35.1 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 917

PF prende ‘coiote’ acompanhando grupo de estrangeiros em Guajará-Mirim

Um homem suspeito de auxiliar pessoas a entrar ilegalmente nos Estados Unidos foi preso em Guajará-Mirim (RO). Segundo a Polícia Federal (PF), o ‘coiote’ foi preso em flagrante acompanhando um grupo de estrangeiros no porto do município.

A prisão foi feita na noite da última segunda-feira (19). A operação conseguiu localizar o suspeito por meio de relatos sobre o aumento do fluxo de estrangeiros vindos de países como Nepal e Bangladesh.

Foram realizadas investigações para entender como o esquema ilegal de migração funcionava. Os envolvidos no suporte logístico da saída ilegal do país foram identificados com um mapeamento.

De acordo com a polícia, os estrangeiros chegavam em Porto Velho e seguiam para Guajará-Mirim para seguir a rota que os levaria até os EUA.

Vídeo: Carretas pegam fogo após colisão frontal na BR-364, em Ariquemes

Duas carretas pegaram, no início da tarde desta quarta-feira (21), na BR-364, em Ariquemes, no sentido Jaru. Vídeos divulgados em redes sociais mostram o incêndio. Não há informações sobre vítimas. As informações são do Rondoniagora.

 

Em Cacoal, banda Hey Joe’s canta Linkin Park e Foo Fighters nesta sexta

Nesta sexta-feira, dia 23, no Katraca’s Rock Bar, em Cacoal, a banda protovelhense Hey Joe’s fará especial cantando Linkin Park e  Foo Fighters.

Será mais uma noite recheada de grandes clássicos do rock and roll na Capital do Café. O Katraca’s é mais um espaço alternativo no cenário underground da cena roqueira rondoniense.

Palco de bandas alternativas e músicos renomados, o Katraca’s é referência na região e mais uma opção de lazer para os amantes do rock.

Ezequiel Neiva entrega títulos urbanos à população de Pimenteiras

Por Nilson Nascimento – No início da agenda do Governo Itinerante, em Pimenteiras, nesta terça-feira (20), o deputado Ezequiel Neiva juntamente com governador Marcos Rocha realizaram a entrega de títulos de regularização urbana a alguns moradores.

Isabel Herrera Ribera reside em Pimenteiras há 54 anos. Ela chegou ao município em 1969 e desde então ‘sonhava’ em ter a escritura do seu lote. Mais de cinco décadas após chegar à cidade, enfim, Isabel Herrera recebeu o título de posse do seu terreno. Isabel e outros cerca de 1.400 proprietários de lotes em Pimenteiras estão recebendo a titularidade de posse por meio de emenda parlamentar do deputado Ezequiel Neiva, no valor de R$ 200 mil.

Quem também recebeu o documento das mãos do governador e do deputado Ezequiel Neiva foi João de Brito, morador do município há 40 anos.  “Sempre pensei em ter o documento, mas nunca chegava à ocasião. Agradeço muito ao governador e ao deputado”, afirmou. O senhor Abel Mendes Neri também foi contemplado. Ele conta que há 37 anos aguardava por esse momento.

Ezequiel Neiva entende que a documentação dos lotes é um dos maiores benefícios que morador pode receber. O deputado destacou ainda, que o processo de regularização fundiária não terá nenhum custo para a população. “O morador poderá, enfim, ter o documento do seu lote. Dizer e provar que é seu. Poderá fazer financiamento e investir para a melhoria de vida de seus familiares”, observou o parlamentar ao agradecer o governador pela liberação do recurso e enaltecer a parceria com o governo e a prefeitura.

O governador destacou a importância da legitimação de posse dos lotes, para os municípios possa atrair investimentos, gerar empregos, renda e se desenvolver. Disse que o governo tem investido na regularização urbana em diversos municípios. Citou também como exemplo a cidade de Porto Velho, que até o final do ano chegará marca de 24.900 títulos entregues em seis bairros.

Regularização em Pimenteiras

O secretário de Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio, explicou que serão regularizados 1.400 lotes, atendendo 100% da cidade. Disse que 840 títulos já foram protocolados no cartório, que deve realizar a entrega até o final do próximo mês. Os outros 560 documentos devem ser finalizados até o final do ano.

A prefeita de Pimenteiras, Valéria Garcia, afirmou que é uma honra poder realizar o sonho da população do município. Disse que as equipes estão empenhadas para realizar 100% das  entregas até o final do ano.

Julgamento no TSE é apenas o início da descida de Bolsonaro ao inferno

Foi no “cercadinho” do Palácio da Alvorada que, em ao menos dois momentos, Jair Bolsonaro definiu a própria vida como “um inferno”. O primeiro foi em fevereiro de 2021, quando uma nova onda da pandemia de Covid-19 expôs, mais uma vez, a negligência da gestão bolsonarista. “Minha vida é um inferno”, resmungou o então presidente a apoiadores

Na segunda vez, em abril de 2022, a lamúria foi acompanhada por uma explicação. “Está um inferno a minha vida. Se for tratar de político, eu não faço mais nada”, disse Bolsonaro, de cara fechada, a seis meses da eleição que decretou o fim de seu governo.

Autoengano não é crime, e o agora ex-presidente não precisará prestar contas dessas declarações. Mas sua vida torta deve, sim, virar um inferno a partir de quinta-feira (22), data em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) inicia o julgamento de uma das muitas ações que podem – e vão – torná-lo inelegível por oito anos.

Trata-se, especificamente, de uma Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral). Dez em cada dez especialistas garantem que o ex-capitão não tem chance nenhuma de ser absolvido. O TSE tem sete ministros – Alexandre de Moraes, André Ramos, Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Floriano de Azevedo, Nunes Marques e Raul Araújo Filho. Aliados de Bolsonaro já tentam enxergar um alento se o placar final não for uma derrota por 7 a 0. O próprio ex-presidente declarou, no sábado (17), que “os indicativos não são bons”.

O que vai a julgamento é a reunião de Bolsonaro, ainda na Presidência da República, com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada. No encontro, convocado pelo próprio Planalto em julho de 2022, Bolsonaro pôs em dúvida, sem provas, a lisura do processo eleitoral no Brasil, em especial a urna eletrônica.

Em 1º de junho, Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, liberou para julgamento essa ação, que é movida pelo PDT e questiona a constitucionalidade da reunião com embaixadores estrangeiros. O Ministério Público Eleitoral pede a inelegibilidade. “Na visão do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, Bolsonaro usou indevidamente o cargo e, por isso, deve ser condenado por abuso de poder político.

“A busca do benefício pessoal também foi tornada clara. O uso de recursos estatais para a atividade da mesma forma está estampado nos autos”, afirmou Paulo Gustavo. “Todo o evento foi montado para que o pronunciamento se revelasse como manifestação do Presidente da República, chefe de Estado, daí a chamada de embaixadores estrangeiros e o ambiente oficial em que a reunião ocorreu. O abuso do poder político está positivado.”

A Corte incluiu como prova no processo a minuta golpista apreendida pela Polícia Federal na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. De acordo com a minuta, o presidente e membros do Ministério da Defesa deveriam intervir no TSE para anular o resultado da eleição.

Enquanto aguarda a sentença, Bolsonaro acumula reveses. Segundo a revista Veja, a Polícia Federal encontrou um roteiro para um golpe de Estado no celular do tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens. O documento aponta caminhos ilegais para anular o pleito de 2022, com apoio das Forças Armadas, em caso de não reeleição do então presidente.

Há outros casos, como a mal explicada apropriação das joias sauditas e o possível envolvimento de Bolsonaro em um grampo ao STF (Supremo Tribunal Federal). Em meio a isso, no Congresso, a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos golpistas de 8 de janeiro já convocou três bolsonaristas a deporem.

Mas os holofotes estão virados para o TSE. O relatório da ação do PDT conta com mais de 500 páginas, o que provavelmente forçará o adiamento do julgamento. Se algum ministro pedir vista, o prazo para a conclusão do caso se dilatará ainda mais. Porém, nada disso vai impedir um desfecho melancólico para o ex-presidente.

É um caso histórico – o primeiro que pode levar à condenação do gênero de um ex-presidente da República. Estima-se que, após o detalhado voto de Benedito Gonçalves, todas as sessões do TSE até o recesso serão tomadas por esse julgamento. Mais cedo, mais tarde, essa primeira condenação se consumará.

Ainda assim, o julgamento no TSE será apenas o início da descida de Bolsonaro ao inferno. Só no TSE, o ex-presidente responde a mais 15 ações. Além disso, tramitam no STF quatro inquéritos contra Bolsonaro – e, em alguns casos, ele pode ser condenado até à prisão.

Suas últimas aparições públicas, tímidas e mais ponderadas, sugerem uma tentativa de sobreviver como líder da direita – ou, no mínimo, da extrema-direita – na arena política. “Não vamos nos apavorar com o resultado que vier”, declarou o ex-presidente no sábado. Difícil não haver preocupação. Bolsonaro parece fadado a cumprir o vaticínio do poeta Virgílio: “É fácil descer ao inferno: suas portas estão abertas dia e noite. Mas voltar – e ver a luz do dia –, eis a tarefa, eis o trabalho”.

Uso de drogas “K”, que transformam pessoas em “zumbis”, explode em cidade brasileira

 O número de casos de intoxicação relacionados às drogas conhecidas como “K”, que têm como base canabinoides em forma sintética, na cidade de São Paulo, explodiu em 2023, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (20). Até mesmo crianças são vítimas do entorpecente. A reportagem é do Metrópoles.

No ano passado, foram registrados 99 casos em todo o período, enquanto nos primeiros meses de 2023 já foram registrados 411 casos. A SMS também informou que, entre janeiro e 20 de abril de 2023, foram registradas 216 intoxicações por canabinoides sintéticos, e nos últimos dois meses, houve mais 195 registros. As drogas K (K2, K4, K9 e spice) apresentam alto potencial prejudicial para os usuários, podendo levar à morte.

O “efeito zumbi” é uma das reações características associadas ao uso dessas drogas. Especialistas apontam que o efeito é causado pela presença de quetamina na composição da droga, bem como de fentanil. Fora do ambiente hospitalar, o uso abusivo dessas substâncias pode ser fatal.

A Secretaria da Saúde do Estado de SP informou que drogas sintéticas podem causar uma série de efeitos colaterais graves, entre eles:

  • paranoia
  • ansiedade
  • alucinações
  • convulsões
  • insuficiência renal
  • arritmias cardíacas
  • até a morte

Devido aos seus efeitos, a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou a proibir o consumo dessas substâncias na região da Cracolândia, no centro de São Paulo.

No dia 19 de abril, a SMS divulgou uma nota técnica com diretrizes para a assistência às intoxicações por canabinoides sintéticos entre a população infanto-juvenil na Rede de Atenção Psicossocial. A SMS informou que está em andamento a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública, visando instruí-los sobre os danos causados pelo uso dessa substância. O objetivo é fornecer suporte adequado e eficaz aos jovens que possam estar enfrentando problemas relacionados a essas intoxicações.

Integrante de ONG ajuda criança que utilizou droga K

WhatsApp agora permite bloquear ligações de desconhecidos

O WhatsApp anunciou um novo recurso, nesta terça-feira (19), que permite silenciar chamadas de números desconhecidos no aplicativo. De acordo com a empresa, a novidade vai estar disponível “a partir desa semana”.

A nova função não fará o telefone tocar, mas deixará visível a chamada na lista de chamadas não atendidas. “A funcionalidade ajuda a excluir automaticamente spam, fraudes e chamadas de pessoas desconhecidas para uma maior proteção”, disse o WhatsApp.

WhatsApp agora permite bloquear ligações desconhecidas pelo aplicativo

Segundo o WhatsApp, uma opção em que é possível bloquear as ligações indesejadas vai aparecer na tela de privacidade do aplicativo. Veja como funciona:

  • No iPhone, na tela inicial do aplicativo, toque em “Configurações” (ícone de engrenagem). No Android, clique nos três pontinhos;
  • Em seguida, vá em “Privacidade”;
  • Toque em “Chamadas” e ative a função “Silenciar pessoas desconhecidas”.

O “Verificação de Privacidade”, que permite o usuário chegar e configurar sua privacidade no app de mensagens, também foi anunciado pela empresa.

“A opção ‘Iniciar verificação’, nas suas configurações de privacidade, levará você a diversas camadas de privacidade que reforçam a segurança das suas mensagens, chamadas e informações pessoais”, disse a empresa.

Assassino de alunos do Paraná é encontrado morto em cela

O assassino, de 21 anos, que matou dois estudantes no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, norte do estado, foi encontrado morto na Casa de Custódia de Londrina na noite de terça-feira (20), segundo a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).

A causa da morte não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.

O assassino entrou em uma escola em Cambé na segunda-feira (19). Na ação, ele matou a aluna Karoline Verri Alves, de 17 anos, que morreu baleada na cabeça. Outro aluno, Luan Augusto, de 16 anos, foi baleado na cabeça e morreu no hospital.

O criminoso estava preso desde segunda-feira (19) em Londrina. Segundo a Secretaria de Segurança, ele era esquizofrênico e que faz tratamento para a doença.

Governo prorroga por 15 dias desconto de carros a pessoas físicas

Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) 19/03/2020 REUTERS/Roosevelt Cassio

As pessoas físicas ganharam duas semanas para comprarem carros com desconto. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) prorrogou por 15 dias a exclusividade do programa de venda de carros com créditos tributários para essa categoria.

O ministro e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, assinou a portaria com a prorrogação no fim desta tarde. A medida foi publicada ainda nesta terça-feira (20) em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Apesar da prorrogação no programa de veículos, o MDIC esclarece que nada mudou nos programas para ônibus, vans e caminhões. As empresas poderão comprar esses veículos com desconto a partir desta quarta-feira (21).

Até o momento, o MDIC autorizou o uso de R$ 320 milhões em créditos tributários para a venda de carros com desconto – equivalente a 64% dos R$ 500 milhões à disposição nessa modalidade. A pasta confirmou ter recebido novos pedidos de montadoras, mas informou que eles ainda estão em análise.

O MDIC elaborou um painel de dados com atualizações do programa. A ferramenta permite o acompanhamento de volumes de recursos liberados e a relação de automóveis atendidos.

Montadoras

Até agora, o programa subsidia a compra com desconto de 266 versões de 32 modelos de carros, de nove montadoras diferentes: Renault, Volkswagen, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot. A nova versão da lista pode ser acessada aqui.

Em relação aos ônibus, vans e caminhões, dez montadoras de caminhões aderiram ao programa para renovação de frotas, somando um volume de descontos de R$ 100 milhões, equivalente a 14% do teto de R$ 700 milhões disponibilizados para essa categoria.

As fabricantes de caminhão que demonstraram interesse foram Volkswagen Truck, Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Peugeot Citröen, Volvo, Ford, Iveco, Mercedes-Benz Cars & Vans e Daf Caminhões.

No caso dos ônibus, nove montadoras aderiram ao programa. São elas: Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Mercedes-Benz Cars & Vans, Comil, Ciferal, Marcopolo, Volare e Iveco. Essas empresas pediram descontos em tributos que somam R$ 140 milhões, o equivalente a 46,7% do teto de R$ 300 milhões disponibilizados para as montadoras de ônibus.

Créditos tributários

O programa para a renovação da frota será custeado por meio de créditos tributários, descontos concedidos pelo governo aos fabricantes no pagamento de tributos futuros, no total de R$ 1,5 bilhão. Em troca, a indústria automotiva comprometeu-se a repassar a diferença ao consumidor.

Está prevista a utilização de R$ 700 milhões em créditos tributários para a venda de caminhões, R$ 500 milhões para carros e R$ 300 milhões para vans e ônibus. O programa tem prazo de quatro meses, mas pode se esgotar antes, assim que os créditos tributários se esgotarem.

Para compensar a perda de arrecadação, o governo pretende reverter parcialmente a desoneração sobre o diesel que vigoraria até o fim do ano. Dos R$ 0,35 de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) atualmente zerados, R$ 0,11 serão reonerados em setembro, depois da noventena, prazo de 90 dias determinado pela Constituição para o aumento de contribuições federais.

Caixa paga Bolsa Família com novo adicional de R$ 50

Brasília (DF) -- Novo cartão Bolsa Família 2023. Foto: MDAS/Divulgação

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (21) a parcela de junho do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. Essa será a primeira parcela com o novo adicional de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos.

Desde março, o Bolsa Família paga outro adicional, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. Dessa forma, o valor total do benefício poderá chegar a R$ 900 para quem cumpre os requisitos para receber os dois adicionais.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 705,40, o maior da história do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 21,2 milhões de famílias, com um gasto de R$ 14,97 bilhões.

Desde o início do ano, o programa social voltou a chamar-se Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

Adicional

O pagamento do adicional de R$ 150 começou em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes. Segundo o balanço mais recente, divulgado em abril, cerca de 2,7 milhões de indivíduos com inconsistências no cadastro tiveram o benefício cortado.

Apesar do corte, foi concedido um prazo de 60 dias para que cerca de 1,2 milhão de pessoas que se cadastraram como de famílias unipessoais no segundo semestre do ano passado regularizem a situação e comprovem os requisitos para retornar ao programa. A principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 por pessoa, conta obtida ao dividir a renda total pelo número de integrantes da família.

Outra novidade incorporada ao Bolsa Família em junho é o início da regra de proteção. Mesmo conseguindo um emprego e melhorando a renda, a nova regra permite que a família permaneça no programa por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Nesse caso, a família passa a receber 50% do valor do benefício a que teria direito.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Calendário de pagamento do programa Bolsa Família. Foto: MDS/Gov.BR