30.4 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 935

Pornografia infantil bomba no Telegram

O descaso do aplicativo de mensagens Telegram com as solicitações de dados feitas pela Polícia Civil de São Paulo em investigações sobre o comércio criminoso de pornografia infantil tornou a plataforma uma verdadeira “terra de ninguém” para a ação de pedófilos.

A constatação foi feita ao Metrópoles pela Delegacia de Combate à Pedofilia, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Só neste ano, o órgão já recebeu 129 denúncias de venda de conteúdo pornográfico em grupos do Telegram.

São fotos e vídeos nos quais crianças e adolescentes aparecem em situações de abuso sexual cometido por pedófilos. No ano passado, foram 339 denúncias do tipo, totalizando 468 casos identificados pela delegacia do DHPP na plataforma de mensagens.

O chefe de investigações da 4º Delegacia de Combate à Pedofilia, Alexandre Scaramella, afirma que, em todos eles, a polícia notificou o Telegram a fornecer informações sobre os usuários da rede para ajudar a identificar os criminosos, mas não obteve colaboração satisfatória.

“Nós recebemos a denúncia, vemos nitidamente o nome do usuário do Telegram que está fazendo o comércio, passamos para a plataforma oficialmente a demanda, e ela acaba dando respostas genéricas. Diz que divulgar dados pessoais de seus usuários exige uma ordem judicial”, afirma Scaramella.

Diferentemente do WhatsApp, no Telegram não é possível visualizar o número de telefone de desconhecidos, o que dificulta a identificação das pessoas, principalmente nos grupos onde centenas de usuários se concentram para trocar mensagens.

Valendo-se da segurança do anonimato, os criminosos que comercializam pornografia infantil agem livremente, oferecendo fotos e vídeos cujos preços partem de R$ 4 e chegam a R$ 500.

Além do Telegram, que é usado de forma aberta, disponível para qualquer usuário, há um submundo virtual hospedado na chamada deep web — zona online dificilmente detectada pelos buscadores tradicionais —, onde pessoas se aproveitam do anonimato para compartilharem e venderam registros de abusos sexuais de crianças.

Na deep web, segundo investigações da Delegacia de Combate à Pedofilia, os pedófilos se organizam em grupos, nos quais uma imagem de abuso sexual pode custar até US$ 100 (cerca de R$ 500) se for comprovado que ela é inédita ou pouco difundida entre o “grande público” de criminosos.

Os pedófilos monitoram quem entra nos grupos e pedem provas de que as pessoas são, de fato, interessadas no assunto. “O administrador costuma pedir imagens de abusos de crianças, preferencialmente feitas recentemente. Caso a pessoa não compartilhe, ela é tirada do grupo”, explica o chefe de investigações.

Conforme as imagens começam a circular pelas redes, elas vão perdendo valor de mercado. A partir daí, elas são vendidas em pacotes, armazenados remotamente nas chamadas “nuvens”. O conteúdo, nesses casos, é divulgado na internet aberta, principalmente no Telegram. Segundo a polícia, o aplicativo oferece aos criminosos a mesma segurança que a deep web.

“O Telegram, para nós das polícias, tanto a Civil como a Federal, é um dos maiores problemas em relação à venda de material pornográfico infantil”, afirma Alexandre Scaramella.

Adquirir, vender, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente é crime previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pena vai de quatro a oito anos de prisão.

No submundo da pedofilia há três tipos de criminosos identificados pela polícia. O primeiro deles é o abusador, que registra os crimes em fotos e vídeos e os compartilha em seguida, muitas vezes gratuitamente.

Outro é o traficante que tem acesso ao material produzido pelos abusadores e o comercializa tanto na deep web como nas plataformas abertas, principalmente pelo Telegram.

E há o pedófilo “passivo”, aquele que compra o material e o armazena em seu computador para satisfazer seu desejo sexual.

No mês passado, o DHPP conseguiu prender um traficante de pornografia infantil em Suzano, na Grande São Paulo. O comerciante Lucas Penques dos Santos, de 24 anos, baixava e armazenava vídeos e fotos de sexo envolvendo crianças e adolescentes, e os oferecia em pacotes virtuais, com preços entre R$ 4 e R$ 9.

As investigações, que duraram três meses, mostram que as negociações eram realizadas em salas de bate-papo exclusivas e por indicação de outros “usuários.”

Santos entrava em grupos de pornografia adulta e divulgava seu material de pedofilia. Algumas pessoas se interessavam e, com elas, o criminoso criava grupos nos quais a venda era feita livremente pelo Telegram.

A polícia já sabia do caso, mas não conseguia identificar o traficante por falta de colaboração da plataforma. Santos só foi pego porque passou a comercializar os pacotes de pornografia infantil pelo WhatsApp.

Um usuário se sentiu enojado com o material compartilhado e fez uma denúncia à polícia, divulgando o número de celular usado como chave Pix para as vendas. Com base nela, a polícia conseguiu identificar o comerciante e seu endereço.

A quebra do sigilo bancário de Santos obtida pelo DHPP mostra que Santos realizou, apenas em janeiro deste ano, 160 vendas de pacotes de pornografia infantil, arrecadando R$ 1.952. Em fevereiro, foram 122 vendas, que renderam R$ 1.392.

Ele foi preso em flagrante por crime de pedofilia no dia 24 de abril, mas foi solto na última semana por meio de um habeas corpus. O Metrópoles não conseguiu localizar a defesa dele até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Em outra ação policial, um comerciante de 45 anos foi preso (veja abaixo) após a Polícia Civil encontrar mais de 20 mil arquivos de pornografia infantil na casa dele, na zona leste da capital paulista, na manhã de quinta-feira (18/5). Ele foi solto no dia seguinte, após audiência de custódia.

Edson Shigueyoshi Murata afirmou aos policiais da 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia que começou a baixar arquivos de sexo explícito com crianças e adolescentes quando morava no Japão, para onde se mudou quando tinha 15 anos de idade. Ele retornou à capital paulista em 2011 e mantém um comércio de frutas e verduras há 9 anos.

Murata pagou uma fiança equivalente a um salário mínimo (R$ 1.320) e foi solto. Nenhum advogado dele foi localizado até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

O Telegram afirmou, em nota enviada ao Metrópoles, que compartilha dados com a polícia desde que haja uma ordem judicial com “informações cruciais”.

“O Telegram processa todas as solicitações das autoridades policiais no Brasil e as cumpre dentro dos limites da lei, de sua política de privacidade e das limitações técnicas da plataforma”, diz o Telegram.

O aplicativo acrescentou que desde 2022 recebeu, “exatamente”, 72 solicitações do DHPP que “exigiriam uma ordem judicial para obter [informações] de acordo com as leis brasileiras.”

“Nenhuma das solicitações do DHPP estava baseada em uma ordem judicial e, além disso, muitas delas estavam sem informações cruciais necessárias para continuar, mesmo que uma ordem judicial fosse obtida. Enviamos uma resposta detalhada para cada uma das solicitações”, diz o Telegram, em nota.

O aplicativo disse ainda que desde 2022 já recebeu 305 ordens judiciais oriundas de São Paulo, sem especificar de onde eram e se as cumpriu.

Metrópoles  

Focada em tecnologias sustentáveis, Rondônia Rural Show começa nesta segunda

Inicia nesta segunda-feira (22) a 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, feira de agronegócio considerada uma das mais importantes do país. No evento, que acontece anualmente em Ji-Paraná (RO), são expostas tecnologias, estudos e variedades de produtos da zona rural.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o foco da Rondônia Rural Show neste ano é promover a discussão sobre o uso de tecnologias sustentáveis. Cerca de 24 vitrines tecnológicas com diferentes amostras da produção rondoniense ficarão disponíveis na feira.

A 10° edição inicia neste dia 22 e segue até 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Preço da gasolina cai pela segunda semana seguida em Rondônia

O preço médio da gasolina em Rondônia caiu pela segunda semana nos postos de em Rondônia, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgada neste fim de semana.

O levantamento foi feito entre 14 e 20 de maio em 60 postos do estado. Segundo o órgão regulador, o preço médio é calculado com base no que é cobrado dos consumidores tanto na capital Porto Velho quanto nos municípios do interior de Rondônia.

▶️ Gasolina: o combustível fechou a semana custando R$ 5,98

  • Por mais de dois meses, o valor ficou na casa dos R$ 6 devido à reoneração feita pelo governo federal. Na semana passada, o valor caiu para R$ 5,99 e, agora, para R$ 5,98,
  • O preço máximo do combustível encontrado nos postos nesta semana segue custando R$ 6,20.

▶️ Diesel: o valor caiu mais uma vez (fechou a R$ 6,03) e assim se aproxima da gasolina

  • Em quatro semanas, o valor do diesel caiu de R$ 6,36 para R$ 6,03
  • Segundo a ANP, o preço máximo encontrado nesta semana nos postos foi de R$ 6,98.

 

▶️ Etanol: o valor do litro segue em R$ 4,90 pela terceira semana seguida

  • Segundo a ANP, o valor médio do litro fechou abril custando R$ 4,87, e nesse mês de maio custa três centavos a mais
  • Entre os postos pesquisados, o preço mais caro do etanol custa R$ 5,41.

 

Tendência de queda

 

Os preços da gasolina e do diesel devem cair nos últimos dez dias do mês de maio. Isso porque a refinaria da Amazônia (Ream), que atende o estado de Rondônia, anunciou na sexta-feira (19) a redução média nos preços.

Segundo nota divulgada, o preço da gasolina deve cair 3,35%, enquanto no óleo diesel a redução deve ser de 3,91% a 4,08%.

Porto Velho é tricampeão do Rondoniense

O Porto Velho conquistou seu tricampeonato Rondoniense neste sábado (20) no estádio Aluízio Ferreira.

Na partida com grande presença do torcedor, o 0 a 0 bastou para que o Porto Velho ficasse com a taça. Isso porque a equipe havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no estádio Biancão, em Ji-Paraná.

Com o título, o Porto Velho se garantiu no Campeonato Brasileiro da Série D de 2024. O clube já havia garantido a vaga na Copa do Brasil da próxima temporada por ter sido campeão do primeiro turno. O Ji-Paraná também estará presente por conta do fim da classificação pelo ranking da CBF e o estado de Rondônia ter ganhado uma segunda vaga.

Final Rondoniense _ Porto Velho X Ji-Paraná — Foto: Leandro Morais

A mão de Deus está aqui: Valdemiro Santiago leva segundo golpe e tem seu maior templo penhorado

Recentemente, o império religioso do empresário evangélico Valdemiro Santiago sofreu o seu mais duro golpe: a penhora da Igreja Mundial do Poder de Deus.

De acordo com O Globo, o templo é avaliado em nada menos que R$ 260 milhões, soma 46 mil metros quadrados de área e capacidade para receber cerca de 20 mil pessoas. É nele que o pastor faz suas pregações e inúmeras promessas milagrosas de cura a doentes, muitos até em estágio terminal.

A penhora foi ordenada pela Justiça paulista em função do não pagamento de aluguéis de uma mansão localizada no litoral Norte de São Paulo. A dívida é estimada em R$ 881 mil.

No entanto,  a penhora não é o único problema do empresário. O pastor Valdemiro Santiago levou um golpe de R$ 800 milhões da filha. Responsável por administrar o dinheiro do pai, Raquel Santiago acabou perdendo uma fortuna milionária e sendo afastada do seu posto. A pastora perdeu nada menos que R$ 800 milhões do próprio pai, com desvios do ex-marido, Filipe Iannie

Vini Jr. se defende de ataques racistas que estava sofrendo durante partida e leva um mata-leão

A partida entre Valencia e Real Madrid, neste domingo (21), por LaLiga, teve que ser paralisada no 2º tempo após mais um triste episódio de racismo contra Vinicius Jr.

De acordo com o portal ESPN, após a torcida presente no Estádio Mestalla, em Valência, chamar o brasileiro de “macaco” diversas vezes, o árbitro Ricardo de Burgos optou por suspender o jogo. O juiz, em seguida, pediu ao delegado do jogo que fizesse o anúncio no sistema de som da arena.

Na sequência, Vini foi se defender dos ataques racistas que estava sofrendo e levou um mata-leão dos jogadores. O brasileiro acabou sendo expulso na parte final do duelo, após acertar a mão no rosto de um rival, levando vermelho direto depois de revisão no VAR.

‘Moro será o próximo cassado’, aposta o ex-deputado Deltan Dallagnol

 O ex-procurador da Lava-Jato e ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Podemos-PR), teve o registro de sua candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira, dia 16, resultando na perda do mandato de deputado federal que havia obtido na última eleição. Dallagnol, conhecido por seu envolvimento na Operação Lava Jato, afirmou que o próximo político a enfrentar a mesma situação será o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), também um dos expoentes da operação, segundo informa a coluna Maquiavel, de Veja.

“A decisão do TSE deixou não só a mim, mas todo mundo perplexo. Embora eles (os ministros do TSE) tenham dito que eu fraudei a lei, foram eles quem fraudaram a Constituição. E eu acredito que o próximo será o [senador Sergio] Moro, pois existe uma forte pressão por parte do sistema corrupto que me cassou e vai para cima do Moro”, afirmou Dallagnol.

Após a decisão unânime do TSE, Deltan Dallagnol tem a possibilidade de recorrer ao próprio tribunal eleitoral, por meio de embargos de declaração, embora as chances de reversão sejam remotas. Além disso, ele também pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal, onde as chances seriam ainda menores.

PM prende bando em Guajará-Mirim e recupera caminhonete roubada de deputado

Dois homens e duas mulheres foram presos na manhã deste sábado (20), em Guajará-Mirim após serem flagrados com uma caminhonete Hilux SW4, roubada em Porto Velho e pertencente ao deputado Edevaldo Neves.

O veículo foi roubado juntamente com um Fiat Uno, de cor branca em na residência do assessor do parlamentar, no bairro Teixeirão, zona leste da capital. Uma arma de Edevaldo, que estava na caminhonete também foi roubada.

Uma câmera de segurança registrou quando uma viatura da PM persegue a Hilux e prende os criminosos após baterem o veículo.

Casal de Corumbiara morre em acidente na BR-364

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta na BR-364, próximo a Pimeta Bueno. As vítimas, Antonio Robak e Daiane Fraron, eram um casal e moravam em Corumbiara.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão foi causada por buracos na rodovia. O casal seguia em uma motocicleta que foi atingida por um carro. As vítimas morreram na hora, antes da chegada do resgate.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do carro teria perdido o controle veículo após passar por buracos da estrada. O veículo bateu de frente com a motocicleta, que estava viajando na direção contrária.

Casal morreu em acidente na BR-364 em Pimenta Bueno, RO — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Domingo de calor e sol forte em Rondônia

Neste domingo (21), o sol deve dominar em todo o estado, entre nuvens, com tempo abafado. A previsão é do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O fim de semana começou com muito sol e calor.

Segundo o Sipam, os municípios da região central tiveram ter a tarde mais quente no sábado, com termômetros chegando aos 36°C.