29.2 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 948

Deputado Ezequiel Neiva assegura mais R$ 290 mil para iluminação em LED para o município de Cabixi

O município de Cabixi, no Sul do estado, receberá mais R$ 290 mil de emenda parlamentar do deputado Ezequiel Neiva (União Brasil). O recurso é para o complemento da iluminação em LED da avenida Tapajós e iluminação da avenida Guarani. O deputado frisa que o recurso está assegurado e logo será liberado para que a prefeitura possa contratar a empresa que executará as obras.

Ezequiel Neiva ressaltou a importância investir na iluminação em LED. Disse que além de deixar a cidade mais bonita, o projeto em LED garante economia aos cofres da prefeitura, que poderá investir em outras ações no município. “No último ano destinamos R$ 445 mil para a iluminação da avenida Tupiniquins, no trecho entre a avenida Guaporé e rua Carijós”, acrescentou o parlamentar ao lembrar que já são cerca de 750 mil investidos em iluminação LED em Cabixi.

Neiva agradeceu ao governador coronel Marcos Rocha (União Brasil) pela liberação do recurso. O parlamentar afirmou que o projeto é fruto de uma parceria com o Governo do Estado. “Marcos Rocha tem cumprido na integrada com todos os compromissos de liberação de emendas porque compreende a necessidade de cada município”, observou.

Nilson Nascimento

Câmara aprova urgência do PL das fake news

 A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (25) a urgência do PL das fake news, que pune as big techs por conteúdos veiculados nelas que violem padrões estabelecidos contra o discurso de ódio e anti-democrático. A votação foi concluída com um placar favorável de 238 a 192.

Com isso, o PL nº 2.630/20 poderá ser votado de maneira mais célere. Pelo cronograma, o plenário votará o mérito do texto na próxima terça-feira (2).

O início da sessão foi marcado pelas tentativas de obstrução da extrema direita. O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) chegou a afirmar que “pode ser a ideia do relator comunista [Orlando Silva], mas o Brasil não virará a China”.

Agentes vacilam e apenados fogem durante trabalho de rua em Vilhena

Os dois apenados aproveitaram um descuido dos agentes penais e empreenderam fuga a pé. Eles foram identificados como Maique Gabriel de Oliveira e Valquer Mendes da Silva.

Os detentos faziam parte do projeto “Semear e Ressocializar” do Centro de Ressocialização Cone Sul, e fugiram na tarde desta terça-feira (25). Eles estavam trabalhando nas imediações do Hospital Regional de Vilhena.

PM prende motorista de aplicativo acusado de roubo em Rondônia

Uma ação da Polícia Militar, na madrugada desta terça-feira (25), resultou na prisão de Edmilson R. S. L. F., após ser flagrado com vários objetos roubados e que foram encontrados dentro de um veículo. A abordagem aconteceu no Bairro Castanheira, zona sul de Porto Velho.

Os policiais informaram que estavam em patrulhamento, quando receberam as características do veículo suspeito de ter sido usado em um roubo.

Durante o patrulhamento, o carro, que possuía adesivo de aplicativo, foi abordado na rua 18 de Janeiro com Opala. Ao ser questionado, Edmilson afirmou que era motorista de aplicativo.

Durante a revista, os policiais encontraram vários objetos que foram roubados de uma propriedade, localizada após a ponte sobre o rio Madeira, zona rural da capital.

A vítima foi até o local da abordagem, e reconheceu o carro usado pelos criminosos para ir até a propriedade e os objetos que estavam dentro do veículo.

Como Edmilson não tinha mais saída para tentar enganar os policiais, ele acabou confessando que participou do roubo, disse que iria receber R$ 400 para levar os comparsas até o local do assalto e depois levar para uma residência.

O criminoso informou o endereço onde os demais marginais poderiam estar, mas quando a equipe chegou, só estava um deles, que conseguiu fugir pulando muros de residências. Ele já foi identificado.

Dentro da casa, a Polícia encontrou vários celulares de procedência duvidosa.

Edmilson recebeu voz de prisão e foi levado para o Departamento de Flagrantes.

Rondoniagora

Ibama abre seleção com mais de 100 vagas para Rondônia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) abriu processos seletivos simplificados com mais de 100 vagas para brigadistas, chefes de esquadrão, chefes de brigada e supervisores de brigada em Rondônia.

As vagas foram assim distribuídas:

• Porto Velho (44 vagas, sendo 36 de brigadista, seis de chefe de esquadrão e duas de chefe de brigada).
• Porto Velho – PA Joana D’arc (15 vagas, sendo 12 de brigadista, duas de chefe de esquadrão e uma de chefe de brigada);
• Porto Velho (uma vaga para supervisor de brigadas);
• Machadinho D’Oeste (15 vagas, sendo 12 de brigadista, duas de chefe de esquadrão e uma de chefe de brigada);
• Nova Mamoré (29 vagas, sendo 24 de brigadista, quatro de chefe de esquadrão e uma de chefe de brigada);
• Cacoal (15 vagas, sendo 12 de brigadista, duas de chefe de esquadrão e uma de chefe de brigada).

Veja os editais:

• Brigadista

• Chefe de Esquadrão

• Chefe de Brigada

Edital – Porto Velho – PA Joana Darc

Edital – Nova Mamoré 

Edital – Cacoal

 

Os requisitos, remunerações e atribuições de cada cargo a seguir:

Brigadista:
• Requisitos: Ser alfabetizado e ter entre 18 e 59 anos completos. Para algumas localidades é necessário ter Certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio.
• Remunerações: R$1.302.
• Atribuições: Executar atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como: prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais.
Chefe de Esquadrão:
• Requisitos: Ser alfabetizado e ter entre 18 e 59 anos completos. Para algumas localidades é necessário ter Certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio.
• Remunerações: R$1.953.
• Atribuições: Comandar os brigadistas do esquadrão nas atividades de prevenção e combate, elaborar e executar o plano semanal de trabalho do esquadrão e zelar pela manutenção dos equipamentos, materiais e veículos da Brigada.
Chefe de Brigada:
• Requisitos: Ensino Médio completo e idade entre 18 e 59 anos completos. Para algumas localidades é necessário ter Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio.
• Remunerações: R$2.604.
• Atribuições: Executar as atividades administrativas referentes à brigada, coordenar a hierarquia de comando de chefes de esquadrão e brigadistas, enviar relatórios gerenciais e representar o Prevfogo localmente.

Dois acidentes são registrados nesta terça em Vilhena

Dois acidentes de trânsito foram registrados nesta terça-feira (25) em Vilhena. O primeiro ocorreu na BR-364, próximo da AM Som, envolvendo dois carros e um caminhão. Ambos seguiam no mesmo sentido. Só houve danos materiais. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e trânsito ficou lento no local.

O segundo foi nos cruzamentos das ruas 822 com 803, envolvendo um Gol e um Fiat Uno. Com impacto, o Uno chegou a virar e o condutor sofreu ferimentos.

 

 

 

Vilhena: UBS Industrial ganha unidade da Farmácia Básica Municipal

A Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), abriu nesta segunda-feira, 24, uma extensão da Farmácia Básica Municipal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Industrial. Com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, o local oferecerá maior comodidade e acessibilidade aos moradores da região.

De acordo com Fernando Ramos, responsável técnico da assistência farmacêutica do município, essa iniciativa faz parte do processo de expansão e descentralização do centro de distribuição de medicamentos. “Ao investir em espaços físicos dentro das unidades básicas de saúde, evitamos que os cidadãos precisem deslocar para bairros distantes de suas residências para retirar seus medicamentos”, comentou.

Atualmente, o município conta com duas unidades da Farmácia Básica, sendo a primeira na UBS Liro Hoesel, localizada no bairro Cristo Rei. Em breve, uma terceira extensão será inaugurada junto à UBS Leonardo Alves, no Alto Alegre.

A Farmácia Básica Municipal é um centro de distribuição gratuita de medicamentos para tratar problemas de saúde comuns na população, incluindo hipertensão, diabetes, problemas vasculares, tratamentos psiquiátricos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e insulina.

 

A lista com todos os medicamentos disponíveis na unidade pode ser acessada por meio do link, https://bit.ly/FarmaciaMunicipalVilhena , ou através do QR Code, que pode ser encontrado nas UBS.

 

Para receber os medicamentos, o paciente precisa apresentar a prescrição médica e o cartão do SUS, sendo necessário também um documento de identificação para remédios de controle especial.

Em cidade de Rondônia, escolas suspendem aulas após furto de fios da bomba de água

Torneira de água

Os alunos das escolas Tucumã e Moranguinho, localizadas em Porto Velho, tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira (24). O motivo é a falta de água, ocasionada pelo furto de fiação elétrica.

Em um comunicado enviado aos pais no domingo (23), através de um grupo no WhatsApp, a direção da escola Moranguinho informou que os fios da bomba de água que abastece as escolas foram furtados, o que resultou na suspensão das atividades escolares.

“Lembrando que a escola não tem guarda diurno. Sendo assim, amanhã estaremos sem água. Portanto, amanhã não haverá aula, para que possamos resolver essa situação. Pedimos o apoio e a compreensão de todos”, diz um trecho do comunicado.

O secretário da escola Tucumã, Nilton Alves, informou que essa é a segunda vez no ano que os fios são furtados.

A previsão para retorno das aulas nas duas escolas é para esta terça-feira (25), segundo informa o Rondoniagora.

Prefeitura recupera estradas rurais em Vilhena

As máquinas da Secretaria de Obras não param de atender a área rural executando uma força tarefa de recuperação das estradas para as rotas escolares e escoação da produção agricultura familiar. O trabalho inclui patrolamento, encascalhamento, substituição de bueiros, rebaixamento de morros e outros serviços.

‌“Esse é um dos grandes desafios que temos esse ano. Assegurar a recuperação das estradas rurais, com um trabalho de qualidade e que garanta segurança e trafegabilidade. A temporada das águas está acabando, mas a Secretária de Obras vai continuar trabalhando na recuperação das estradas rurais, em parceria com maquinários da Secretaria de Agricultura com diversas frentes de serviço”‌

Laércio Torres, secretário de obras, explica que duas linhas de frente estão a todo vapor na recuperação das estradas rurais da cidade. “ Recuperamos mais 150 km de estradas rurais, sendo nas linhas 155, 95, 85, 70, Jamantão, Papagaio e Boa Esperança. Nossa equipe está trabalhando a todo vapor, não medindo esforços para garantir a trafegabilidade dos moradores da área rural.‌

Para solicitações de serviços de na área rural, basta pedir pelo telefone e WhatsApp da Semosp pelo número (69) 3221-2665.

Advogado é condenado à suspensão do exercício profissional em Rondônia

Durante a última sessão da 4ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO), o colegiado julgou diversos processos disciplinares, com destaque para um processo em que um advogado foi condenado à penalidade de suspensão do exercício profissional pelo prazo mínimo de 120 dias, além de multa correspondente a três anuidades.

A decisão foi tomada em razão do advogado ter recebido um alvará judicial e não ter prestado contas, incorrendo em violação aos incisos XX e XXI da Lei 8.906/94 (EAOAB). A suspensão será mantida até que o advogado ressarça ao cliente os valores, inclusive com correção, desde o efetivo desembolso.

A relatora do processo, advogada Paula Isabela dos Santos, presidente da 4ª Turma do TED, destacou em seu voto que ficou devidamente comprovada a conduta do advogado em se apropriar dos valores disponíveis no processo e não efetuar a restituição ao representante. Ela também ressaltou a importância de os advogados agirem com cautela na prestação de contas, preservando os devidos documentos e recibos que comprovem o efetivo repasse dos valores pertencentes ao cliente.

Para a presidente do TED, Alessandra Rocha, a decisão serve como um alerta para os advogados e advogadas que atuam na área, mostrando a importância de agir de acordo com as normas e éticas da profissão, mantendo sempre a transparência e a responsabilidade no exercício da advocacia. “A decisão também reforça a importância do trabalho do TED da OAB-RO em garantir a ética e a responsabilidade no exercício da advocacia, bem como a proteção dos interesses do cliente”, finalizou.