24.5 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 901

Novo PAC do governo Lula investirá R$ 29,6 bilhões em Rondônia em obras e serviços

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lança nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), às 10h, o Novo PAC. Em Rondônia, o programa vai investir R$ 29,6 bilhões em obras e serviços para melhorar a vida da população rondoniense.

No conjunto de obras do programa, estão as mais importantes para Rondônia, como a Ponte Internacional de Guajará-Mirim, a Travessia Urbana de Ji-Paraná, o Aeroporto de Ji-Paraná e moradias do Minha Casa, Minha Vida.

A partir de setembro, no âmbito do Novo PAC, o Governo Federal lançará editais que somam R$136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios nas seguintes áreas:

1. Cidades: urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais;

2. Saúde: UBSs, policlínicas e maternidades

3. Educação: creches, escolas e ônibus escolares

4. Cultura: CEUs da cultura e projetos de patrimônio histórico

5. Esporte: espaços esportivos comunitários

O Novo PAC vai investir cerca de R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo mais de R$ 1,3 trilhão até 2026 e mais de R$ 300 bilhões pós 2026.

Uma forte parceria entre governo federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais é marca do novo programa para gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.

O Novo PAC está organizado em Medidas Institucionais e em nove Eixos de Investimento.

As Medidas Institucionais são um conjunto articulado de atos normativos de gestão e de planejamento que contribuem para a expansão sustentada de investimentos públicos e privados no Brasil. São cinco grandes grupos:

1. Aperfeiçoamento do Ambiente Regulatório e do Licenciamento Ambiental

2. Expansão do Crédito e Incentivos Econômicos

3. Aprimoramento dos Mecanismos de Concessão e PPPs

4. Alinhamento ao Plano de Transição Ecológica

5. Planejamento, Gestão e Compras Públicas

O programa incluiu novos eixos de atuação como a INCLUSÃO DIGITAL E CONECTIVIDADE para levar internet de alta velocidade a todas as escolas públicas e unidades de saúde. Além de expandir o 5G, vai levar rede 4G a rodovias e regiões remotas. O investimento em Rondônia é de R$ 1,3 bilhões.

No eixo SAÚDE, serão construídas novas unidades básicas de saúde, policlínicas, maternidades e compra de mais ambulâncias para melhorar o acesso a tratamento especializado. O Novo PAC investe também no complexo industrial de saúde, fortalecendo a oferta de vacinas e hemoderivados e também em telessaúde para aumentar a eficiência em todos os níveis de atendimento à população. O investimento em Rondônia é de R$ 500 milhões.

A construção de creches, escolas de tempo integral e a modernização e expansão de Institutos e Universidades Federais são prioridades na EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O programa vai impulsionar a permanência dos estudantes nas escolas, a alfabetização na idade certa e a produção científica no Brasil. O investimento em Rondônia é de R$ 14,7 bilhões.

Às ações de Educação se somam às do eixo INFRAESTRUTURA SOCIAL INCLUSIVA que garantirá o acesso da população a espaços de cultura, esporte e lazer, apostando no convívio social e na redução da violência. O investimento em Rondônia é de R$ 300 milhões.

Para que as cidades se adaptem às mudanças climáticas e ofereçam melhor qualidade de vida para a população, o eixo CIDADES SUSTENTÁVEIS E RESILIENTES vai construir novas moradias do Minha Casa Minha Vida e financiar a aquisição de imóveis. O Novo PAC investirá também na modernização da mobilidade urbana de forma sustentável, em urbanização de favelas, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e contenção de encostas e combate a enchentes. O investimento em Rondônia é de R$ 1,7 bilhão.

O eixo ÁGUA PARA TODOS garantirá água de qualidade e em quantidade para a população, chegando até as áreas mais remotas do país. Os investimentos em recursos hídricos fortalecem as comunidades frente aos desafios hídricos e climáticos. O Novo PAC investe na revitalização das bacias hidrográficas, em ações integradas de preservação, conservação e recuperação. O investimento em Rondônia é de R$ 2,2 bilhões.

O eixo TRANSPORTE EFICIENTE E SUSTENTÁVEL reúne os investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias em todos os estados do Brasil a fim de reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do Brasil no exterior. O investimento em Rondônia é de R$ 5 bilhões.

E para atender ao desafio da transição e segurança energética, 80% do acréscimo da capacidade de energia elétrica virá de fontes renováveis. Por meio do programa Luz para Todos, o Novo PAC vai universalizar o atendimento no Nordeste e antecipar a universalização de comunidades isoladas na Amazônia Legal. Os investimentos no pré-sal vão expandir a capacidade de produção de derivados e de combustíveis de baixo carbono no Brasil. O eixo TRANSIÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA garante a diversidade da matriz energética, a soberania brasileira, a segurança e eficiência energética para o país crescer de forma acelerada, gerando emprego, renda e inclusão social. O investimento em Rondônia é de R$ 400 milhões.

Os investimentos no eixo INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DA DEFESA permitirão equipar o país com tecnologias de ponta e aumento da capacidade de defesa nacional. O investimento em Rondônia é de R$ 3,5 bilhões.

O Novo PAC voltou para mudar a vida no Brasil de hoje e das gerações futuras, olhando com cuidado para a população de Rondônia.

Governo acredita que ponte do Abunã sobre o rio Madeira vai fortalecer o desenvolvimento econômico de Rondônia

Novas prisões em Ji-Paraná

A operação policial que investiga supostos malfeitos através do Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), com sede em Ji-Paraná, tende a tomar novos contornos pelas investigações em andamento, informa o colunista Robson Oliveira.

Segundo o jornalista, há suspeitas de superfaturamento e eventuais combinações entre agentes públicos e privados o que revela condutas inapropriadas que causam prejuízos ao erário. “Os desdobramentos, segundo uma fonte da coluna, são imprevisíveis e tendem a alcançar novos personagens. A ver”, alerta.

Polícia Civil e PF deflagram operação contra suposto desvio de R$ 17 milhões em Ji-Paraná;

Jovem polidora de tanques vira influencer ao mostrar rotina de trabalho em Rondônia

A rotina de Andressa Silva, de 24 anos, como polidora de tanques de alumínio tem repercutido na internet. Em um vídeo publicado em sua conta nas redes socais, mais de 3,2 milhões de pessoas acompanharam parte do trabalho desenvolvido por ela, informa o G1.

Com quase meio milhão de seguidores, Andressa, que mora em Presidente Médici (RO), mostra sua rotina de trabalho. Ao g1, a jovem revelou que está há cerca de oito anos na área e foi através da profissão, que conquistou sua independência e construiu sua família.

Andressa revelou que tudo começou quando trabalhava no lava-jato de sua tia. A tarefa de polir os tanques de caminhões surgiu de forma inesperada, à medida que as demandas pelo serviço aumentavam no local.

G1

Jovem conquista sua empresa própria trabalhando como polidoras de caminhões — Foto: Redes Sociais/Andressa

Mega-Sena: três apostas de Rondônia acertam a quina

Rio de Janeiro - Atendimento na Lotérica da Avenida Gomes Freie, no centro, para saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em janeiro não correntistas da Caixa Econômica Federal. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Três apostas de Rondônia acertaram cinco dezenas do concurso 2.619 da Mega-Sena, realizado na noite de quarta-feira (9), e faturaram R$ 230 mil. As apostas feitas em Porto Velho, Ouro Preto e São Miguel foram simples, feitas por apenas um apostador. Cada um deles vai receber R$ 76.879,44. Nenhuma aposta no país acertou as seis dezenas do sorteio, e, com isso, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 115 milhões.

Começa greve da Educação em Vilhena

Conforme anunciado, começou nesta quarta-feira (9), a greve dos profissionais da Educação em Vilhena. O movimento foi decidido pela categoria em assembleia realizada na semana passada.

Os professores reivindicam o pagamento integral do Piso Nacional da Educação. Os educadores estão paralisados na sede do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia. Na agenda de hoje, houve um café da manhã, em seguida foram para a Câmara Municipal, terminado com uma manifestação Prefeitura

De acordo com a assessoria do sindicato, o movimento paralisou algumas escolas da , mas ainda não há detalhes acerca do quanto a rede municipal foi afetada nem o percentual do funcionalismo do setor a aderir a greve.

As categorias que participam do movimento são as dos professores, diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores.

Outro lado

Há informações de que a administração municipal trabalha com a perspectiva de que a Justiça declare a greve ilegal, e por enquanto não cogita atender as reivindicações dos grevistas, mas estaria aberta ao diálogo.

 

Prefeito honra compromisso de campanha e atende moradores de Espigão do Oeste

Em mais uma ação voltada ao atendimento à comunidade, o prefeito de Espigão do Oeste, Weliton Campos, esteve na última quinta-feira (03) no distrito do Pacarana, oportunidade em que participou a 8ª Edição do programa “Prefeitura Perto de Você”. Na ocasião, foram desenvolvidas ações envolvendo todas as secretárias municipais.

o trabalho faz parte do compromisso de campanha em atender a população do distrito de Boa Vista do Pacarana de uma maneira diferenciada.

Acompanhado do vereador Alexandro Bahia, o prefeito teve seu trabalho destacado pelo parlamentar. “Quero agradecer ao nosso prefeito Weliton que vem cumprindo com os seus compromissos de campanha para o Pacarana, patrolando estradas, recuperando pontes, melhorando a saúde, reformando a escola Tancredo Neves entre outros compromissos”, disse o parlamentar.

Com foto e informações da assessoria

Partido que elegeu prefeito de Vilhena não presta contas à Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta a exposição "Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade", que explica como foram realizadas as eleições no Brasil da Colônia até a República.

O Podemos, partido que elegeu o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, não prestou contas à Justiça Eleitoral de Rondônia. Segundo informa decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, a legenda “deixou de apresentar, no prazo legal, a prestação de contas, relativa ao exercício financeiro 2022. Em consulta ao sistema SPCA, não foram encontradas movimentações bancárias, no referido período, bem como não há qualquer registro, até o momento, de recebimento de fundo partidário, pela agremiação partidária em análise. Intimado para cumprir o dever legal de apresentação de contas anuais, o partido quedou-se inerte”, revela trecho do documento sobre a situação do Podemos em Vilhena.

Como consequência da não prestação de contas, o partido pode perder o direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, até que sobrevenha decisão de regularização das contas, segundo informa decisão da Corte Eleitoral.

Confira decisão

 

Assim, nos termos do disposto no art. 45, IV, “a”, da Resolução/TSE n. 23.604/2019, JULGO COMO NÃO PRESTADAS AS CONTAS da Comissão Provisória do Partido PODEMOS, de Vilhena, relativas ao exercício financeiro 2022, e via de consequência, aplico-lhe as sanções previstas no art. 47 da mencionada Resolução, qual seja, a perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, até que sobrevenha decisão de regularização das contas.

Registre-se.

Publique-se, na íntegra, no DJE-TRE/RO, para ciência do Partido Político interessado.

Ciência ao Ministério Público Eleitoral.

Com o trânsito em julgado, anote-se, no SICO, o julgamento aqui realizado e expeça-se ofício ao Diretório Regional da agremiação partidária interessada, para ciência da suspensão aqui determinada.

Vilhena/RO, 03 de agosto de 2023.

 

Ex-diretor da PRF é preso pela PF

Na manhã desta quarta-feira (9), Silvinei Vasques, antigo diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, foi detido preventivamente em relação a uma investigação que apura interferência no segundo turno das eleições de 2022. A prisão ocorreu na cidade de Florianópolis, informa o g1

No dia 30 de outubro, data do segundo turno eleitoral, a PRF realizou operações de fiscalização que tiveram impacto na mobilidade dos eleitores, especialmente na região Nordeste, onde Lula (PT) estava à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto.

Na véspera das eleições, o então diretor-geral da PRF expressou seu apoio a Bolsonaro através do voto declarado.

Naquela ocasião, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou a imediata suspensão das operações da PRF, sob pena de prisão para Vasques.

Porto Fluvial de Guajará-Mirim é inaugurado

Em Guajará-Mirim, o Porto Fluvial, que fica na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, foi inaugurado nesta terça-feira (8).A obra, concluída em dezembro do ano passado, visa facilitar o transporte fluvial de embarcações e cargas pelo rio Mamoré. O  porto será alfandegado, o que permite o recebimento de mercadorias.

Porto de Guajará-Mirim, RO — Foto: Reprodução/Leonardo Mendes

Ministro dos Transportes anuncia duplicação da BR-364 em Rondônia

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que estão sendo realizados estudos para a concessão da duplicação da BR-364. Ele  anunciou ainda que a BR-319 será reconstruída com garantias de sustentabilidade ambiental.

A importância da duplicação da BR 364 em Rondônia - Media Press

Ainda de acordo com o Ministro, os projetos estão incluídos na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que será lançada na próxima sexta (11).

A rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho, na região Norte do país, será reconstruída com medidas que vão assegurar a sustentabilidade ambiental, segundo o Ministro de Transportes.

Renan Filho também afirmou que reconstruir a BR-319 não envolve somente pavimentação. O verdadeiro desafio reside em assegurar a viabilidade ambiental da região.

Com informações G1