32.3 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 900

Coaf deve investigar Bolsonaro e Michelle no esquema do roubo de joias e do Pix de R$ 17 milhões

 Na mais recente reviravolta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de Janeiro, parlamentares que integram a base governista sinalizam uma possível manobra para acionar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Os membros da base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enxergam um ambiente favorável para pautar, durante esta semana, um requerimento com o objetivo de obter acesso às transações bancárias dos mencionados políticos, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna.

O Coaf, órgão responsável por combater a lavagem de dinheiro, tem gerado Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) sempre que provocado pela comissão. Um desses relatórios revelou que Jair Bolsonaro havia recebido R$ 17 milhões em doações por meio do sistema Pix. Tendo em vista essa revelação, os parlamentares próximos a Lula na CPI buscaram anteriormente acessar as informações bancárias, mas não obtiveram sucesso. Agora, há uma expectativa mais palpável de que o presidente da comissão, Arthur Maia (União-BA), leve o requerimento para votação, considerando que a maioria dos membros é composta por governistas.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), principal articulador do pedido, expressou confiança nas novas circunstâncias: “Acho que já se tem elementos suficientes para quebrar o sigilo dos dois.” Ele observou que, apesar de o presidente da comissão ter negado anteriormente o acesso alegando falta de fundamentos, essa vez a situação parece mais favorável. “O presidente disse, na época, que não havia fatos suficientes que levassem à votação desse requerimento e que ele não colocaria na pauta, mas que não se negaria diante de outros fatos que ocorressem”, acrescentou Correia.

Joias, Bolsonaro com Michelle e Polícia Federal

Clima muda em Vilhena e temperatura registra 18º nesta segunda

Com a forte chuva do sábado, o clima mudou em Vilhena. Nesta manhã de segunda-feira (14), a temperatura chegou a 18º.

há mais nebulosidade, o que aumenta a probabilidade de chuvas isoladas, segundo informa Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Polícia apreende 16 kg de drogas em Ji-Paraná

 

Em Ji-Paraná, a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar (PM), apreendeu 16 quilos de drogas durante uma operação realizada no sábado (12). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no bairro Primavera.

Na ação, os agentes localizaram diversos pacotes de drogas escondidos dentro de dois galões. A operação contou com a participação de cerca de 30 policiais e faz parte de uma investigação que apura os crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos.

Os responsáveis pelos crimes ainda são procurados. A Polícia Civil ressalta que denúncias anônimas podem feitas pelo 197, informa o G1.

 

Operação conjunta apreende quase 20 quilos de drogas em em Ji-Paraná — Foto: Foto: Reprodução/ Polícia Civil de Rondônia

Sem acordo, greve da Educação segue em Vilhena nesta segunda

Em Vilhena, os servidores da rede municipal de ensino seguem em paralisação devido ao não pagamento de 14,9%, do Piso do Magistério determinado pelo Governo Federal. A administração municipal alega que está em busca de resoluções para negociar um acordo.

Segundo a prefeitura, o reajuste salarial foi realizado apenas para os profissionais do magistério que recebem salários abaixo do piso nacional. Os valores das complementações variam de R$ 179,55 a R$ 573,55. O investimento totaliza R$ 104 mil, já repassados juntamente com os salários de julho.

Conforme informações da prefeitura, dentro do sistema educacional municipal há aproximadamente 622 funcionários. Desses, 218 docentes obtiveram o acréscimo salarial. Os restantes já possuem remunerações superiores ao piso estabelecido.

Em nota, a prefeitura ressalta que “coloca em primeiro plano o direito ao estudo e à segurança alimentar das crianças. Em caso de não ser possível um acordo que assegure esses direitos, a administração adotará as medidas necessárias para garantir a continuidade dos serviços”.

Jovem que matou ciclista é preso pela PM, paga fiança e é solto em RO

Uma denúncia anônima levou uma guarnição da PM até um condomínio, onde estava escondido o jovem Maciel dos Santos, 21 anos, o motorista que dirigia o carro modelo Elantra, que atropelou e matou o ciclista Everton Souza Rodrigues, 37 anos, na manhã de sábado (12), na avenida Mamoré, zona Leste de Porto Velho. Maciel disse aos policiais que pegou o carro de seu patrão para pegar uma prima em uma boate, não teria visto a colisão e disse que apenas sentiu que colidiu em algo e acreditou que “fosse um galho”.

Segundo constatou a Polícia, Maciel não tem habilitação. Após ser confrontado no condomínio, disse que somente se entregaria quando seu advogado chegasse ao Departamento de Flagrantes.

Na delegacia, o delegado plantonista ratificou a prisão em flagrante, mas após a análise jurídica do caso, entendeu que deveria arbitrar fiança, que ficou em R$ 10 mil. Horas depois o jovem foi liberado e saiu do local com a mãe.

Ciclista morre atropelado e motorista de carro foge sem prestar socorro

Rondoniagora

Chuva alivia calor e temperatura vai a 21º neste sábado em Vilhena

A chuva que caiu na tarde deste sábado (12) aliviou o clima seco e quente em Vilhena. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a  previsão para o fim de semana indica muito calor e pancadas de chuva isoladas em Rondônia. Com a chuva de hoje, a temperatura em Vilhena registrou 21º.

cidade de vilhena ro - YouTube

Queda do Flamengo faz Globo mudar planos na Libertadores

Para além de palmeirenses, vascaínos, tricolores e botafoguenses, que naturalmente já apontariam as possibilidades do Flamengo ser eliminado pelo Olimpia, do Paraguai, a queda do Rubro-Negro na noite da última quinta-feira (10) no Defensores del Chaco pegou o resto do Brasil de surpresa. A TV Globo foi uma delas. Detentora dos direitos e preferência na transmissão dos jogos da Copa Libertadores da América, o principal canal brasileiro apostava em um Fla-Flu nas quartas de final e já previa escolher esse jogo como sendo o de sua transmissão principal.

Mas a virada do valente Olimpia – histórico tricampeão paraguaio da Libertadores – sobre o todo poderoso Flamengo mudou os planos da emissora, que agora decidiu que irá transmitir os jogos do Palmeiras. Com a eliminação de Flamengo, Atlético-MG e River Plate, o Verdão agora figura como o principal favorito para vencer o torneio.

PalmeirasFluminense e Internacional encaram Deportivo Pereira (Colômbia)Olimpia (Paraguai) e Bolívar (Bolívia), respectivamente. Para completar as quartas de final, há um duelo argentino entre Racing e Boca Juniors.

Confira a seguir como ficaram os duelos das quartas de final da Copa Libertadores, seus dias, horários e onde assistir.

Revista Fórum

Queda do Flamengo faz Globo mudar planos na Libertadores: Veja onde assistir as quartas de final

 

Bolsonaro quebra o silêncio sobre escândalo das joias, mas não nega vendas

Jair Bolsonaro se manifestou na noite desta sexta-feira (11) sobre o escândalo das joias e artigos de luxo recebidos em viagens oficiais da presidência e que foram vendidos nos Estados Unidos por militares de seu entorno.

O pronunciamento veio através de nota divulgada e assinada por advogados que compõem sua defesa, entre eles o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten, que pouco antes publicou outro comunicado tentando se desassociar do caso.

Em poucas palavras, a defesa de Jair Bolsonaro se limita a dizer que o ex-presidente “jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos”, sem negar, contudo, o esquema de venda de joias e artigos de luxo que militares próximos ao ex-mandatário encaparam nos Estados Unidos, conforme aponta relatório da PF sobre a investigação com inúmeras provas.

Os advogados de Bolsonaro dizem, ainda, que o ex-presidente peticionou o Tribunal de Contas da União (TCU) em março para devolver joias que havia ganhado em viagens oficiais. O que a defesa do ex-presidente não contou no comunicado, porém, é que os itens só foram entregues ao TCU após o escândalo das joias vir à tona através da imprensa e do órgão ordenar a devolução dos presentes – que já deveriam ter sido incorporados ao patrimônio do Estado.

Por fim, a defesa de Bolsonaro diz que o ex-presidente “colocou à disposição do Poder Judiciário sua movimentação bancária”. Acontece que a investigação da PF aponta que o dinheiro das vendas das joias teria sido repassado ao ex-mandatário em espécie, justamente para não deixar rastros.

Revista Fórum

Governador de Rondônia pode sofrer derrota na Justiça Eleitoral

A investigação de abuso de poder político ocorrido durante a campanha eleitoral de 2022 contra o governador Marcos Rocha (União Brasil ) avança na Justiça Eleitoral, segundo informa o advogado Robson Oliveira.

Em sua coluna, o também jornalista relata que “não é lorota a possibilidade de uma derrota de Marcos Rocha no Tribunal Regional Eleitoral”.

De acordo com o articulista político, “os processos existem, estão tramitando em ritmo bem avançado e com conteúdos robustos capazes de limar o governo do Coronel. Lorota é desdenhar dos fatos”, alerta o experiente comunicador.

Consultados por este Mídia Rondônia, juristas afirma que, em caso de derrota na corte eleitoral, será realizada novas eleições em Rondônia.

 

Telemarketing ilegal na pré-campanha

 

Em 2022, o Ministério Público Eleitoral denunciou Marcos Rocha por uso de telemarketing ilegal na pré-campanha

O procurador regional eleitoral Bruno Rodrigues Chaves, manifestou-se pela procedência da representação proposta pelo Podemos contra o governador, por disparo em massa de ligações telefônicas, por meio de telemarketing, com fins eleitorais, levando o seu nome e o nome de sua gestão, enaltecendo-a e convidando os destinatários a apoiá-lo.

Na contestação, a defesa de Marcos Rocha sustentou que a conduta não se enquadra como telemarketing e sim como pesquisa qualitativa. Também negou disparo em massa. O procurador regional eleitoral, Bruno Chaves, porém, considerou se tratar sim, de “telemarketing ativo, o que é vedado pela legislação eleitoral”.

O procurador citou que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestou a respeito e considerou que “deve ser vedada a veiculação de propaganda eleitoral via telemarketing ativo, assim caracterizado como qualquer contato com o eleitor via telefonia feito por atendentes, pelos candidatos ou pelas candidatas a cargo eletivo, excluído da proibição o telemarketing receptivo, no qual a iniciativa do contato é do eleitor”.

Rolim de Moura: Ezequiel Neiva inspeciona instalação de tubos armcos na Linha 200

Por Nilson Nascimento – Em Rolim de Moura, duas antigas pontes de madeira na Linha 200 Sul são substituídas por bueiros armcos (tubos em aço galvanizado), marcando uma mudança significativa para a comunidade local, que há anos vem sofrendo com os constantes alagamentos no período das chuvas. As pontes que estão sendo eliminadas ficam localizadas nos km-1 e km-1,5, da RO-010 sentido ao setor rural. O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) esteve no município para inspecionar os trabalhos realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, e enalteceu a qualidade dos trabalhos.

 

Para a eliminação das pontes velhas de madeira, o parlamentar destinou mais de R$ 400 mil ao município, atendendo pedido do produtor Tião Serraia e do Adair Cardoso, liderança em Rolim de Moura. Neiva agradeceu a parceria e colaboração do prefeito Aldo Júlio, que ficou responsável pela instalação dos tubos.

 

O deputado frisou que cada ponte é substituída por dois tubos armcos, cada um com 4,7 metros de diâmetro. “São dois bueiros grandes para garantir que a água não passe sobre a rodovia”, atentou Neiva.

 

Morador da Linha 200 desde 1977, o produtor rural Tião Serraia disse que ao longo dos anos há presenciou diversas alagações nos locais das pontes. “Essa situação afetava não apenas os produtores, mas também as crianças que dependem do transporte escolar. Além disso, a estrada serve como rota para o transporte de gado para confinamentos e para o frigorífico Minerva”, explicou o produtor.

 

Tião Serraia relatou que acidentes trágicos ocorreram por causa das más condições das pontes de madeira, causando lesões graves e deixando seqüelas nas vítimas. “Agradeço ao Ezequiel Neiva por solucionar esse problema”, acrescentou Serraia.

 

O secretário de Obras, Ezequiel Cassol, destacou que as pontes de madeira precisam constantemente de manutenção. Disse que escassez de madeira compromete as reparações contínuas das pontes. “Com a instalação dos tubos o problema será resolvido”, afirmou.

Para Adair Cardoso, a eliminação das pontes garante a melhoria da infraestrutura da estrada, oferecendo mais segurança para o escoamento da produção e o transporte escolar.