28.2 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 931

Terapeuta ocupacional é preso acusado de abusos sexuais contra duas crianças na Apae em Buritis

Um terapeuta ocupacional, de 27 anos, que trabalhava na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Buritis, teve a prisão temporária decretada pela Justiça, após manifestação da promotora Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiapetta. O homem está sendo investigado por abuso sexual de duas crianças com transtorno do espectro autista.

Ao tomar conhecimento dos fatos, a promotora pediu a prisão do acusado, que foi cumprida pela Polícia Civil na última sexta-feira (26). O envolvido já passou pela audiência de custódia. Inicialmente, o período da detenção é de 30 dias, que serão cumpridos no presídio de Buritis.

Segundo relatos da promotora Elba Souza, a informação chegou ao MP por meio do Conselho Tutelar, que recebeu a primeira denúncia da direção da Apae, procurada por uma das mães, após perceber mudanças no comportamento do filho, de 7 anos e ouvir dele os abusos praticados pelo terapeuta ocupacional. A segunda denúncia também chegou ao Conselho, por meio da mãe do outro menino, de 5 anos, relatando a mesma situação.

A partir das denúncias, no âmbito criminal, foram impetradas ações cautelares de produção antecipada de prova, na modalidade de Depoimento Especial das vítimas, que culminaram com o pedido de prisão temporária do funcionário. O pedido foi fomentado ainda no relatório feito pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial do Município, que fez a apuração dos fatos presencialmente nas residências das vítimas.

A promotora enfatizou que a prisão temporária é importante para que a Polícia e o Ministério Público possam prosseguir com as investigações, sem nenhum tipo de interferência. Ela destacou ainda que se houver outras possíveis vítimas, os pais ou responsáveis devem formalizar as denúncias no Conselho Tutelar, na delegacia de polícia ou no MP.

PRF apreende quase 60 Kg de drogas ilícitas na 364

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na noite de domingo (28), realizando um comando de fiscalização na BR 364, próximo ao km 759, no município de Porto Velho/RO, interceptou um GM/Celta, de cor preta, transportando drogas ilícitas.

Ao visualizar o veículo, a equipe deu ordem de parada, porém o condutor não obedeceu ao comando. Ato contínuo, nossos policiais iniciaram um acompanhamento tático e, após alguns quilômetros, o motorista desceu do carro e entrou em um matagal, não sendo possível localizá-lo.

No total, 57,35 Kg da droga ilícita, sendo 17,43 Kg de cloridrato de cocaína, 27,00 Kg de pasta base e 12,92 de maconha, foram encontrados no porta-malas e encaminhados à Polícia Judiciária para destruição. O prejuízo estimado aos criminosos é de R$ 6.405.415,00.

 A Justiça de Rondônia condenou um ex-assessor da Prefeitura de Vilhena acusado de cometer crimes de falsidade ideológica.

Ele teria mentido em documento público a fim de tomar psose.

Com a deliberação, a juíza de Direito Liliane Pegoraro Bilharva, da 1ª Vara Criminal daquela Comarca, o sentenciou a três anos e seis meses de reclusão.

Ele deverá cumprir, se a decisão transitar em julgado, a pena inicialmente no regime semiaberto. Ou seja, cabe recurso. A informação é do Rndoniadinamica.

Consta na denúncia do Ministério Público (MP/RO) que nos dias 19 de junho de 2017 e 30 de janeiro de 2018, na sede da Prefeitura Municipal desta Cidade, o réu inseriu declaração ideologicamente falsa em documentos públicos consistentes em “Declarações de regularidade conforme Lei Municipal 3.686/2013 (ficha limpa municipal)”.

Isto, ainda na visão do órgão de fiscalização e controle, “com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante e, assim, ocupar cargos públicos comissionados perante o Município de Vilhena”.

“Portanto, os documentos anexados aos autos, aliados aos relatos das testemunhas e até mesmo do próprio réu, evidenciam que ele fez inserir em documentos públicos, dados diversos do que deveria ser escrito alterando, assim, a verdade sobre fato juridicamente relevante”, declarou a magistrada.

Ela prosseguiu:

“Assim, impositiva a condenação pelo crime descrito no artigo 299, caput, do Código Penal, na forma do artigo 69, do mesmo diploma legal”.

E encerrou:

“Isto porque os crimes foram praticados por ações distintas e com intervalo de meses, o que implica no reconhecimento do concurso material e consequente soma das penas”, concluiu.

Quatro jovens são atacados a tiros em frente a boate em RO

Rodrigo Antônio L., 29, Rafael S. N., 26, e dois adolescentes de 16 anos foram baleados na madrugada deste domingo (28) em frente a uma boate na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoinha, na zona Leste de Porto Velho (RO).

Dois bandidos em uma motocicleta Honda Fan de cor vermelha e outro em uma motocicleta modelo XRE300 de cor dourada passaram atirando várias vezes em todos que estavam na frente da casa noturna.

Após o crime, os atiradores fugiram em alta velocidade nas motocicletas.

Rafael foi alvejado com um tiro no abdômen e outro na mão. Rodrigo Antônio foi atingido com dois tiros no abdômen, a adolescente com um tiro no braço direito  e o adolescente com um tiro no tórax e outro na barriga.

Homem é alvejado a tiros identifica atirador antes de morrer

Um homem que sobreviveu a uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (27), no bairro União, em Vilhena, faleceu na manhã deste domingo (28) no Hospital Regional daquele município.

A vítima, identificada por Elizeu dos Santos Mateus, de 23 anos, foi atingido no peito e em um dos braços por disparos de pistola 9 milímetros, e conseguiu correr mesmo baleado.

De acordo com a vítima informou a polícia antes de ir a óbito, ela estava em casa quando uma pessoa a chamou pelo nome. Quando o homem saiu, o atirador fez vários disparos.

Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram até o local do crime, onde encontraram a vítima caída e ensanguentada.

O ferido foi levado para a emergência do Hospital Regional. Ele forneceu o nome do atirador e revelou aos militares a motivação do crime.

Folha do Sul

Sintero debate Novo Ensino Médio em Rondônia

Rio de Janeiro - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj) volta às aulas. De acordo com os diretores, a decisão pela volta deve-se ao avanço no restabelecimento das condições mínimas de limpeza, manutenção de elevadores e segurança e à preocupação com o enorme prejuízo que os sucessivos adiamentos vêm impondo aos estudantes de graduação e do Colégio de Aplicação (CAP). Profundamente atingida pela crise financeira do governo fluminense, a Uerj adiou cinco vezes o início das aulas referentes ao segundo semestre de 2016. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Sintero se reuniu nesta sexta-feira (26) com membros da sociedade civil organizada de Rondônia para tratar sobre a Consulta Pública promovida pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Novo Ensino Médio (NEM).

A reunião contou com participação de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Ouro Preto do Oeste (STPMOP), Grêmio Estudantil Ricardo Cantanhede, Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações de Rondônia (Sinttel), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro). Todas as entidades puderam se posicionar em defesa da luta pela revogação do NEM e tirar dúvidas a respeito do formulário.

“O nosso principal intuito foi chamar a sociedade a fazer parte dessa campanha pela revogação do Novo Ensino Médio. Acreditamos que essa Consulta será primordial para que possamos derrubar esse modelo de ensino e iniciarmos a luta por uma reforma melhor e mais democrática”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

Link da pesquisa: https://www.gov.br/participamaisbrasil/reestruturacao-da-politica-nacional-de-ensino-medio

Link documento com sugestões de comentários em word: https://docs.google.com/document/d/10QY5npeKkOxV_CN8OXT537pOPQjHGq_eLt6xUQPwf5k/edit?usp=sharing

Link do tutorial da CNTE: https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/76374-fim-do-novo-ensino-medio-depende-de-voce-saiba-como-responder-a-consulta-do-mec

Vídeo: mulher morre após ser agredida covardemente por seguranças de boate

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, amanheceu sob uma tragédia que ocorreu na madrugada deste domingo (28). A jovem Daiane de Jesus Oliveira, de 28 anos, morreu após ser agredida e arrastada por seguranças da boate Moonlight.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento do início da confusão: quando Daiane e dois seguranças discutem, logo em seguida, os dois homens partem pra cima dela e a arrastam até o meio da rua, onde ela fica jogada e abandonada. Os seguranças voltam pra dentro da boate Moonlight.

Segundos depois, um grupo de pessoas surge na frente da casa e tentam acordar Daiane, neste ínterim, um carro surge na direção do local onde Daiane está desmaiada, o grupo de pessoas faz sinal para ele parar, mas não dá tempo e o veículo passa por cima da mulher, que fica presa e é arrastada por 70 metros. Segundo a Polícia Militar, ela morreu na hora.

A PM também revelou que o autor do atropelamento fugiu sem prestar socorro e, até este momento, ainda não foi identificado.

 

Síndrome de Burnout atinge um a cada três professores infantis, aponta estudo

Aproximadamente um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de Burnout. É o que aponta um estudo feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Salários defasados, violência nas escolas e pressão por resultados estão entre os fatores que contribuem para a aumentar o estresse no exercício da docência. A pesquisa avaliou 397 professores, de vários estados, de colégios públicos e privados.

“Professor lida com violência física e verbal na escola, falta de estrutura, sofre pressão da gestão escolar e da exigência dos pais”, diz Raphaela Gonçalves, que conduziu o levantamento durante o mestrado em Ciências da Saúde.

Ela, que atua como professora e tem licenciatura em Biologia e Pedagogia, ainda destaca a falta de valorização. “A baixa remuneração exige carga horária cada vez maior para se manter financeiramente, fora o acúmulo de função, tendo um papel de psicólogo, de assistente social e na família”, diz.

No estudo, foi distribuído entre professores um formulário online, com três questionários. Um deles era sobre a prevalência de Burnout, com 25 perguntas de quatro dimensões: esgotamento pessoal (exaustão não relacionada a aspectos laborais); Burnout relacionado ao trabalho (exaustão e frustração ligadas ao trabalho); Burnout ligado aos alunos (influência da relação professor-aluno no entusiasmo profissional); Burnout relacionado aos colegas (sentimentos frente à equipe com a qual o profissional lida).

Após perguntas sobre cada variável (por exemplo “sente-se exausto logo pela manhã quando pensa em mais um dia de trabalho?”), o professor assinalava a frequência com que se identificava com a frase.

O segundo formulário era sobre satisfação no trabalho, com 66 perguntas. Entre os tópicos, salário, responsabilidades, colegas, condições de trabalho e reconhecimento. O outro questionário era sobre dados sociodemográficos. Em 32,75% dos participantes, havia sinais de Burnout.

Homens e mulheres

Segundo a pesquisa, a prevalência dos sintomas de esgotamento entre homens e mulheres era parecida. “Não teve um mais afetado que o outro. Mas, quando cruzamos os dados, vimos que fatores demográficos e a satisfação no trabalho afetavam esses grupos de maneira distinta”, diz Raphaela.

Segundo o estudo, maiores salários conferem diminuição das chances de esgotamento pessoal entre homens. Já para mulheres, quanto maior o salário, maior o risco de esgotamento.

“Para ganhar mais, ela tem de trabalhar mais, sofre mais cobrança. Em casa, ela continua trabalhando. Para mulher, fatores positivos no trabalho a deixam mais propensa ao Burnout.”

O mesmo vale para as mães. Quanto maior o número de filhos, a mulher tem mais risco de esgotamento pessoal. Já no homem, o número de filhos é inversamente proporcional ao risco de desenvolver o transtorno.

“Provavelmente para o homem, filho traz mais satisfação. Não que a mulher não se sinta realizada com os filhos, mas é um trabalho a mais, uma responsabilidade além.”

Outro ponto que chama a atenção foi a maior satisfação entre professores da rede pública. “Pode ter a ver com o fato de que professores da rede pública entendem sua função como propósito, meio de mudança. É um pouco diferente do professor na rede particular, que tem cobrança muito maior. Os pais, como pagam pelo ensino, estão muito mais presentes e exigem mais.”

“Medo absurdo”

Foi justamente a baixa satisfação com o emprego numa escola particular que levou Vanessa Paula Teixeira, de 47 anos, ao quadro de Burnout há quase dez anos. A pedagoga, que atua na área há 20 anos, antes lecionava para pessoas com deficiência (PcD), mas aceitou ir para a rede privada pelo salário ser mais alto. “Foi a pior coisa que fiz. Tudo que eu ganhava gastava em remédio”, relembra.

Segundo Vanessa, o esgotamento estava atrelado a fatores como pressão psicológica por parte da gestão e dos pais, prazos incompatíveis, sobrecarga e assédio moral. “Não conseguia dormir. Porque dormir significava virar o outro dia”, diz.

“Começava a dar o horário de ir trabalhar, me dava uma falta de ar que parecia que eu ia morrer. Era um medo absurdo do horário de estar naquele lugar”, relata Vanessa, que também diz ter emagrecido por falta de apetite.

Ela buscou auxílio de psicólogo e de psiquiatra e tomou remédios. Após dois anos, a escola a demitiu quando ela voltou de licença, justamente por questões de saúde mental. Vanessa então deixou de lado a educação por alguns anos e depois retornou como professora infantil na rede pública. “Hoje vivo em outra realidade.”

Segundo a neuropsicóloga Carolina Garcia, que estuda a saúde mental na docência, entre os sintomas do Burnout estão o desejo de se afastar do trabalho, pensamentos negativos sobre sua atuação e mudança no comportamento alimentar e do sono. O tratamento deve ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico e, em muitas situações, é necessário afastamento do trabalho, no mínimo, por seis meses. “É difícil se recuperar no mesmo ambiente que a gente acabou adoecendo”, pondera.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Vasco leva 2 gols do Fortaleza no fim e acumula 3ª derrota seguida no Brasileirão

No duelo entre times que buscavam o reencontro com a vitória no Brasileirão, melhor para o Fortaleza, que venceu o Vasco por 2 a 0. Neste sábado, o time cearense criou as melhores chances durante toda a partida, mas só venceu com gols no fim, um de Thiago Galhardo e outro de Silvio Romero. A partida, válida pela oitava rodada, foi realizada na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Com a vitória, o Fortaleza encerra sequência de quatro jogos sem vencer na competição nacional e segue invicto em casa. Com 13 pontos, aparece na sexta posição.

Justiça Eleitoral cassa mandato de deputado e o torna inelegível por 8 anos

A juíza Márcia Capanema, da Justiça Eleitoral, determinou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), ex-prefeito do Rio de Janeiro, além da aplicação de uma multa no valor de R$ 433.290, informa Ancelmo Gois, do jornal O Globo. A decisão ocorreu devido à comprovação de um esquema montado por Crivella para impedir a veiculação de reportagens sobre a saúde na cidade. Além disso, a magistrada também decretou que o ex-prefeito fique inelegível pelos próximos oito anos, contados a partir da eleição municipal de 2020.

A ação que resultou nessa punição foi movida pela coligação “É a vez do povo!” (PT e PCdoB) ainda em 2020. Crivella foi acusado de praticar abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público durante as campanhas eleitorais, infringindo as disposições constitucionais. A coligação alegou que o ex-prefeito montou um esquema para monitorar e impedir o contato entre cidadãos e profissionais da imprensa, com o objetivo de bloquear informações sobre o sistema de saúde do Rio durante o período eleitoral.

Denominados de “Guardiões do Crivella”, os servidores públicos municipais utilizados no desvio de função foram identificados pela acusação. Eles foram empregados pelo ex-prefeito para executar tal esquema, prejudicando a liberdade de imprensa e a transparência no que diz respeito à saúde pública.