21.6 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 904

Ezequiel Neiva atende pedido de vereadores e garante investimento em Cerejeiras

Por Nilson Nascimento – Recurso na ordem de R$ 430 mil assegurado pelo deputado Ezequiel Neiva (União Brasil), garantirá serviços de melhorias na Linha 5, no trecho da 3ª para 4ª Eixo, no município de Cerejeiras. O investimento para a manutenção da estrada, de acordo com o deputado, está garantido no orçamento deste ano, aguardando a conclusão do projeto para a liberação do recurso e início dos trabalhos.

Ezequiel Neiva explica que o projeto de melhorias para a Linha 5 prevê os trabalhos de levantamento dos pontos baixos da estrada e 100% de encascalhamento do trecho, ambos no trecho entre a 4º e 5ª eixo.  “Essa é uma das principais vias para o escoamento de produção de grãos na região de Cerejeiras. Os vereadores Dione Ribeiro, Zeca Rolista e Reinaldo Caburé apresentaram essa demanda e o recurso logo estará liberado”, afirmou.

O parlamentar destaca que o recurso beneficia toda a população de Cerejeiras. “Por essa estrada circula grande percentual da produção de grãos, gerando empregos e renda para o município, justificou o deputado ao frisar que investir nas estradas é pensar no desenvolvimento dos municípios.

Suzi Malachias faz o melhor do modão nesta sexta em Vilhena

A cantora Suzi Malachias, um dos grandes talentos da música regional, se apresenta nesta sexta-feira (28) em Vilhena. O evento acontece na distribuidora e conveniência 5º BEC, na avenida Tiradentes, 438. Rainha dos modões, a cantora fará o melhor do sertanejo para o público vilhenense.

Casal é executado a tiros em Rondônia

Na noite desta quinta-feira (27), um casal foi assassinado a tiros na Rua Euclides da Cunha, próximo à rodoviária provisória, localizada no Centro de Porto Velho. As vítimas foram identificadas como Helielto Cardoso Pestana, de 46 anos, e Maria da Conceição Batista Neves, de apenas 25 anos.

o casal estava dentro de um veículo modelo Classic, na cor prata, quando dois criminosos em uma motocicleta se aproximaram e abriram fogo contra eles.

Helielto, mesmo ferido, conseguiu sair do automóvel, mas acabou caindo sem vida do lado de fora. Enquanto isso, a mulher foi cruelmente executada dentro do carro.

Casal é executado a tiros dentro de carro no centro de Porto Velho

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado mas pôde apenas fazer a constatação de óbito da vítimas.

Assembleia se reúne para votar projeto do Governo e liberar pagamento de servidores

A Assembleia Legislativa de Rondônia está reunida neste momento para votar o projeto do Governo que abre crédito suplementar para garantir o pagamento de parte dos servidores públicos. Há 21 deputados na Casa de Leis.

A convocação foi feita pelo governador em exercício, Sérgio Gonçalves da Silva, para que a Assembleia delibere sobre um projeto de Lei, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar por anulação para pagamento de folha, do mês de julho deste ano, dos servidores do Poder Executivo em favor das unidades orçamentárias Sesau, Segep, Sepat, Seduc, Sejucel, Idep, Fhemeron, Sefin e PGE.

O Governo explicou que tem recursos, mas que uma emenda aprovada pela Assembleia, obriga a apreciação pelo Parlamento. O presidente da Casa, Marcelo Cruz criticou a falta de planejamento do Executivo, segundo informa o Rondoniagora

 

Golpes via internet cresce em Rondônia

Rondônia está entre os estados com maiores índices de crime de estelionato virtual do Brasil. Os famosos “golpes da internet” sofreram um aumento de mais de 100% no número de casos registrados no estado, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.

O documento aponta que as ocorrências desse tipo de crime passaram de 2.787 em 2021 para mais de 5.932 mil registros em 2022.

O doutor em informática Fernando Dall’Igna aponta que essa onda de crimes está ligado com a frequência do uso da internet no cotidiano e principalmente com a exposição excessiva de informações pessoais nas redes sociais e a desatenção ao acessar sites que não são confiáveis.

Madeireiros são alvos da PF em Rondônia

 

Donos de madeireiras foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quinta-feira (27), em Ji-Paraná (RO) e Espigão d’Oeste (RO).

Segundo a PF, eles inseriam informações falsas no sistema de Documento de Origem Florestal (DOF) e realizavam transações de crédito virtuais, ou seja, eles comercializavam madeiras que não existiam nos pátios das empresas.

As investigações começaram em outubro de 2022 revelaram que a madeira era retirada de Terras Indígenas e era vendida como se fosse de origem lícita.

Durante a ação, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e uma pessoa foi presa em flagrante por posse de arma de fogo.

Operação Namím

 

A operação tem o nome de Namím, que na língua Kaiapó significa “mentira”, em alusão à forma utilizada pelos empresários para enganar os órgãos competentes, com inserção de informações falsas no sistema DOF.

G1

Operação Namim em Rondônia — Foto: Reprodução/PF

Julho de 2023 deve ser mês mais quente já registrado

Reuters – Julho de 2023 deve bater marcas anteriores de calor, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quinta-feira, depois que cientistas disseram que julho estava a caminho de ser o mês mais quente já registrado no mundo.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU e o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia também disseram em um comunicado conjunto que é “extremamente provável” que julho de 2023 quebre o recorde.

“Não precisamos esperar o final do mês para saber disso. A menos que haja uma mini-era do gelo nos próximos dias, julho de 2023 quebrará recordes”, declarou Guterres em Nova York.

“A mudança climática está aqui. É aterrorizante. E é apenas o começo”, disse ele a repórteres, acrescentando que “a era da ebulição global chegou”.

Os efeitos do calor de julho foram vistos em várias partes do mundo. Milhares de turistas fugiram de incêndios florestais esta semana na ilha grega de Rodes e muitos mais sofreram com o calor escaldante no sudoeste dos Estados Unidos. As temperaturas em um município do noroeste da China chegaram a 52,2°C, quebrando o recorde nacional.

Uma análise da Universidade de Leipzig, na Alemanha, divulgada nesta quinta-feira, apontou que julho de 2023 quebrará recordes de calor.

A temperatura global média deste mês está projetada para ser 0,2°C mais quente do que julho de 2019, a antiga marca no registro observacional de 174 anos, de acordo com dados da União Europeia.

A margem de diferença entre agora e julho de 2019 é “tão substancial que já podemos dizer com certeza que será o julho mais quente”, disse o cientista climático de Leipzig Karsten Haustein.

Estima-se que julho de 2023 esteja aproximadamente 1,5ºC acima da média pré-industrial. A OMM confirmou que as três primeiras semanas de julho foram as mais quentes já registradas.

Michael Mann, cientista climático da Universidade da Pensilvânia, afirmou que estava claro em meados de julho que seria um mês quente recorde e forneceu um “indicador de um planeta que continuará a aquecer enquanto queimarmos combustíveis fósseis”.

Normalmente, a temperatura média global para julho é de cerca de 16ºC, inclusive no inverno do hemisfério sul. Mas este julho subiu para cerca de 17ºC.

Além do mais, “podemos ter que voltar milhares, senão dezenas de milhares de anos para encontrar condições quentes semelhantes em nosso planeta”, disse Haustein. Registros climáticos anteriores e menos ajustados – coletados de coisas como núcleos de gelo e anéis de árvores – sugerem que a Terra não era tão quente em 120.000 anos.

A análise de Haustein é baseada em dados preliminares de temperatura e modelos climáticos, incluindo temperaturas previstas até o final deste mês, mas validadas por cientistas não afiliados.

“Julho é quase certamente o mês mais quente no registro instrumental”, declarou Piers Forster, cientista climático da Universidade de Leeds, no Reino Unido. “O resultado é confirmado por vários conjuntos de dados independentes que combinam medições no oceano e em terra. É estatisticamente robusto.”

Calor extremo nos Estados Unidos

Presidenta da Caixa diz que Bolsa Família poderá ser pago com real digital

Benefícios sociais e trabalhistas poderão ser pagos no futuro por meio do real digital, disse nesta quarta-feira (26) a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. O real digital é a criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC). O banco lançou um consórcio para elaborar produtos e soluções que poderão ser usadas no sistema digital.

“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou Serrano. Segundo ela, o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. “A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou a presidenta.

Nesta quarta, a Caixa lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o projeto-piloto do real digital. “Embora a Caixa pudesse desenvolver o projeto sozinha, isso levaria mais tempo”, disse o vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rosa. Segundo ele, a Elo permitirá o desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial.

A tokenização pode ser definida como a representação digital de um bem ou de um produto financeiro, que facilita as negociações em ambientes virtuais. Por meio de uma série de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, os ativos (ou frações deles) podem ser comprados e vendidos em ambientes virtuais. Em testes desde março, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024.

Financiamentos imobiliários

Segundo o vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil, Júlio Gomes, um dos produtos a serem desenvolvidos pelo consórcio será a compra de imóveis pelo real digital. O processo funcionaria como um Pix para a aquisição e o pagamento de prestações da casa própria. “A principal contribuição desse processo seria aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais”, declarou.

Para Maria Rita Serrano, a Caixa entra em vantagem nesse processo porque lidera a concessão de crédito imobiliário no país e poderá influenciar todo o mercado ao adotar o real digital nas transações. “O financiamento habitacional demora, em média, 25 dias até chegar o registro em cartório. Tem condições de agilizar e melhorar o atendimento”, comentou a presidenta da Caixa.

O representante da Microsoft acrescentou que o consórcio ainda constrói os sistemas a serem acoplados à plataforma de testes criada pelo Banco Central. Somente então, os produtos e as soluções tecnológicas serão desenvolvidas, inclusive fora das diretrizes mínimas estabelecidas perla autoridade monetária.

“A partir daí [da conclusão dos sistemas], os times [do consórcio] também trabalham nos produtos a serem criados em cima dessa rede. Há soluções mais tradicionais, como tokenizar alguns ativos para reduzir fricções e custos no sistema financeiro, mas haverá soluções fora da caixa”, declarou Gomes.

Testes

Os testes dos sistemas desenvolvidos pelos consórcios autorizados pelo BC começam em setembro. Nessa fase, a autoridade monetária avaliará a segurança da plataforma escolhida pelo BC nas operações simuladas entre o real digital e os depósitos tokenizados das instituições financeiras.

Os ativos a serem usados no projeto piloto serão os seguintes: depósitos de contas de reservas bancárias, de contas de liquidação e da conta única do Tesouro Nacional; depósitos bancários à vista; contas de pagamento de instituições de pagamento; e títulos públicos federais. Os testes serão feitos em etapas, com as transações simuladas com títulos do Tesouro Nacional sendo feitas apenas em fevereiro do próximo ano.

Brasília (DF), 26/07/2023, A presidenta da Caixa Econômica Federa, Rita Serrano, durante anúncio do Consórcio para projeto piloto do Real Digital. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Motorista que saiu de Guajará é preso com drogas em RO

Quase 50 quilos de entorpecentes foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (26) durante uma operação de fiscalização na região de fronteira do estado de Rondônia. Um caminhoneiro foi preso em flagrante na ação.

A ação aconteceu durante a Operação Hórus/Guardiões da Fronteira em Nova Mamoré (RO). Policiais militares realizavam abordagens de fiscalização na BR-425 quando se depararam com um motorista de caminhão de saia de Guajará-Mirim (RO) e seguia para Porto Velho.

O homem demonstrou nervosismo durante a entrevista, o que fez com que os policiais realizassem buscas no interior do baú do caminhão. No local foram encontradas duas caixas com drogas pesando cerca de 45 quilos.

Drogas apreendidas durante operação em Nova Mamoré — Foto: Divulgação

G1

Ezequiel Neiva assegura computadores, notebooks e mobiliário à PM no Cone Sul do Estado

Por Nilson Nascimento – Os municípios de Chupinguaia, Colorado e Vilhena serão contemplados com o recurso.

O Batalhão da Polícia Militar em Vilhena e quartéis da corporação em Chupinguaia e Colorado do Oeste estão sendo contemplados com mais investimento destinado pelo deputado Ezequiel Neiva (União Brasil), no valor de R$ 205 mil, para aquisição de computadores, notebook e mobiliário. Com o recurso foi possível comprar 28 computadores de mesa, dois notebooks, além de mobílias.

No total, foram assegurados R$ 105 mil reais para o município de Vilhena, R$ 65 mil reais para Chupinguaia e outros R$ 40 mil reais para Colorado do Oeste. Com esses recursos, foi possível adquirir 28 computadores de mesa, dois notebooks e mobiliários adequados para os locais beneficiados.

O investimento, de acordo com Ezequiel Neiva, que é sargento da Reserva da PM, visa à melhoria da infraestrutura da Polícia Militar, a fim promover a modernização do ambiente de trabalho do policial militar. Para o deputado, quando se investe na segurança pública, a população é maior beneficiada. “Os policiais terão à disposição um ambiente tecnologicamente atualizado para o desenvolvimento das atividades e melhor prestação de serviço”, acrescentou Neiva.

Mais investimentos

Em relação ao Batalhão da PM em Vilhena, além dos computadores, notebooks e mobiliário, recentemente, Neiva também destinou recursos para a instalação de duas academias (foto) e centrais de ar para a climatização do batalhão e dos quartéis da região. Essas medidas visam proporcionar melhores condições de trabalho e bem-estar aos policiais militares que atuam na região.

Para Colorado do Oeste, o deputado entregou recentemente uma academia para o quartel da cidade. Essa iniciativa visa incentivar a prática de atividades físicas e contribuir para a saúde e o condicionamento físico dos policiais.

Em Chupinguaia, por sua vez, foi construído o novo prédio do quartel da Polícia Militar, obra que representa importante investimento na segurança pública para o município.