34.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 569

Acusado de homicídio em Rondônia, candidato a vereador é preso pela PF

Mídia Rondônia – Nesta quarta-feira (4), a Polícia Federal prendeu Reinaldo Rodrigues dos Santos, de 46 anos, candidato a vereador pelo Progressistas em Joca Marques, Piauí. Rodrigues, que nasceu em Luzilândia, era procurado pela Justiça de Rondônia por homicídio qualificado, cometido em 2005 na cidade de Nova Mamoré. A prisão ocorre após quase duas décadas de fuga.A prisão ocorreu em sua residência na cidade piauiense e marca o desfecho de uma busca de quase 20 anos por justiça.

Rodrigues era procurado por um homicídio qualificado cometido em 2005 na cidade de Nova Mamoré, no interior de Rondônia. A prisão preventiva dele foi decretada em 2019 pela 1ª Vara Criminal de Guajará-Mirim, mas ele estava foragido desde então.

A operação da Polícia Federal resultou na captura de Rodrigues em uma residência localizada em Joca Marques, onde ele estava concorrendo às eleições municipais para uma vaga na Câmara Municipal. Após a prisão, ele foi transferido para uma penitenciária em Parnaíba e está à disposição da justiça.

Fonte 180graus

Marcia Deiró intensifica campanha em Vilhena, lembra ações do Natal Solidário e recebe apoios espontâneos

Mídia Rondônia – A candidata a vereadora de Vilhena, Marcia Deiró, está ganhando força em sua campanha com o apoio espontâneo da comunidade e um histórico sólido de dedicação a projetos sociais. Reconhecida por sua atuação no projeto Natal Solidário, que há 14 anos leva alegria e esperança para crianças e famílias, Marcia se tornou um símbolo de generosidade e comprometimento em Vilhena.

Com seu trabalho incansável, ela criou uma verdadeira operação de solidariedade, transformando sonhos em realidade. O Natal Solidário, inicialmente uma ideia simples, tornou-se um grande projeto de arrecadação e distribuição de presentes para crianças e adultos que escrevem cartinhas cheias de esperança, explicou a candidata ao Mídia Rondônia nesta quinta-feira, 5.

Marcia, com seu espírito de “fada natalina”, cuida pessoalmente de cada detalhe, mostrando que a magia do Natal vai muito além dos presentes. “A magia do Natal não está apenas nos presentes, mas na possibilidade de tornar o sonho de uma criança realidade”, afirma. Para ela, cada cartinha representa uma história de vida, e atender a essas necessidades é mais que um gesto de caridade; é uma missão de amor e empatia.

Além do impacto no Natal, o projeto de Marcia conseguiu unir a comunidade em torno de um ciclo de apoio mútuo. Sua visão de uma Vilhena mais solidária e humana agora se reflete em sua candidatura. Marcia acredita que mudanças significativas começam com pequenos atos de bondade, como ela demonstrou em seu trabalho social.

“Como vereadora, quero aplicar essa mesma abordagem em todas as áreas da nossa cidade, garantindo que cada voz seja ouvida e que cada necessidade seja atendida”, declara a candidata. Sua campanha foca em projetos que promovam a solidariedade, o bem-estar e a união da população.

Com o número 27123, Marcia Deiró promete continuar seu trabalho de transformação social, agora com a possibilidade de expandir essa dedicação para além do Natal, ajudando a construir uma cidade mais justa, empática e próspera para todos.

 

Sargento tenta separar briga de casal e acaba agredido com enxadada em RO

Mídia Rondônia – Na madrugada desta quinta-feira (05), um homem de 39 anos foi preso em flagrante em Porto Velho, após agredir a esposa e ameaçá-la de morte com uma enxada em frente a uma casa em um condomínio. O caso ocorreu após um desentendimento entre o casal, e a situação se agravou quando o suspeito, aparentemente sob efeito de álcool, começou a ameaçar a mulher com a ferramenta.

Um sargento da Polícia Militar, que reside próximo ao local, ouviu a confusão e interveio para tentar acalmar o agressor. No entanto, o homem reagiu violentamente e partiu para cima do policial, que acabou se lesionando durante o confronto. Apesar da agressão, o sargento conseguiu conter o suspeito e deu voz de prisão.

Logo após, uma guarnição da Polícia Militar chegou ao local e algemou o agressor, que foi levado para a Central de Flagrantes, onde permanece à disposição da justiça. A mulher, vítima das agressões e ameaças, foi socorrida e orientada a registrar a ocorrência.

 

Seca paralisa parte da hidrelétrica em Rondônia

Mídia Rondônia – A severa seca no rio Madeira, em Rondônia, levou à paralisação parcial da Hidrelétrica de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil. Apenas 14% das turbinas da usina estão em operação, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O nível do rio atingiu, na última terça-feira (3), o menor patamar registrado em quase 60 anos, com profundidade de apenas 1,02 metro, comprometendo a geração de energia.

O ONS informou que a extrema redução do volume de água no Rio Madeira obrigou a paralisação de parte das unidades geradoras da hidrelétrica, especialmente aquelas localizadas na margem esquerda e no leito do rio. A Eletrobras, controladora da Hidrelétrica Santo Antônio, afirmou que a medida visa concentrar a geração de energia no grupo Gerador 1, que está posicionado na margem oposta e ainda mantém seu funcionamento. A empresa garantiu que, apesar da situação crítica, continua fornecendo energia para todas as regiões do país.

A situação é um reflexo direto das condições climáticas atípicas que têm afetado Rondônia e outras regiões da Amazônia, onde a combinação de seca prolongada e altas temperaturas tem impactado rios e reservatórios. A crise hídrica tem sido motivo de preocupação não apenas para o setor de energia, mas também para as populações locais, que dependem do rio Madeira para transporte e sustento.

Especialistas alertam para o risco de que a seca prolongada possa agravar ainda mais a situação nos próximos meses, caso não haja chuvas significativas na região. A redução da capacidade de geração das hidrelétricas também pode pressionar o sistema elétrico nacional, aumentando a necessidade de medidas alternativas para garantir o fornecimento de energia.

Fonte: Mídia Rondônia

Chuva é registrada em Cerejeiras, Corumbiara, Colorado e Pimenteiras nesta quinta

Mídia Rondônia – A chuva que atingiu nesta quinta-feira, 5, as cidades de Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras e União da Vitória trouxe alívio para a população, após dias de temperaturas elevadas e ar seco em Rondônia. Esse fenômeno é resultado da chegada de um sistema frontal ao estado, que está causando mudanças na direção dos ventos e contribuindo para uma leve redução no calor intenso. O céu permanece parcialmente nublado em boa parte da região, com possibilidade de novas chuvas nos próximos dias.

Nesta quarta-feira, 4, Cabixi foi atingida por uma forte chuva, enquanto Colorado do Oeste também registrou precipitações mais leves. No entanto, Vilhena, que vem sofrendo com a densa fumaça das queimadas, segue sem chuvas, intensificando o desconforto causado pela poluição do ar.

Apesar disso, a previsão aponta que o sistema frontal poderá trazer chuvas para Vilhena em breve, o que pode ajudar a dissipar a fumaça e melhorar a qualidade do ar na região. Para o Cone Sul, o clima deve continuar com céu claro a parcialmente nublado, e com uma leve chance de chuvas isoladas, proporcionando uma trégua das altas temperaturas.

Mídia Rondônia

Clima muda em Rondônia nesta quinta-feira (5)

Mídia Rondônia – A chegada de um sistema frontal a Rondônia está provocando mudanças significativas no clima nesta quinta-feira, 5. O fenômeno já vem contribuindo para uma leve redução nas temperaturas elevadas típicas da região, além de alterar a direção dos ventos. Para esta quinta, o céu ficará parcialmente nublado em várias partes do estado, com possibilidade de chuvas isoladas, principalmente nas áreas mais ao norte.

Nesta quarta-feira, 4, uma forte chuva foi registrada no município de Cabixi, confirmando as previsões de instabilidade atmosférica para o extremo sul do estado. No Cone Sul, no entanto, o cenário previsto é de céu claro a parcialmente nublado, com uma baixa probabilidade de chuvas. Apesar da presença de nuvens, o clima na região ainda deve se manter predominantemente seco, mas com temperaturas mais amenas do que nas últimas semanas.

As mudanças no clima trazem um alívio momentâneo para a população de Rondônia, que vem enfrentando dias de intenso calor. A expectativa é de que o sistema frontal continue influenciando o tempo nos próximos dias.

Boa notícia: chuva chega em cidades do Cone Sul nesta quarta (vídeo)

Mídia Rondônia – Na tarde desta quarta-feira, 04, uma boa notícia trouxe alívio para os moradores de Cabixi: uma chuva forte, com duração de quase uma hora, caiu sobre a cidade, acompanhada por ventos intensos. O temporal amenizou o calor intenso que vinha castigando a região e trouxe esperança para os agricultores, que estão enfrentando uma severa estiagem, além de problemas com incêndios e a densa camada de fumaça que cobre o município.

A precipitação ajudou a molhar a vegetação, que estava extremamente seca, e colaborou para reduzir as altas temperaturas que afetam Cabixi. Para os agricultores, essa chuva inesperada trouxe otimismo em meio a um período de grandes dificuldades, já que muitos enfrentam perdas nas lavouras devido à falta de água.

Além de Cabixi, uma moradora de Colorado do Oeste relatou uma chuva mais fina, que também contribuiu para amenizar a situação na região, conforme informado em um grupo de mensagens do jornal Mídia Rondônia.

A chegada da chuva foi recebida com entusiasmo pela população, que vinha sofrendo com o tempo seco e as constantes queimadas. Agora, resta a expectativa de que novas precipitações ocorram nos próximos dias, ajudando a combater os focos de incêndio e aliviando a situação dos moradores e produtores rurais da região.

Sapata reitera reajuste salarial para servidores de Cerejeiras

O vereador Valdecir Sapata, de Cerejeiras, apresentou uma indicação para reajustar e corrigir o Piso Indexador utilizado no cálculo do pagamento adicional de insalubridade e periculosidade dos servidores públicos municipais. O parlamentar está reiterando a indicação de nº13 feita em 2023, em que propõe a elevação do valor de referência para R$ 1.553,20, buscando corrigir a defasagem que vem prejudicando os servidores.

A indicação de Sapata baseia-se na Lei Municipal 2.422/2015, que estabeleceu, em seu artigo 4º, o valor de R$ 860,00 como base de cálculo para o pagamento desses adicionais. Esse valor foi definido considerando o salário mínimo nacional de 2015, que era de R$ 788,00, com um acréscimo de aproximadamente 10%.

No entanto, o cenário mudou desde então. Atualmente, o salário mínimo nacional é de R$ 1.412,00, o que, seguindo o mesmo critério de acréscimo de 10%, levaria o valor de referência para R$ 1.553,20. Contudo, o município de Cerejeiras ainda utiliza o valor de R$ 964,00 como base para o cálculo dos adicionais de insalubridade, o que, segundo Sapata, está defasado e causa prejuízo aos servidores beneficiários.

“Diante dessa situação, é essencial que essa defasagem seja corrigida para garantir que os servidores recebam o que lhes é de direito de forma justa e condizente com a realidade atual”, afirmou o vereador. Ele solicitou ao Executivo Municipal que envie um Projeto de Lei à Câmara para ajustar o valor de referência para R$ 1.553,20, alinhando o cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade com os critérios utilizados originalmente.

A proposta de Sapata visa beneficiar os servidores públicos do município, garantindo uma remuneração justa e adequada às condições de trabalho que envolvem risco à saúde e segurança.

Jesus da UMAM faz apelo por voto consciente e lembra da importância de não vender o voto

Na reta final da campanha eleitoral, o candidato a vereador Jesus da UMAM faz um importante apelo à população de Cacoal: que os eleitores votem com consciência e não se deixem influenciar pela prática ilegal da compra de votos. “O voto é a nossa maior ferramenta de cidadania. Não podemos vender o nosso futuro por promessas vazias ou dinheiro. A compra de votos é um crime, e o eleitor que vende seu voto está renunciando a seu poder de decisão e prejudicando toda a comunidade”, destacou o candidato.

Segundo o Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965), a compra de votos é uma infração grave, com penas que incluem reclusão de até quatro anos e multa. No entanto, Jesus da UMAM reforça que confia plenamente na conscientização dos eleitores de Cacoal, que, são “cidadãos responsáveis e cientes de suas obrigações democráticas.”

“Eu acredito no eleitor de Cacoal. Nosso povo é consciente e sabe da responsabilidade que tem nas urnas. Neste contexto, eu peço o voto de todas as pessoas de bem para que eu possa representar com dignidade os moradores dos bairros, as lideranças comunitárias e, principalmente, as pessoas mais humildes e carentes, que tanto precisam de políticas públicas efetivas para melhorar suas vidas”, afirmou Jesus da UMAM.

REPRESENTATIVIDADE E COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO
Jesus da UMAM também ressaltou o compromisso que possui com as comunidades de Cacoal, destacando seu conhecimento dos problemas enfrentados pelos bairros e sua trajetória no campo social. “Cacoal é uma cidade de gente ordeira, trabalhadora, e merece um candidato que conheça os problemas de todos os bairros. Eu tenho um histórico de atuação na área social e amo o esporte, mas quero dedicar meu tempo na Câmara para ouvir os moradores e saber diretamente deles quais são as prioridades para áreas como saúde, bem-estar e lazer”, frisou o candidato.

Além disso, ele enfatizou seu desejo de atuar no campo da infraestrutura urbana e rural, propondo melhorias que beneficiarão tanto os moradores da cidade quanto os trabalhadores do campo. “Quero ser essa ponte entre o cidadão e o poder público, ajudando Cacoal a avançar cada vez mais.”

APOIO AO PREFEITO ADAILTON FÚRIA
Jesus da UMAM declarou seu apoio ao prefeito Adailton Fúria, ressaltando o histórico de realizações da atual gestão. “No passado, muitos duvidavam da capacidade do Fúria em realizar obras e promover o progresso da nossa cidade, mas hoje todos sabem que ele não só fez o maior número de obras dos últimos anos, como também colocou Cacoal em destaque nacional. Ele citou o fato de o município ter ficado 9º lugar com a melhor qualidade em saúde entre os 5.700 municípios brasileiros, resultado de investimentos bem direcionados”, disse.
O candidato concluiu reafirmando que, se eleito, trabalhará ao lado do prefeito para continuar promovendo melhorias para Cacoal e lutando por políticas públicas que beneficiem toda a população. “Vamos juntos, com o apoio de todos, transformar Cacoal em uma cidade ainda melhor para se viver.”

Polícia combate facções e captura foragido em Vilhena

Mídia Rondônia – Ainda nesta quarta-feira, 04, a Polícia Civil de Vilhena realizou mais uma prisão de um membro de facção, V.B.S.B. A ação aconteceu no bairro Barão do Melgaço, onde o criminoso foi capturado em sua residência.

V.B.S.B. estava foragido da justiça desde abril deste ano, após ter obtido progressão no seu regime de pena. Considerado uma peça importante na estrutura criminosa que operava na cidade e nos arredores, sua captura representa um duro golpe para a facção à qual pertencia.

O Governo do Estado de Rondônia, em conjunto com as forças de segurança, tem intensificado os esforços para desmantelar organizações criminosas e assegurar que a lei e a ordem prevaleçam. A prisão de V.B.S.B. reflete a determinação das autoridades em combater o crime organizado e proteger a comunidade de Vilhena.

A operação contou com um trabalho minucioso de investigação, que culminou na localização do criminoso. A prisão de V.B.S.B. é vista como um passo significativo na desarticulação da facção e na contenção das atividades ilícitas que afligem a região.