26.9 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 947

Mais de 2 mil cirurgias eletivas estão prevista para este ano em Vilhena

O Governo de Rondônia lançou em 2022 o “Opera Rondônia” com o objetivo de reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas de diversos municípios do estado. Em Vilhena, neste ano o projeto está sendo intensificado através da gestão da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes junto a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As cirurgias eletivas são procedimentos cirúrgicos agendados com antecedência através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e são realizadas quando não há uma emergência médica ou uma situação que ameace a vida do paciente. No entanto, devido às medidas de segurança sanitária adotadas durante a pandemia de COVID-19, muitos desses procedimentos foram suspensos, o que acabou levando a um aumento no número de pacientes na fila de espera.

 

Desta forma, para otimizar a demanda, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Regional de Vilhena (HRV) designou um anestesista e 12 leitos cirúrgicos para atender às ações do “Opera Rondônia”.

 

O processo começa com a convocação das pessoas através do Sisreg. Em seguida, é solicitado ao paciente para comparecer ao hospital, onde ele passa por uma avaliação com um médico especialista, realiza os exames e a consulta. Depois de completar todos os procedimentos necessários e estiver apto, a cirurgia pode ser realizada.

 

Ao todo, estão previstos para acontecer cerca de 2 mil procedimentos, sendo eles: colecistectomia; hemorroidectomia; hernioplastia epigastrica; hernioplastia inguinal crural; hernioplastia umbilical; reparação de outras hernias; tratamento de ureterocele; vasectomia; postectomia; histerectomia; laqueadura tubaria; ooforectomia; tratamento cirurgico de incontinencia urinaria por via vaginal; tratamento cirúrgico hidrocele; tratamento ortopédico; reparo de rotura do manguito rotador; ressecção de cisto sinovial; retirada de fio ou pino intra osseo; reconstrução ligamentar intra-articular do joelho; miomectomia.

Beltra’s promove a Sexta do Rock com Jeferson Lazaro e Sandro Vieira

O melhor do rock nacional e internacional acontece nesta sexta-feira (28), no Beltra’s Rock Bar, em Vilhena. A dupla Jefferson Lazaro e Sandro Vieira, nomes consagrados do cenário artístico regional, se apresenta a partir das 22h. O espaço alternativo fica próximo ao Shopping Park da cidade. Entrada free até às 22h

Adolescente mata vizinha com golpes de canivete em Rondônia

Uma adolescente, de 16 anos, foi detida na noite desta quinta-feira (27), após matar uma vizinha com golpes de canivete. A vítima foi identificada apenas como Ana Beatriz. O crime aconteceu em Ji-Paraná.

A Polícia foi até o local, após ser acionada por moradores da região, informando que duas mulheres estariam brigando no meio da rua.

Chegando no endereço, os policiais flagraram a adolescente desferindo várias golpes de canivete na cabeça da vítima.

Rapidamente os militares desceram da viatura, e separaram as duas. Ana Beatriz já estava bastante ferida. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, a vítima foi levada para o hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

A autora do assassinato foi levada para a delegacia. Questionada, ela não deu muitos detalhes sobre o crime, mas a PM apurou que momentos antes um homem teria ido à casa da vizinha e perguntado pelo marido da adolescente. Em seguida ela teria ido tirar satisfações e a briga foi iniciada.

Esquerda aposta em novos nomes em Cerejeiras para disputar eleições em 2024

Com vitória do presidente Lula, a esquerda de Cerejeiras se fortaleceu e vem se articulando para disputar as eleições de 2024. Novos nomes estão sendo cogitados para concorrer à Câmara e a Prefeitura.

Com apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus, filha do ex-deputado federal Anselmo de Jesus, uma das grandes lideranças da esquerda rondoniense, um grupo da cidade articula um nome de consenso para montar uma chapa e concorrer ao pleito que se avizinha.

Para Câmara Municipal, um dos mais cogitados é o sindicalista rural e comunicador Gilmar Fagundes. Importante liderança do segmento produtivo ligado à agricultura familiar e grande expressão do rádio cerejeirense, o jovem morador da cidade goza de trânsito e ampla simpatia da juventude rural. Gilmar tem claro posicionamentos políticos em favor da classe trabalhadora. É inteligente, articulado e ponderado em suas ações políticas.

Outro que vem como pré-candidato em 2024 é o sindicalista Divino Borges que, por pouco não se elegeu vereador nas últimas eleições. Divino é uma das grandes lideranças de Cerejeiras e deve fazer a diferença nas urnas.

Acomodadas em suas demandas e compromissadas com seus acordos com o Poder Executivo e recebendo gordas diárias em viagens fora e dentro do Estado, as atuais lideranças – que diz representar a classe trabalhadora – sofreram grandes desgastes, devendo ser substituídas nas próximas eleições.

Outro fator que contribui para o novo cenário, é de que os atuais inquilinos da Casa Leis estão desacreditados junto à comunidade, sinalizando para uma grande renovação do quadro atual para a nova legislatura.

 

É nesta sexta em Colorado: Jones Lazaro se apresenta no Pesqueiro Vila Rica

O experiente cantor Jones Lazaro está de volta ao cenário cultural de Colorado do Oeste. Nesta sexta-feira (28), a partir das 19h30, ele faz o melhor da MPB e do Pop Rock, entre outros segmentos. O trabalho acontece no restaurante Pesqueiro Vila Rica, localizado na rua dos Trabalhadores, próximo ao DER.

Jones é pioneiro em Colorado e um importante ativista cultural na região. Pai de Jefferson Lazaro, uma das grandes revelações da musica regional, o artista tem larga experiência no cenário musical.

O show desta sexta, além de ser um novo espaço para os artistas regionais, é mais uma opção de entretenimento neste fim de semana prolongado.

No espaço, haverá rodízio de caldos, drinks, caipirinha, chopp e cerveja para a clientela. Mais informações via (69)993381054

 

Colorado do Oeste: Ezequiel Neiva garante ampliação da academia da PM

O quartel da Polícia Militar no município de Colorado do Oeste receberá mais R$ 120 mil do deputado Ezequiel Neiva (União Brasil), para a aquisição de equipamentos a fim de complementar a academia que o parlamentar entregou à unidade no último mês. Neiva destaca que o recurso está assegurado e será encaminhado ao Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização da Polícia Militar (Funrespom), que fará a compra dos equipamentos.

Ezequiel disse que durante a entrega dos equipamentos o comandante do quartel, capitão PM Andrade solicitou a ampliação da academia. “Entendemos a necessidade que o militar tem para se exercitar e manter a forma num local adequado. Em Vilhena realizamos duas compras de equipamentos para montar uma academia completa ao Batalhão. Da mesma forma faremos para Colorado”, detalhou.

O deputado frisou ainda, que a academia do quartel de Colorado está sendo utilizada pelos policiais civis. “O capitão PM Andrade quer estender a utilização da academia à população. É uma ação social louvável e tem nosso apoio”, afirmou Neiva.

Para o capitão PM Andrade, a academia representa grande ferramenta para o bem-estar físico e mental da tropa, vez que os policiais são submetidos a situações de estresse e fadiga durante a sua rotina de trabalho. O capitão ressalta que o maior beneficiário é o cidadão, que contará com um policial em plenas capacidades físicas para o desenvolvimento do serviço de Polícia Ostensiva. “O vigor físico e a resistência a esforços prolongados são fatores inerentes ao serviço policial militar e a manutenção da atividade física é preponderante para o alcance dessas condições”, explanou o comandante. O capitão disse ainda, que pretende abrir o espaço para o uso da comunidade, aumentando a interação da população com a instituição.

Indígenas de todo Brasil podem participar de curso de tecnologia em Rondônia

O curso Recorde Pro Aldeia abriu 70 vagas para formação gratuita de candidatos indígenas no projeto ‘Full Stack’, que desenvolve áreas da tecnologia e programação. O curso será oferecido de forma online.

Os interessados devem seguir algumas etapas. A primeira é realizar a inscrição e participar de um curso online e gratuito de programação. Os candidatos que mais se destacarem serão selecionados para enfim, compor a 1° turma do Recorde Pro Aldeia.

A turma terá a carga horária de 540 horas de formação completa em tecnologia, onde questões técnicas e habilidades serão desenvolvidas. Para finalizar a imersão de conhecimento, os alunos terão que participar de um desafio virtual. Ao fim do processo, todos estarão aptos a idealizar soluções tecnológicas.

“Rondônia conta com uma população de 10 milhões de jovens na região e a população indígena aumentou cerca de 50% nos últimos 12 anos. Por conta desses fatores, promover o empoderamento digital se tornou fundamental, especialmente para a população indígena, capacitando esses participantes a usarem a tecnologia como ferramenta de transformação“, avaliou Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode.

Pré-requisitos

 

  • Indígenas de qualquer etnia e região do Brasil;
  • Ter 18 anos completo;
  • Possuir pelo menos o ensino médio completo;
  • Não é necessário ter experiência prévia na área.

 

Projeto

 

A iniciativa surgiu da parceria entre a Recorde, o Instituto Alok e o Instituto-E/Osklen. A idealização do projeto tem como objetivo promover o encorajamento dos jovens indígenas oferendo técnicas e conhecimento para a elaboração de tecnologias e inserção no meio de trabalho.

Ao g1, o diretor executivo do Instituto Alok, Devam Bhaskar, afirmou que o processo de criação do projeto partiu da aliança que o artista Alok tem com a questão indígena e ressaltou a sabedoria dos povos originários que vivem um momento importante de ocupação de espaços de atuação na sociedade.

“Vamos oferecer uma formação robusta, que vai possibilitar, com certeza, que os participantes saiam com condições de ocupar espaços no mercado de trabalho, além de emponderá-los através do uso da tecnologia digital, para que criem empreendimentos e expressem sua cultura e visão de mundo e agreguem inovações ao bem viver nas aldeias”, disse Bhaskar.

Prefeito de 65 que casou com adolescente de 16 exonera sogra do cargo de secretária de Cultura

O prefeito de Araucária, município localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Hissam Hussein Dehaini, tomou a decisão de exonerar sua sogra, Marilene Rôde, do cargo de secretária de Cultura e Turismo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (26).

De acordo com o G1, Marilene havia sido nomeada para o cargo em 13 de abril, apenas 24 horas após o prefeito, de 65 anos, ter se casado com a filha dela, uma adolescente de 16 anos. O casamento ocorreu logo após a jovem atingir a idade legal para formalizar a união. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que está investigando a situação para verificar se houve prática de nepotismo, considerado um ato de improbidade administrativa pela legislação federal.

Escondido em fossa, foragido é preso em Rondônia

Uma operação realizada pela Polícia Militar e Polícia Penal, desde o início da manhã desta quarta-feira (26), já resultou na prisão de pelo menos três foragidos, em Porto Velho. Um dos presos estava escondido em uma fossa.

Logo no início da manhã, as forças policiais saíram às ruas para localizar e prender foragidos da justiça. Os policiais fizeram um verdadeiro pentefino nos bairros da cidade, principalmente em locais já conhecidos pela Polícia.

O trabalho contou com o apoio do Núcleo de Operações Aéreo (NOA).

Um dos presos, ainda tentou se esconder dos policiais, entrando em uma fossa, mas logo foi localizado e preso.

Todos os presos da operação serão levados para o sistema prisional, onde ficarão à disposição da justiça, segundo informa o Rondoniagora.

Acusada de formação de quadrilha, advogada rondoniense é excluída da OAB

Em julgamento realizado no último dia 14, a 1ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-RO decidiu pela exclusão de uma advogada dos quadros da Seccional. A decisão foi tomada após análise dos autos, que revelaram o envolvimento da profissional em crimes graves, comprometendo sua integridade moral e profissional, tornando-a moralmente inidônea para a sua manutenção nos quadros da Ordem (art. 34, XXVII, da Lei 8.906/94).

O voto do relator, advogado José Jair Valim, foi seguido por unanimidade pela turma julgadora. A decisão do TED não é definitiva e somente será executada após apreciação do Pleno Conselho da Seccional. A exclusão está prevista no art. 38, II, da mesma lei.

De acordo com os autos, a advogada foi condenada criminalmente por tentar obter vantagem ilícita através de fraude em prejuízo da União Federal, uso de documento público materialmente falso (RG) perante o Judiciário e formação de quadrilha.

Louise Haufes, presidente da turma e vice-presidente do TED, esclarece que “a competência para julgar processos de exclusão é exclusiva do Pleno do Conselho Seccional da OAB, mediante manifestação favorável de dois terços de seus membros”. O procedimento está previsto no art. 38, parágrafo único, combinado com art. 70, § 1º, ambos do Estatuto da Advocacia da OAB (Lei 8.906/94).

A presidente do TED, Alessandra Rocha Camelo, destaca a importância do papel institucional do Tribunal de Ética. “O TED vem cumprindo zelosamente com seu papel institucional, no cumprimento do Estatuto da Advocacia, das normas deontológicas previstas no Código de Ética e Disciplina, ainda que seja uma decisão de exclusão dos quadros da OAB. Esse tipo de decisão, em verdade, contribui para a dignidade e a credibilidade da Advocacia”, disse.