31.5 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 571

Bombeiros terão R$ 26 milhões para combater queimadas em Rondônia

Mídia Rondônia – Na sessão ordinária de terça-feira (27), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois importantes Projetos de Lei (PL) que destinam mais de R$ 26 milhões para reforçar o orçamento do Corpo de Bombeiros Militar.

O primeiro PL 567/2024, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Governo do Estado a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 5.103.415,75.

O montante será destinado ao Corpo de Bombeiros Militar para cobrir despesas operacionais relacionadas à Operação Verde Rondônia (OVR), que combate incêndios florestais no estado durante o período de estiagem.

Já o PL 571/2024, também de autoria do Poder Executivo, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 21.664.474,24, em favor do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (Funesbom). Os recursos, provenientes de superávit financeiro, serão empregados para reequipamento e manutenção da corporação, com foco na aquisição de novas tecnologias, equipamentos de proteção individual, veículos operacionais, e na construção de centros de treinamento e quartéis.

Os projetos foram apresentados aos parlamentares estaduais por meio das mensagens 144/2024 e 153/2024, respectivamente, em que o Poder Executivo justifica a necessidade e importância das suplementações para a continuidade das operações dos Bombeiros Militares em Rondônia, sobretudo no contexto do combate aos incêndios florestais, que representam uma grande ameaça ao meio ambiente e à segurança da população.

Os deputados destacaram a importância dos projetos para assegurar que o Corpo de Bombeiros esteja devidamente equipado e preparado para enfrentar a atual situação de queimadas que ocorrem no Estado de Rondônia.

O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes na sessão ordinária. As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h. A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.

Alerta de perigo: onda de calor chega a Rondônia nesta quarta-feira

Mídia Rondônia – Nesta quarta-feira (4), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de onda de calor em todo o estado de Rondônia. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

A previsão é de variação de nuvens e sem chuvas em todo o estado.Para setembro, o Inmet prevê chuvas acima da média na faixa norte da região Norte, enquanto o sul da região terá chuvas próximas ou abaixo da média.

A redução de umidade devido à persistência de massas de ar seco pode aumentar o risco de queimadas e doenças respiratórias.A temperatura mínima fica em torno de 23°C, em Vilhena, e a máxima prevista é de 42ºC, em Cerejeiras. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.

 

Fumaça piora e sufoca moradores de Vilhena; bombeiros pedem para identificar criminosos

Mídia Rondônia – Nesta terça-feira, 3, uma densa camada de fumaça tomou conta de Vilhena, cobrindo a cidade e causando desconforto na população. A origem da fumaça é atribuída a incêndios que têm se aproximado perigosamente da zona urbana, aumentando a preocupação das autoridades e moradores.

Segundo informações das equipes que estão na linha de frente do combate às chamas, cerca de 90% dos incêndios na região são provocados intencionalmente. A situação se tornou crítica, com uma vasta área entre o Museu Casa de Rondon e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) sendo completamente devastada pelo fogo. A vegetação foi incinerada, causando a morte de diversos animais e destruindo todo tipo de material no local.

Além de Vilhena, há relatos de incêndios em regiões próximas à divisa entre Rondônia e Mato Grosso, especialmente no sentido de Juína. Nessas áreas, fazendas e propriedades inteiras foram consumidas pelas chamas, agravando ainda mais a crise ambiental.

As autoridades militares, que lideram as operações de combate ao fogo, estão pedindo a colaboração da população para identificar e denunciar aqueles que estão iniciando os incêndios. A participação da comunidade é vista como fundamental para controlar a situação e evitar mais danos.

O impacto da fumaça na saúde das pessoas é visível, com muitos moradores relatando problemas respiratórios e irritação nos olhos. Com a fumaça cada vez mais densa e os incêndios avançando, a cidade vive momentos de tensão e incerteza.

As equipes de combate ao fogo continuam trabalhando incessantemente, mas o avanço das chamas e a proximidade com áreas urbanas tornam o cenário ainda mais desafiador. A expectativa é que medidas mais rigorosas sejam adotadas para conter os incêndios e preservar o meio ambiente e a saúde da população de Vilhena.

Inmet emite alerta de perigo para baixa umidade em Rondônia

Mídia Rondônia – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.

Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.

O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.

O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.

Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou uma nota alertando para as regiões que enfrentarão umidades relativas do ar mais baixas, sendo o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado as áreas mais afetadas. A Semad também recomenda o uso de roupas leves e incentiva o consumo de frutas e verduras.

Mato Grosso do Sul

O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco de incêndios florestais e à saúde. A umidade do ar está com a mínima prevista de 8% e a máxima 20%. Em nota, a Governadoria do Estado do Mato Grosso do Sul explica que a situação decorre de uma onda de calor, impulsionada pela atuação de uma massa de ar quente e seca.

Agência Brasil

 

Rondônia: homem mata atual marido da ex-esposa e cachorro de estimação

Mídia Rondônia – Na tarde da última segunda-feira (2), um homicídio foi registrado na Avenida Brasil, no bairro Zona Sul em Ariquemes (RO). Fabiano Eugênio Michelon, de 43 anos, foi morto a facadas, e o cachorro de estimação da vítima também acabou sendo morto durante a agressão.

O crime teria sido cometido pelo ex-marido da atual esposa de Fabiano, identificado como Hernandes. Segundo a mulher, Hernandes se enfureceu ao saber que a filha havia sido disciplinada pelo padrasto.

Ao levar a menina de volta para a casa da mãe, Hernandes confrontou Fabiano e, durante uma briga, desferiu quatro golpes de faca na vítima. O cachorro da família, ao tentar defender o dono, foi atingido e também morreu no local.

A Polícia Militar encontrou na cena do crime um celular e uma carteira com documentos que pertencem ao suspeito. Apesar das buscas realizadas na residência de Hernandes, ele não foi encontrado.

O corpo de Fabiano foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Ariquemes após os trabalhos da perícia. A Polícia Civil iniciou as investigações para localizar o suspeito, segundo informou o SGC.

Rio Madeira atinge nível histórico de seca; hidrelétrica pode paralisar

Mídia Rondônia – O rio Madeira, um dos maiores rios do mundo que atravessa Brasil, Bolívia e Peru, atingiu na madrugada desta terça-feira (03) em Porto Velho, o nível mais baixo já registrado desde 1967, com apenas 1,02 metro de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Este recorde negativo ocorre em meio a uma estiagem extrema que já dura três meses, com ausência de chuvas significativas desde 25 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em julho deste ano, o rio Madeira começou a registrar uma série de mínimas históricas, estando atualmente quase três metros abaixo do nível esperado para esta época, que deveria ser de cerca de 3,80 metros, conforme dados do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológica (SipamHidro). A última vez que o rio chegou a uma marca tão baixa foi em 2023, quando alcançou 1,09 metro.

A seca está causando graves impactos nas comunidades ribeirinhas do Médio Madeira, onde moradores do distrito de São Carlos, enfrentam a falta de água potável. Sem acesso a água encanada, eles dependem de poços amazônicos, que secaram com a estiagem.

Nas margens do Rio Madeira, famílias ribeirinhas sobrevivem com menos de 50 litros de água por dia, quantidade muito inferior aos 110 litros diários recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atender às necessidades básicas de uma pessoa. Na comunidade Maravilha, o igarapé secou completamente, resultando na morte de dezenas de peixes e agravando a escassez de água para os moradores.

Além das comunidades, a seca também ameaça a geração de energia no país. O Rio Madeira abriga as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que juntas representam cerca de 7% da capacidade do sistema elétrico brasileiro. A Agência Nacional de Águas (ANA) já alertou para a possibilidade de paralisação da hidrelétrica de Santo Antônio, que opera no formato de “fio d’água” e depende do fluxo do rio para manter suas turbinas em funcionamento.

Com informações da assessoria

Desastre ambiental: governador pede ajuda da Força Aérea para combater queimadas em RO

Mídia Rondônia – O governador de Rondônia, Marcos Rocha, solicitou apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para intensificar o combate às queimadas que têm assolado o estado. Nesta terça-feira, 3, o governador entrou em contato com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Waldez Góes da Silva; e o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, enviando ofícios que reforçam o pedido de assistência.

O pedido de apoio visa a utilização de aeronaves da FAB para alcançar áreas de difícil acesso, onde o combate aos incêndios ambientais se torna desafiador devido à falta de vias terrestres adequadas. “O apoio da Força Aérea, neste caso, seria para ajudar no combate às chamas em regiões distantes, onde os agentes do Estado e dos órgãos parceiros têm dificuldade para chegar pelas vias terrestres. As aeronaves chegam com mais facilidade e o raio de atuação é bem maior, agilizando o processo de controle das chamas”, afirmou o governador Marcos Rocha por meio de sua assessoria.

Atualmente, o estado já conta com a operação Temporã, uma força-tarefa dedicada ao controle e identificação dos responsáveis pelos incêndios. A operação envolve agentes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Politec, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Além disso, o governo conta com o apoio de importantes parceiros, como o Ministério Público de Rondônia, Polícia Federal, Ibama e o Exército Brasileiro, que têm contribuído significativamente para as ações de combate e prevenção.

A solicitação ao Governo Federal representa mais um esforço no enfrentamento das queimadas, que têm causado grandes danos ambientais e prejudicado a saúde da população de Rondônia. A resposta e o eventual apoio da FAB são aguardados com expectativa para reforçar as ações já em andamento no estado.

Estranho: adolescente atira no próprio pé e se livra da arma em Vilhena

Mídia Rondônia – Um adolescente de 17 anos deu entrada no Hospital Regional de Vilhena com um ferimento causado por disparo de arma de fogo na noite desta segunda-feira, 02.

Assim que a equipe médica iniciou o atendimento, a polícia foi acionada para investigar as circunstâncias do caso. Ao ser interrogado, o adolescente confessou que estava manuseando uma arma artesanal do tipo garucha, de calibre 36, quando, acidentalmente, disparou contra o próprio pé.

O jovem relatou que, após o disparo acidental, jogou a arma em um matagal na tentativa de se desfazer do objeto. A polícia, então, dirigiu-se ao local indicado pelo adolescente e realizou buscas na área. No entanto, apesar dos esforços, a arma não foi encontrada.

O caso segue sob investigação, e as autoridades continuam em busca de mais informações para esclarecer os detalhes do ocorrido.

Mídia Rondônia

Onda de calor atinge Rondônia nesta terça; Cuiabá registra 42°

Rondônia está sendo atingida por uma nova onda de calor nesta terça-feira, 3. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que 17 capitais têm máximas acima de 30º na parte da manhã, com cenário se mantendo na parte da tarde.

O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso. Cuiabá registra máxima de 42º no dia de hoje. As outras temperaturas acima de 30º, entre as capitais, estão em Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luis (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).

A baixa umidade tem atingido grande parte do país. Nesta terça-feira, toda a região centro-oeste, bem como os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão afetados pela seca. Além disso, parte da região norte e nordeste do país, além dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (nos municípios mais afastados do litoral) estão incluídos em grau de “perigo potencial” pelo Inmet.

Prefeito e mais nove pessoas são presas por fraudes em serviço funerário

Dez pessoas foram presas preventivamente nesta terça-feira (3) em uma operação que apura crimes envolvendo a concessão de serviço funerário de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O prefeito da cidade, Clésio Salvaro (PSD), também foi detido.

Procurada, a administração municipal afirmou que não foi comunicada oficialmente dos fatos. Já a equipe de Salvaro divulgou um vídeo em que o político nega envolvimento em crimes e cita questões políticas. Ele está no segundo mandato e não pode concorrer à reeleição (leia mais abaixo).

Nesta manhã, outros investigados foram detidos em Jaraguá do Sul, no Norte, São José, na Grande Florianópolis, e em Florianópolis.

As investigações estão sob sigilo e não há informação sobre quais crimes foram cometidos pelos alvos dos mandados cumpridos.

A ação é uma segunda fase da Operação Caronte, deflagrada em 5 de agosto deste ano, onde buscas foram feitas na sede da prefeitura de Criciúma e na casa do prefeito. Sete mandados de prisão preventiva também foram cumpridos à época.

Comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), ligados ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a operação também teve apoio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

“Com o cumprimento das prisões no dia de hoje, agora todos os 17 integrantes da organização criminosa encontram-se presos preventivamente”, informou o MPSC.
Os detidos desta manhã foram submetidos a exame de corpo de delito e levados para o sistema prisional, onde aguardam audiência de custódia.

Primeira fase

Deflagrada em 5 de agosto, a primeira fase da Operação Caronte cumpriu sete mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão. As autoridades buscavam combater a atuação de possível organização criminosa envolvida na prestação de serviços funerários. Conforme as autoridades, as investigações começaram em 2022.

Nesta manhã, durante a deflagração da segunda fase, o Gaeco informou que, com análise das provas e coleta de 38 depoimentos, os envolvidos na primeira etapa foram denunciados no dia 20 de agosto pelos crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular envolvendo a concessão de serviço funerário de Criciúma.

Entre os suspeitos na primeira fase há empresários e agentes públicos. Os nomes dos outros envolvidos não foram divulgados e, por isso, o g1 não teve acesso às defesas.

Operação Caronte

A operação Caronte faz alusão ao barqueiro de Hades (mitologia grega), que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aquerante, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

Aqueles que não tinham condições de pagar certa quantia, ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos.

O que disse o político

Em um vídeo divulgado pela equipe do político logo após a confirmação da prisão, Salvaro afirmou que um dos grandes projetos dele era regularizar a central funerária da cidade. Além de negar participação em crimes, também citou questões políticas:

“Eu tenho certeza da minha inocência. Jamais, em momento algum e o processo vai ficar livre. Não há dolo, não há intenção, não há vantagens, não há absolutamente nada, nada, nada que possa me incriminar”, disse o político em um trecho do vídeo.

O partido de Salvaro, o PSD, também divulgou nota manifestando sobre a prisão:

O PSD de Santa Catarina e o PSD de Criciúma acompanham com atenção a prisão de um dos seus grandes líderes, Prefeito Clésio Salvaro, com uma administração muito bem avaliada pela população. O ato ocorre faltando poucos dias para a eleição municipal. Não queremos crer em qualquer interferência política nesta decisão, o Partido aguarda e confia na justiça em todas suas instâncias.

Prefeito de Criciúma é preso em operação que investiga crimes envolvendo serviço funerário — Foto: Reprodução/Redes Sociais/
Prefeito de Criciúma é preso em operação que investiga crimes envolvendo serviço funerário — Foto: Reprodução/Redes Sociais/

O que disse a prefeitura de Criciúma

A Administração Pública do Município de Criciúma, por meio da Procuradoria-Geral, informa que, até o presente momento, não foi comunicada oficialmente acerca dos fatos veiculados na mídia em geral, envolvendo o Prefeito Clésio Salvaro.

Maiores informações advirão conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), acionar o Município.

Reforçamos que todos os serviços públicos municipais permanecem sendo prestados normalmente.

CNN