34.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 570

Sapata reitera reajuste salarial para servidores de Cerejeiras

O vereador Valdecir Sapata, de Cerejeiras, apresentou uma indicação para reajustar e corrigir o Piso Indexador utilizado no cálculo do pagamento adicional de insalubridade e periculosidade dos servidores públicos municipais. O parlamentar está reiterando a indicação de nº13 feita em 2023, em que propõe a elevação do valor de referência para R$ 1.553,20, buscando corrigir a defasagem que vem prejudicando os servidores.

A indicação de Sapata baseia-se na Lei Municipal 2.422/2015, que estabeleceu, em seu artigo 4º, o valor de R$ 860,00 como base de cálculo para o pagamento desses adicionais. Esse valor foi definido considerando o salário mínimo nacional de 2015, que era de R$ 788,00, com um acréscimo de aproximadamente 10%.

No entanto, o cenário mudou desde então. Atualmente, o salário mínimo nacional é de R$ 1.412,00, o que, seguindo o mesmo critério de acréscimo de 10%, levaria o valor de referência para R$ 1.553,20. Contudo, o município de Cerejeiras ainda utiliza o valor de R$ 964,00 como base para o cálculo dos adicionais de insalubridade, o que, segundo Sapata, está defasado e causa prejuízo aos servidores beneficiários.

“Diante dessa situação, é essencial que essa defasagem seja corrigida para garantir que os servidores recebam o que lhes é de direito de forma justa e condizente com a realidade atual”, afirmou o vereador. Ele solicitou ao Executivo Municipal que envie um Projeto de Lei à Câmara para ajustar o valor de referência para R$ 1.553,20, alinhando o cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade com os critérios utilizados originalmente.

A proposta de Sapata visa beneficiar os servidores públicos do município, garantindo uma remuneração justa e adequada às condições de trabalho que envolvem risco à saúde e segurança.

Jesus da UMAM faz apelo por voto consciente e lembra da importância de não vender o voto

Na reta final da campanha eleitoral, o candidato a vereador Jesus da UMAM faz um importante apelo à população de Cacoal: que os eleitores votem com consciência e não se deixem influenciar pela prática ilegal da compra de votos. “O voto é a nossa maior ferramenta de cidadania. Não podemos vender o nosso futuro por promessas vazias ou dinheiro. A compra de votos é um crime, e o eleitor que vende seu voto está renunciando a seu poder de decisão e prejudicando toda a comunidade”, destacou o candidato.

Segundo o Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965), a compra de votos é uma infração grave, com penas que incluem reclusão de até quatro anos e multa. No entanto, Jesus da UMAM reforça que confia plenamente na conscientização dos eleitores de Cacoal, que, são “cidadãos responsáveis e cientes de suas obrigações democráticas.”

“Eu acredito no eleitor de Cacoal. Nosso povo é consciente e sabe da responsabilidade que tem nas urnas. Neste contexto, eu peço o voto de todas as pessoas de bem para que eu possa representar com dignidade os moradores dos bairros, as lideranças comunitárias e, principalmente, as pessoas mais humildes e carentes, que tanto precisam de políticas públicas efetivas para melhorar suas vidas”, afirmou Jesus da UMAM.

REPRESENTATIVIDADE E COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO
Jesus da UMAM também ressaltou o compromisso que possui com as comunidades de Cacoal, destacando seu conhecimento dos problemas enfrentados pelos bairros e sua trajetória no campo social. “Cacoal é uma cidade de gente ordeira, trabalhadora, e merece um candidato que conheça os problemas de todos os bairros. Eu tenho um histórico de atuação na área social e amo o esporte, mas quero dedicar meu tempo na Câmara para ouvir os moradores e saber diretamente deles quais são as prioridades para áreas como saúde, bem-estar e lazer”, frisou o candidato.

Além disso, ele enfatizou seu desejo de atuar no campo da infraestrutura urbana e rural, propondo melhorias que beneficiarão tanto os moradores da cidade quanto os trabalhadores do campo. “Quero ser essa ponte entre o cidadão e o poder público, ajudando Cacoal a avançar cada vez mais.”

APOIO AO PREFEITO ADAILTON FÚRIA
Jesus da UMAM declarou seu apoio ao prefeito Adailton Fúria, ressaltando o histórico de realizações da atual gestão. “No passado, muitos duvidavam da capacidade do Fúria em realizar obras e promover o progresso da nossa cidade, mas hoje todos sabem que ele não só fez o maior número de obras dos últimos anos, como também colocou Cacoal em destaque nacional. Ele citou o fato de o município ter ficado 9º lugar com a melhor qualidade em saúde entre os 5.700 municípios brasileiros, resultado de investimentos bem direcionados”, disse.
O candidato concluiu reafirmando que, se eleito, trabalhará ao lado do prefeito para continuar promovendo melhorias para Cacoal e lutando por políticas públicas que beneficiem toda a população. “Vamos juntos, com o apoio de todos, transformar Cacoal em uma cidade ainda melhor para se viver.”

Polícia combate facções e captura foragido em Vilhena

Mídia Rondônia – Ainda nesta quarta-feira, 04, a Polícia Civil de Vilhena realizou mais uma prisão de um membro de facção, V.B.S.B. A ação aconteceu no bairro Barão do Melgaço, onde o criminoso foi capturado em sua residência.

V.B.S.B. estava foragido da justiça desde abril deste ano, após ter obtido progressão no seu regime de pena. Considerado uma peça importante na estrutura criminosa que operava na cidade e nos arredores, sua captura representa um duro golpe para a facção à qual pertencia.

O Governo do Estado de Rondônia, em conjunto com as forças de segurança, tem intensificado os esforços para desmantelar organizações criminosas e assegurar que a lei e a ordem prevaleçam. A prisão de V.B.S.B. reflete a determinação das autoridades em combater o crime organizado e proteger a comunidade de Vilhena.

A operação contou com um trabalho minucioso de investigação, que culminou na localização do criminoso. A prisão de V.B.S.B. é vista como um passo significativo na desarticulação da facção e na contenção das atividades ilícitas que afligem a região.

Ex-servidor da Defensoria Pública é preso em Rondônia

Uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (4/9) cumpriu mandado de prisão preventiva requerido pela 28ª Promotoria de Justiça Criminal Genérica da Capital, do Ministério Público de Rondônia contra ex-servidor da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

O caso

De acordo com o inquérito, quando era servidor, o suspeito respondeu a diversos processos administrativos e foi exonerado, a pedido, do cargo público que ocupava. Após seu desligamento, ingressou com ação judicial de reparação de danos, mas o pedido não foi acolhido em primeiro grau, ainda estando em trâmite.

As ameaças

Após perder a causa, o então ex-servidor passou a ameaçar por meio de mensagens alguns membros da Defensoria Pública, bem como ofender a honra e o decoro de autoridades.

Apuração

O caso chegou ao Ministério Público, que, além de ter vista do inquérito, ouviu as pessoas que estavam sendo ameaçadas e, por entender a gravidade das intimidações, pediu a prisão do ex-servidor por crimes contra a honra e por coação no curso do processo.

A prisão

O mandado de prisão autorizado pela Justiça foi cumprido na manhã desta quarta-feira por agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do Centro de Atividades Judiciais (CAEX) do MPRO. A pedido da Polícia Civil, também houve cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência do investigado.

A sequência

A partir da prisão em caráter preventivo, o Ministério Público aguarda a conclusão do inquérito pela Polícia Judiciária para dar andamento a eventual ação criminal contra o ex-servidor da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

MP-RO

Jovem é morto a tiros em Ouro Preto

O assassinato foi registrado no final da noite desta terça-feira (03) na praça do Parque do Bosque, no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia.

Um jovem de prenome Vinícius  foi executado a tiros. Muita pessoas, entre adultos e crianças se divertiam no espaço público na hora em que dois criminosos chegaram em uma motocicleta Honda Titan das antigas.

O carona sacou uma pistola e passou a atirar contra a vítima, que caiu morta no local e os acusados fugiram em alta velocidade. Testemunhas ficaram em estado de choque com o crime no ambiente de lazer e diversão

A Polícia Militar foi acionada e isolou a cena do crime para os procedimentos da Perícia Criminal.

Agentes da Polícia Civil irão investigar para descobrir a motivação e autoria do homicídio.

Rondoniaovivo

Justiça pede impugnação de candidato a prefeito em Rondônia

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Rondônia emitiu parecer recomendando a anulação da convenção partidária do Partido Republicanos, realizada no dia 3 de agosto de 2024, em Candeias do Jamari. A ação foi proposta por Daniel Moraes da Silva, também conhecido como Pitbull,que alegou ter sido impedido de participar da convenção, o que comprometeu seu direito de concorrer ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Lindomar Barbosa Alves, o Garçon.

No parecer, a Promotora de Justiça Eleitoral, Andréia Teixeira Vicentini Rocha, apontou que o Diretório Municipal do Republicanos não seguiu as normas estatutárias e a legislação eleitoral ao realizar a convenção. A defesa do partido argumentou que Daniel Moraes não havia manifestado formalmente sua intenção de candidatura, mas o Ministério Público Eleitoral considerou que a pré-candidatura de Moraes era de conhecimento público e amplamente divulgada, o que justificaria sua participação na convenção.

Além disso, o parecer destacou que houve falhas na comunicação do link para participação virtual na convenção, essencial em um evento híbrido, além de inconsistências nos documentos apresentados pelo partido. A promotora ressaltou que a ausência de um link de acesso viola o estatuto do partido, prejudicando o direito de participação dos filiados, o que configura uma irregularidade grave.

Diante das irregularidades apontadas, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pelo acolhimento da impugnação, declarando nula a convenção partidária e, consequentemente, o indeferimento do registro do Documento de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP). O indeferimento do DRAP, caso acatado pela Justiça Eleitoral, é “fundamento suficiente para indeferir, como consequência, os pedidos de registro de candidaturas (RRCs) a ele vinculados“. Resumindo, Garçon pode ficar de fora.

O parecer será analisado pela 21ª Zona Eleitoral de Rondônia, que decidirá sobre a validade do registro das candidaturas do partido para as eleições municipais de 2024 em Candeias do Jamari.

Mais um faccionado é preso nesta quarta em Vilhena

As forças de segurança de Rondônia, compostas pela Polícia Civil e Polícia Militar, deram continuidade à bem-sucedida “Operação Persistere” nesta quarta-feira, 4 , em Vilhena.

Durante a operação, foi realizada a prisão de D.G.D.F., integrante de uma facção criminosa que atuava no município. A prisão ocorreu em uma residência localizada no bairro União, consolidando mais um passo no combate ao crime organizado na região.

A “Operação Persistere” tem se destacado como um marco na estratégia de segurança pública implementada pelo Governo do Estado de Rondônia. Com o objetivo de desmantelar as estruturas criminosas que operam em Vilhena e outras localidades, a operação vem alcançando resultados expressivos, refletindo o compromisso do governo em garantir a segurança e o bem-estar da população rondoniense.

Desde o início da “Operação Persistere”, na última sexta-feira (30), 35 pessoas já foram presas, entre homens e mulheres, em várias localidades, incluindo Vilhena, Porto Velho e Colorado do Oeste, além dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. A operação resultou ainda na apreensão de armas, munições, drogas, celulares e no bloqueio de milhões em ativos financeiros.

A prisão de D.G.D.F., simboliza a continuidade e a determinação do Governo de Rondônia em erradicar o crime organizado do estado. A ação desta quarta-feira reforça o compromisso das forças de segurança em proteger a sociedade e promover a justiça, demonstrando que o combate ao crime é uma prioridade inabalável.

Com a “Operação Persistere”, o Governo de Rondônia demonstra, mais uma vez, que não há espaço para o crime em nosso estado. As forças de segurança, atuando de forma integrada e estratégica, seguem firmes no propósito de garantir a segurança e a tranquilidade da população, trazendo resultados concretos e enfraquecendo as bases das organizações criminosas.

Defensor dos bons costumes, vilhenenses questionam ausência de Pagani nas eleições deste ano

O ex-vereador Dhonata Pagani, conhecido por seu discurso fervoroso em defesa da família e dos bons costumes, foi uma das figuras mais promissoras da política de Vilhena. Eleito em 2020 como o jovem vereador mais votado da história de Rondônia, Pagani rapidamente conquistou a confiança e o apoio dos eleitores com suas propostas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos vilhenenses.

No entanto, desde a sua eleição, Pagani teve uma trajetória política marcada por uma série de mudanças e controvérsias. Em 2022, o vereador foi suplente na disputa para deputado estadual, obtendo 7.533 votos. Apesar da aparente popularidade e influência, sua trajetória política deu uma guinada inesperada.

Recentemente, Pagani praticamente desapareceu da vida pública. Após uma breve e intensa carreira política, ele renunciou ao cargo de vereador e se afastou do cenário político, deixando muitos eleitores e observadores perplexos. Sua ausência repentina gerou um vazio na política local e uma série de especulações sobre o motivo de seu afastamento.

Os eleitores que acreditaram em suas promessas e propostas agora se perguntam o que aconteceu com o jovem político que parecia ter um futuro brilhante pela frente. A renúncia de Pagani e seu desaparecimento da vida pública foram acompanhados por uma falta de informações claras sobre suas razões e planos futuros.

O legado de Pagani como o vereador mais votado da história de Rondônia ainda é lembrado pelos vilhenenses que esperavam mudanças e melhorias significativas na cidade. No entanto, sua ausência deixou um sentimento de frustração entre aqueles que acreditaram em seu potencial e em suas promessas.

Enquanto a política local continua a se desenrolar, a figura de Dhonata Pagani permanece envolta em mistério, com os eleitores aguardando qualquer atualização sobre seu retorno ou novos passos em sua vida.

Outro lado

O jornal Mídia Rondônia mantém seu espaço aberto para que o vereador Dhonata Pagani possa esclarecer os motivos que o levaram a renunciar à vida pública e se afastar do cenário político. O público, especialmente seus eleitores e apoiadores, aguarda com expectativa suas palavras, buscando entender o que motivou essa decisão e quais são seus planos para o futuro. O jornal reitera seu compromisso em oferecer espaço para que Pagani possa compartilhar sua versão dos fatos e responder às dúvidas que permanecem em torno de sua saída repentina da política.

Megaoperação prende influencer por lavagem de dinheiro e jogos ilegais

Mídia Rondônia – A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira (4/9) a Operação Integration, que tem como objetivo acabar com um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa.

A investigação foi iniciada em abril do ano passado. As informações são da CNN, confirmadas pela coluna Na Mira.

De acordo com a polícia, são 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão contra os suspeitos de envolvimento no esquema. Ainda há 170 agentes em Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba (PR) e Goiânia (GO), além de Recife.

O sequestro de bens e valores, além do bloqueio judicial de recursos, são de R$ 2,1 bilhões. Em Recife, ações foram realizadas em um prédio de luxo na orla de Boa Viagem, na zona sul.

A Justiça decretou o sequestro de carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações. Além de bloqueios de mais de R$ 2,1 bilhões, entrega de passaporte, suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do registro de arma de fogo.

Fonte: CNN

Sindicatos e MP vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho

Mídia Rondônia – O assédio eleitoral é crime e, desde 2022, o número de denúncias só tem crescido. Para evitar que um trabalhador ou servidor público sofra a pressão direta ou indireta dos patrões ou dos chefes imediatos para votar em determinado candidato, as centrais sindicais lançaram, nesta terça-feira (3), um aplicativo onde é possível que o trabalhador denuncie essa prática antidemocrática.

O lançamento ocorre em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa partiu da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Pública, Intersindical e MPT. A denúncia pode ser feita na página do Fórum das Centrais Sindicais.

Paulo Oliveira, secretário de Organização e Mobilização da CSB, explicou que os trabalhadores não vão precisar baixar o app. Os sites das centrais e o MPT vão colocar em suas páginas o QR Code onde o trabalhador, com seu celular, poderá acessar o canal e denunciar se estiver sendo vítima de assédio eleitoral no ambiente de trabalho.

O assédio eleitoral, muitas vezes, ocorre de maneira sutil, segundo a procuradora do MPT Priscila Moreto, quando um empregador defende que seus funcionários votem em determinado candidato porque, assim, a empresa continuará crescendo. Caso o trabalhador não vote no candidato do patrão, o empregador diz que haverá mudanças, quando não demissões. “Essa é uma das formas do assédio eleitoral”, disse.

O secretário nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle, alerta que o assédio eleitoral é muito forte no Brasil, até porque em 73% dos 5,7 mil municípios, a população varia entre 10 e 20 mil habitantes. “Nessas cidades, é muito comum que os trabalhadores conheçam os candidatos preferidos do empregador, e a pressão para que os funcionários votem no candidato indicado é muito forte. A mesma pressão, o assédio, ocorre com os funcionários das prefeituras”, disse.

O voto livre é um direito fundamental que deve prevalecer em todas as situações, de acordo com a também procuradora do trabalho Danielle Olivares Corrêa, porque, caso contrário, o trabalhador torna-se um instrumento dos interesses exclusivos do empregador. Assédio eleitoral é crime e o MPT estará atento a toda e qualquer denúncia que chegar pelo app.

Nas eleições de 2022, as centrais sindicais e o MPT fizeram a mesma parceria de agora, e o resultado foi o recebimento de 3,5 mil denúncias de assédio eleitoral, um percentual 1.600% maior do que o registrado nas eleições de 2018.

O assédio eleitoral ou o “voto de cabresto” não se vê mais nos rincões do país, onde os coronéis determinavam em qual ou quais candidatos os empregados deviam votar. Esse fenômeno cresceu e veio para os grandes centros urbanos também. Dados extraídos do sistema informatizado do MPT, em 2022 foram expedidas 1.512 recomendações e ajuizadas 105 ações civis públicas contra o assédio eleitoral.

As centrais sindicais e o MPT disponibilizaram cartilhas para que os trabalhadores identifiquem as abordagens ilícitas no ambiente de trabalho.

Agência Brasil