27.3 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 910

Eduardo Bolsonaro compara professor a traficante

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, participou de um ato pró-armas em Brasília neste domingo, 8, e comparou “professores doutrinadores” a traficantes de drogas.

O ato foi organizado pelo grupo “Pró Armas”, que defende a flexibilização do porte e da posse de armas para cidadãos comuns, na Esplanada dos Ministérios, próximo à sede do Congresso Nacional.

“Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar e levar os nosso filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior”, disse Eduardo fazendo um discurso em cima de um carro de som durante ato.

Um dos organizadores da manifestação foi o deputado Marcos Polon (PL-MS), coordenador do grupo. Os manifestantes usavam camisetas brancas com a inscrição “não é sobre armas, é sobre liberdade” estampada. Os apoiadores da causa também estiveram na Catedral Metropolitana de Brasília durante a manhã de domingo. Estavam presentes ainda os deputados Sargento Gonçalves (PL-RN) e Sargento Fahur (PSD-PR).

Logo no primeiro dia de governo, ao tomar posse em 1º de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou uma série de decretos assinados por Bolsonaro, inclusive o que facilitava o acesso de armas a pessoas que se classificam como caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). Hoje, esse grupo busca um entendimento com o governo para reverter mudanças editadas pelo novo governo. O ministro da Justiça, Flávio Dino, levou a minuta de um novo decreto para Lula, que ainda não assinou uma norma atualizada.

Durante o ato, Pollon apresentou Eduardo Bolsonaro como o “01” na pauta pela flexibilização das armas e, de acordo com ele, quem mais enfrentaria “adversidades” para defender o tema. “O importante é a perseverança “, disse Pollon ao falar sobre o encontro nas redes sociais.

Semana começa com tempo seco e altas temperaturas em Rondônia

A semana deve iniciar com céu aberto e sem chuva em Rondônia, segundo previsão da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Uma massa de ar quente e seco vai predominar no estado nesta segunda-feira (10) e as temperaturas podem chegar a 37°C em algumas regiões. A umidade relativa do ar mínima vai variar de 30% a 40%, com ventos fracos vindos no norte e nordeste.

Garoto de 9 anos morre esmagado por pneu em Cerejeiras

Filho de família de pioneiros, Matheus Shineider, de 9 anos, morreu nesta quinta-feira (6) em Cerejeiras. Ele estava na propriedade de seus parentes quando foi atingido por um pneu de trator. A tragédia aconteceu na área rural, onde seu pai trabalha no plantio de soja e milho. Levado ao hospital da cidade, ele veio a óbito. Matheus estudava na escola Irmã Dulce. O caso foi registrado na delegacia de polícia.

 

 

Estudantes e professores universitários chegam ao Estado para participarem do “Projeto Rondon”

Estudantes, professores universitários e demais integrantes de nove estados brasileiros, desembarcaram na quarta-feira (5), em Porto Velho, para participar da nova edição do Projeto Rondon, que acontece pela terceira vez no Estado. A ação coordenada pelo Ministério da Defesa do Governo Federal, tem parceria com o Governo do Estado, e visa incentivar a inclusão de alunos do ensino superior no processo de desenvolvimento local sustentável e cidadania, atuando de forma voluntária.

Os participantes do projeto, também conhecidos como “rondonistas”, chegaram à Capital em um avião modelo Airbus da Força Aérea Brasileira – FAB. São 25 universidades presentes na edição, pertencentes a nove estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

Para o universitário da cidade de Pato Branco (PR), Luan Paulo Rafagnin, que desenvolverá atividades no município de Costa Marques, apoiar a comunidade local é uma experiência que vai marcar sua carreira profissional. “Vou cumprir a missão na cidade de Costa Marques, e já tenho boas expectativas com o projeto, que além de contribuir com a população, será uma forma de me inserir na cultura do povo”, comentou.

A professora de uma universidade do Paraná, Giovana Faneco Pereira, acompanhando os alunos, destacou a necessidade de envolvê-los na vivência direta com as realidades de Rondônia. “Para muitos, este é um novo desafio, e as expectativas levam à oportunidade de aprender com as pessoas da região. Uma experiência que deveria ser vivida por todos os universitários”, ressaltou.

No total, são mais de 250 “rondonistas”, incluindo alunos de outros municípios rondonienses, que realizarão atividades voluntárias em áreas como Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente. O projeto é realizado no estado de Rondônia pela terceira vez, com a operação intitulada “Sentinelas Avançadas”, em referência ao monumento Real Forte Príncipe da Beira.

Para o governador, Marcos Rocha, a ação fortalecerá o trabalho voltado para a integração nacional, proporcionado pela troca de experiências. “Essa dinâmica do projeto é especial pois, permite um trabalho humano e solidário, por meio da prática profissional desenvolvida pelos universitários, caracterizando assim, a importância da ação no Estado”.

Sentinelas avançadas

Serão visitadas 12 cidades rondonienses ao longo da Operação “Sentinelas Avançadas”

Serão visitadas 12 cidades rondonienses ao longo da operação “Sentinelas Avançadas”. O projeto inicia no dia 6 com reuniões de alinhamento para a sua execução. A abertura solene acontece no dia 7, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. As atividades da operação seguem até o dia 23 de julho nas cidades de: Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Costa Marques, Nova Brasilândia d’Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste e Seringueiras.

O Projeto Rondon foi criado em 1967 e suspendeu as atividades em 1989. A ação foi retomada em 2005 e, a partir de então, ampliou e estimulou a participação dos estados brasileiros. Rondônia participou da 1ª edição do projeto quando foi implantado em 1967, e da segunda edição que foi em 2017, com a Operação “Rondônia Cinquentenário”.

Mais uma aposta de Vilhena ganha na Mega-Sena

Rio de Janeiro - Atendimento na Lotérica da Avenida Gomes Freie, no centro, para saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em janeiro não correntistas da Caixa Econômica Federal. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Duas apostas de Rondônia levaram mais de R$ 35 mil para casa. O sorteio foi realizado na última quarta-feira (5), no Espaço da Sorte, em São Paulo, pela Caixa Econômica Federal, mantenedora da Loteria.

O Concurso 2.608 sorteou as seguintes dezenas:

07, 13, 17, 24, 29, 52

Segundo a Caixa, as apostas ganhadoras de Rondônia fizeram quina, quando acertam cinco números, e levaram, juntas, R$ 36.869,80. Confira as cidades das apostas sortudas:

– Porto Velho (Loterias em Canais Eletrônicos): R$ 18.434,90

– Vilhena (Lotérica Vilhena): R$ 18.434,90

Além das apostas rondonienses, outras 111 faturaram os R$ 18.434,90 com cinco acertos praticados. Outras 7.355 apostas ganharam R$ 404,61.

Ainda de acordo com a Caixa, ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou chegando a R$ 9 milhões para o próximo sorteio, que acontece no próximo sábado (8). Rondoniagora.

Professora morre atropelada em Rondônia

A professora Luciane Grando morreu depois de ser atropelada por um carro em uma linha rural em Nova Mamoré. A vítima tinha parado a motocicleta por medo de uma vaca que estava na pista, quando foi atingida pelo veículo que vinha atrás.

O motorista do carro estava no local quando a polícia chegou. Ele contou que trafegava atrás de dois caminhões e estava com a visibilidade comprometida por conta da poeira.

Segundo o motorista, os caminhões desviaram sem dar sinal, ele viu duas motocicletas paradas no caminho e tentou frear, mas não conseguiu e acabou batendo nos dois veículos.

Professora Luciane Grando — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Uma das motociclistas sofreu apenas ferimentos leves. Já a professora Luciane ficou em estado grave e chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A segunda vítima contou que ela e Luciane estavam paradas por medo de uma vaca que estava na pista.

Luto

 

A Prefeitura de Nova Mamoré emitiu uma nota de pesar pela morte da professora e decretou luto de três dias no município.

Segundo a prefeitura, Luciane fazia parte da Secretaria Municipal de Educação há mais de 10 anos. A professora lecionava na Escola Municipal Luciana Maronari. Com informações do G1.

Precatório de professores é o primeiro da fila, mas carece de cálculos

Em reunião com o juiz auxiliar da Presidência, Ilisir Rodrigues, responsável pelo setor de precatórios do Tribunal de Justiça de Rondônia, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Sintero, buscou esclarecimentos sobre o andamento da fila de pagamentos, já que, atualmente, encontra-se em primeiro lugar, processo que envolve cerca de sete mil pessoas. O magistrado explicou que o TJRO está empreendendo todos os esforços para fazer os cálculos necessários para efetuar o pagamento, pois, segundo ele, há recursos financeiros para o pagamento, porém, por se tratar de muitos beneficiários, é preciso atualizar os valores um a um.

O TJRO enfrenta dificuldades para cumprir a tarefa, pois os quatro contadores convocados no último concurso deixaram a instituição. Hoje só há dois contadores com o árduo trabalho de chegar ao montante que deve ser pago a cada trabalhador integrante do processo (cerca de sete mil). Por esse motivo, em relação ao referido precatório, não estão sendo realizados os pagamentos prioritários (humanitários de idosos e doenças graves) para viabilizar a quitação integral para todos.

“Os dois contadores precisam dar conta tanto da lista normal quanto da prioritária. Tudo é feito no Excel, o que demanda o preenchimento de todos os dados do beneficiário, individualmente”, esclareceu. O magistrado pontuou que seriam necessários mais profissionais da área para agilizar o andamento, mas não há mais concursados na fila de aprovados para serem convocados. “Convocamos todos os classificados”, disse.

Diante dessa situação, Ilisir Rodrigues demonstrou à comitiva do Sintero que não é possível fazer uma previsão de conclusão dos cálculos, mas garantiu que o empenho da instituição é no sentido de atender o quanto antes a demanda, finalizando os cálculos para que o Estado de Rondônia possa se manifestar e, ao final, possibilitar o pagamento de todos os trabalhadores integrantes do processo.

Precatório de professores é o primeiro da fila, mas carece de cálculos

Preso casal que fazia delivery de drogas em Pimenta Bueno

Em Pimenta Bueno, um casal foi preso no último final de semana por tráfico de drogas. Uma denúncia informou à polícia que um serviço de “delivery” de entorpecentes estava sendo realizado na cidade.

De acordo com relato da Polícia Militar (PM), após o recebimento da denúncia foram feitas patrulhas pela cidade, quando os agentes encontraram um casal em uma motocicleta que correspondia às características informadas.

Quando a polícia deu a ordem de parada, o condutor arremessou um pacote na beira da via antes de estacionar. Os agentes localizaram o pacote e identificaram uma substância aparentando ser cocaína.

Os policiais seguiram até a residência dos suspeitos e encontraram cerca de 1 quilo de maconha, uma balança de precisão, equipamentos para embalar as drogas e dinheiro em espécie.

O casal foi levado à delegacia de Polícia Civil assim como a moto, os entorpecentes e os demais materiais apreendidos. G1

Drogas apreendidas durante ação da PM em Pimenta Bueno — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Bolsonarista Zé Trovão revela que fez performance drag queen; (vídeo)

Voltou a viralizar nas redes sociais uma declaração do deputado federal bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) dada durante o podcast PodTudo sobre sua pouco conhecida carreira de ator drag queen. Visivelmente constrangido, ele disse ter atuado e criado uma personagem.

“O que aconteceu? Trabalhava com eventos em São Paulo em um hotel fazenda chamado Vale das Nascentes… Era uma personagem cômica para fazer um show de stand up, porque a vida é tão legal que minha parceira de trabalho era homossexual… Brava igual um homem… Disse para ela que vamos fazer um inverso aqui, já que você é machão, vou fazer um personagem mais afeminado. Entrei vestido de drag no negócio, e começou minha vida ali com aquela personagem”.

 

Assista: 

Pastor que mandou seguidores matarem gays incendeia a política

A polêmica – para dizer o mínimo – fala do pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, durante um culto em Orlando (EUA), na qual sugere a morte de pessoas LGBT+, detonou uma nova guerra entre direita e esquerda na política brasileira. Durante a pregação religiosa no domingo, 2, Valadão falou sobre “recomeçar do zero” a sociedade em relação às pessoas LGBT+. “Aí Deus fala ‘se eu pudesse, matava tudo e começava tudo de novo, mas já prometi para mim mesmo que não posso, então agora está com vocês’”, declarou o pastor na cerimônia transmitida pelas redes sociais. Vários parlamentares de esquerda foram à tribuna do Congresso e ao Ministério Público Federal denunciar o líder religioso. “Por tudo que sou, pelo que acredito, pela minha família e por tudo que espero para a sociedade, não posso me calar diante do crime praticado por André Valadão. Vamos representar criminalmente para que ele responda por manipular a fé e incitar a violência”, diz o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, que é gay. Na representação que fez ao MPF, ele pede a prisão de Valadão. “Pastor bolsonarista Andre Valadão tem que ser punido por incitar o ódio e ataques contra a comunidade LGBTQIA+. Não dá pra normalizar esse absurdo. Mentiu sobre Lula fechar igrejas nas eleições e continua praticando crimes. Não pode usar o nome de Deus para pregar a violência”, postou a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.Outros parlamentares, como a deputada Erika Hilton, primeira mulher trans eleita para a Câmara dos Deputados, também foram ao MPF denunciar o pastor. Defesa Do outro lado do espectro ideológico veio a defesa de Valadão. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), disse nesta terça-feira, 4, que o que está acontecendo é perseguição religiosa. “Aos que estavam duvidando… a perseguição chegou dentro das igrejas, é o início do fim do resto que ainda tínhamos de liberdade religiosa”, disse, ecoando uma pregação que a direita fazia na campanha contra Lula.