27.3 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 911

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Rio de Janeiro - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj) volta às aulas. De acordo com os diretores, a decisão pela volta deve-se ao avanço no restabelecimento das condições mínimas de limpeza, manutenção de elevadores e segurança e à preocupação com o enorme prejuízo que os sucessivos adiamentos vêm impondo aos estudantes de graduação e do Colégio de Aplicação (CAP). Profundamente atingida pela crise financeira do governo fluminense, a Uerj adiou cinco vezes o início das aulas referentes ao segundo semestre de 2016. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Começa nesta terça-feira (4) o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (7) para efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  

De acordo com o Ministério da Educação, para esta edição do Fies estão sendo ofertadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas. O candidato pode consultar as vagas no momento da inscrição – o sistema apresenta as ofertas de vagas por estado, município e instituição de ensino superior.

Critérios

Pode se inscrever para o processo seletivo do Fies o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

– tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o Fies 2023;

– tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;

– não tenha participado do Enem na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação;

– possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

No momento da inscrição, o candidato deve informar o CPF; um endereço de e-mail pessoal válido; os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF daqueles com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

Resultado

O ministério deve divulgar a ordem de classificação e pré-seleção no próximo dia 11, em chamada única. O cronograma completo do Fies pode ser acessado aqui.

Saae anuncia reparos em bairros de Vilhena nesta terça

Em Vilhena, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) informa que, nesta terça-feira, 04, foi preciso desligar o poço que abastece os bairros Continental, Moveleiro, Parque São Paulo e Alto Alegre, para realizar reparo de rede naquela localidade.
Assim que os trabalhos forem concluídos, o sistema de abastecimento voltará a funcionar normalmente.
O SAAE agradece a todos pela compreensão e orienta para que cada morador tenha um reservatório de água em sua residência para garantir o abastecimento mesmo quando a equipe da Autarquia estiver realizando reparos na rede.

Turismo nacional tem o maior faturamento desde 2015

O turismo brasileiro faturou R$ 73 bilhões de janeiro a abril deste ano, valor 15,8% maior do que o registrado no mesmo quadrimestre de 2022, informou o Ministério do Turismo. O montante é o maior já contabilizado no período dos últimos 8 anos, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Só no mês de abril, o setor faturou R$ 17,6 bilhões, número 9,8% maior do que o do ano passado.

Segundo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o dado confirma que o turismo brasileiro está fortalecido e que pode registrar, até o fim do ano, um dos melhores faturamentos de sua história. “Esse panorama promissor reflete não apenas a volta da confiança dos nossos viajantes, mas também o empenho de todos os envolvidos no setor em proporcionar experiências memoráveis. O turismo brasileiro segue firme e forte, pronto para encantar e surpreender aqueles que escolhem desbravar nossas terras”, pontuou.

Entre os setores que lideraram o faturamento do turismo, destacam-se o aéreo, com um montante no valor de R$ 5,6 bilhões, alta de 18,1% em abril; e as atividades culturais, recreativas e esportivas, que registraram o valor de R$ 1,3 bilhão, crescimento de 12,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. O segmento de alimentação e alojamento também teve um aumento no período: foram 6,9% a mais do que o registrado no quarto mês de 2022, chegando a R$ 5,05 bilhões.

Ainda de acordo com o estudo da FecomercioSP, as viagens a negócios e de lazer também se destacaram. A primeira teve alta de 29% nos quatro primeiros meses do ano e foi responsável por quase metade (45%) do valor arrecadado no período. Segundo a entidade, a estimativa é de que o setor siga se expandindo, devido à redução na inflação, melhora do mercado de trabalho e uma redução da taxa básica de juros que está prevista para acontecer em breve.

Rondoniense que estudava medicina no Paraguai morre em acidente no MS

Camila Brandão Compassi, estudante de medicina, de 23 anos, morreu após perder o controle da caminhonete que dirigia e capotar na MS-165, em Aral Moreira (MS) neste domingo (2).

Camila era natural de Rondônia e estava em Mato Grosso do Sul para realizar o sonho de ser médica. A jovem estudava medicina em uma faculdade particular, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

A jovem estava dirigindo a caminhonete, que saiu da pista e capotou na rodovia. Um homem, que estava no banco do passageiro, sofreu alguns ferimentos e foi encaminhado para atendimento médico em Aral Moreira.

Jovem morreu aos 23 anos, em Aral Moreira (MS). — Foto: Redes sociais e Polícia Civil/Reprodução

Nas redes sociais, a mãe da jovem publicou uma mensagem de pesar. Ao externar a dor e luto, a mãe de Camila escreveu:
Mãe fez postagem de homenagem a filha. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Gasolina cai para R$ 5,86 em RO; diesel passa a custar R$ 5,41

O preço médio da gasolina caiu pela quarta semana seguida em Rondônia. De acordo com nova pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 25 de junho e 1° de julho, o valor da gasolina caiu de R$ 5,89 para R$ 5,86.

Na mesma tendência, o preço do óleo diesel seguiu caindo e permanece mais barato que a gasolina. Nesta penúltima semana do mês, o litro passou a custar R$ 5,41, em média.

Ainda conforme a ANP, o valor do etanol também caiu pela segunda semana seguida, custando agora R$ 4,84.

Mais do levantamento

 

A ANP também trouxe mais informações neste levantamento semanal. Segundo o órgão regulador, o preço médio é calculado com base no que é cobrado dos consumidores tanto na capital Porto Velho quanto nos municípios do interior de Rondônia.

▶️ Gasolina: o combustível custava R$ 5,97 no início de junho, e agora custa R$ 5,86

  • Atualmente, o preço máximo do combustível encontrado nos postos pesquisados segue custando R$ 6,14.
  • Foram pesquisados 61 postos do estado para estabelecer o preço médio.

 

▶️ Diesel: o valor caiu pela 12ª semana seguida, custando agora R$ 5,41

  • Em oito semanas, o valor do diesel caiu mais de 11% no estado de Rondônia.
  • Segundo a ANP, o litro mais caro encontrado nos postos segue a R$ 6,68. (G1)
  • Gasolina custa R$ 5,86 em Rondônia — Foto: Marcelo Brandt/G1

Semana começa com tempo quente e seco em Rondônia

A primeira semana de julho deve ser marcada pelo tempo aberto em todas as regiões de Rondônia, indica a previsão do tempo do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

De acordo com o órgão, uma massa de ar quente e seco predomina sobre todo o sul da Amazônica e é por isso, que o tempo fica aberto em toda a região.

A previsão para segunda-feira (3) é de céu claro a parcialmente nublado em todas as regiões do estado. Além disso, não há previsão de chuva.

Tempo quente e seco — Foto: Wildes Barbosa/O Popular

PF descobre quadrilha que falsificava diploma para falsos médicos; documento chegava a custar R$ 45 mil

A Polícia Federal descobriu uma quadrilha que falsificava documentos de faculdades de medicina para obter registros e vendê-los para falsos médicos. Pelo menos 65 registros foram obtidos junto ao Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro com documentos falsos.

Os suspeitos criavam os documentos falsos muito parecidos com os originais. Usavam papel de qualidade e reproduziam o logotipo de universidades. Na maioria das vezes, os dados eram da UNEB, Universidade do Estado da Bahia.

Segundo o delegado da Polícia Federal Francisco Guarani, “a investigação conseguiu apontar que de fato existia uma estrutura empresarial nessa venda de diplomas falsos e históricos escolares falsos.”

Com documentos falsos, qualquer um poderia se passar por estudante de medicina formado. Como são as universidades que enviam a primeira documentação dos alunos formados para os conselhos regionais de medicina, os criminosos também criaram e-mail falso em nome das instituições de ensino. No caso da UNEB, a quadrilha usava o e-mail: [email protected] e conseguiu enganar o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.

INVESTIGADOS

Um dos investigados é Diego da Silva Jacome de Lima. Ele contou em depoimento à PF que é enfermeiro, que nunca foi ao campus da UNEB, que pagou R$ 45 mil e recebeu em casa toda a documentação falsa.

Marcelo Salgueiro Bruno, dono de uma empresa de ambulância e enfermeiro, também disse em depoimento que pagou R$ 45 mil por documentos. Ele recebeu uma pasta com selo e logotipo iguais aos da UNEB com histórico escolar, diploma e até monografia.

Com informações do G1

Promulgada lei que garante a presença de policial militar nas escolas de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 43/2023 que cria o “Programa Escola Segura e Cidadã (PESC)”.  O programa visa a prevenção de acidentes e riscos à integridade física dos alunos e servidores, em escolas públicas, no âmbito do estado de Rondônia, estabelecendo a prevenção contra acidentes e riscos à integridade física dos alunos e servidores, em escolas públicas, no âmbito do estado.

O projeto prevê a presença de policial armado, em tempo integral, durante o horário de aula, em todos os turnos. O policial que atuará na escola será designado por ato do secretário do estado de Segurança e Defesa da Cidadania e deverá passar por treinamento especializado para lidar com a comunidade escolar, sendo denominado a partir do credenciamento como “guardião escolar”.

O policial que for destinado a cada escola também vai trabalhar também, segundo o projeto, na orientação dos os alunos sobre as leis e os direitos individuais e deveres fundamentais, promover ações educativas que visem a prevenção da violência e do crime e elaborar relatórios de inteligência para a respectiva agência de inteligência da força a qual serve informando sobre eventuais atividades de grupos criminosos no estabelecimento de ensino ou na tentativa de cooptação de crianças e adolescentes.

Denominado como “Guardião Escolar” o policial além do serviço ostensivo, adotará conduta de polícia comunitária, sendo uma figura presente e ativa na escola, estabelecendo uma relação de confiança com a comunidade escolar. O policial vai realizar rondas nas dependências da escola durante todo o dia e estar disponível para atuar em casos de emergência e somente utilizará a força em casos extremos de ameaça à integridade física dos alunos e servidores.

Após desentendimento por programa, homem mata mulher a facadas em prostíbulo

Um homem de 36 anos, identificado como João P., foi preso na manhã deste domingo (2), após assassinar Janeci Braga da Silva, 42 com 22 facadas, crime ocorrido em um prostíbulo na região Central de Porto Velho.

De acordo com relatos do próprio criminoso, ele teria contratado um programa sexual com a vítima, mas depois acabaram discutindo. A mulher teria avançado nele com uma faca e ele reagido, tomando a arma e a matando.

Populares quiseram linchar o criminoso, mas a PM chegou rapidamente ao local.

Rondoniagora

Moradores de Cerejeiras, pai e filho morrem em acidente neste domingo

Mídia Rondônia – As vítimas foram identificadas como Andiario José dos Reis, de 42 anos, e seu filho, Vitor Gabriel Garcia Reis, de 19 anos. Eles morreram neste domingo (2) vítimas de um acidente registrado nas proximidades do Parque de Exposição de Colorado do Oeste. Um carro modelo Fox teria atingido a traseira da motocicleta. Os dois seguiam sentido Cerejeiras, cidade onde moravam.

Mídia Rondonia