34.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 896

Família ‘matadora’ acusada de exterminar rivais e comandar tráfico de drogas é condenada em RO

De acordo com informações apresentadas no processo, a família começou a atuar no crime há mais de 10 anos. Eles eram contratados por empresários para cobrar dívidas e abordavam as vítimas com violência, além de ameaças e extorsões.

Ao longo dos anos a fama de ‘matadora’ da família foi crescendo na região e eles se organizaram como um grupo criminoso. A sentença aponta que as consequências dos crimes são “gravíssimas”, já que eles causavam terror na população.

As investigações policiais apontaram que os parentes matavam qualquer pessoa que desafiasse ou desrespeitasse a família.

O líder da organização criminosa está entre os condenados. Segundo a sentença, foi ele quem deu o nome de “os Mato Grosso” para a organização. A pena do réu foi de 9 anos, 9 meses e 320 dias de reclusão. No entanto, como ele está preso desde 2021, deve cumprir sete anos, 11 meses e 24 dias de pena em regime fechado.

A esposa do líder também foi condenada. Segundo a Justiça, ela auxiliava o esposo armazenando, ocultando e distribuindo armas de fogo e outros produtos ilícitos. Além disso, quando o marido foi preso, a mulher assumiu o posto de líder temporária. A ré foi condenada a quatro anos e oito meses de reclusão, mas deve cumprir 2 anos e 6 meses porque se encontrava presa desde 2021.

Sogro, irmãos, cunhados e outros familiares do líder criminoso também foram julgados. O grupo foi condenado por crimes como homicídio qualificado com características de grupo de extermínio, tráfico de drogas, receptação, roubos e extorsões em Rondônia. Juntas, as penas ultrapassam 70 anos.

Além das 19 pessoas da família que foram condenadas, pelo menos outros seis integrantes ainda devem ser julgados.

Polícia Civil prende família que pode ter matado 100 pessoas em Rondônia | Rondônia | G1

Operação Xeque-Mate

 

Em abril de 2021, 31 integrantes da família foram presos durante a Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Polícia Civil. Na época, as autoridades policiais revelaram que ao menos 30 assassinatos já tinham sido confirmados e relacionados com a “família Mato Grosso”.

Ao todo, 35 mandados de prisões foram autorizados pela Justiça, e os agentes conseguiram cumprir 31 nas cidades de Ariquemes (RO), Monte Negro, Ouro Preto (RO), Jaru (RO), Porto Velho, Guajará-Mirim (RO), Costa Marques (RO), Paranatinga (MT) e Sapezal (MT).

Mais de 100 policiais participam da operação, que conta ainda com 35 viaturas, quatro cães, um helicóptero, Core, Samu, e Politec.

Quase sete meses depois, mais dois integrantes da família – irmãos – foram presos em uma operação conjunta da Polícia Civil de Rondônia e Mato Grosso. Um deles era o chefe da organização. Ambos já tinham sido alvo da polícia, mas conseguiram escapar do cerco na primeira tentativa.

G1

Vilhena e Cerejeiras: Seduc contrata agentes de limpeza e alimentação

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep torna público a primeira ampliação do quantitativo de vagas, em referência ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

A ampliação tem como objetivo a convocação de 104 agentes de alimentação e 477 agentes de limpeza e conservação. As vagas contemplam as Coordenadorias Regionais de Educação – CRE: Alta Floresta d’Oeste; Ariquemes; Buritis; Cacoal; Cerejeiras; Costa Marques; Espigão do Oeste; Ouro Preto do Oeste; Pimenta Bueno; Extrema; Jaru; Ji-Paraná; Guajará-Mirim; Machadinho d’Oeste; Porto Velho; Rolim de Moura; São Francisco do Guaporé e Vilhena.

O prazo para o envio da documentação iniciou nesta quinta-feira (17) e encerram no dia 25. A relação de candidatos convocados para assinatura de contrato, bem como toda a documentação exigida constam no edital para a contratação de Técnico Educacional Nível II/Agente de Alimentação e Agente de Limpeza e Conservação vai atender no âmbito da Seduc, as Escolas da Rede Pública Estadual.

Os aprovados devem desempenhar suas atividades profissionais exclusivamente junto às Escolas da Rede Pública Estadual, sendo definido seu local de exercício, pela Gerência de Lotação da Seduc, com conhecimento das CREs, após o ato de assinatura do contrato de trabalho, e vão atender em jornadas semanais de 40 horas.

Governo de Rondônia amplia vagas de processo seletivo para contratação de agente de limpeza e de alimentação

Com diárias na conta, secretário de Educação se ausenta de Vilhena na semana mais decisiva da greve

Na semana mais decisiva da paralisação dos professores de Vilhena, o secretário de Educação, Flávio de Jesus estará ausente do município. Ele participará do evento “Diversidade na Educação”, durante os dias 22 a 25 deste mês em Porto Velho.

Enquanto os profissinais lutam pelo rejuste do piso salarial, o secretário embolsará diárias no valor de R$ 3.150,00. Além do gestor, segue com ele, a assessora especial da Semed, Rosicleia Martins da Costa, servidora que ganhará R$ 2.450,00. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado.

O caso do suposto sumiço do secretário gerou indignação nos profissionais que estão paralisados e buscam serem atendidos pelo prefeito Flori Cordeiro em seus reajustes salariais.

Na manhã desta sexta-feira (18), na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Município, pelo menos seis vereadores se comprometeram em apoiar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que está acontecendo no setor.

Entre os parlamentares, participaram ativamente da reunião com os professores, a vereadora Vivian Repessold, Samir Ali, Ronildo Macedo, Alexandre Damasceno.

Segundo manifestantes em contato com este Mídia Rondônia, os votos das vereadoras Nica Cabo João e Clérida Alves são dados como certos para abertura da CPI.

Afastamento

Caso se confirme a CPI, o prefeito deve ser afastado do cargo, devendo assumir o vice-prefeito, Aparecido Donadoni, segundo informam juristas consultados por este Mídia Rondônia.

Além da Educação, o mandatário vilhenense enfrenta sérios problemas com a justiça rondoniense na próxima semana, devendo responder situações sobre o andamento do contrato com a empresa Chavantes, detentora dos recursos da saúde, mas que, segundo o Portal da Transparência, até agora não revelou o total de gastos do setor.

 

Jefferson Lazaro nesta sexta no Beltra’s Rock Bar

Com promoção de baldinho e caipirinha, além da presença do cantor Jefferson Lazaro, a sexta-feira (18) será de boa música no Beltra’s Rock Bar.

Localizado próximo ao Park Shopping de Vilhena, o espaço é mais uma alternativa para os amantes do rock nacional e internacional. Jefferson dispensa apresentações. É um dos melhores músicos da nova safra rondoniense.

Advogado de Cid reafirma que dinheiro da venda do Rolex foi para Bolsonaro ou Michelle

 

 O advogado Cezar Bittencourt, que assumiu nesta semana a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, voltou a afirmar nesta sexta-feira (18) que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) vendeu o Rolex recebido como presente oficial e entregou o valor da venda em dinheiro vivo para Bolsonaro ou para a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A declaração foi dada ao vivo no programa Estúdio i, da GloboNews.

 

Bittencourt já havia afirmado nesta quinta (17) à revista Veja e ao Globonews que Cid confessaria à polícia que operou o esquema da venda dos presentes oficiais a mando de Bolsonaro. No entanto, em uma declaração confusa ao Estadão na madrugada de hoje, voltou atrás e disse que “não tem nada a ver com joias! Isso foi erro da Veja não se falou em joias [sic]”.

Após a confusão, o advogado tentou se explicar ao Estúdio i: “não é verdade que, em primeiro lugar, o Cid vai dedurar o Bolsonaro, e, em segundo lugar, é que era um relógio e as joias. Isso não tem nada a ver com joias. O Mauro não trabalhou com essa hipótese, não foi isso que se comentou, não tem nada a ver. Tem apenas o relógio”, disse o advogado. Ele diz haver uma confusão quando se fala em “relógio” e “joias” e afirmou que Cid está disposto a falar apenas sobre a venda do Rolex.

Michelle, Jair Bolsonaro e Mauro Cid

Coletiva reúne profissionais da imprensa em 8º dia de greve do Magistério

Diretoria falou sobre paralisação, PCCR e possível CPI.

Ultrapassando uma semana e chegando ao seu oitavo dia, a greve dos profissionais em educação – Magistério – de Vilhena que cobram a aplicação do Piso Nacional da categoria no valor de 14,95% esteve concentrada na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto na sede do Sindsul – Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul – onde ocorreu uma Coletiva de imprensa.

Alguns vereadores também se fizeram presentes e foram sabatinados pelos grevistas.

A coletiva serviu para que fosse feito um balanço da primeira semana de greve. A explanação contou com a participação de vários veículos de comunicação. O presidente do sindicato, Wanderley Ricardo Campos Torres, comandou a ação.

Aos jornalistas o presidente fez uma avaliação do movimento, considerando que a adesão e participação dos servidores está dentro do esperado, e deixou evidenciado que, neste momento, a manutenção do protesto é o desejo dos funcionários públicos.

Ele também voltou a explicar a motivação da greve, e reforçou os argumentos acerca da forma com que os profissionais de nível superior devem ser contemplados pela lei do Piso Nacional, sendo que a administração também deve respeitar o estabelecido pelo PCCR das categorias que participam do movimento.

Wanderley também abordou a perspectiva de apresentação de CPI para analisar a situação financeira do Município, deixando evidente que o funcionalismo é favorável a medida.

Após a fala do presidente com os profissionais de imprensa os vereadores que quiseram fazer uso da palavra tiveram acesso aos microfones, e acabaram sendo questionados por servidores, mas de um modo geral não houve divergências de monta, e os parlamentares presentes evidenciaram seu apoio aos educadores.

Além da coletiva, o oitavo dia de greve teve pelas ruas da cidade um carro de som explicando à população (com mensagem gravada) motivos da paralisação.

Desta forma, ficou então nítido, que a greve vai continuar, inclusive com votação maciça dos presentes pela extensão dos dias de paralisação.

A expectativa é que a partir da próxima segunda-feira, dia 21, a questão do pedido de abertura de CPI, por enquanto sendo tratada como possibilidade, tenha desdobramentos.

Texto e fotos: assessoria

Para se vingar da ex, homem cria perfil falso, vaza nudes e acaba preso em Vilhena

 

A Polícia Civil, por meio da equipe da DEAM, cumpriu na manhã desta sexta-feira (18/08), um mandado de busca de apreensão originário do inquérito policial que investiga o crime de pornografia de vingança.

Uma jovem mulher registrou ocorrência noticiando que foram criados diversos “perfis fakes” em seu nome nas redes sociais: Facebook, Instragram e Whatsapp. Nas imagens de capa dos perfis falsos foram utilizadas fotos da vítima, as quais haviam sido postadas em suas redes sociais verdadeiras e, nas diversas publicações, o criminoso usava termos pejorativos para se referir a ela.

O indivíduo que atuava no anonimato postou fotos de nudes e um vídeo íntimo da jovem. Acreditando que isso não seria o suficiente para macular a imagem da vítima, também publicou no site adulto X-vídeos fotos dela nua e o vídeo íntimo, marcando o chefe da empresa em que ela trabalhava e a esposa dele.

Diante das graves condutas, a equipe de campo e núcleo de inteligência da Delegacia Regional da Polícia Civil de Vilhena iniciaram as investigações que culminou na identificação do infrator. Para surpresa da vítima, o autor das condutas criminosas era seu ex-companheiro, o qual simulava que estava tentando ajudá-la a identificar o criminoso. A prática reiterada do crime, além de fazer a vítima perder o emprego, também causou transtornos psiquiátricos, o que a levou receber atendimento no CAPS. Se sentindo muito humilhada e exposta, a vítima decidiu ir embora para o outro Estado, desestruturando toda sua vida.

A delegada titular da DEAM, Solângela Guimarães representou pela expedição do mandado de busca e apreensão, o qual foi concedido e cumprido, quando foram apreendidos aparelhos eletrônicos pertencentes ao autor. A Polícia Civil faz um alerta de que os crimes virtuais não ficarão no anonimato, todos os esforços serão engendrados para que autores desta modalidade de crime covarde e perverso sejam identificados e punidos.

O crime de pornografia de vingança (Artigo 218-C, § 1º, do Código Penal) tem a pena base de reclusão de 01 (um) a 05 (cinco) anos, com aumento de pena de 1/3 a 2/3.

Em reunião no TJ, Sintero cobra precatório dos professores

O Sintero acompanhado de representantes da categoria esteve nesta quarta-feira (16) em reunião com o juiz auxiliar do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Ilisir Rodrigues, para discutir sobre o pagamento do precatório oriundo da ação do salário-mínimo dos/as professores/as. O Sintero acompanhado de representantes da categoria esteve nesta quarta-feira (16/08) em reunião com o juiz auxiliar do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Ilisir Rodrigues, para discutir sobre o pagamento do precatório oriundo da ação do salário-mínimo dos/as professores/as.

Assim, como nas reuniões anteriores, o sindicato argumentou que a expectativa da categoria é grande pela finalização da atualização de cálculos e solicitou esclarecimentos sobre o andamento do trabalho realizado pelo setor de precatório.

O juiz argumentou que o setor tem se dedicado exclusivamente à resolução desta demanda, mas que a escassez de contadores dificulta a agilidade do processo. Apesar disso, garantiu que o procedimento está avançado e que há uma probabilidade positiva de entregar o resultado dos cálculos na primeira semana de setembro. Todavia, Ilisir Rodrigues ressaltou que, seguindo os trâmites burocráticos impostos pelo judiciário, o pagamento não será feito de forma automática, pois necessita passar pela avaliação do Estado. Inclusive, o TJ/RO enfatizou que necessitará da parceria do Sintero novamente para que os primeiros lotes de pagamento sejam feitos aos casos de prioridade.

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, destacou que o sindicato possui ciência do trâmite e fará a intervenção necessária para acelerar a situação junto ao Estado de Rondônia. Também se comprometeu em auxiliar o TJ/RO no que for possível quanto ao pagamento, uma vez que, o precatório beneficiará mais de 7 mil professores/as.

“Foi apresentada na reunião uma previsão otimista da atualização dos cálculos. Queremos ressaltar que continuaremos acompanhando o processo e tomaremos todas as providências pertinentes para assegurar que o pagamento ocorra o mais breve possível. Por isso, pedimos aos nossos filiados e filiadas para que continuem acompanhando nossos canais oficiais, onde são postadas todas as atualizações sobre o assunto e para que confiem na atuação do sindicato”, disse Lionilda Simão.

SINTERO discute com Tribunal de Justiça de Rondônia-TJ/RO sobre pagamento do precatório aos professores

Partidos não prestam contas e TRE suspende Fundo de Campanha

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) emitiu decisões referentes à prestação de contas de quatro partidos políticos relativas ao exercício financeiro de 2021. As decisões afetaram os direitos de recebimento de quotas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, e foram emitidas pelos juízes eleitorais Lucas Niero Flores e Roberto Gil de Oliveira. A seguir, são detalhadas as decisões:

1. Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Unidade Eleitoral Nova Mamoré/RO

O Diretório Municipal/Comissão Provisória do PSB teve suas contas do exercício financeiro de 2021 julgadas como “não prestadas” pelo juiz eleitoral Lucas Niero Flores. A decisão implicou na perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conforme a base legal mencionada.

2. Partido Democracia Cristã (DC) – Unidade Eleitoral Guajará-Mirim/RO

Da mesma forma, o Diretório Municipal/Comissão Provisória do Partido Democracia Cristã (DC) teve suas contas do exercício financeiro de 2021 julgadas como “não prestadas” pelo juiz eleitoral Lucas Niero Flores. A decisão resultou na perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, seguindo a mesma base legal.

3. Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – Unidade Eleitoral Nova Mamoré/RO

O Diretório Municipal/Comissão Provisória do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também teve suas contas do exercício financeiro de 2021 julgadas como “não prestadas” pelo juiz eleitoral Lucas Niero Flores. Consequentemente, o partido perdeu o direito ao recebimento das quotas dos fundos mencionados, de acordo com a base legal citada.

4. Partido Progressista (PP) – Unidade Eleitoral Itapuã do Oeste/RO

O Partido Progressista (PP) teve suas contas do exercício financeiro de 2022 desaprovadas pelo juiz eleitoral Roberto Gil de Oliveira. A desaprovação se fundamentou no “art. 45, inciso III, alínea ‘a’, da Resolução TSE n. 23.604/2019”. Não foram aplicadas custas nem honorários advocatícios.

Essas decisões refletem a atuação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia no cumprimento das normativas eleitorais relacionadas à prestação de contas dos partidos políticos. Conforme os processos atinjam o trânsito em julgado, as providências cabíveis serão tomadas, incluindo o registro das decisões nos sistemas pertinentes e o arquivamento dos autos. (Rondoniadimanica)

Prefeitura é condenada por precariedade no abastecimento de água em Rondônia

Em Alta Floresta, a Justiça de Rondônia condenou a Autarquia Municipal de Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo serviço de fornecimento de água e a prefeitura de pela precariedade no serviço de abastecimento de água do município.

O pedido, feito pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e acatado pela Justiça, determina que medidas de infraestrutura e de ampliação na rede de água da cidade sejam realizadas, como:

  • Compra de tubulações (redes adutoras), com capacidade suficiente para atender à demanda populacional;
  • Aquisição de um grupo gerador de energia ou feito o melhoramento no sistema atual (motor a diesel existente);
  • Ampliação do reservatório elevado da água tratada, caso seja comprovada a necessidade no longo prazo.

Outras providências incluem a coleta e análise regular de amostras de água para avaliar a qualidade do recurso hídrico fornecido, além da expansão do reservatório elevado para água tratada, caso necessário.

Processo judicial

 

De acordo com a decisão judicial, o processo está em andamento desde 2012. Apesar das várias ações tomadas pela autarquia e pela prefeitura do município, o problema no serviço de abastecimento de água persiste por quase 10 anos.

Ainda de acordo com o MP-RO, em 2015 foi realizada uma análise onde aponta que a água do Hospital Municipal, por exemplo, não era adequada para consumo humano.

Além das questões relacionadas à má qualidade da água, a população também enfrenta falta no fornecimento do recurso hídrico, principalmente em áreas mais elevadas. Segundo o órgão, esse problema deixa os usuários vários dias sem acesso a água.

G1