29.3 C
Porto Velho
25 junho 2026
Início Site Página 954

Fundação Cultural de Vilhena abre inscrições para o curso de violão

Estão abertas as inscrições para o curso básico de violão na Fundação Cultural de Vilhena.Os resultados serão publicados no dia 25 de abril. O curso tem duração de 4 meses, as aulas serão realizadas toda sexta feira com as seguintes turmas e horários:

Turma 1 – 09h às 11h – 30 Vagas

Turma 2 – 14h às 16h – 30 Vagas

Requisitos:

– Ter entre 15 e 25 anos;

– Ter o violão;

Os selecionados deverão comparecer na fundação cultural para assinar o termo de compromisso e entregar a documentação solicitada.

Dúvidas entrar em contato pelo telefone:

3321-1777

Adolescentes que ameaçaram fazer massacre em escola são apreendidos em Rondônia

Em Jaru, a Policia Militar apreendeu na noite desta segunda-feira (17), dois menores um de 14 e outro de 16 anos, acusados de fazerem ameaças de ataques a escola Plácido de Castro. Eles postaram fotos com armas e mensagens ameaçadoras em redes sociais, afirmando que realizariam um massacre na escola nesta terça-feira (18).

De acordo com o site Jaru Online, o Núcleo de Inteligência do 8° Batalhão logo identificou os autores, o jovem que aparece com uma suposta arma na mão tem 16 anos e residia no Jardim Primavera, o outro garoto de 14 anos postou as ameaças.

Ambos foram conduzidos para a Unisp, onde foram adotadas as medidas cabíveis. A polícia não acredita na veracidade das ameaças, uma vez que uma das armas apresentada, teve sua imagem captada na internet e a outra que está na mão do menor de 16 anos, é aparentemente de brinquedo.

Situação que deixa claro que a intenção seria apenas aterrorizar os demais alunos e docentes da escola, sendo feito anteriormente diversas ameaças ao longo da semana, muito provavelmente para que as aulas fossem paralisadas.

É esperado que a ação da polícia sirva de lição a estes ou demais garotos que se aventurem com este mesmo intuito.

Em aeroporto de Rondônia, PF prende traficante com mais de 12 quilos da “super maconha”

Um homem foi preso pela Polícia Federal, na madrugada desta segunda-feira (17), transportando mais de 12 kg de maconha do tipo “skunk” em sua mala. O flagrente foi feito no aeroporto internacional Governador Jorge Teixeira, quando o acusado tentava embarcar em um voo para o Rio de Janeiro com uma identidade falsa.

Em inspeção de rotina e contando com auxílio do aparelho raio-x, após diligências nas bagagens despachadas, foram encontrados em uma mala, doze pacotes de substância entorpecente do tipo “skunk”, conhecida como “super maconha”.

O homem foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em Rondônia para a lavratura da prisão em flagrante, demais procedimentos, e depois de ser submetido a exame de corpo de delito, encaminhado à Cadeia Pública de Porto Velho.

A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.

Fernandinho Beira-Mar e 6 filhos são condenados em Rondônia

Tribunal Regional Federal de Rondônia condenou o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, por organização criminosa apontada nas investigações da “Operação Epístolas”, de 2017.

Pelo crime, Beira-Mar foi condenado a mais 14 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão. Ele já tem 320 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídios.

A “Operação Epístola”, da Polícia Federal, mostrou que mesmo isolado em uma penitenciária de segurança máxima, em Rondônia, Beira-Mar continuava comandando o tráfico de drogas em 13 comunidades de Duque de Caxias, e ainda diversificou a sua atuação.

A PF descobriu que ele também passou a controlar a venda de gás, internet, caça-níqueis, cigarros e bebidas nas favelas de Caxias. As ordens nos negócios criminosos eram transmitidas por meio de recados, transmitidos a parentes durante visitas, ou por bilhetes repassados para um detento da cela ao lado.

Por causa desses “recados”, a Justiça Federal condenou seis filhos do traficante por atuarem na transmissão de recados e envolvimentos em outros crimes. São eles:

  1. Luan Medeiros da Costa – Segundo a Justiça, atuou em todas as atividades da organização criminosa e tem amplo conhecimento dos negócios do escusos do pai. Ele teria se aproveitado das visitas na Penitenciária Federal de Porto Velho, para tratar de assuntos inerentes aos mais diversos crimes, especialmente tráfico interestadual e internacional de drogas. Condenado a 5 anos e 5 meses de reclusão em regime semiaberto.
  2. Felipe Alexandre da Costa – As investigações mostraram que ele também atuava em todos os negócios de Beira-Mar. Já foi condenado por lavagem de dinheiro, em uma investigação em Curitiba. Condenado a 6 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão em regime fechado.
  3. Taiuã Vinícius da Costa – A Justiça o apontou como um dos conselheiros da organização criminosa, com atuação no tráfico internacional de drogas e importante atuação na administração de bens de Fernandinho Beira-MarCondenado a 5 anos e 8 meses de reclusão em regime semiaberto.
  4. Ryan Guilherme Lira da Costa – A investigação aponta que ele utilizava linguagem codificada para estabelecer comunicação com os integrantes do grupo criminoso com objetivo de dificultar ações policiais, e usava codinome, a fim de dificultar sua identificação. Aproveitou-se das visitas sociais para tratar de assuntos inerentes à prática de crimes. Condenado a 4 anos e 10 meses de reclusão em regime semiaberto.
  5. Fernanda Isabel da Costa – A Justiça aponta que ela também visitva o pai para tratar de assuntos inerentes à prática de crimes. Os recados eram feitos com linguagem codificada para estabelecer comunicação com os integrantes do grupo criminoso e dificultar ações policiais e dificultar sua identificação. Aproveitou-se das visitas sociais . Condenada a 4 anos e 10 meses de reclusão em regime semiaberto.
  6. Gabriela Figueiredo Ângelo da Costa – A Justiça apurou que Fernandinho Beira-Mar adotou Gabriela para que, como filha socioafetiva, tivesse direito à visitas, e assim levar e receber “bilhetes” com conteúdo criminoso, inclusive relacionados ao tráfico internacional de drogas. Ela também era responsável pela movimentação de valores/pagamentos, fiscalização de atividades relacionadas à digitação de bilhetes e recebimento e repasse de informações para diversos membros da organização criminosa. Condenada a 4 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão em regime semiaberto.

PGR pede prisão de Moro por dizer que Gilmar Mendes venderia sentenças

 A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por calúnia contra o ministro da Corte Gilmar Mendes, informa a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Na última sexta-feira (14), viralizou nas redes sociais um vídeo em que o ex-juiz suspeito aparece dizendo a interlocutores sobre “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”. Segundo Moro, a frase foi tirada de contexto.

A vice-procuradora Lindôra Araújo pede que Moro seja condenado e que, se a pena for superior a quatro anos de prisão, ele perca o mandato de senador. Moro cometeu o crime de calúnia contra o ministro do STF ao sugerir que o magistrado pratica corrupção passiva, argumenta a PGR. Moro estava ciente da gravidade do que estava dizendo e o fez em público, na frente de muitas pessoas, e sabendo que estava sendo filmado, diz ainda o órgão. O senador também atuou com o objetivo claro de depreciar e descredibilizar a atuação de Gilmar Mendes no STF.

Terra Arrasada: Marina Silva denuncia desmonte na fiscalização ambiental

Brasília (DF). 17/04/2023 – Simpósio internacional Povos Indígenas: Natureza e Justiça, participam ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, nesta segunda-feira (17) que encontrou um desmonte na fiscalização ambiental do país.

Segundo a ministra, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem atualmente 700 servidores para fiscalizar o cumprimento da lei ambiental em todo o país. Ao participar de seminário sobre os direitos dos povos indígenas, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marina disse que, em 2008, quando chefiou a pasta, deixou o Ibama com 1,7 mil fiscais. Neste ano, ao retornar ao comando da pasta, encontrou apenas 700 servidores.

“[No] governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, [que] houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] e o ministério”, afirmou.

Segundo a ministra, nos primeiros três meses do governo, foi possível aumentar o número de apreensões em 133% e as multas ambientais em 219%. Os dados foram comparados aos registrados no mesmo período do governo anterior.

“Isso significa Estado Democrático de Direito. As leis em beneficio público, do Estado”, disse Marina Silva.

Na palestra, a ministra também falou sobre o trabalho de retirada de garimpeiros ilegais das terras indígenas. Marina relatou que as equipes que estavam em aviões e balsas foram atacadas com tiros. “É muito difícil, porque é uma mistura de tráfico de armas, de drogas”, completou.

Funai

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, também participou do seminário e defendeu o aumento da participação de indígenas na sociedade. Para Joenia, os indígenas devem ter direito de participar do processo de tomada de decisão para que suas ideias sejam ouvidas.

“Hoje, nós vemos no Executivo a nossa participação na Funai e no Ministério dos Povos Indígenas. Isso nos dá também o próximo passo, que seria aqui no Judiciário, a presença indígena, que é o próximo desafio, ter uma ministra no Supremo Tribunal Federal (STF). Quem sabe?”, disse.

Joênia afirmou que a Funai tem interesse em avançar nos processos de demarcação de terras, mas ressaltou que tem esbarrado em decisões judiciais que aumentam os conflitos no campo.

“Muitas ações estão paralisando esses processos, com a tese absurda de marco temporal, que se coloca na mesa como se houvesse um precedente que seja a posse tradicional de terras indígenas. A nossa própria Constituição é mais clara sobre as terras que os povos indígenas ocupam: são imprescritíveis e inalienáveis”. completou.

AB

Minha Casa, Minha Vida vai financiar 2 milhões de moradias até 2026

Ministra Tereza Campello na entrega de casas do Minha Casa Minha Vida. Foto: Ubirajara Machado/MDS

O Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 2 milhões de habitações até 2026. O governo retomou as contratações com algumas mudanças no programa, entre elas, no teto de subsídios e na faixa de renda.

No caso da faixa 1, grupo que engloba famílias com menor renda, a renda mensal atendida passou de R$ 1,8 mil para R$ 2,64 mil. Na faixa 2, o limite foi elevado para R$ 4,4 mil, e na faixa 3 para R$ 8 mil.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro das Cidades, Jader Filho, explicou que a alteração permitirá ampliar o benefício a um maior número de famílias de acordo com o reajuste do salário mínimo.

Jader Filho disse ainda que os imóveis financiados deverão estar em terrenos próximos a centros urbanos, para que os moradores tenham acesso a posto de saúde e escola, por exemplo.

Segundo Jader Filho, a meta de 2 milhões de unidades habitacionais será distribuída a partir do déficit habitacional das regiões e estados.

Subsídios

O governo ampliou os limites de subsídio para moradias do programa, sendo R$ 170 mil para unidades habitacionais em cidades, operadas com fundos de Arredamento Social e Desenvolvimento Social; R$ 75 mil em áreas rurais, operada com recursos da União; e R$ 40 mil para melhorias em unidades localizadas na área rural, com recursos da União.

O subsídio é a parte do financiamento paga pelo governo com recursos da União e de fundos.

O teto pode aumentar em caso de instalação de sistema de energia solar ou requalificação do imóvel para fim habitacional.

Retomada de obras

De acordo com o ministro, as obras de mais de 11 mil unidades habitacionais foram reativadas e cerca de 9 mil habitações deverão ser entregues até o fim de abril.

“Quando chegamos, tínhamos 186 mil contratos ativos. Desses 186 mil, havia 83 mil unidades paralisadas. Fizemos um trabalho com diversas portarias, diálogos com entes municipais e estaduais, conseguimos retomar mais de 11 mil obras que estavam paralisadas. Obras há mais de 10 anos paradas”, disse.

Até o momento, conforme o ministro, seis mil famílias receberam as moradias. “As pessoas que moram de aluguel, em situação de rua e em área de risco, elas têm pressa”, ressaltou.

Homem atira na barriga da companheira e mata bebê de 5 meses em RO

Em Ji-Paraná, uma mulher de 22 anos perdeu o bebê que esperava e foi internada em estado grave após ser baleada na barriga, durante o fim de semana. Segundo a família, o crime foi cometido pelo companheiro da vítima.

De acordo com os familiares, a jovem ligou para o pai pedindo socorro. Cerca de 10 minutos depois, ele recebeu outra ligação de uma mulher pedindo os dados dela, porque a jovem precisava dar entrada no hospital.

O tiro foi disparado contra a barriga da vítima e ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Municipal de Ji-Paraná. Pouco tempo depois, na Unidade de Saúde, foi constatada a morte do bebê, segundo a família. A jovem estava grávida de cinco meses.

Não há informações sobre a prisão do suspeito ou possível motivação do crime. No entanto, conforme relatos da família, ele demonstrava ser possessivo e o relacionamento dos dois já tinha histórico de agressões, segundo informa o G1.

A Polícia Civil já está investigando o caso e deve ouvir testemunhas e fazer diligências para confirmar as informações levantadas pela família da vítima. O delegado também aguarda o laudo da perícia, que deve sair nos próximos dias.

Até as últimas atualizações de saúde repassadas pelo hospital para a família, a vítima estava em estado gravíssimo. Apesar de precisar retirar o bebê, o estado de saúde dela ainda não permite cirurgia.

Radialista capota veículo em cidade de Rondônia

De acordo com testemunhas o veículo Chevrolet Cobalt trafegava em alta velocidade pela linha 605 no final da tarde deste domingo (16), sentido Theobroma a Jaru, e próximo ao Espaço Futura perdeu o controle e capotou.

O condutor identificado como sendo o radialista Robert Muracami, estava sozinho e foi socorrido ao Hospital Municipal por populares, a equipe medica de plantão realizou seu pronto atendimento e mediante aos procedimentos de urgências necessárias, logo o paciente foi restabelecido e passa bem.

O veículo ficou virado ao lado direito da via e diversos documentos e papeis foram arremessado para fora do veículo, populares ajudaram no recolhimento.

Homem que matou crianças em creche estava drogado

A Polícia Científica de Santa Catarina identificou esteroides anabolizantes e drogas ilícitas no sangue do homem que matou quatro crianças em uma creche de Blumenau (SC), no último dia 5. A informação consta na conclusão do inquérito policial.

O laudo pericial toxicológico comprovou que o autor do massacre ingeriu cocaína, cocaetileno e benzoilecgonina — substâncias encontradas no sangue e na urina dele.

Em depoimento à Polícia Civil, o assassino afirmou que tinha intenção de matar “uns 30”.

Veja