29.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 953

Atrás de ouro, criminosos agridem caseiro e roubam fazenda em cidade de Rondônia

Na tarde desta terça-feira (18), dois criminosos em um veículo Uno branco agrediram e roubaram um caseiro de 23 anos em uma fazenda situada na BR-364, quilômetro 13, sentido Jaci-Paraná, em Porto Velho (RO). Os suspeitos armados invadiram a propriedade, agredindo a vítima com coronhadas na cabeça e questionando sobre a localização de ouro no local.

O caseiro afirmou desconhecer a existência de ouro na fazenda, sendo então amarrado pelos criminosos. A dupla fugiu do local levando três notebooks, um celular Xiaomi C10 e uma TV de 32 polegadas.

No dia anterior (17), segundo informa o site Veja Rondônia, câmeras de monitoramento registraram dois suspeitos em um carro Uno, também branco, praticando furto em uma residência na Rua Clementino de Jesus, no bairro Três Marias. Há indícios de que se trata da mesma dupla envolvida no roubo à fazenda.

 

Ezequiel Neiva destaca melhoria na segurança pública de Rondônia

O deputado Ezequiel Neiva (União Brasil) prestigiou na manhã desta terça-feira (18), no Comando Geral da Polícia Militar, em Porto Velho, a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS). Com a realização do curso, 228  2º sargentos foram habilitados para a promoção de 1º sargento. O parlamentar destaca que o curso garante a melhor qualificação de policiais militares. Disse que a população é a maior beneficiada com o aperfeiçoamento dos militares.

O evento contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel James Alves Padilha, do deputado Ribeiro do Sinpol (Patriotas), e do secretário de segurança institucional da Assembleia Legislativa, tenente-coronel Lourenço.

Sargento da Reserva da Polícia Militar, o deputado Ezequiel Neiva fez gestão junto ao governador Marcos Rocha, para que o governo realizasse o CAS. O parlamentar ressalta que a promoção ocorrerá com a disponibilidade de vaga e preenchimento dos pré-requisitos, sendo um deles o curso de aperfeiçoamento de sargento.

Lei do Interstício

Em 2022, Ezequiel Neiva apresentou uma emenda para alterar a lei que limitava a promoção de militares. Com a alteração proposta por Neiva e aceita pelos demais deputados, os policiais militares ou bombeiros militares nas graduações de terceiro sargento; segundo sargento e primeiro sargento, foram beneficiados com o interstício (tempo de espera) reduzido para as respectivas promoções.

Havendo vagas, o Governo pode reduzir o interstício, ou seja, diminuir o tempo para a promoção, garantindo ascensão na carreira de militares e bombeiros.

Sintero debate violência contra as mulheres na Assembleia

A Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, esteve nesta segunda-feira (17) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) para discutir sobre a violência contra as mulheres e debater medidas de enfrentamento e de apoio as vítimas.

A audiência foi proposta pelas deputadas Dra. Taíssa (PSC) e Ieda Chaves (União Brasil) e reuniu representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ministério Público do Estado (MP/RO), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), Fórum da Mulher, entre outros.

Em seu pronunciamento, Rosa Negra destacou que as mulheres negras são as principais vítimas da violência. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, entre as vítimas de feminicídio, 62% são negras. Estudos apontam que elas são as mais expostas a fatores geradores de violência como desigualdades sociais, conflitos familiares, racismo, intolerância religiosa, assédios, entre outros.

“Reivindicamos a criação de políticas públicas que sejam eficazes e capazes de diminuir a violência, racismo e sexismo em nossa sociedade”, disse Rosa Negra, secretária de Gênero e Etnia.

Com possibilidades de temporal, frente fria chega a Rondônia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (20), uma frente fria de fraca intensidade chega ao sul da Amazônia e aumenta as condições de chuva em toda a região, segundo informa a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia.

Em Rondônia a previsão é de um dia de pouco sol e muita nebulosidade. O tempo varia de nublado a encoberto e chove a qualquer hora do dia em todas as regiões rondonienses. Esta frente fria traz o primeiro evento de friagem do ano a Rondônia, mas o sistema será de fraca intensidade e, por isso, não é esperado frio intenso durante a noite e madrugada. No entanto, o mormaço da tarde será amenizado. Há possibilidade de temporais com grandes volumes de chuva em todas as regiões de Rondônia.

Frente fria de fraca intensidade chega a Rondônia com possibilidade de temporais nesta quinta-feira, diz Sipam

Mulher é estuprada após ter a casa invadida em cidade de RO

Uma mulher foi vítima de estupro em Porto Velho na madrugada desta terça-feira (18). O crime foi cometido no bairro Novo Horizonte, Zona Sul da capital, após uma invasão de residência.

Segundo a Polícia Militar de Rondônia, o suspeito invadiu a casa da vítima e a abusou sexualmente. Ele também teria dito que conhecia a mulher, sabia sua rotina e que, caso ela chamasse a polícia, ele saberia.

De acordo com informações da polícia, a vítima estava se preparando para dormir quando escutou barulhos e percebeu que a casa tinha sido invadida.

O suspeito estava com uma camiseta amarrada no rosto. Ele segurou a boca da mulher para evitar que ela fizesse qualquer tipo de barulho, em seguida amarrou os pés e mãos da vítima e, com uma faca, ameaçou machucá-la caso gritasse.

O homem praticou o abuso sexual e logo em seguida deixou a residência. Até a última atualização desta matéria, o suspeito não havia sido identificado.

MP investiga manipulação de resultados na Série A do Brasileirão

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou nesta terça-feira (18) uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em 16 municípios de seis estados (Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) para desbaratar uma associação criminosa especializada em manipulação de resultados de jogos de futebol para favorecer apostas esportivas.

“A investigação indica que as manipulações eram diversas e visavam, por exemplo, assegurar a punição a determinado jogador por cartão amarelo, cartão vermelho, cometimento de penalidade máxima, além de assegurar número de escanteios durante a partida e, até mesmo, o placar de derrota de determinado time no intervalo do jogo. Há indícios de que as condutas previamente solicitadas aos jogadores buscavam possibilitar que os investigados conseguissem grandes lucros em apostas realizadas em sites de casas esportivas, utilizando, ainda, contas cadastradas em nome de terceiros para aumentar os rendimentos”, diz nota emitida pela assessoria de imprensa do MP-GO.

Segundo as investigações realizadas na Operação Penalidade Máxima II, “há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em, pelo menos, cinco jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, bem como em cinco partidas de campeonatos estaduais”.

Em coletiva realizada na tarde desta terça, o promotor Fernando Cesconetto, do MP-GO, informou que “a investigação partiu de cinco partidas na reta final do Brasileirão de 2022”: Santos x Avaí (disputada no dia cinco de novembro, e na qual há a suspeita de haver um esquema para um atleta do Santos tomar cartão amarelo), Bragantino x América-MG (disputada no dia cinco de novembro e na qual há a suspeita de haver esquema para jogador do Bragantino receber amarelo), Goiás x Juventude (realizada em cinco de novembro e na qual dois atletas do Juventude estariam acertados para tomar amarelo), Cuiabá x Palmeiras (disputada em seis de novembro e na qual um jogador do Cuiabá deveria receber amarelo), Santos x Botafogo (disputada no dia dez de novembro e no qual um jogador do Santos deveria tomar vermelho).

No decorrer da investigação ainda foi apurado que pode haver também um esquema envolvendo a partida entre Palmeiras e Juventude (disputada em 10 de setembro e no qual um jogador do Juventude deveria tomar um amarelo). Segundo o promotor do MP-GO, cada atleta cooptado pela quadrilha para o esquema das partidas da Série A do Brasileiro receberia entre R$ 50 mil e R$ 60 mil para forçar uma punição.

Na coletiva, Fernando Cesconetto também informou que “foram emitidos 20 mandados de apreensão [um em Goiás, três no Rio Grande do Sul, dois em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro, dois no Pernambuco e 11 no estado de São Paulo] além de terem sido efetuadas três prisões preventivas no estado de São Paulo. Entre os investigados estão jogadores e intermediários, não descartando que essas pessoas também sejam jogadores de futebol”.

“O esquema de cooptação de atletas de futebol existe há anos, acho que chegou o momento de discutir entre atletas e clubes a necessidade de investir na atividade de compliance [garantir que as regras sejam cumpridas]. Segundo a CBF, as casas de apostas possuem esses mecanismos, mas precisamos conhecer”, declarou o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Rodney da Silva.

Operação Penalidade Máxima
A Operação Penalidade Máxima II é um desdobramento da Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro de 2023 e que resultou no oferecimento de denúncia, já recebida pelo Poder Judiciário, com imputação dos crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

Governo destrava R$ 2 bilhões para o setor cultural

O governo federal liberou R$ 2 bilhões para o setor cultural, nos primeiros três meses deste ano, de acordo com a ministra Margareth Menezes.

O desbloqueio viabiliza, por exemplo, a execução de 1.946 projetos artísticos e culturais por meio da Lei Rouanet, com investimento de quase R$ 1 bilhão.

“São projetos que estavam captados, aprovados e estavam parados. Isso era muito prejudicial para o setor, produtores estavam esperando. Isso gera trabalho”, disse a ministra ao programa Voz do Brasil.

Outra ação citada pela ministra foi o anúncio de R$ 1 bilhão para o fomento do setor audiovisual. Do total, R$ 450 milhões serão destinados a 250 projetos cinematográficos em todas as regiões do país; R$ 163 milhões para filmes brasileiros independentes e R$ 387 milhões para novos estúdios, infraestrutura técnica e salas de cinema e preservação de pequenos exibidores.

Margareth Menezes destacou que as medidas irão ajudar na retomada da indústria cultural, afetada pelas medidas de restrição adotadas na pandemia de covid-19 e pela ausência de investimento por parte do governo passado.

Mesmo com os impactos dos últimos anos, a economia da cultura e das indústrias criativas do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões em 2020, equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período, segundo levantamento do Observatório Itaú Cultural, divulgado no dia 10 deste mês.

A indústria cultural ultrapassou setores de peso na economia nacional, como o automotivo, que respondeu por 2,1% das riquezas do país em 2020.

Município pobre contrata show de Amado Batista por R$ 310 mil

O Ministério Público do Acre abriu investigação nesta terça, 18, sobre a contratação do cantor sertanejo Amado Batista por R$ 310 mil para a 8ª edição do Festival da Banana, que acontecerá em julho em Rodrigues Alves, cidade com cerca de 20 mil habitantes, na fronteira do Brasil com o Peru, a 626 quilômetros de Rio Branco.

O caso está sob responsabilidade do promotor de Justiça Fernando Henrique Terra, do município de Mâncio Lima, que fica a 35 quilômetros de Rodrigues Alves e abrange a jurisdição das duas cidades.

A Promotoria também afirma que irá conduzir a investigação considerando as ‘particularidades do município’, que ‘enfrenta deficiências em áreas como saúde e educação, sendo necessário esclarecer os gastos de recursos públicos com a contratação do artista’.

Rodrigues Alves ocupa o 4.903º do País no Índice de Desenvolvimento Humano. A cidade, cujo IDH é de 0,567, está abaixo da média do estado do Acre, de 0,663.

Em nota enviada ao Estadão nesta segunda-feira, 17, o prefeito da cidade, Jailson Amorim (PROS), classificou o valor do show como ‘razoável’, tendo em vista que abrange não só o cachê de Amado Batista, como também o traslado da equipe.

ailson afirmou que no ano passado o Festival da Banana rendeu R$ 5 milhões para a cidade.

De acordo com o expediente divulgado no Diário Oficial do Acre na última sexta, 14, a verba para pagamento do show sairá da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. A contratação foi feita com dispensa de licitação, modelo permitido em lei no caso de artistas renomados.

O gasto com o show indignou a vereadora Therezinha Fernandes (PCdoB), que acusa a prefeitura de não ter concluído a obra da Escola Municipal José Cassemiro de Almeida, orçada em R$ 23 mil. A creche deveria ter sido entregue em maio do ano passado, mas a reforma permanece inacabada.

Segundo a vereadora, a creche não possui vasos sanitários, ventiladores ou reservatório de água e parte das crianças estava assistindo aulas nos corredores, por causa da superlotação.

A creche atende tanto a zona urbana quanto a rural de Rodrigues Alves.

Questionada pela reportagem, a assessoria da prefeitura informou que a obra da creche ‘está no plano para ser reconstruída’.

COM A PALAVRA, A PREFEITURA DE RODRIGUES ALVES

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Rodrigues Alves e com o prefeito Jailson Amorim (PROS) novamente na manhã desta terça-feira, 18, questionando a respeito da investigação do Ministério Público. Contudo, não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Em nota enviada ao Estadão nesta segunda, 17, Amorim defendeu o valor da contratação e disse que a verba virá de um ‘convênio assinado entre a prefeitura e o governo do Estado, não configurando qualquer irregularidade na contratação angariada’.

COM A PALAVRA, AMADO BATISTA

A reportagem entrou em contato com o cantor sertanejo Amado Batista através dos e-mails disponibilizados em seu site. Até a publicação da reportagem, não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação. ([email protected])

Estadão

Desaparecimento de criança mobiliza Vilhena e caso repercute em Rondônia

Uma criança, de apenas dois anos, está desaparecida desde a manhã desta terça-feira (18), em Vilhena. Segundo a PM, a mãe chegou em casa com a menina, Andressa e sua irmã gêmea e após abrir o portão percebeu o sumiço da filha.

A PM em Vilhena emitiu nota após o caso ser noticiado por familiares como sequestro, o que não ocorreu, informou a corporação.

“O que de fato aconteceu, conforme narra o boletim de ocorrência policial, foi: Por determinação da Central de Operações, a equipe policial compareceu no local do fato, onde a mãe da criança relatou que estava a com as filhas gêmeas de 2 anos de idade, que desembarcou as crianças da bicicleta em frente à vila de apartamentos onde mora para abrir o portão, adentrou o quintal sendo acompanhada por uma delas, sendo que outra permaneceu do lado de fora e após a mãe retornar não encontrou a criança”, disse.

A nota prossegue: “A mãe procurou a criança nas proximidades, porém, sem êxito – acionando assim a Polícia Militar. A equipe policial, juntamente com as demais guarnições de serviço, Núcleo de Inteligência da Polícia Militar e Sevic da Polícia Civil, realizaram diligências nas proximidades e buscas em terrenos baldios e residências abandonadas, porém, até o fechamento desta ocorrência não foram encontradas informações que levassem ao paradeiro da criança.

A PM informou ainda que buscas estão sendo realizadas em toda a região.”

Rondoniagora

Confúcio acompanha Lula em viagem à China

O senador emedebista Confúcio Moura é o único parlamentar rondoniense que integra a comitiva do presidente Lula à China. É uma presença importante para os produtores rurais e pecuaristas do estado já que somos grandes produtores de commodities e a China o maior consumidor mundial dos produtos delas derivados. O agro, setor que mais faz oposição ao governo federal, é também quem pode mais se beneficiar com a viagem de Lula à China. São esperados vários acordos comerciais entre os dois países. O senador Confúcio Moura (MDB), experiente como nenhum outro político estadual em atividade, entrou na caravana com a missão de viabilizar o acesso dos nossos produtos ao mercado chinês. Enquanto outros membros da bancada ficam no país reverberando os mesmos argumentos amorfos ideologizados pelos quais conseguiram a eleição. A experiência confuciana em buscar soluções políticas para o setor vai prevalecer mais que o discurso agressivo e improdutivo dos pares. O tempo vai revelar quem tem razão.