21.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 903

Estudantes do Cone Sul participam da fase estadual do Joer em Cacoal

Os jogos contam com a participação de 40 municípios, um total de 1.500 atletas, 114 escolas e 262 dirigentes. Nesta fase, as modalidades disputadas são basquete, voleibol, futsal, handebol, futebol de campo, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa, xadrez, badminton e judô. Os jogos ocorrerão até o dia 9 de agosto em Cacoal. Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão o estado de Rondônia na fase nacional na etapa dos Jogos Escolares da Juventude, previstos para acontecer em Ribeirão Preto, estado de São Paulo, de 1º a 16 de setembro. A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer 2023, Fase Estadual Juvenil, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, em Cacoal, na terça-feira (1º).

Fortalecido, PT de Vilhena reúne militância neste sábado e traça estratégias para 2024

Fortalecidos com a vitória do presidente Lula, dirigentes do Partido dos Trabalhadores e convidados estarão em Vilhena neste sábado (05) promovendo o debate “Do mensalão às Joias das Arábias: quem deve mais ao Brasil?”. O evento terá início às 08hs30m, e acontece na sede do partido na cidade, situada no Bairro Jardim América.

Discutindo a temática de corrupção no país, a proposta do evento é construir uma linha histórica desse tema, com o foco pós manifestação de junho e julho de 2013, dos 0,20 centavos das passagens de ônibus.

Para ajudar na construção do debate os convidados e convidadas falarão sobre diversos pontos dentro da temática, até chegar nos escândalos mais recentes que são as joias das Arábias e a falsificação do cartão de vacina do ex presidente.

Com informações de Mário Quevedo

Idoso morre, mulher alega ser casada, pula muro do motel e foge

Um idoso de 63 anos faleceu após se sentir mal num quarto de um motel em Jataí, no sudoeste goiano. Uma testemunha contou à polícia que a vítima estava acompanhada de uma mulher, que alegou ser casada e fugiu do local pulando um muro.

A ocorrência aponta como causa da morte um possível infarto, pois um parente do idoso disse que ele tinha problemas cardíacos. Nesta quinta-feira (3), o delegado Marcos Guerini informou ao G1 que foi instaurado um inquérito policial e aguarda os laudos da perícia para definir os próximos passos da investigação

Justiça mantém condenações de acusados de torturar e matar criança por causa de farinha

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, em recurso de apelação criminal, manteve as condenações impostas pelo Tribunal do Júri da Comarca de Ariquemes aos réus Willian Monteiro da Silva, Ingrid Bernardino Andrade e Suely dos Santos Monteiro, por torturar e matar a criança Lauanny Hester Rodrigues, de dois anos e seis meses, “simplesmente pelo fato da criança mexer com farinha de trigo e detergente; subir na mesa e quebrar uma lâmpada”. Willian, Ingrid e Suely são pai, madrasta e avó paterna, respectivamente.

Pelos crimes: Willian Monteiro e, sua companheira, Ingrid Bernardino foram condenados a 57 anos e 4 meses de reclusão; já Suely dos Santos (mãe de Willian) foi condenada a 39 de reclusão. O regime inicial, a todos condenados, é o fechado.

 

TJRO mantém condenações de acusados de torturar e matar criança por causa de farinha, em Ariquemes

O caso

Consta nos autos que a criança, que antes morava com o pai e a madrasta, estava na guarda da avó paterna após estudo psicossocial apontar que ela vinha sofrendo torturas, como espancamento na orelha, nariz, boca, rosto e ter o braço direito quebrado.

No entanto, a avó paterna, mesmo tendo conhecimento de como a criança era tratada, a devolveu para o pai, embora ciente da responsabilidade que assumiu perante o Juízo da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Ariquemes.  O ato irresponsável da avó culminou com a morte da criança e a denúncia ofertada pela promotoria de Justiça do Ministério Público ao Poder Judiciário, que julgou e condenou os três denunciados.

Ao aplicar o termo da pena aos réus, o juiz que presidiu o Tribunal do Júri, Alex Balmant, destacou a frieza. “nenhuma palavra, nenhum gesto, nem remorso, sequer lágrimas escorreram pelos olhos dos seus algozes diretos, que após a consumação do bárbaro fato, foram para a praia localizada nas proximidades”, onde cometeram o delito. E acrescenta, entre outros, que os réus demonstraram absoluta frieza, insensibilidade para eliminar a vida da vítima, covardemente, pois a palavra amor, utilizada pelos réus, foi a desculpa para cometer atrocidades e selvageria contra a inocente criança.

Ainda com relação a sentença do Juízo do júri, consta a fala: “a mão que deveria acariciar foi a causadora da morte de um “diamante” lapidado por Deus. Os gestos de amor são humildes e jamais podem levar à morte da pessoa amada”.

Já o voto do relator, desembargador Francisco Borges, proferido em 63 laudas, entre outros, não acolheu a alegação da defesa de que a decisão dos jurados foi contrária às provas; de pedido de redução de pena e de nulidade processual. Para o relator, há prova robusta nos autos processuais de que o crime foi cometido com frieza e de forma articulada pelos réus.

Com relação à avó, que pretendia isentar-se do crime, segundo o voto do relator, ela agiu, juntamente com seu filho e sua nora, sem nenhum sentimento humanitário de cumprir com seus deveres legais de guardar, cuidar, proteger e vigiar a sua neta. Essa negligência, levou a criança ao sofrimento físico e mental, culminando com a sua morte.

Por fim, o relator afastou apenas a reincidência de tortura com relação à ré Suely, no entanto, manteve-se o tempo da pena de reclusão a ser cumprido, em razão de outras agravantes penais.

O crime aconteceu, no dia 21 de novembro de 2019, na rua Albino Henrique – Bairro Marechal Rondon, em Ariquemes.

Acompanharam o voto do relator, durante o julgamento realizado no dia 2 de agosto de 2023, os desembargadores José Jorge da Luz (presidente da 1ª Câmara Criminal) e Álvaro Kalix.

Apelação Criminal n. 0000085-59.2021.8.22.0002

Rondoniagora

Governo sanciona lei que obriga empresas a venderem assentos para crianças e pais viajarem lado a lado em RO

O governo de Rondônia sancionou sem vetos a lei estadual que obriga empresas de ônibus a comercializarem poltronas para pais e crianças viajarem lado a lado, em rotas intermunicipais. O texto já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) em julho.

A sanção a lei 5.575/23 foi dada pelo vice-governador, Sérgio Gonçalves, e as empresas terão 60 dias para se adequarem a proposta. O lei já foi publicado em Diário Oficial do Estado.

Pela nova regra, as empresas que fazem viagens entre os municípios do estado ficam obrigadas a disponibilizar poltronas para menores de 16 anos perto do adulto responsável.

A justificativa apresentada foi a de que crianças e adolescentes sentadas longe dos responsáveis podem ficar vulneráveis a situações de importunação ou assédio.

Para ter acesso à essa garantia, as passagens devem ser compradas pelo menos sete dias antes do embarque.

Em caso de não haver assento próximo ao lado do responsável, a empresa de transporte deve ofertar passagem no próximo embarque que tiver assento disponível.

Para as passagens que forem adquiridas com menos de sete dias, “a acomodação em assentos lado a lado fica condicionada à disponibilidade de vagas”. (G1)

Viagem de ônibus — Foto: CNT/Reprodução

Senador critica governo Lula e diz que única saída a pequenos produtores será o Bolsa Família

O senador de Rondônia Jaime Bagattoli, do PL, usou suas redes sociais  para falar do governo federal em relação aos pequenos produtores rurais.

Segundo o site Rondoniadinamica, O congressista alega que a gestão do PT, de Lula, tem propostas e projetos para “amordaçar a parte mais frágil do nosso campo”, mas ele não citou documentos específicos.

O pecuarista ainda disse que a última saída para esse grupo será o Bolsa Família, que, na visão dele, seria incompatível com a capacidade de geração de renda do setor. “Não é de hoje que alerto para o risco enfrentado pelos pequenos produtores no nosso país. Muitas propostas e projetos do atual Governo Federal praticamente amordaçam a parte mais frágil do nosso campo. Se não repensarmos com isso, a única saída que restará a esses produtores é o Bolsa Família, um benefício que é totalmente incompatível com a capacidade de geração de renda desse setor. No que depender de mim, pautas com esse objetivo não passarão aqui no Senado”, anotou.

Sintero e Sindsaúde definem estratégias de luta em defesa do reajuste do auxílio alimentação

A Direção do Sintero e do Sindsaúde se reuniram nesta terça-feira (20/06) para elaborar estratégias de luta em defesa do reajuste do auxílio alimentação que, para ambas as categorias, encontra-se completamente defasado.

É importante destacar que para algumas categorias, os/as servidores/as chegam a receber mais de R$1.500,00 de auxílio alimentação, enquanto os profissionais da Saúde e Educação recebem R$254,00 e R$253,00, respectivamente.

Anteriormente, os sindicatos já haviam fomentado a discussão com as suas secretarias de origem, com os/as deputados/as estaduais e com o Governo do Estado, mas as discussões não avançaram até o momento. Também foi encaminhado e reiterado ofício solicitando audiência tanto para o Governadoria quanto para a Casa Civil, mas os sindicatos não obtiveram sucesso.

Inclusive, a pauta foi tema de debate durante a campanha do Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que comprometeu-se em resolver essa disparidade de valores entre as categorias. No entanto, tem se negado a discutir a demanda com os sindicatos.

Diante do não atendimento da pauta, o Sintero e o Sindsaúde elaboraram um calendário de ações unificadas com o objetivo de engajar ambas as categorias na luta pelo reajuste do direito, de forma que o princípio da isonomia entre as secretarias que compõem o Poder Executivo seja devidamente respeitado.

Como primeiro passo, os sindicatos farão protocolo de documento ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa no dia 27 de junho, solicitando audiência para discutir a demanda e estabelecendo um prazo de resposta de até 5 dias úteis. Caso não haja devolutiva, os sindicatos comunicarão os próximos passos da luta através dos seus respectivos canais de comunicação.

Sintero e Sindsaúde definem estratégias de luta em defesa do reajuste do auxílio alimentação

Sindicatos protocolam documento solicitando audiência para tratar da gratificação de auxílio alimentação

Em busca de garantir atendimento da pauta de reivindicação sobre o auxílio alimentação, o Sintero, SindSaúde e Sinder protocolaram documento nesta terça-feira (27) na Casa Civil, Governadoria e Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), com intuito de assegurar uma audiência para discussão do assunto.

A reivindicação das categorias é pelo reajuste do direito, de forma a equiparar os valores diante de outras categorias do Executivo Estadual. Atualmente, o valor pago aos servidores/as da Educação é de R$ 253,00 e aos servidores/as da Saúde é de R$ 254,00. Já no caso dos servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte, a luta é pela implantação do direito.

As categorias solicitam o envolvimento dos deputados e deputadas estaduais de Rondônia para que a pauta seja tratada como prioridade, uma vez que a distorção de valores diante de outras categorias é muito grande. Na oportunidade, os sindicatos foram recebidos no gabinete do deputado Luizinho Goebel (PSC), que se colocou à disposição para auxiliar na luta.

No último dia 20 de junho, os sindicatos se reuniram para traçar estratégias de luta em prol da pauta. Como principal encaminhamento, foi combinado que as entidades tentarão viabilizar o atendimento da demanda através do diálogo. Porém, caso não sejam atendidos, não descartam a realização de uma campanha mais intensa e/ou paralisação nos postos de trabalho.

Os sindicatos solicitarão audiência na próxima terça-feira (04/07) com o presidente da ALE/RO, Marcelo Cruz (Patriotas) e todos os deputados e deputadas estaduais, às 14h, para recolher a assinatura dos parlamentares e para que o pedido de audiência com o Governador Marcos Rocha, seja subscrito em nome da Casa de Leis.

“O auxílio alimentação foi tema de campanha pelo atual governador, que se posicionou publicamente pela equiparação de valores. O que estamos reivindicando é o cumprimento deste compromisso feito anteriormente. Estamos optando pelo diálogo, esgotando todas as possibilidades, mas não vamos nos omitir perante nossas categorias, que já manifestaram interesse pela paralisação das atividades”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

Sindicatos protocolam documento solicitando audiência para tratar da gratificação de auxílio alimentação

Preso em Cerejeiras, homem confessa que matou para vingar seu cão que foi envenenado

Suspeito de ter matado Reginaldo Santos Silva em uma fazenda de Corumbiara foi preso pela Polícia Militar esta semana. O crime ocorreu após uma briga, depois do suspeito desconfiar que Reginaldo teria envenenado o cachorro dele.

Após informações sobre o assassinato, os os policiais do 3° Batalhão da Polícia Militar se deslocaram ao local indicado por uma testemunha, e encontraram o suspeito do crime.

Aos policiais, o homem negou envolvimento na morte de Reginaldo, mas após uma revista realizada no veículo do suspeito, os militares encontraram uma faca com marcas de sangue, provavelmente a arma utilizada no crime.

Segundo o G1, o suspeito confessou o crime e foi conduzido a Delegacia de Homicídios de Cerejeiras. Ele disse ter matado Reginaldo porque a mesma teria envenenado seu cachorro.

Os policiais militares foram informados pelo plantonista do hospital de Corumbiara que ao dar entrada a vítima já estava em óbito. A Polícia Técnico-Científica (Politec) foi acionada.

Viatura PM-RO; polícia militar rondônia — Foto: Divulgação/PM-RO

Ex-gerente do INSS é denunciado por fraude em RO

Em Jaru, quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo envolvimento em um esquema de fraudes na concessão de auxílio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Um dos denunciados era servidor do órgão.

Os crimes aconteceram entre os anos de 2015 e 2018. Segundo o MPF, o prejuízo apurado até o momento foi de R$ 145 mil, mas há indícios de que os valores possam passar de R$ 1,7 milhão com o pagamento indevido do auxílio-reclusão concedido de forma irregular.

O servidor público, que era gerente na época dos crimes, foi denunciado por conceder os auxílios em troca de dinheiro. Ele deve responder por associação criminosa, estelionato previdenciário e corrupção passiva.

PF iniciou investigação em 2020. Na época, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na agência — Foto: Rinaldo Moreira/G1

Outras três pessoas também foram identificadas como pertencendo ao grupo criminoso. Uma delas era filha do servidor e dona de uma empresa que recebia valores retroativos dos beneficiários. Também participaram das fraudes dois advogados. Os três podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário e corrupção ativa.

Ainda de acordo com o MPF, um relatório do INSS mostra a agência de Jaru em segundo lugar no Brasil no ranking de concessão de auxílio-reclusão. O documento ainda aponta que o número de benefícios concedidos no município duplicou entre 2015 e 2017, sendo que mais da metade dos requerentes morava fora da região.

A participação de outras pessoas no esquema e o possível crime de lavagem de dinheiro ainda não investigados.

G1