31.9 C
Porto Velho
27 junho 2026
Início Site Página 920

OAB atua contra extinção do MPF em Vilhena

Em um esforço para proteger os interesses da advocacia e da população rondoniense, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) interpôs um pedido de reconsideração contra a decisão que autorizou a fusão da Procuradoria da República no Município de Vilhena com a Procuradoria da República em Rondônia. Na prática, o Ministério Público Federal passaria a funcionar apenas na capital para atender toda a demanda do estado.

A OAB alega que esta medida, que resultaria na supressão da unidade de Vilhena, possui implicações adversas que vão além do setor jurídico, afetando também o acesso à justiça e os serviços fundamentais prestados à comunidade.

Para o presidente Márcio Nogueira, o movimento da OAB surge com base na sua obrigação, conforme o Estatuto da Advocacia, de garantir a observância das leis e a proteção das prerrogativas da classe. “A OAB, que não foi consultado durante o processo de decisão sobre a fusão, busca agora evidenciar o potencial impacto negativo da medida e, portanto, pede essa reconsideração”, esclarece.

A fusão proposta significa que a população de Vilhena e região teriam que se deslocar para Porto Velho para acessar serviços do Ministério Público Federal (MPF). Esse deslocamento representaria não apenas um inconveniente, mas também uma barreira para muitos cidadãos em busca de justiça.

Além disso, a OAB destaca que a presença física do MPF nas localidades é essencial para estabelecer um vínculo com a comunidade e compreender suas necessidades específicas. “Essa conexão é vital para promover a cultura de paz, estabilidade e defesa dos direitos fundamentais”, pontua a vice-presidente da OAB, Vera Paixão, que tem residência em Vilhena.

A vice-presidente ainda menciona que há também preocupação em relação ao enfraquecimento da fiscalização e combate à corrupção e outras irregularidades. “A falta de uma unidade do MPF em Vilhena poderia limitar a atuação especializada em áreas críticas como meio ambiente, direitos humanos e defesa do consumidor”, cita.

Outra questão alarmante levantada pela OAB é a possível dificuldade de monitoramento e proteção de comunidades indígenas, unidades de conservação e ações de combate a crimes ambientais sem a presença física do MPF em Vilhena.

Diante desses argumentos, a OAB apela para uma revisão da decisão, enfatizando a necessidade de manter uma Procuradoria da República em Vilhena para proteger os direitos e garantias fundamentais, assim como para promover justiça e bem-estar para a sociedade local.

Márcio Nogueira frisou ainda que “é crucial que a voz da comunidade e da advocacia seja ouvida neste momento. Não podemos permitir que decisões como esta sejam tomadas sem um amplo diálogo e sem considerar o bem-estar dos cidadãos e a integridade da justiça”.

A OAB aguarda agora a resposta, e mantém-se firme em sua missão de zelar pela aplicação das leis e pelo exercício ético e legítimo da advocacia em Rondônia.

Inscrição do Enem termina nesta sexta-feira

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

Termina nesta sexta-feira (16), às 23h59, o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O certame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. Interessados em participar podem fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.  

edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Bolsonaro dê a ordem, o Exército está com ele: o roteiro do golpe no celular de Mauro Cid

O chamado roteiro do golpe foi encontrado no celular do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Não se trata do mesmo documento que estava na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Os dois, no entanto, tem o mesmo entendimento (leia no final deste texto), revelado de saída pelo título deste mais recente e muito mais detalhado: “Forças Armadas como poder moderador”.

O plano, de acordo com a Veja, se sustenta numa tese controversa segundo a qual os militares poderiam ser convocados para arbitrar um conflito entre os poderes. Ele está contido em um relatório de 66 páginas produzido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal reunindo material flagrado no celular de Mauro Cid.

Os peritos da Polícia Federal (PF) reviraram mensagens de WhatsApp, áudios, backups de segurança e arquivos armazenados. O resultado é claro e cristalino como água: a trama para um golpe de Estado.

Tramas com militares do alto escalão

E, nesta trama, estão incluídos até mesmo integrantes do alto escalão das Forças Armadas. Nos diálogos encontrados está um entre o coronel Jean Lawand Junior, então subchefe do Estado Maior do Exército, com Mauro Cid logo após a derrota de Bolsonaro nas urnas. O contato entre os dois era frequente e Lawand cobrou várias vezes o ex-ajudante de ordens para que o plano fosse colocado em prática.

“Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem, que o povo está com ele”, implorou o coronel na noite de 1º de dezembro. “Acaba o Exército Brasileiro se esses caras não cumprirem a ordem do Comandante Supremo”, completou, referindo-se aos generais que chefiavam a Forças Armadas e ao próprio Bolsonaro.

Lawand chega a prever, na mesma mensagem, uma futura prisão do então presidente. “Ele não pode recuar agora. Ele não tem nada a perder. Ele vai ser preso”, avisa o coronel, antes de acrescentar: “E pior, na Papuda, cara”. A resposta de Cid, porém, foi lacônica: “Mas o PR (presidente) não pode dar uma ordem se ele não confia no ACE (Alto-Comando do Exército)”.

Lawand voltou a falar no assunto no dia seguinte e relatou o encontro de “um amigo do QG” com o general Edson Skora Rosty, então subcomandante de Operações Terrestres, que teria anuído com a ofensiva. “Foi uma conversa longa, mas, para resumir, se o EB (Exército Brasileiro) receber a ordem, cumpre prontamente”, disse, antes de ponderar: “De modo próprio o EB nada vai fazer, porque será visto como golpe. Então, está nas mãos do PR (presidente)”.

Nove dias mais tarde, Lawand volta à carga: “se a cúpula do Exército não está com ele, da Divisão para baixo está”, garantiu Lawand. “Assessore e dê-lhe coragem. Pelo amor de Deus”, prosseguiu, mais uma vez em tom de súplica. Cid retrucou informando que havia “muita coisa acontecendo”, “passo a passo”. O coronel festeja: “Excelente!!!”

Lawand, que foi destacado pelo governo Lula para assumir o cargo de representante militar em Washington, nos Estados Unidos, afirmou à Veja ter uma relação de amizade com Cid, com quem conversava sobre “amenidades”. Ele disse não se lembrar de nenhum diálogo de teor golpista. O general Rosty também relatou que não se recordava de conversas do gênero.

Cid está preso desde o início de maio após uma operação da PF sobre fraudes em cartões de vacina, na qual seu telefone acabou apreendido.

Os dois documentos golpistas

Os dois documentos golpistas encontrados até agora têm diferenças. O que foi encontrado na casa de Torres passava pela decretação de estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e eventualmente nos TREs, com a consequente destituição dos ministros da corte eleitoral e nomeação de uma junta de nove interventores, sob a batuta do Ministério da Defesa.

Já no plano que estava armazenado no celular de Cid, Bolsonaro deveria encaminhar as supostas inconstitucionalidades praticadas pelo Judiciário aos comandantes das Forças Armadas. Os militares, então, poderiam nomear um interventor investido de poderes absolutos.

Esse interventor teria que fixar um prazo para o “restabelecimento da ordem constitucional”. Assim, poderia suspender decisões que considerasse inconstitucionais, como a diplomação de Lula.

Ele teria também o poder de afastar preventivamente ministros do STF como Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que na época também integravam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No lugar, seriam convocados os substitutos, Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Dias Toffoli — os dois primeiros nomeados pelo próprio Bolsonaro.

No telefone de Cid, foi encontrado ainda outro documento, onde é aventada a hipótese de decretação de estado de sítio, uma das medidas mais extremas previstas na Constituição, válida apenas para situações excepcionais, como em caso de guerra.

Suspeito de estuprar a filha de 10 anos é preso durante operação da Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (14), policiais da 1ª Delegacia de Machadinho do Oeste, durante operação em combate aos crimes de estupro de vulnerável no município, prenderam dois homens, de 47 e 54 anos, acusados de abuso sexual contra crianças.

O primeiro a ser preso, o de 47 anos, é suspeito de abusar sexualmente da própria filha, desde os 10 anos de idade.

Durante as diligências da operação, outro suspeito de estupro, de 54 anos, foi preso, por abusar sexualmente de criança, também de 10 anos de idade.

As investigações foram coordenadas pelo delegado Celso André Kondageski, que representou por mandados de busca e apreensão em residências e prisão dos investigados, que foram deferidas pela justiça.

Durante as buscas foram, os policiais encontraram duas armas de fogo e munições na casa do homem, de 47 anos, que teria abusado da própria filha. Além de ser cumprida a prisão do criminoso, os policiais também realizaram o flagrante do investigado pelo crime de posse ilegal de arma.

Os dois presos, foram levados para o sistema prisional, onde ficaram à disposição da justiça.

Unir anuncia mestrado na área de Comunicação para 2024

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou a aprovação do programa de mestrado em Comunicação no campus de Porto Velho. A universidade é a primeira instituição do estado a ofertar um mestrado na área.

O curso tem previsão de início no ano de 2024 e será voltado a alunos graduados que se interessem por pesquisas na área.

A seleção será realizada por uma comissão específica, que vai avaliar os candidatos em três etapas:

  1. Avaliação do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório;
  2. Prova escrita de conhecimentos científicos em língua portuguesa, sobre o campo da Comunicação, de caráter eliminatório;
  3. Entrevista a partir do projeto de pesquisa e do currículo Lattes, de caráter classificatório.

 

Segundo a Unir, o principal objetivo do mestrado em Comunicação é formar e qualificar profissionais que atuam em meios de comunicação e demais organizações públicas e privadas para que estejam aptos à reflexão e à ação nos mais diversos contextos comunicacionais da Amazônia Sul-Ocidental brasileira.

O corpo docente do mestrado é formado por 11 professores doutores de diversas áreas, com 7 deles atuando prioritariamente na graduação de Jornalismo, vinculado ao Departamento de Comunicação.

Abaixo, veja as linhas de pesquisa do Mestrado em Comunicação:

A primeira linha trata dos “Processos Regionais de Comunicação”, enquanto a segunda foca nos “Sujeitos Comunicacionais”.

A primeira se concentra em discussões de cunho teórico e metodológico acerca das práticas interacionais e das produção de sentido, especialmente considerando as populações amazônidas e as suas mais diversas composições.

Já a segunda enfatiza estudos que interpretam os processos de subjetivação, a dimensão identitária e representativa dos sujeitos culturais e das suas diferenças no campo comunicacional.

MEC inicia consulta pública virtual sobre reforma do ensino médio

Alunos da Escola Sesc de Ensino Médio durante aula, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta quinta-feira (15) a consulta pública on line sobre a reestruturação do ensino médio. O objetivo é ouvir as contribuições do maior número possível de professores, estudantes e gestores das escolas para a melhoria desta etapa do ensino. A consulta vai até o dia 6 de julho.

Como participar

A consulta será feita pelo Pesquizap, um chatbot de WhatsApp que irá coletar e mensurar os resultados da pesquisa.

Os participantes poderão responder às questões da consulta por meio do celular (bit.ly/consultapublicaonlinemec), computador (bit.ly/consultapublicaonlinemec-web), um código QR ou um link disponibilizado pelas escolas. Basta entrar em contato no número (11) 97715-4092 para responder pelo celular.

“Por intermédio dessa iniciativa, o MEC espera obter insights valiosos que contribuam para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar”, diz nota do ministério.

A divulgação da consulta terá o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio dos 27 secretários estaduais de educação, a partir da entrega de materiais de apoio para incentivar a participação ativa da engajamento das escolas.

 

Polícia Federal faz buscas em três endereços do senador Marcos do Val

Brasília (DF) 15/06/2023 Polícias Federais e legislativos deixam o prédio, Anexo I, do Senado Federal onde fica o gabinete do Senador Marcos do Val após retirar documentos. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (15), três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES). A operação ocorreu no apartamento funcional do parlamentar, em Brasília; no gabinete no Congresso Nacional; e em um endereço em Vitória.

Marcos do Val é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro. O senador também teve as redes sociais bloqueadas, por determinação da Justiça.

Em fevereiro, o STF já havia determinado a abertura de investigação contra Do Val para apurar as declarações de que ele teria recebido uma proposta para participar de um golpe de Estado. Na época, o senador declarou que participou de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira, que tinha como objetivo induzir o ministro Alexandre de Moraes a “reconhecer” que ultrapassou as quatro linhas da Constituição com o ex-presidente da República. Depois disso, ele tentou desmentir as acusações.

Enfermeiro suspeito de vender receitas médicas é afastado do cargo durante operação da Polícia

Uma investigação da Polícia Civil, através da Delegacia de Jaru, resultou no afastamento de um enfermeiro do cargo público. Na terça-feira (14) houve o cumprimento da determinação da Vara Criminal, por suspeita de fornecimento oneroso de receituários em branco para um farmacêutico da cidade.

A

investigações tiveram início através de informações da Vigilância Sanitária do município, que em trabalho de rotina detectou inconsistência e suspeita de fraude.

A primeira fase da Operação Galeno, aconteceu em maio, com cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Na segunda fase, houve representação por afastamento do servidor público do cargo bem como a não aproximação dele do local e de servidores. Além disso, houve também representação pelo monitoramento por tornozeleira eletrônica e proibição de se afastar da comarca, em razão de indícios de suspeita de fuga para os Estados Unidos. Os pedidos foram deferidos.

Ao que tudo indica, o servidor aproveitava-se da confiança dos médicos, adentrava o consultório, se apossava de receituários médicos de medicamentos controlados e os vendia ao farmacêutico para justificar à Vigilância vendas anteriormente feitas sem receitas. Cabe a vigilância Sanitária o papel de fiscalizar esses receituários.

Deputado Ezequiel Neiva destina recurso e prestigia abertura da Exposição de Colorado do Oeste

Nilson Nascimento – Um dos incentivadores da 35ª Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste (Expocol), o deputado Ezequiel Neiva prestigiou nesta quarta-feira (14), a cavalgada de abertura do evento, que movimentou milhares de coloradenses. A Expocol teve início ontem e segue até o próximo domingo (18). A maior atração da exposição será o show do cantor Amado Batista, no sábado.

Ezequiel Neiva afirmou que a Expocol é o grande evento do calendário município de Colorado do Oeste. Disse que todos os anos a população aguarda ansiosa pela chegada da festa. “É uma grande feira de Rondônia.

Tem o maior concurso leiteiro do Estado. Fomenta a economia do município e de Rondônia. Conta com a parceria dos maiores produtores e criadores da região”, destacou o parlamentar ao elogiar a organização do presidente da Expocol, Ênio Milani.

Para a realização da Expocol neste ano, o deputado ressalta que destinou R$ 120 mil de emenda parlamentar individual, como forma de incentivo ao evento. “Devido aos recursos públicos injetados na exposição, a direção da Expocol cobrará entrada apenas no show do canto amado batista. Serão quatro dias com entrada gratuita. Uma festa para a população”, acrescentou.

Senador Jaime Bagattoli é denunciado em dossiê por fazenda grilada em área de indígenas isolados

O senador de Rondônia Jaime Bagattoli (PL) é um dos políticos denunciados pelo dossiê “Os invasores – Parte II”, elaborado pelo observatório “De Olho nos Ruralistas’. O assunto ganhou destaque nesta quinta-feira (15) no portal UOL.

Jaime Bagattoli, eleito defendendo o ex-presidente Bolsonaro, não tem expressividade no Senado e é apontado como invasor de terra indígena homologada em Rondônia, apesar de ter apresentado projeto para punir invasores.

 

Senador Jaime Bagattoli é denunciado em dossiê por fazenda grilada em área de indígenas isolados

A publicação faz outras acusações contra o senador rondoniense e sua família, como a prisão dele e de um irmão ocorrida em 2020.

“Jaime Bagattoli enfrenta hoje denúncia de abuso de poder econômico na Justiça Eleitoral, por indícios de adulteração de valores para burlar o limite de gastos de campanha. Entre as contas reprovadas, o senador afirma ter gasto apenas R$ 300 com o aluguel de seis carros por 43 dias. Caso ele seja condenado, a ação pode levar à perda do mandato”, diz,

Clique aqui e confira: