31.9 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 918

Ezequiel Neiva diz que Concurso Leiteiro de Colorado será vitrine para Rondônia

Por  Nilson Nascimento – Um dos principais incentivadores da Feira Agropecuária de Colorado do Oeste, o deputado Ezequiel Neiva (União Brasil) afirma que sucesso do Concurso Leiteiro na Expocol servirá como vitrine para todo o Estado. O parlamentar destaca que os próprios produtores da região conseguiram melhorar a genética dos animais ao longo dos anos. “Se antes tínhamos vencedores de torneios leiteiros com dez, quinze litros por animal, hoje Colorado do Oeste chegou à impressionante marca de aproximadamente 50 litros por vaga”, acrescentou Ezequiel Neiva.

O deputado destacou ainda, que Colorado do Oeste é um dos poucos municípios que têm realizado feira agropecuária, e o Concurso Leiteiro é um exemplo não só para Rondônia, mas para todo o país. O parlamentar afirmou ainda, que é preciso incentivar o produtor de leite, realizar ações que possam promover essa cultura no Estado.

Ezequiel Neiva destacou também o sucesso de toda a Feira Agropecuária. Parabenizou os organizadores da festa, ao afirmar que a população está carente de eventos na cidade. “Destinamos recurso para apoiar a realização da Expocol. Dessa forma a diretoria, que tem como presidente Ênio Milani, pode promover quatro dias de entrada gratuita à população.

Falsificadores de diplomas de médico são presos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20/6), a Operação Catarse II com o objetivo de prender o núcleo central de organização criminosa especializada na falsificação de diplomas para o curso de medicina e na inscrição de falsos médicos em Conselhos Regionais.

Na ação, cerca de 30 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas cidades de Rio de Janeiro, Silva Jardim (RJ), Saquarema (RJ) e Montes Claros (MG).

A investigação, conduzida pela Força-Tarefa da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF no RJ, teve início em abril de 2022 com a prisão em flagrante de duas pessoas na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, quando tentavam obter os registros profissionais de médicos instruídos com documentos falsificados de graduação em medicina, notadamente diplomas e históricos escolares.

Com o evoluir das investigações, foi deflagrada a primeira fase da operação, em fevereiro de 2023, com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso, dentre elas duas clínicas médicas. Na ocasião, foram apreendidos aparelhos celulares, jalecos, carimbos, documentos de identificação, carteiras do Conselho Regional de Medicina do RJ, históricos escolares, diplomas, entre outros.

Com as medidas cumpridas nesta terça, a PF busca prender os líderes da organização criminosa e desarticular sua atuação em diversos estados do país, bem como identificar outros falsos médicos e também profissionais de outras áreas que estejam atuando a partir dos serviços prestados pela quadrilha.

Os crimes investigados são os de falsificação de documento público, com pena de 2 a 6 anos de reclusão e multa, e uso de documento falso, que configura a imposição da mesma pena do crime antecedente – neste caso, o de falsificação de documento público.

Catarse II
O nome da operação faz alusão a um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal.

Metrópoles

Estudante de 16 anos morta e aluno atingido na cabeça em ataque a escola eram namorados

A estudante de 16 anos morta após ser baleada na cabeça durante o ataque a tiros no Colégio Estadual Helena Kolody em Cambé, no Paraná, nesta segunda-feira (19), era namorada do aluno que também foi atingido na cabeça por um disparo, segundo contou a família das vítimas. A informação é do portal g1.

Karoline Verri Alves, a estudante, faleceu no local. Já o rapaz, Luan Augusto, foi levado em estado grave ao Hospital Universitário de Londrina (H.U), a 14 quilômetros de Cambé. O casal foi vítima de um ataque promovido por um ex-aluno de 21 anos do colégio; ele havia entrado na escola com a justificativa de solicitar documentos à direção e, após se infiltrar, promoveu os disparos.

A Polícia foi acionada e prendeu o atirador, que carregava uma machadinha, carregadores de revólver e uma arma. Diversas autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, se manifestaram sobre o caso

Luan Augusto e Karoline Verri Alves

Vetado por Bolsonaro, programa de absorventes beneficia 24 milhões de mulheres

Absorvente

O governo federal divulgou, nesta segunda-feira (19), os critérios para distribuição gratuita de absorventes, que deverá atender cerca de 24 milhões de pessoas em condição de vulnerabilidade social.  

Conforme portaria interministerial, o público-alvo é de pessoas inscritas no Cadastro Único, em situação de rua ou pobreza, matriculadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais e que pertençam a famílias de baixa renda, estejam no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas.

Os absorventes serão distribuídos em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas.

Estão previstos cursos de capacitação de agentes públicos para esclarecer sobre a dignidade menstrual, além de campanhas publicitárias.

A compra dos absorventes deve levar em conta critérios de qualidade previstos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caberá ao Ministério da Saúde fazer uma estimativa do uso médio de unidades de absorventes e do ciclo menstrual.

O Ministério da Saúde ressalta que milhares de pessoas não têm acesso a absorventes no país “e, em consequência, meninas deixam de frequentar aulas por vergonha, e mulheres usam formas inadequadas de contenção do fluxo, como papel higiênico e até miolo de pão”.

O projeto, que previa a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda da rede pública e para mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social, foi aprovado no Senado em setembro de 2021 e seguiu para sanção presidencial. Porém, o então presidente Jair Bolsonaro vetou trechos do projeto. O governo à época argumentou que o projeto contrariava o interesse público.

Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou o decreto que regulamenta a Lei nº 14.214/21 e instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

O objetivo do programa é combater a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação ou a falta de recursos que possibilitem sua aquisição, oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.

No mesmo mês, o Congresso Nacional derrubou veto de Jair Bolsonaro à distribuição de absorventes.

Caixa começa a cobrar Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

A partir de 19 de julho, as pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começarão a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa.

Em nota, o banco desmentiu falsas notícias que circularam nessa segunda-feira (18) de que a tarifação atingiria outros tipos de clientes. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança.

“A prática [tarifação do Pix para pessoas jurídicas] já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020”, justificou a Caixa em nota.

O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. O banco, informou a nota, mantém o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços.

Confira as tarifas de envio e recebimento do Pix para pessoa jurídica privada:

Pix transferência

•   Envio de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento

•   Envio entre empresas por chave Pix ou inserção de dados bancários

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50

Pix compra

•   Empresa recebe Pix de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático

•   Empresa recebe Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Pix Checkout

•   Empresa recebe Pix de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico

•   1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Fonte: Caixa Econômica Federal

Polícia prende homem suspeito de encomendar morte do enteado em RO

Dois homens e uma mulher foram presos preventivamente, na manhã desta segunda-feira (19), durante a Operação Caina, deflagrada pela Delegacia de Homicídios de Ariquemes.

Os presos são suspeitos de terem envolvimento no homicídio a tiros de Ericson Aloisio Maulaes Tomaz, ocorrido em 14 de junho de 2021, no setor Chacareiro, daquela cidade.

Após as investigações, os policiais saíram para cumprir, além dos mandados de prisão e de busca e apreensão nas residências dos suspeitos, com objetivo de colher mais provas referente ao crime.

Segundo a Polícia, um dos homens, foi apontado como o mandante e o outro teria praticado o crime. Já a mulher, de acordo com os investigadores, teria indicado um dos executores do assassinato.

Com as prisões realizadas na manhã desta segunda, já são 6 as pessoas presas preventivamente, por suspeitas de envolvimento no homicídio de Ericson.

A Delegacia de Homicídios esclareceu o crime e disse que o suspeito de ser o mandante do crime era padrasto da vítima. A motivação foi a ambição. Ele convivia em união estável com a mãe de Ericson e teria encomendado a morte para ficar com as terras que a vítima havia herdado de seu pai.

A Polícia segue nas buscas para tentar prender mais um envolvido no crime, Edmar Gabriel, que é considerado foragido. As informações sobre o paradeiro dele podem ser repassadas através do 197.

A operação contou com o apoio da Polícia Federal, por intermédio do Setor de Inteligência Policial (SIP) e da Delegacia Regional de Jaru

O crime

Ericson Aloisio Maulaes Tomaz foi encontrado morto em um matagal. Ele foi assassinado com três tiros.

Conforme a Polícia, as investigações apontam que a vítima foi assassinada a mando de um empresário de Jaru, que contratou o atirador por R$ 20 mil, para que ele, e um comparsa, matassem Ericson.

Os criminosos que colocaram o plano em prática mentiram para a vítima. Os dois assassinos foram até a residência de Ericson, com o argumento de que queria comprar mandioca.

A dupla convenceu Ericson a ir até a propriedade rural que possuía. Naquele local, quando a vítima virou de costas para realizar a colheita, os criminosos efetuaram os disparos.

A Polícia apurou que a motivação, seria uma possível dívida entre Ericson e o empresário que arquitetou o crime. Rondoniagora

Lei que garante medicamento a base de canabidiol é promulgada em Rondônia

Foi promulgada no final da última semana pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) a Lei 5.557, que garante o fornecimento gratuito de medicamentos a base de canabidiol nas unidades de saúde do estado.

A lei publicada em Diário Oficial fala sobre a importância da distribuição do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com epilepsia, Alzheimer, Mal de Parkinson, dentre outras doenças.

O texto ainda determina que o medicamento:

  • Pode ser de procedência nacional ou importado;
  • Formulado à base de derivado vegetal, industrializado e tecnicamente elaborado;
  • Deve estar nos termos das normas elaboradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Possui em sua formulação o canabidiol em associação com outros canabinoides, dentre eles o tetrahidrocanabidiol;
  • Deve ser prescrito por profissional legalmente habilitado para tratamento de saúde, acompanhado do devido laudo das razões de prescrição.

 

O texto é de autoria do deputado estadual Dr. Luís do Hospital (MDB), com a coautoria do deputado estadual Alan Queiroz (Pode) e teve como relator o deputado Lucas Torres (PP)

Álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora, revela pesquisa

Marco na luta contra a violência no trânsito no Brasil, a Lei Seca completa 15 anos nesta segunda-feira (19). Para lembrar a data, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) divulgou dossiê sobre os acidentes provocados pelo uso de álcool no país. Os dados foram coletados do Ministério da Saúde.  

O documento revela que 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora.

“Esse número é altíssimo se a gente considerar que as mortes atribuídas ao álcool por acidente de trânsito são completamente evitáveis. É só você não beber”, diz o psicólogo e pesquisador do Cisa, Kaê Leopoldo. Segundo o levantamento, cerca de 5,4% dos brasileiros relataram dirigir após beber, índice que tem apresentado estabilidade no país.

Apesar de alarmante, a taxa de mortes por 100 mil habitantes de 2021 foi 32% menor que a de 2010, quando a Lei Seca ainda tinha apenas dois anos. O número de mortos por ano caiu de sete para cinco por 100 mil habitantes no período.

Para Kaê, o número ainda é excessivamente alto, mas “a gente precisa entender que a tendência é de redução. Vem sempre existindo uma tendência de redução ao longo dos 10 anos analisados”, acentua.

Hospitalizações em alta

O total de hospitalizações cresceu 34% no período, passando de 27 para 36 internações a cada 100 mil habitantes. A pesquisa mostra, também, que esse crescimento foi puxado por acidentes com ciclistas e motociclistas, uma vez que caíram as hospitalizações de pessoas que estavam em veículos e de pedestres envolvidos em acidentes causados pelo consumo de álcool.

O pesquisador do Cisa opina que a expansão das hospitalizações envolvendo ciclistas e motociclistas pode estar relacionada ao aumento da frota no período.

“Principalmente na questão dos motociclistas, que representam um caso que merece atenção especial. Cresceu o total de motoboys e de entregadores. Eles passaram a trabalhar em horários que, às vezes, há outras pessoas dirigindo embriagadas [cujos veículos]  podem [atingir] motoboys”, destaca Kaê.

Diferenças

Os números de óbitos e hospitalizações variam bastante de acordo com o estado. Enquanto Tocantins (11,8), Mato Grosso (11,5) e Piauí (9,3) registram mais de nove óbitos a cada 100 mil habitantes por acidentes motivados pelo consumo de álcool, Amapá (3,6), São Paulo (3,5), Acre (3,5), Amazonas (3,2), Distrito Federal (2,9) e Rio de Janeiro (1,6) não chegam nem a quatro óbitos por 100 mil habitantes.

Em relação a hospitalizações, elas podem variar de 85,2 a cada 100 mil pessoas, como no Piauí, até 11,8 a cada 100 mil no Amazonas. A diferença é de mais de sete vezes entre os dois estados. Para o pesquisador, é difícil entender essa diferença.

“Temos alguns indicativos como implementação de políticas públicas, fiscalização, densidade de blitzes, fatores culturais, frota de veículos e qualidade da frota e das estradas. Tudo isso entra no cálculo e afeta na diversidade dessas taxas de óbitos e hospitalizações”, argumenta.

A socióloga Mariana Thibes, coordenadora do Cisa, diz que as autoridades locais devem aumentar a fiscalização nas ruas e implementar campanhas de educação.

“A educação da população tem um importante papel na segurança viária e, em relação à fiscalização, sabemos que quando não há continuidade o impacto na redução de mortes viárias tende a diminuir, apesar da existência de leis”, opina.

Perfil das vítimas

O perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool é majoritariamente masculino. Isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. “Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada”, informa o estudo.

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool alerta que não há um volume seguro para ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa, acentua que muitas pessoas acreditam que a pouca ingestão de álcool não interfere na capacidade de dirigir.

“Em pequenas quantidades, o álcool já é capaz de alterar os reflexos do condutor e, conforme a concentração de álcool no sangue, [ele] se eleva e aumenta também o risco de envolvimento em acidentes de trânsito graves, uma vez que provoca diminuição de atenção, falsa percepção de velocidade, aumento no tempo de reação, sonolência, redução de visão periférica e outras alterações neuromotoras”, finalizou.

Ex-aluno invade escola, mata estudante e fere outro com tiro na cabeça, no Paraná

Uma menina foi morta no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira (19), segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a Polícia Militar, um ex-aluno, 21 anos, foi até a direção da escola para solicitar documentos, quando fez os disparos. Na ação, ele baleou uma menina, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Um menino foi ferido na cabeça e socorrido em estado grave.

A idade das vítimas não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.

Após os disparos, a polícia foi acionada e o atirador foi preso. Policiais militares, Corpo de Bombeiros e Samu estão no local.

Após o ataque, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias.

Governo Itinerante: Ezequiel Neiva acompanha governador no Cone Sul

Por Nilson Nascimento – Nesta semana o deputado Ezequiel Neiva recebe no Cone Sul do estado, o governador Marcos Rocha com equipe de secretários para a agenda do Governo Itinerante nos municípios da região. Ezequiel Neiva ressalta que o governador Marcos Rocha deve apresentar um pacote de investimentos para os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras, Cabixi e Chupinguaia, conforme a prioridade de cada cidade.
A agenda do Governo Itinerante terá início na terça-feira (20) à tarde, em Pimenteiras.

Na quarta-feira, o governador Marcos Rocha e o deputado Ezequiel Neiva estarão em Corumbiara e Cabixi. Na quinta-feira, Colorado e Cerejeiras recebem a comitiva do Governo. Na sexta-feira a agenda será em Vilhena e no sábado em Chupinguaia.

Para o deputado Ezequiel Neiva, a presença do governador nos municípios é muito importante. “A agenda do Governo Itinerante deixa o Estado mais próximo da população e facilita o alinhamento das ações de governo, vez que os representantes de todas as secretarias de Estado estarão acompanhando o governador Marcos Rocha”, explicou o parlamentar.

Ezequiel Neiva destaca que alguns investimentos que destinou aos municípios serão entregues durante da agenda do Governo Itinerante, como a entrega de títulos urbanos em Pimenteiras. “Temos diversas ações e anúncios de recursos para os municípios”, acrescentou o deputado.

Agenda do Governo Itinerante

Dia 20 – Pimenteiras
Dia 21 – Corumbiara e Cabixi
Dia 22 – Colorado e Cerejeiras
Dia 23 – Vilhena
Dia 24 – Chupinguaia