29.2 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 949

Homem furta veículo, tenta usar cartão da vítima e acaba preso em RO

 Um homem de aproximadamente 50 anos foi preso na noite deste domingo (23), após quebrar o vidro da janela de um carro modelo Gol que estava estacionado em frente a uma Igreja na Avenida Rio de Janeiro, bairro Agenor de Carvalho, zona leste da capital.

As vítimas contaram que estavam na Igreja quando perceberam que o veículo havia sido arrombado e o criminoso estava usando os cartões furtados para fazer compras.

As vítimas passaram a monitorar e rastrear o suspeito que foi encontrado tentando abastecer a moto em um posto de combustíveis nas proximidades.

O suspeito foi detido até a chegada da Polícia Militar que fez a prisão em flagrante. Os objetos furtados não foram localizados.

MEC inicia consulta pública sobre o novo ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta segunda-feira (24), a primeira atividade relacionada à consulta pública sobre o novo ensino médio,  por meio de um webinário que reuniu especialistas para discutir o tema. As informações são do Metrópoles.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do MEC e contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, o professor doutor Célio da Cunha, da Universidade Católica de Brasília, e a professora Clélia Brandão Craveiro, da PUC-Goiás, com mediação do professor da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Roberto Alves.

As discussões sobre o novo ensino médio serão realizadas de forma descentralizada, com audiências em todas as regiões do país. Os interessados ​​podem enviar contribuições sobre o tema pela plataforma Participa + Brasil. Além disso, o MEC realizará mais quatro webinários entre especialistas e gestores, previstos para os dias 3, 15 e 22 de maio e 5 de junho. A consulta pública será estendida até 6 de junho, com a possibilidade de prorrogação.

PRF prende 21 pessoas durante a Operação Tiradentes em Rondônia

Vinte e uma pessoas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a Operação Tiradentes 2023, que aconteceu em todo o estado de Rondônia, entre os dias 20 a 23 deste mês. Neste ano, o trabalho foi voltado às ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante.

De acordo com a PRF, em comparação com o ano passado, houve uma redução de 35% no número total de acidentes e uma redução de 25% no número de acidentes graves. Nenhum óbito foi registrado durante a operação. Segundo a Polícia, das 21 pessoas presas, 8 foi por crimes de trânsito.

Entre as autuações aplicadas aos condutores estão, a não utilização do cinto de segurança, com 78 casos, alcoolemia, com 19 casos registrados e a não utilização dos dispositivos de transporte para crianças, com 15 casos.

Foram registradas 74 multas em este ano, contra 160 ocorridas em 2022. Cabe atenção para os autos de ultrapassagem em locais proibidos, manobra diretamente relacionada aos acidentes resultantes em vítimas fatais.

Durante a operação, em dezenas de comandos policiais realizados, 5298 pessoas e 4456 veículos foram fiscalizados. Além disso, foi contabilizado um total de 1179 testes de alcoolemia. Rondoniagora

Com gratificação sem reajuste, delegados deixam de atuar como voluntários e Lei Seca deve parar

Um manifesto, assinado por 10 delegados da Polícia Civil que atuavam de forma voluntária no Departamento de Flagrantes, auxiliando a Operação Lei Seca, foi divulgado nesta segunda-feira (24) e encaminhado para representantes sindicais da categoria, deputados estaduais e formalizado como denúncia junto ao Ministério Público do Estado. Eles reclamam a falta de atualização da Gratificação de Atividade Voluntária de Fiscalização de Trânsito que recebem e ainda questionam valores pagos para policiais militares e servidores do Detran. Os delegados informam que não irão mais trabalhar na Lei Seca, até que a situação seja revista. A Lei fala que a atuação do Detran, PM e Polícia Civil deve ser conjunta e assim a operação deve ser suspensa.

No documento, os delegados detalham que servidores do Detran recebem R$ 130,40 no período diurno e R$ 260,80 por noite/madrugada, para atuarem na Lei Seca. Já para as forças, os valores são os seguintes: comandante (PM) R$ 200; policial militar R$ 180; delegado R$ 350 e policiais civis (escrivães, agentes de polícia e datiloscopistas)) R$ 180. Mas eles dizem que esses valores estão sem correção desde 2017. Os delegados, segundo defendem, deveriam receber R$ 475,57.

“É perceptível a falta de isonomia entre os servidores que efetivamente participam da blitz da Operação Lei Seca, pois enquanto os policiais militares e os policiais civis recebem R$ 180,00 os agentes de fiscalização do DETRAN recebem R$ 260,80. Os policiais que desejar receber tais valores deverão abrir mão da sua folga e da noite de descanso, vez que a operação ocorre nas madrugadas dos finais de semana. Essa falta de estímulo tomou escasso o número de voluntários, por consequência, as prisões em decorrência da embriaguez na direção passaram a fazer parte da demanda do plantão ordinário do DEFLAG (Central de Flagrantes). Como o plantão não possui servidores suficientes para a demanda ordinária, as prisões por embriaguez na direção decorrentes da Operação LEI SECA passaram a ocupar as últimas posições na fila de ocorrências, vez que a prioridade é dada às ocorrências ordinárias do policiamento ostensivo”, relatam.

Os delegados ainda destacam que a operação só pode ser executada com ação conjunta entre o Detran, Polícia Militar e Polícia Civil, sob pena de se incorrer em crime de responsabilidade, entre outras situações. Rondoniagora.

Vilhena: Tiro de Guerra comemora Dia do Exército

Na manhã de quarta-feira, 19, o Tiro de Guerra de Vilhena realizou uma solenidade ao Dia Nacional do Exército Brasileiro, que completou 375 anos de existência da instituição militar.

Participaram da cerimônia do evento, o vice-prefeito Aparecido Donadoni, o vereador Sargento Damassa, o secretário de trânsito, Leonardo Alves, autoridades civis e militares, além dos familiares dos atiradores e amigos do Tiro de Guerra.

A cerimônia iniciou com um hasteamento do pavilhão nacional por um aluno da Escola Municipal Prof. Hermogenes, dando seqüência à oração do guerreiro de selva, canto do do Exército Brasileiro, e finalizando com a entrega de diplomas aos amigos do Tiro Guerra.

Aparecido Donadoni, vice-prefeito, parabenizou o trabalho desenvolvido do Tiro de Guerra no município. “Sabemos a importância dessa data e das honras que o Exército merece. Por isso, parabenizou ao Sargento instrutor do TG Wegner e aos atiradores pelos serviços prestados à comunidade, que também garantem a nossa segurança na cidade” enfatiza o vice-prefeito.

 

Dia do Exército Brasileiro – A data faz referência à Batalha de Guararapes (no ano de 1648), o Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas. No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

GOL, Azul e Latam descobrem esquema de revenda de passagens e demitem funcionários

Um grande esquema de revenda de passagens aéreas de benefício foi descoberto na GOL, Azul e Latam e gerou demissão de dezenas de funcionários. A fraude pode ter movimentado mais de R$ 1 milhão.

O esquema foi descoberto após um passageiro que estava voando de benefício decidir fumar um cigarro eletrônico dentro de um voo da LATAM na Ponte Aérea, em janeiro deste ano. Por conta disso, foi necessária a volta do avião para o portão e o passageiro foi desembarcado, gerando um atraso de 35 minutos na chegada ao destino.

O comportamento errático do passageiro com seu vape fez as empresas suspeitarem de que algo poderia estar errado. Elas começaram um “pente fino” nos benefícios e descobriram a fraude.

Esse tipo de benefício de viagem permite comprar passagens a custos irrisórios, dependendo da disponibilidade de assentos nos aviões. A principal plataforma para uso deste benefício é a MyIDTravel, criada pela Lufthansa e utilizada por todas grandes companhias aéreas, inclusive a Azul e a GOL.

Há uma regra do benefício que diz que, caso o funcionário ou seus dependentes não sigam as regras vigentes para o voo, incluindo a de segurança, este perderá seu benefício ou até pode ser demitido por justa causa.

O fato veio a tona há algumas semanas no Aeroporto Internacional de Confins, quando 30 funcionários da GOL foram demitidos por justa causa.

No caso da demissão dos funcionários da GOL, em Confins, havia relatos que alguns receberam até R$17 mil para vender o seu benefício por um ano. Neste caso, a pessoa cadastrava um desconhecido como beneficiário e este poderia desfrutar dos voos com descontos na GOL e outras empresas aéreas mundo afora.

Um dos acusados teria reclamado em um grupo na rede social que perdeu mais de R$ 1 milhão com a descoberta do esquema. Esta pessoa, ainda não identificada, teria organizado a venda de vários benefícios, cobrando entre R$15 mil e R$28 mil dos passageiros, que eram avisados sobre os termos e condições, que inclusive incluem a perda em caso de demissão do funcionário ou alguma suspensão.

Com o pente-fino feito pelas empresas Azul, GOL, Latam e Voepass, vários funcionários tiveram o benefício suspenso ou foram demitidos. A pessoa que comprou o benefício perdeu acesso ao MyIDTravel, não podendo mais emitir passagens. Revoltados, eles foram atrás do intermediário e também de funcionários.

“Olha o tanto de gente que vai ser demitida, funcionários chorando, nessas horas tem que se ajudar, vocês não pensam nos funcionários. Tem muita gente que aí agora seria só pagar a renovação, por isso eu falo pra não ficar trocando de cadastro, só comprar um cadastro, muito cuidado para oferecer para as pessoas, ao embarcar, sempre cobrei isso aqui, 12 anos já trabalhando com isso”, afirma o intermediário em áudio vazado.

 

Inscrições para aulas de violão encerram-se nesta segunda em Vilhena

Encerram-se nesta segunda-feira (24), as inscrições para aulas de violão gratuitas promovida pela Fundação Cultural de Vilhena  Ao todo serão ofertados 60 vagas com duas turmas, e o curso inicia na primeira semana de maio com duração de quatro meses.

Para se inscrever é preciso ter entre 15 a 25 anos e aluno deverá ter seu próprio instrumento. Todo material de estudo será ofertado pela Fundação Cultural.Após o resultado, os selecionados deverão comparecer na FCV para assinar o termo de compromisso e entregar a documentação solicitada.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Fundação Cultural de Vilhena, 3321-1777.

 

Fundação Cultural de Vilhena abre inscrições para aulas de violão gratuita

Semana começa com alerta de temporais em Rondônia

Nesta segunda-feira, deve ocorrer chuva moderada a forte no centro-sul de Rondônia. A informação é do site Climatempo. O ar quente e úmido ainda favorece nuvens de chuva muito carregadas sobre o Norte do país nesta segunda-feira. Com isso, a semana começa com alerta de temporais no Estado.

Surpreendido na porta de casa, homem é executado a tiros em Vilhena

A vítima foi identificada como Ernandes dos Santos, de 39 anos. O crime aconteceu nas primeiras horas desta segunda-feira (24), no bairro Moisés de Freitas, em Vilhena. Possivelmente ele teria sido vítima de uma emboscada.

Ele foi surpreendido ao chegar em sua casa e atingido com disparos na cabeça, peito e braço. O atirador fugiu e não foi identificado. A PM foi acionada e Corpo de Bombeiros também. O crime vai ser investigado.

PM promove mais de 300 policiais em Rondônia

Promoções de mais de 300 policiais, bem como entrega de medalhas e Diplomas Amigo da PM marcaram a formatura alusiva ao Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, realizada em frente ao Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, no final da tarde de sexta-feira (21). Durante o evento, foram destacadas as ações do Governo de Rondônia à Corporação com investimentos em equipamentos e viaturas, valorização, que, aliados ao desempenho dos policiais militares, têm obtido redução na criminalidade e reforçado a segurança da população.

Na mensagem explanada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Alves Padilha foi reforçado que, a Corporação possui uma estrutura organizacional sólida, com unidades especializadas em diversas áreas, a exemplo do policiamento de choque, do ambiental, do policiamento de divisas e fronteira, do policiamento de trânsito, de operações especiais, entre outros. O comandante completou ainda que, a instituição conta com um efetivo treinado e capacitado para lidar com diversas situações, desde a prevenção de crimes à atuação em grandes operações de segurança.

COMPROMETIMENTO DOS POLICIAIS

Destacadas pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, a valorização e melhores condições de atuação, com equipamentos modernos e novas viaturas têm sido fortalecidas pelo Governo do Estado. “O dia 21 de abril é uma homenagem a Tiradentes pela importância no desenvolvimento da História do Brasil. É um momento em que também são prestadas homenagens ao Alferes Tiradentes, patrono das polícias militares e civis brasileiras, que deixou um legado de valores éticos e morais. Temos orgulho da nossa briosa Polícia Militar de Rondônia, composta por homens e mulheres que atuam com respeito e cumprimento no dever de proteger a sociedade”, pontuou, ao mesmo tempo que parabenizou todos os policiais promovidos e os demais agraciados com medalhas.

A dedicação e empenho das forças de segurança pública foram enfatizadas pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital, que trouxe à reflexão a história do patrono Tiradentes que lutou bravamente pelos direitos. O secretário comparou que, assim como o patrono, as forças policiais do Estado demonstram dia após dia a mesma coragem, bravura e lealdade, na missão de protegerem a população rondoniense.

“O Governo de Rondônia tem dado total reconhecimento à PMRO, bem como às demais forças policiais do Estado. São ações que melhor estruturam nossas polícias e refletem positivamente, e aqui destaco as operações desencadeadas para maior segurança do cidadão, a exemplo das recentes forças-tarefas nas escolas, sem que o patrulhamento rotineiro fosse comprometido”, disse.

PROMOÇÕES

Em todo o Estado, no total, 312 policiais militares foram promovidos pela Polícia Militar, que também concedeu o Diploma Amigo da PM para 133 pessoas, reconhecidas pelos relevantes serviços à Corporação. Também foram outorgados com medalhas por tempo de serviço mais de 620 policiais militares.

Entre os homenageados com o Diploma Amigos da PM estavam profissionais da comunicação, que atuam na divulgação das ações das forças policiais do Estado, desempenhando um importante papel, pois levam à população informações sobre as atividades da instituição e ocorrências cotidianas.

“Agradeço a homenagem e divido com os demais profissionais da comunicação que têm a missão de levar à sociedade todas as informações que envolvem a segurança pública, bem como demais áreas. Nossa Polícia Militar é um orgulho aos rondoniense”, disse o jornalista Paulo Amorim.

O comandante-geral da PMRO lembrou que todos os investimentos do Governo de Rondônia reforçam as ações policiais. Somente nos primeiros meses deste ano, foram mais 300 armas apreendidas, mais de 350 prisões efetuadas, além de uma tonelada de drogas apreendida em ações policiais.