23 C
Porto Velho
28 junho 2026
Início Site Página 905

Investigação da PF revela tráfico de meninos indígenas da Amazônia para a Turquia

Passengers gather at Sao Paulo International Airport amid the outbreak of the coronavirus disease (COVID-19) and after Omicron has become the dominant coronavirus variant in the country, in Guarulhos, Brazil January 12, 2022. REUTERS/Roosevelt Cassio

A Polícia Federal está apurando um esquema de tráfico humano e doutrinação religiosa envolvendo meninos indígenas da região amazônica que são levados para a Turquia. Segundo reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (23), a Associação Solidária Humanitária do Amazonas é suspeita de converter indígenas ao Islã e transportá-los para a Turquia.

No início deste mês, cinco indígenas que faziam parte desse programa foram deportados da Turquia após passarem três semanas detidos em Istambul, relata o Estado de S. Paulo. A Polícia Federal está investigando as atividades que esses jovens realizavam no país estrangeiro.

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos, enfatizou a vulnerabilidade dos indígenas envolvidos no esquema: “se tratam de indígenas em situação de absoluta vulnerabilidade e que se tornam, portanto, presas fáceis para essas organizações criminosas. A apresentação era feita como uma proposta de estudo na Turquia, a fim de que aqueles indígenas tivessem a possibilidade de se tornarem médicos, advogados, teólogos, engenheiros, quando, na verdade, o processo era de servidão, de imposição religiosa, de doutrinação”.

Pelo menos oito pessoas, entre turcos e brasileiros, são suspeitas de envolvimento no esquema. O turco Abdulhakim Tokdemir, apontado como líder da Associação Solidária Humanitária do Amazonas, teve seu passaporte, computador e celular apreendidos, e os sigilos fiscal e bancário foram quebrados.

A delegada da PF no Amazonas, Letícia Prado, destacou que o tráfico nem sempre se dá de forma explícita: “às vezes as pessoas pensam muito naquele tráfico puro, onde a pessoa está acorrentada a uma cama, onde a pessoa está sofrendo agressões. Não necessariamente ele acontece dessa forma. Às vezes, ele é um convite para que a pessoa vá para um outro país, a pessoa vai de forma voluntária. Só que, quando ela chega lá, não foi dito exatamente o que ela ia fazer lá ou quais eram as condições a que ia ser submetida”.

A reportagem do Fantástico relatou casos envolvendo indígenas da comunidade Taracuá, localizada a cinco horas de barco de Manaus. Uma indígena contou que seu filho deixou o Brasil aos 15 anos e já está há dois anos na Turquia, tendo viajado em um grupo com cerca de 15 pessoas.

Até o momento, a associação em questão não pôde ser contatada pelo Fantástico. Ao ser interrogado pela PF, Abdulhakim afirmou que não tem intenção de converter indígenas, mas se alguém quiser aprender sobre o Islã, ele se sente na obrigação de ensinar.

Sem previsão de chuva, semana começa com forte sol em Rondônia

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a forte massa de ar seco ainda predomina sobre o sul da Amazônia, o que dificulta a formação de nuvens carregadas. A segunda-feira (24) deve ser de sol forte e calor, com o tempo variando de claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva.

Em balneário rondoniense, jovem é estuprada por “amigos” após passar mal

Uma jovem de 18 anos chamou a PM após ser estuprada por dois homens, que a levaram a um motel, na tarde deste sábado (22), em Porto Velho.

Segundo relatos da vítima, ela e dois amigos foram a um balneário, em Candeias do Jamari. Eles deram bebida para a mulher, que acabou passando mal.

A dupla então levou a jovem para um motel, onde o estupro teria ocorrido.

A vítima acionou a PM, que a levou para uma UPA, onde recebeu atendimento médico.

A PM fez buscas na região da casa de um dos suspeitos, mas não conseguiu prendê-lo.

Rondoniagora

Sargento da PM morre vítima de grave acidente em RO

O sargento da PM Josué Silva Franco, 55 anos, morreu na madrugada deste sábado (22), vítima de um grave acidente, envolvendo um carro que ele dirigia e um outro, naBR-364, região de Nova Mutum, em Porto Velho. Houve colisão frontal entre os veículos. Josué Silva era lotado no 1º BPM e dirigia seu carro, informa o Rondoniagora.

Em cidade de Rondônia, servidor público é condenado por beneficiar empresas em licitações

Um servidor público foi condenado por improbidade administrativa em Cacoal. O homem havia sido denunciado por favorecer empresas durante licitações. Além da perda da função pública, o réu não poderá celebrar contratos e receber incentivos fiscais por três anos.

Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), o servidor prestava assessoria a empresas que acabavam vencendo as licitações no Município de Cacoal. Provas colhidas na ação movida pelo Ministério Público de Rondônia apontam que o homem se aproveitava da função de presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura para favorecer determinadas empresas.

Segundo o voto do relator, a lei impede o exercício de atividades de consultoria ou assessoramento para aqueles que tenham interesse “a ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público durante a sua atividade”.

Protocolo tenta combater violência nas escolas em Rondônia

As instituições integrantes do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação do Estado de Rondônia (Gaepe-RO) emitiram uma nota técnica para prevenir e combater a violência nas escolas do Estado.

O documento estabelece um protocolo de ações emergenciais e de longo prazo para as principais áreas que estão vinculadas ao setor escolar. Sendo eles:

Educação

 

  • Mapeamento de todas as instituições de ensino que pertencem as redes estadual, municipais e privadas em todo o estado;
  • Estabelecer um protocolo de comunicação que será mediado pela Secretaria de Estado da Educação, entre os órgãos de segurança pública, saúde, assistência social e as instituições de ensino;
  • Orientar as instituições em relação a protocolos diante de atos Infracionais praticados no ambiente escolar a sempre preservarem a imagem e dados dos envolvidos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais;
  • Criar Redes de Prevenção e Proteção para o enfrentamento de conflitos e situações de violência no ambiente escolar ou contra a escola;
  • Prestar serviços de assistência psicológica e de serviço social;
  • Estabelecer políticas para fomentar o respeito e a cultura de paz nas escolas, como programas de prevenção ao bullying e outras formas de violência escolar;
  • Desenvolver programa de prevenção e combate ao uso de drogas, integrando aos planejamento pedagógico e atividades extracurriculares.

Segurança pública

 

  • Gestores de Segurança Pública deverão implementar, de forma emergencial, comunicação direta com as entidades escolares para que seja possível o acionamento rápido da Policia Militar quando necessário;
  • Providenciar a implementação de patrulhas escolares e profissionais suficientes para as rodas;
  • Investir na aquisição de equipamentos e implementação do serviço de inteligência policial;
  • Capacitar a Polícia Militar para atendimento de demandas da comunidade escolar;
  • Promover ações de segurança dentro das escolas.

 

Saúde

 

  • Ofertar serviços de atenção e acompanhamento psicossociais, como psicoterapia, atendimento psiquiátrico, grupos de apoio, para estudantes e profissionais da educação;
  • Implementar programas que abordem as questões da saúde mental e que incentivem o autocuidado no âmbito escolar, por meio de palestras, oficinas e campanhas educativas.

 

Assistência Social

 

  • Fazer o levantamento para verificar a existência de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assim como os serviços ofertados à comunidade;
  • Implantar grupo de atenção psicossocial para profissionais da educação nos seus respectivos setores.

 

Associação Rondoniense dos Municípios (AROM) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

 

  • Orientar e contribuir com o Poder Executivo de cada município para elaboração de projetos que atendam aos requisitos do Programa Nacional de Segurança na Escola.

G1

Homem tem a casa invadida e é morto a tiros em Rondônia

Em Alta Floresta, um homem de 55 anos foi morto a tiros na última sexta-feira (21) após ter a casa invadida. O crime aconteceu no bairro Tucano no final da noite, segundo informa o G1.

De acordo com informações preliminares, um homem teria invadido a residência e efetuado diversos disparos contra a vítima e fugido do local em seguida.

Ainda não há informações sobre o que teria motivado o homicídio. A Polícia Militar chegou ao local e realizou os procedimentos necessários para a coleta de provas. A polícia civil segue investigando o caso e tentando identificar o agressor.

Suzi Malachias é uma das atrações da Noite do Piseiro nesta sexta em Vilhena

Cantora talentosa, Suzi Malachias é umas das atrações da Noite do Piseiro, evento que acontece nesta sexta (21), no espaço do Green Garden Club em Vilhena.

Com entrada progressiva, a noite terá também apresentações com Léo  Moura, DJ Romarinho, DJ Kamus e PH Marquez. Segundo os produtores, haverá Smirnoff em dobro até as 01h.

Julho Amarelo é lembrado com testes e vacinação em Vilhena

Em alusão ao Julho Amarelo, HRV teve inicio esta semana a campanha de testes e vacinação. O evento foi realizado no auditório do Hospital Regional de Vilhena nos dias 19 e 20, com testes rápidos e atualização da carteira de vacinação para servidores, acompanhantes de pacientes e população no geral.

A campanha ofereceu testes de HIV, Sifilis e Hepatite B e C. Além das vacinas de gripe, covid, tricipeviral, tétano, febre amarelo e Hepatite B.

A coordenação da campanha é pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente) em parceria com a direção do HRV.

 

Morre o jornalista Analton Alves

Morreu nesta quinta-feira (20), o jornalista Analton Alves da Silva, vítima de complicações decorrentes de um AVC, no início da semana. Analton, mais conhecido como “Da Silva”, tinha 53 anos, era um experiente profissional, mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia e começou atividades jornalísticas no jornal O Estadão do Norte, atuando ainda no Diário da Amazônia, SGC, Secretaria da Defesa, Fimca e Unir.

PERDA: Rondoniaovivo lamenta perda do jornalista Analton Alves da Silva - Rondoniaovivo.com

Rondoniagora