especial nas termelétricas. Segundo o ministro, a medida pode ser implementada em até 45 dias, caso seja aprovada, já que há um prazo de 30 dias entre a decretação e a entrada em vigor.

O horário de verão adianta os relógios em uma hora em parte do território nacional, com o objetivo de economizar energia. A última vez que a medida foi aplicada no Brasil foi em 2018, antes de ser suspensa pelo governo Bolsonaro.

Governo vai confiscar terras dos autores de incêndios criminosos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda adotar medidas duras para combater os incêndios que vêm tomando o Brasil, desmatando florestas e deixando um rastro mortal de poluição. Entre elas está o confisco de terras de autores de queimadas criminosas.

O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em coletiva de imprensa no âmbito da Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (GIB), realizada nesta quarta-feira (11 no Rio de Janeiro.

Segundo Marina, a ideia estudada pelo governo é aplicar aos criminosos que promovem queimadas a mesma lei que pune envolvidos com trabalho análogo à escravidão, confiscando suas terras e transferindo-as ao Estado.

“Isso está dentro da nossa sala de situação. É um debate que está sendo feito. Numa democracia, não se faz para fazer pirotecnia, tem que ver toda a base legal e o que dá suporte a uma ação dentro do Estado Democrático de Direito”, afirmou ainda.

Marina revelou ainda que, nas últimas semanas, a Polícia Federal (PF) abriu 32 inquéritos para investigar incêndios apontados como criminosos em todo o país. De acordo com a ministra, a “aliança” entre incêndios criminosos promovidos por setores do agronegócio e as mudanças climáticas é a razão para o aumento dos incêndios no país.

“Sucessivas queimadas fazem com que aquela floresta perca o vigor, é jogado capim, criam animais e começam a fazer pressão para que haja regularização fundiária. Essa sangria de área ilegalmente ocupada é algo que tem que ser estancado definitivamente para não gerar ganho ou vantagem com essa forma criminosa de degradar a floresta”, pontuou.

Chamas tomam o país

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil teve 152.383 focos de incêndio entre 1º de janeiro e 6 de setembro, índice 103% maior que o registrado no mesmo período de 2023. Desde 2010 não eram verificadas tantas ocorrências no país.

As ocorrências não terminaram, entretanto, no dia 6. Entre os dias 9 e 10, o país registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda o continente sul-americano, segundo o Programa Queimadas, também do Inpe. O número de focos no bioma Cerrado ultrapassou a Amazônia com 2.489 focos no período.

Autoridade climática 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu nesta terça-feira (10) uma de suas promessas de campanha: a criação de uma Autoridade Climática. O petista anunciou a medida em meio à seca que dura mais de cem dias e às intensas queimadas no país,

Uma das principais promessas da campanha de Lula em 2022, mas que ainda não havia sido implementada, a proposta foi responsável por selar a reaproximação do presidente com a atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após dez anos de rompimento.

A Autoridade Climática é um órgão que terá o objetivo de coordenar e implementar estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e eventos extremos.

Essa autoridade tem a missão de apoiar e articular as ações do governo federal, promovendo a adaptação climática. Além disso, será criado um Comitê Técnico-Científico para fornecer suporte e garantir a implementação eficaz das políticas públicas relacionadas ao clima.

“O plano anterior para o meio ambiente estava claro era abrir a porteira para deixar o gado passar. E a gente acha que a gente pode até criar gado, mas não precisa destruir a floresta e o nosso planeta para a gente criar”, afirmou Lula no evento.

“A gente pensa que pegava fogo só no Pantanal, na Caatinga, na Mata Atlântica, na Amazônia. Não, pegou fogo em 45 cidades, no mesmo dia, em São Paulo. E esse fogo é criminoso”, lembrou. “É gente que está tentando colocar fogo para destruir este país. No Pantanal, 85% das propriedades atingidas são privadas, não são terras públicas”.

“A Autoridade Climática é um desenho que vai trabalhar no sentido da articulação, da formulação dos regramentos voltados para fazer esse enfrentamento [às questões climáticas]”, disse, por sua vez, Marina Silva.